Enquanto isso, em Playa del Carmen…
Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali.
Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)
Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.
Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte.
E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas! Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.
Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez.
A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.
A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.
No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).
Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.
A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico.
Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.
Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa).
Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).
Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.
Leia também:
679 comentários
Olas, vou para Cancun no inicio de julho e gostaria de passar 1 dia em playa de Carmen, vi muitas indicações do Mamitas ou Kool, qual tem a melhor praia? Como é melhor fazer, pegar um taxi e ir por conta ou tentar “comprar um passeio” para este lugar?
Muito obrigada!
Olá, Leticia! A praia é equivalente. Pegue ônibus para Playa na rodoviária de Cancún.
Olá, gostaria de uma informaçao. Vou para Cancun no inínio de setembro pra ficar uma semana, vi que é periodo de chuva e de furacoes. Chove todo dia? É arriscado? Ou da pra viajar tranquilo?
Olá, Aline! Você deve pegar chuva, mas a chance de cair um furacão justo na sua semana de férias é pequena. Leia esses dois posts:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/
Oi Ricardo, tudo bem? Vou para Cancun entre 24 e 31 de julho. Vamos ficar no Sun Palace. É um bom hotel? Precisamos alugar carro? Muito obrigada, abs, Polyanna
Olá, Polyanna! Uma leitora ficou no Sun Palace:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/comment-page-3/#comment-287514
Leia outras resenhas de ex-hóspedes sobre o Sun Palace no Booking.
Desconfiamos que a praia por lá tenha mar mais forte. A gente recomenda ficar em trechos onde a praia seja calminha.
Alugar carro em Cancún não é imprescindível, mas dá mais liberdade. Fica à sua escolha 🙂
Oi! Por favor, meu namorado e eu gostariamos muito de saber se a viagem para Playa Del Carmen, tem o custo menor comparado ao de CanCun??
E também, se vocês tem algumas dicas de hotéis em Playa Del Carmen, que sejam ”All Inclusive”.
Pois, é a nossa primeira viagem internacional, e achamos os valores de hospedagem no período de Janeiro em CanCun muito altos!
E depois de conhecer “Playa Del Carmen”, pelo blog de vocês, estamos pesquisando sobre a possibilidade de irmos!
Queremos fazer uma viagem bacana, que dê para aproveitar em uma praia paradisíaca e com diversão, nos pareceu que Playa Del Carmen é o lugar perfeito!
Muito OBRIGADA!
Olá, Débora! Playa fica mais em conta do que Cancún se você trocar o all inclusive por um hotel ou pousada mais simples.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/
Olá, se possível Gostaria da sua opinião para qual lugar ou lugares devo ri. Já li quase tudo no site, mas ainda estou em duvida pra onde ir. Nunca estive no caribe. Estou em dúvida entre Curaçao, Aruba e Playa del Carmen. Sobre Playa acho que o mar pode se um pouco mexido., mas não sei, foi a impressão que tive.
Meu namorado vai estar viajando comigo, tenho 33 anos e não tenho objeções quanto a aluguel de carro. Gostaríamos de uma praia maravilhosa, água transparente e paradinha. Se possível, onde houvesse alguma opção de vida social fora do hotel também, como restaurantes, não necessariamente precisa ser muito agitado. Se preferir aceitamos outra sugestão.
Desde já agradeço muito,
Adorei o site, espetacular!!!
Olá, Fernanda! Se topam dirigir, então Curaçao parece estar exatamente dentro do que vocês imaginam.
Oi. Estou pesquisando lugares para ficar em Playa mas que tenham cozinha, pois minha idéia é ficar uns 18 dias por lá. Alguem conhece algum apart além do Playa Palms? É demais 18 dias por lá?
Olá, Elisandra! O Booking lista vários; clique para dar uma olhadinha.
Férias na praia não deveriam ter limite de duração… antigamente a gente ficava um mês na praia, lembra?
Oi, Ricardo!
No começo do maio estive em Playa del Carmen com meu namorado e montei nossa viagem praticamente lendo só o seu blog, então vim deixar o nosso relato para outros interessados!
Não tirávamos férias há dois anos, então estávamos a procura de um lugar onde pudéssemos relaxar e descansar muito! Cheguei a ver Punta Cana, mas estamos na faixa dos 20 anos, então achei que 10 dias lá para nós seria muito parado, até demais… E foi aí que eu descobri Playa! E foi a melhor descoberta!
Ficamos hospedados no Mahékal Beach Resort. Em maio, como é baixa temporada, eles tem preços especiais, então é legal ficar de olho! O hotel é pé na areia e tem uma estrutura incrível. Nos disseram que eles estavam com 90% de ocupação, mas em nenhum momento nos sentimos num lugar lotado, sem espaço para aproveitar o que o hotel tinha para oferecer… Lá é incluso o café da manhã (incrível!!!) e almoço ou jantar. Quando fazíamos algum passeio durante o dia, jantávamos no hotel mesmo, mas nos outros dias almoçávamos no hotel e jantávamos na Quinta Avenida. A Quinta Avenida fica a dois quarteirões do hotel, super pertinho. Nós dois andávamos por lá à noite e é super tranquilo, e seguro. O hotel foi perfeito para nós porque pudemos relaxar e descansar como queríamos, já que ele fica numa das melhores partes da praia, com serviço de praia e muitas espreguiçadeiras para aproveitarmos, mas também ficava perto da Quinta Avenida, então podíamos ir caminhando para conhecer algum bar ou restaurante, passear nas lojinhas…
Playa nós percebemos que é um lugar para todo o tipo de viajante: casais jovens, casais mais velhos, jovens querendo curtir, famílias com crianças, idosos… Tem diversão para todos! O mar é de um azul incrível e super calmo. Durante uns três dias teve um pouco de ondas, mas o resto dos dias estava calmíssimo.
Lá aproveitamos para conhecer as ruínas Maias Chichen Itzá e Tulum, nadar com tartarugas perto de Tulum e participar de um show com golfinhos, Indicamos todos os passeios! Todos valeram muito a pena! Em uma das noites também aproveitamos para conhecer a famosa Coco Bongo. Não vá esperando uma balada como conhecemos, porque eles vão parando a música no decorrer da noite para fazer um show, como a parte de um filme. Ou seja, numa hora você está dançando e na outra está passando o Homem-Aranha correndo atrás do Duende Verde em cima da sua cabeça hahahaha Um tanto quanto interessante…
E os mexicanos tem um serviço impecável… em nenhum lugar fomos mal-atendidos! Eles são super simpáticos e fazem o possível para te ajudar.
Nos primeiros dias que chegamos em Playa, estava um pouco nublado. Eram dias super OK de ir para praia, tomar sol e aproveitar… mas depois de uns 4 dias o solzão de rachar a cabeça apareceu e ficou tudo melhor ainda!
Um ponto interessante que reparamos lá é que os brasileiros ainda não descobriram Playa! No nosso hotel no começo tinha um casal, que depois foi embora e então chegou outro. Era raríssimo escutar português pelas ruas, o que nos espantou, já que em todo e qualquer lugar no mundo é infestado de brasileiros!
Bom, acho que é isso. Recomendamos muito Playa para qualquer um, inclusive o Mahekal! Se alguém quiser saber mais sobre lá, estou ã disposição!
Abraços!
E só mais uma coisa! Na Quinta Avenida, tem duas lojas Duty Free: Liverpool e uma outra que eu não lembro o nome, mas fica logo em frente. Os preços são ótimos, vale a pena! Maquiagem, perfume, óculos, eletrônicos…
Olá, Adriana! Quem agradece é a Bóia. Obrigadíssima pelo feedback!
olá
Estou indo em julho para Playa, gostaria de saber se fica mais prático já comprar os passeios aqui no Brasil pela ag, ou é fácil fazer por lá. grata
Olá, Gloria! É superfácil fazer por lá.
Ola Boia!!
Moro na Ireland ja faz dois anos,agora estou com planos de passar 6 meses no mexico, estou indo com meu namorado, ele vai pra estudar espanhol, eu pra practicar. A ideia e sair daqui de Dublin ir direto p/ Mexico. Estava lendo sobre a autorizacao eletronica que devemos tirar e que pode ser on-line, este documento facilita a permissao no mexico, eu estou com duvida pois junto a esta informacao eu vi alguma coisa que menciona que esta documentacao so e valida dependendo da compania aerea que sera utilizada!!! Isto esta correcto! Como devo proceder?
Olá, Fernanda! Nâo há mais necessidade de autorização eletrônica para brasileiros, dia 16 de maio caiu a necessidade de visto para permanência de até 90 dias. Mas se você pretende ficar mais do que 90 dias, vai precisar tirar um visto no consulado mexicano daí.
Olá, estou querendo ir à Cancun e gostaria de saber qual é o melhor hotel para ficar com crianças? Nas cidades próximas a Cancun são melhores para se hospedar? Meu marido quer fazer mergulho, qual é o melhor lugar? Obrigada,
Estou com vontade de passar minha lua de mel no The Royal Playa del Carmem, já conheço Cancun, gostaria de saber se esse é um bom hotel e existe opções para passeios. Estou indo em janeiro, o tempo costuma ser bom nessa época ?
Olá, Jorge! Veja opiniões sobre o The Royal neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/
Leia sobre o inverno no Caribe:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/