El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras
Começando do começo. As geleiras da Patagônia formam o terceiro maior campo de gelo do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento — e 16.500 km2 de extensão.
A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg.
Wise – Cartão de débito global
Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.
Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.
Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.
Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.
Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:
– O autor! O autor!
As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.
Mala de bordo nas medidas certas
De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.
Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.
Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.
Promoções para sua viagem
Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos das geleiras são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.
Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas.
Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.
Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).
Leia mais:
Todas de El Calafate no Viaje na Viagem
27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores
Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
237 comentários
Como sempre as postagens são muito úteis! Valeu VnV!
Ainda fiquei com dúvidas:
1- chegarei de madrugada (2h) e não queria perder o dia todo por não reservar nada. O que devo agendar para o primeiro dia: minitrekking ou Cruzeiro todos os glaciares? Aliás, este passeio ainda existe?
2- se eu alugar um carro, ir para o hotel, descansar um pouco e de lá para o Perito Moreno…. Consigo comprar apenas o minitrekking? O passeio de barco no Perito Moreno vale a pena? Achei bem caro o valor cobrado pelas agências….
Como são apenas 2 dias inteiros quero tentar aproveitar ao máximo o melhor da região, que penso ser o Perito com o mini-trekking e o Cruzeiro pelos glaciares…. Eh isso?
Obrigada pela colaboração!
Olá, Ana! O aluguel de carro no primeiro dia pode ser uma boa. Veja o finzinho do texto, quando o Ricardo Freire sugere algo por aí. Mais informações sobre o minitrekking aqui – https://www.viajenaviagem.com/2010/03/minitrekking-no-glaciar-perito-moreno-holiday-on-ice
O cruzeiro pelos glaciares costuma durar o dia todo. Consulte as opções e valores de passeios em El Calafate na Viator.
Oi, Ana, talvez vc já tenha ido e voltado, mas a resposta pode ajudar outros leitores. Acabo de voltar de El Calafate e TdP. Acho interessante alugar carro para ir a Torres del Paine ou a El Chaltén, mas não precisa se ficar em El Calafate, pois os passeios são full time, então seu carro vai ficar parado. A não ser que seu hotel seja longe do centro, não precisará de carro. Eu fiquei em um hotel no centro e outro a 20 minutos de caminhada. Quando não quis andar, tomei taxi. Fiz o minitrekking e estava incluso o trajeto de barco pelo lago até a praia onde se prepara para o trekking no gelo. Há um outro passeio em que o barco se aproxima um pouco mais da geleira, mas acho que o efeito das passarelas é o muito próximo. Quem for em alta temporada (janeiro) precisa reservar antes os passeios, pois só os menos procurados têm disponibilidade. Mandei e-mail para a Hielo &Aventura e ao chegar lá descobri que a empresa não tinha feito minha reserva. Resultado: perdi o primeiro dia. Um outro passeio que eu queria ter feito e também não consegui é o caiaque no Glaciar Upsala. Estou escrevendo vários posts sobre esses destinos no meu blog: https://mulhercasadaviaja.com. Dá um pulo lá!
O tempo na região Patagônica é muito instável, no mesmo dia é possível ter sol, chuva e até neve… Tivemos neve bem fraquinha em El Calafate, El Chaltén e em Torres del Paine na última semana de outubro (chegando a -3oC) e em dois dias outros dias (início e fim da semana) a temperatura ficou mais agradável. O melhor é se preparar levando as roupas adequadas corta vento, incluindo gorro e luvas para evitar surpresas.
Dicas sobre qual moeda levar e valores de passeios para a patagônia argentina e chilena: Levar a moeda em espécie é a melhor opção pois muitos locais cobram valores diferenciados para quem quiser pagar com cartão de crédito. Basta levar dólares americanos pois o câmbio é muito bom em restaurantes, por exemplo. Compramos pesos argentinos em uma casa de câmbio aqui no Brasil e perdemos muito. Nos meses de outubro, novembro/2014 o câmbio estava 4 pesos para cada real (um pouco mais difícil de ser aceito em relação ao dólar) e 11,5 a 12 pesos para cada dólar americano.
Alguns preços de passeios em pesos argentinos (divida por 12 para calcular valor aproximado em dólares): Perito Moreno (passarelas 400 ARS + 150 ARS entrada parque); safári náutico (barco próximo às geleiras – 180 ADT; 140 CHD); mini-trekking (imperdível!!) 1100 +150 entrada do parque todos com Hielo & Aventura.
Estância Cristina + mirador Glaciar Upsala com 4×4: 1200 ADT + entrada parque 150, CHD 50% do valor e isenção cobrança parque com VivaPatagônia.
El Chaltén (full Day) 470 transporte (mais barato que na rodoviária) + 200 passeio até o Lago del Deserto, o passeio até o Glaciar não foi possível por condições climáticas, com Las Lengas.
Torres del Paine (full Day) 1000 + entrada parque paga em pesos chilenos (1800 pesos chilenos ADT, CHD free, 1 USD – 560 CLP, cerca de 32 dólares) com Alwaysglaciers.
O taxi do aeroporto de El Calafate até o hotel sai a 300 pesos ida e 200 a volta com Las Lengas.
Silvia, Muitíssimo obrigada pelas dicas.
Por pouco não troco meus reais por pesos aqui mesmo no Brasil.
Valeu!!!
Acabei de chegar de El Calafate, Ushuaia, El Chaten, etc ..
Leve dólares e seja feliz. Consegui desconto das taxas de serviço do hotel (21%) por pagar em espécie. Todos os bares e restaurantes e agencias aceitam dólares.
Transfer do aeroporto de El Calafate para os hotéis faça pela VesPatagonia, 160 pesos ida e volta. Super confortável e eficiente.Reserve se preferir por email, mas nem precisa, sempre tem carros saindo.
gostaria de sair foz do iguaçu ir ate a patagoni gostaria também de saber preço somos em 5 pessoas 47 anos, 43 anos, 12anos ,16 anos,08 anos
Olá, Alexandra! Somos um site independente. Não fazemos cotação de viagens. Procure sua agência de viagens ou pesquise preços de passagens e hotéis em sites como o Submarino Viagens e o Booking.
Boa noite, gostaria de indicaçao se houver, de empresa que façam biketour estarei pela regiao na primeira quinzena de janeiro 2015. Grata Cleide
Olá, Cleide! O El Calafate Mountain Park tem tours de 3 horas de mountain bike:
https://www.getyourguide.com/calafate-mountain-park-s6939/
Você também pode alugar uma bicicleta e percorrer os arredores:
https://www.la-usina.com.ar/blog/?p=34
Oi! Gostaria de saber se novembro é uma época boa para ir a El Calafate, se é muito frio??
Obrigada
Olá, Mirela! As médias históricas de temperatura para novembro vão de 17 a 5 graus. Para saber mais, veja o World Weather Online: https://www.worldweatheronline.com/El-Calafate-weather-averages/Santa-Cruz/AR.aspx
Fiz o minitrekking no finalzinho da temporada de 2014 (maio)… foi incrível! Conto no meu blog sobre a experiência https://umasulamericana.wordpress.com/2014/08/05/glaciar-perito-moreno-um-gigante-sul-americano/
Obrigada!! Como sempre este Blog sempre ajudando!!! Parabéns!!
Boa noite!
Consigo uma boa cotação na trocar real por peso em El Calafate?
Desde já te agradeço.
Olá, Salvador! Em Buenos Aires você consegue boa cotação para trocar reais. Em El Calafate é melhor levar dólares para trocar por pesos.
Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina
Olá! Irei em Novembro para El calafate e El Chaltén e gostaria de contratar previamente o passeio de barco “Todos os glaciares”em El calafate e um bate e volta a El Chaltén. Não vi no site da empresa Hielo & Aventura estes passeios. Existem alguma outra agência para me indicar? Grata
Olá, Raquel!
Todos los Glaciares é operada pela Solo Patagonia: https://www.solopatagonia.com/
Você pode se encaixar localmente num passeio a El Chaltén. Seu hotel pode ajudar. Na internet você pode encontar fornecedores como este: https://www.getyourguide.com/el-calafate-l544/full-day-tour-to-el-chalten-t37933/