Estações de trem de Viena: ligeiramente fora de mão

Wien Meidling

Este post está desatualizado. Para informações mais atualizadas, clique aqui:

Uma diferença sensível entre Viena e as grandes cidades da vizinha Alemanha é que suas estações de trem não muito centrais.  Para piorar, as linhas principais são divididas entre duas estações (sem ligação direta entre si ou com o aeroporto).

A situação deve mudar um pouco a partir de 2013, com a inauguração da Wien Hauptbanhof, a esperada estação central, que está sendo construída na área da antiga Südbanhof, desativada, e que deve concentrar todas as partidas e chegadas.

Por enquanto, saiba que vindo da/indo para a Europa Ocidental ou Budapeste você deve usar a Westbahnhof, uma estação que fica ao final da avenida Mariahilfer, um corredor comercial. Há hotéis nas redondezas (como o gigantesco Ibis Mariahilf, o Mercure Wien Westbanhof e o InterCity). A estação é servida por duas linhas de metrô; a U3 leva ao coração da cidade (a igreja de Santo Estêvão) em 5 estações.

Wien Meidling

A outra estação principal está improvisada em Wien Meidling, para onde foram desviados alguns trens que operavam na Südbanhof. Você deve usar Miedling se for para a República Tcheca, para a Polônia ou para a Itália (dependendo da rota; há trens que partem da Westbahnhof). É uma estação moderna mas acanhada, que originalmente serve à rede S-Bahn (trem metropolitano). Não há lugares sentados na área coberta para esperar seu trem nem aquela estrutura de comércio que você imagina encontrar numa grande estação. Meidling é servida pela linha S-15 da S-Bahn (vindo do Centro, venha pelo metrô U1 e faça baldeação em Südtiroler Platz; lá procure a plataforma 2) e pelo  metrô U6 (desça em Philadelphiabrücke, que é a estação contígua).

E uma última pegadinha [ATUALIZADA]: os trens para Bratislava estão partindo da estação temporária Ostbahnhof. A estação de metrô mais próxima é Südtiroler Platz, na linha U1 estão partindo novamente da Südbahnhof. (Os para Praga continuam saindo de Wien Miedling.)

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


107 comentários

Boa tarde Ric e Bóia
Para ir do centro de Viena ao Aeroporto, qual a melhor forma. Tem trem ou metrô para o aeroporto?

Boa noite Ricardo e Bóia !

Irei de Viena a Veneza de trem, que parte de Meidling, com conexão em Villach. Terei 10 minutos para a conexão em Villach. É tempo suficiente ??? Obrigado !

Por favor, preciso muito da ajuda de vocês. Irei em Junho para visitar Viena( 4 dias), Budapeste(3dias) e Praga (4 dias) com meu pai que tem 87 anos e é descendente de alemães e fala muito bem o idioma. Nestas 3 cidades , quais os lugares mais interessantes de levá-lo? Deve comprar algum passe? Estou pensando de fazer uma vagem de Viena para Budapeste de barco sobre o danúbio, vale a pena? o resto pretendo de ir de trem… Me ajudem a fazer esta viagem o melhor possível para ele….
Obrigada

Olá. Vou à Aústria em julho, visitar Innsbruck, Salzburg e Viena. Quantos dias em cada cidade e sugestões de Hotel. obrigado.

Estive em VIENA agora em janeiro e gostaria de dar algumas impressões que talvez ajudem quem está indo.
-HOTEL: Fiquei no Ibis Wien Mariahilf. Padrão Ibis com muito boa localização! Pertinho da Estação Westbanhof, uma das principais, que tem interligação com as linhas U3 e U6 de metrô, o que facilita muito a vida, levando você a todas as principais atrações, que você também pode chegar andando a pé do hotel.
-TRANSPORTE: Excelentes transportes públicos. Viena é servida de uma rede moderna de metrôs e trams (ônibus elétricos). Comprei o bilhete de 72 horas e isso me facilitou a vida e me permitiu cumprir todo o roteiro em menos tempo.
-SISI-TICKET: o melhor pacote pra quem é fã da Sissi e até pra quem não é tb. 🙂 Por 23,50 Euros você vai ao Castelo de Hofburg, Museu Sisi, Museu do Mobiliário (que você não será tão vigiado como no Museu Sisi e poderá tirar algumas fotos dos famosos quadros e bustos da Impetratriz), Castelo Schonbrunn. Eu, particularmente gostei mais do que me apresentou Schonbruun, comparando a Hofburg.
-BRATISLAVA: bilhete BRATISLOVERS vendido pela OBB, pode ser comprado até nas máquinas disponíveis nas estações de metrô. O que elas nao dizem e é bom saber é que por 14 Euros você tem a ida e a volta em qualquer horário dos existentes e direito aos tramsportes públicos dentro da cidade. Ah, o jeito MAIS SIMPLES, principalmente pra quem está perto da estação Westbanhof, é ir de metrô (linha U3), saltar na estação SIMMERING e lá subir pra pegar o trem. É só seguir o sinal visual de trem, que parece um raio. O bate-volta de um dia é mais que suficiente.
VIENA É LINDA, ENCANTADORA. NÃO DEIXEM DE IR A SCHONBRUNN (o metrô deixa praticamente na porta) NEM A CASA DE OPERA, creio que no conjunto, é a mais linda que eu já entrei (e foram muitas!)E SE TIVER ALGUM CONCERTO NA CASA DE MOZART, NÃO PERCAM! FOi um dos momentos mais especiais de toda a minha viagem! A sala de concertos é encantadora e o quarteto de cordas muito especial!

Boa tarde,
EStou indo para Viena em Abril para trabalho e gostaria de aproveitar e ficar mais uma semana passeando. Quais países vocês recomendam?
Estou tentando encontrar passagens de trem, porém alguns países não consigo ir direto de Viena.
Qual site de trem devo usar?
grata,

Boa noite, D. Bóia!
Procurei e não encontrei um shuttle de Westbahnhof para o hotel em Viena. Penso contratar para a chegada: a saída, já conhecendo a cidade, deverá ser fácil fazer usando o metrô.
Alguma orientação? Ou seria melhor um táxi neste caso? Se sim, teria uma idéia do preço?
Grato mais uma vez!
Abs, João.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito