Escondidinhos de Natal

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina – e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana – experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal —  já no município de Parnamirim — reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito – e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga – um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte – entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas — nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

225 comentários

Grande Ricardo!! Achei seu blog por um acaso. Muito bom. Parabéns.

Na oportunidade estava procurando algo bbb (bom, bonito e barato) em Natal. Acabei achando um comentário seu sobre a Pousada Laluna ( https://www.pousadalaluna.com.br ). Liguei, achei interessante e acabei fechando 10 dias em Janeiro. Como é um preço “camarada” para a época, posso optar por passar a noite em alguma outra praia e o preço não ficará “salgado”.

Pergunta: Você sabe como está esta pousada atualmente?

Grande abraço e um Feliza 2011.

    Não sei como está a pousada atualmente. Tenha em mente que é uma pousada simples.

Ricardo,
Agradeço muito as dicas. Só mais uma pergunta, o Hotel Visual é uma boa opção ou você tem outra sugestão de hospedagem em Ponta Negra?
Vou fechar segunda o pacote. Obrigada novamente

    É bem localizado, na parte do calçadão que só tem hotéis. Nunca visitei. Na região já me hospedei no Manary, nos flats Araçá e Vip e na pousada Das Flores Inn.

Ricardo,
Mais uma vez, peço suas valiosas dicas. Vou em março com meu marido e mais 2 casais. Ficaremos no Visual em Ponta Negra. Todos somos apreciadores de um bom café. Alguma sugestão?
Amamos o restaurante Hibiscus em Maceio. Existe algum no mesmo estilo que voce recomendaria?

    O “Hibiscus” do RN é o Ponta do Pirambu, em Tibau do Sul (antes de Pipa).

    https://www.pontadopirambu.com.br

    Acredito que você encontre cafés na região da Praça das Flores, em Petrópolis.

    Mas com jeito de Natal sugiro tomar um café com tapioca no fim de tarde na Casa de Taipa, uma tapiocaria nos Altos de Ponta Negra.

Gente, uma dica que eu dou pra ficar em natal com liberdade e economia é alugar um apê mobiliado. Como se fosse Buenos Aires =)
Uma amiga fez isso e adorou, me recomendou e eu irei fazer o mesmo agora em janeiro.
Um apê de 2 quartos com vista pro marzão e na melhor região da praia da ponta negra(ao lado do tão recomendado restaurante camarões) saiu por 150,00 p ela e o marido em novembro. Entrei em contato com a proprietária, vamos eu , meu esposo e 2 filhos, ficou por 200.
Pedi orçamento em alguns hotéis na mesma região e não ficou por menos de 630, nós 4.
Só não tem café da manhã, mas isso não será problema, pois há uma franquia da Pão & Cia bem em frente…aqui em Manaus tem, é ótima.
Aproveitando, vou repassar umas dicas gastronômicas que ela me deu:
1- Ir até o Bar Páprica que fica na rua de baixo da av. principal e comer a pizza que tem uma massa deliciosa…
2- Almoçar, claro, no camarões…no de cima e no de baixo
3- Curtir uma noite no Sgt Pepper Bar e petiscar o cardápio
4- comer uma batata rostie na Curva do Vento, que fica no alto de POnta Negra..
5- dar uma passadinha no mangai e colocar no prato todas as comidinhas inéditas.

pra quem quiser infos, vou deixar o email da dona do apê: [email protected]

    Bem lembrado. Em Natal foram construídos muitos prédios vendidos para gringos como segunda residência. É lógico que muitos desses apês acabem no mercado de locação por temporada.

alguém conhece o kartodromo de natal? Pode dizer se no periodo do dia 30/12 até 03/01 vai está aberto ?

    Eliete, o kartódromo de Natal é aberto todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 8 às 22h. Para usá-lo você tem de pagar uma taxa administrativa diária à Federação de Automobilismo do RN de R$ 40 e ter seu próprio kart, equipamentos de segurança etc. Não haverá funcionamento nos dias 24 e 25/12 nem nos dias 31/12 e 1º/1.

    Se você estiver se referindo ao kartódromo para correr de brincadeira, a Kurtkart funciona todos os dias das 17 às 22h. No dia 24/12 e 31/12, o horário de funcionamento é somente até às 20h. Nos dias 25/12 e 1º/1, não abrirá.

    Mais informações em https://www.kurtkart.com.br/

Oi Ricardo,

Estou cotando viagem em janeiro para Natal.
Tenho dois filhos pequenos (2 e 4 anos) e queria um hotel bacana com praia legal bem na frente, mas não gigante e estilo mega resort como se propõe para quem viaja com criança. Fiquei em dúvida entre Manary e Pestana em Natal. A ideia é q tenha piscina gostosa e q dê para frequentar bem a praia (na maioria dos resorts a praia não é o forte e sim as piscinas e etc). Opinião??? Se tiver alguma sugestão de outro hotel no nordeste, será bem vinda tbm!
Obrigada,
Lu

    A faixa de areia mais amigável em Natal é a da Ponta Negra em frente aos hotéis Manary, Visual, Coral Apart, Araçá. O Pestana é bacaninha, mas a praia na Via Costeira não é própria para crianças.

    Para ver pousadas charmosas que aceitam crianças, leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/10/enquete-pousadas-charmosas-que-aceitem-criancas/

    Resorts pequenos com praias calmas em frente: Costa Brasilis Santo André, Arraial d’Ajuda Eco Resort, Tivoli Praia do Forte, Nannai, Club Med Itaparica, Vila Galé Eco Resort Cabo de Santo Agostinho, Vila Galé Eco Resort de Angra, Meliá Angra, Portobello, Novo Frade, Club Med Rio das Pedras, Serrambi Resort, Miramar Maragogi, Salinas do Maragogi, Salinas de Maceió.

Vera,

Fiquei no hotel Divi Divi em junho deste ano e achei bem interessante. As diárias tem um preço bastante razoável e o hotel, apesar de simples, é limpo e muito bem localizado.

Em setembro desse ano fui em Maracajaú na lua cheia mas a água estava turva devido os fortes ventos que vinham fazendo. Além do mais, a água só fica mesmo cristalina entre dezembro e abril, aí sim vale a pena.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito