Londres: já pensou, um bate-volta até Downton Abbey?
Downton Abbey, a magnífica propriedade da família Crawley que dá nome à série de TV britânica mais assistida do planeta (e agora, também ao filme!), já levou muito turista desavisado para as bandas erradas da Inglaterra. No seriado, as terras do conde e da condessa de Grantham estão em Yorkshire, ao norte do país — mas as filmagens, na verdade, não aconteceram muito longe de Londres.
O Castelo de Highclere, em Berkshire, é a Downton Abbey da vida real. E Bampton, em Oxfordshire, é o vilarejo de Downton. Ficam próximos o bastante (de Londres, e entre si) para caber em um passeio de um dia.
Veja a seguir como organizar a sua visita a Downton Abbey.
Bampton, o vilarejo de Downton
Cheguei ao vilarejo de Bampton no fim da manhã. O GPS do motorista que me acompanhava indicava que estávamos bem no centrinho da cidade. Eu procurava pela igreja de St. Mary, onde deveria encontrar o meu guia.
Achei uma igreja, e alguns turistas na praça em frente a ela, mas a placa não dizia St. Mary’s Church, e sim St. Michael and All Angels.
Vi um rapaz de casaco amarelo em frente à igreja, que parecia estar trabalhando por ali, e resolvi perguntar:
– Oi, você sabe onde fica a igreja St. Mary?
– Não sei, desculpe, não moro aqui.
– Mas será que tem alguma igreja além dessa aqui na cidade?
– Acho que não. Desculpe, eu não sei de muita coisa, estou só acompanhando a equipe de filmagem.
Peraí… Filmagem?!
Olhei de novo a placa da igreja. Dizia St. Michael and All Angels… Downton.
– Estão filmando cenas do seriado… hoje?!
E assim entendi que eu estava no vilarejo em que filmam Downton Abbey bem em um dia em que estavam filmando Downton Abbey. Encontrei o meu guia, que se divertiu com a minha animação e me levou para dar uma voltinha.
A igreja e a pequena praça em frente são as locações mais reconhecíveis. A igreja aparece no episódio do casamento de Matthew Crawley e Lady Mary, que é saudada pelos moradores do vilarejo ao passar de charrete pelas ruas. A praça é onde Lord Grantham inaugura o monumento aos soldados de Downton mortos na 1ª Guerra, e a placa em homenagem ao sobrinho de Mrs. Patmore, que também perdeu a vida em combate, mas não morava em Downton.
Logo ao lado da igreja fica a casa que empresta a sua fachada à residência de Isobel Crawley, que leva ali uma vida bem mais modesta do que a da ala mais aristocrática da família.
A rua Church View foi a mais usada como locação no seriado. Em dias de filmagem, placas e equipamentos mais modernos das casas eram escondidos ou substituídos por outros que existiriam na Inglaterra do início do século XX. Carros de época e banquetas para subir em cavalos estavam a postos no dia da minha visita, assim como placas de negócios locais.
Na Church View é possível visitar o prédio da antiga escola primária de Bampton, que no seriado faz as vezes de hospital. O lugar abriga uma modesta exposição de fotos das filmagens no vilarejo, e uma lojinha com souvenirs inspirados em Downton Abbey.
Em um dia comum, além de visitar a escola, a igreja, e dar uma voltinha a pé pelos arredores, não vai haver muito o que fazer em Bampton.
Mesmo assim, para os fãs da série, é divertido espiar e reconhecer alguns cenários.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Castelo de Highclere, a mansão de Downton Abbey
A robusta mansão vitoriana de Downton Abbey é, na vida real, i-gual-zi-nha ao que vimos na TV. O espetacular Castelo de Highclere foi construído no século XIX com um projeto do mesmo arquiteto que desenhou nada mais, nada menos do que o Palácio de Westminster. O autor do seriado, Julian Fellowes, contou em entrevista que sempre quis usar o Castelo de Highclere em uma obra sua.
O Castelo de Highclere fica a oeste de Londres, em Berkshire, a cerca de 110 km da capital inglesa. É atualmente a casa do oitavo Conde de Carnarvon, de seus filhos e da esposa, Lady Carnarvon. Abre para visitação apenas por alguns meses a cada ano (veja o calendário aqui). Fora deste período, os quase 25 quilômetros quadrados da propriedade ficam reservados para uso da família, eventos fechados e, claro, filmagens.
É recomendável comprar os ingressos antecipadamente, mas a bilheteria oferece mais alguns tickets no local a cada dia. Chegue cedo e vá durante a semana, para ter mais chance de sucesso. (Na pior das hipóteses, você vai conseguir ter, do estacionamento, uma ótima visão do castelo).
Comprei o ingresso que dava direito a visitar o interior do castelo, os jardins e a exposição de artefatos egípcios no subsolo (acredite ou não, o quinto Conde de Carnarvon veio a se tornar arqueólogo e foi um dos responsáveis pela descoberta da tumba do faraó Tutancâmon!).
O bacana da visita aos interiores do Castelo de Highclere é que vários dos ambientes retratados no seriado existem de verdade, e tal qual apareceram na telinha. Podem ser vistos a biblioteca onde Lord Grantham lia as correspondências trazidas pelo Mr. Carson; a sala de estar (“drawing room”, meu favorito!), onde Violet Grantham e as demais mulheres da família costumavam se reunir e conversar, e as escadarias e o hall que apareceram em algumas das cenas mais dramáticas da série (como a dança de Mary e Matthew, em que deixam escapar um beijo e acabam sendo flagrados por Lavinia). Muito da decoração original foi usada na série, e quem acompanhou os episódios reconhece fácil os ambientes.
Existem alguns inconvenientes, porém. A visita é feita em um circuito único e é preciso ter alguma paciência para encarar filas. Não é permitido fotografar nada dentro da casa. E referências ao seriado são mínimas — não há figurinos, vídeos, fotos, nada para ser visto além dos ambientes, que são incríveis, mas têm porta-retratos com o Lord e a Lady Carnarvon, e não com o Lord e a Lady Grantham. Com todo o respeito, milorde.
Ah, e as cenas da cozinha e dos aposentos dos empregados são todas filmadas em estúdio. 🙁
O que falta de criatividade no interior da mansão sobra na lojinha, em que referências divertidas ao seriado são aplicadas a todo tipo de souvenir. Há chapéus como os usados pelas mocinhas de Downton Abbey; canecas para “her ladyship” e até “chocolates aristocráticos” que não são diferentes de chocolates plebeus.
Visitei o Castelo de Highclere no final do inverno. os jardins não estavam, obviamente, em sua melhor forma, mas aproveitei para passear e ver tanto quanto o frio me permitiu. Devem ficar lindos nos meses mais quentes. (Quem for lá, depois me conta?)
A exibição dos achados do quinto Conde de Carnarvon em suas expedições pelo Egito é mais bem montada do que eu imaginava, mas não vale a pena para quem já viu alguma outra exposição sobre múmias e relíquias egípcias em um museu.
O Castelo de Highclere pode não ter nenhuma Mrs. Patmore no comando da cozinha, mas oferece saladas e sanduíches bem ajeitados na lanchonete. Se o tempo estiver bom, dá para comer do lado de fora, com vista para o castelo. Há também um restaurante que serve refeições rápidas, como sopas e quiches.
Wise – Cartão de débito global
Como visitar o vilarejo e o castelo de Downton Abbey
As duas melhores formas de visitar Bampton e o Castelo de Highclere são de tour organizado ou de carro.
Algumas empresas têm passeios de dia inteiro saindo de Londres ou Oxford e passando pelas locações do seriado. A Brit Movie Tours é recomendada pelo VisitBritain, e é possível contratar também tours com a Viator (este passeio inclui a Universidade de Oxford, e este tour é feito em grupos pequenos, de até 18 pessoas). Confirme se o ingresso para o Castelo de Highclere está incluso antes de fazer reserva para qualquer um deles.
Como não há estações de trem muito próximas ao Castelo de Highclere ou ao vilarejo de Bampton, quem se sentir confortável em dirigir na mão inglesa pode alugar um carro para fazer o passeio, e talvez aproveitar para esticar a viagem com dois ou três pernoites na bonita região de Cotswolds.
Informações práticas
Mariana viajou a convite do VisitBritain.
Passeios de 1 dia saindo de Londres com nosso parceiro Viator
- Stonehenge, Castelo de Windsor e Bath – guia em português
- Passeio diurno com acesso ao círculo interno de Stonehenge, Oxford e Castelo de Windsor
- Passeio diurno independente a Stonehenge (com audio guide)
- Excursão à vila de Downton Abbey e Castelo de Highclere – disponibilidade limitada
- Passeio de um dia de trem aos Beatles e Liverpool
- Passeio de 1 dia a Oxford, Cotswolds, Stratford-upon-Avon e Castelo de Warwick
Leia mais:
- Guia de Londres no Viaje na Viagem
- Liverpool para fãs dos Beatles: Penny Lane is in my eyes
- Os estúdios de Harry Potter perto de Londres + 3 passeios para Pottermaníacos
- Escócia: um passeio às terras do Coração Valente
- 2 semanas de Beatles, Banksy, Harry Potter, Coração Valente e Downton Abbey
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem na Europa – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
- Ingressos de atrações – compre na Get Your Guide
31 comentários
Adorei a dica! Com certeza irei quando estiver por lá .
Estou revendo a série (que adoro) na Netflix. Adorei seus relatos e as fotos. Nooossaaaaaa: você chegou num dia de filmagem, viu parte do elenco e ainda tirou fotos junto. Que maravilha!!!!
Estou assistindo ao seriado agora é já fiquei fã. Adoraria visitar estes lindos lugares!
cheio de spolier esse texto e coments haahahah mais adorei <3
Bóia vou confessar morri de inveja de vc kkkkkkkkkkkkkk
Um dia ainda vou visitar o famoso lar do Conde e da Condessa Grantham.
Great post! Muchas gracias!!!
Comecei a ver a 6ª temporada. Série maravilhosa! Só não gostei da morte do Mathew, fora isso… Adoro todos os personagens!
Ola
Adorei seus comentários….me senti lá
ola! Consultei os sites, inclusive o oficial do Highclere e, ao que parece, nas datas em que lá estarei em maio o castelo nao estará aberto… triste… 🙁
Já estou sonhando…