matterhorn

Guia da Suíça

Como chegar ao Matterhorn de trem

Em Zermatt está o Matterhorn, a montanha que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d’Ache e embalagens de Toblerone.

Junto com Interlaken, Zermatt está estruturada para receber com dignidade o turismo de massa. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad.

matterhorn

Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn.

É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo — mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.

De Interlaken a Zermatt

A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.

Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.

De Visp a Zermatt

Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.

O trem vai subindinho devagar — e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.

De Visp a Zermatt

Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.

A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.

E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.

Zermatt

No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais::

    Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

    Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

    Lugano, Suíça à italiana

    Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

    Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

    Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

    Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

    Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

    Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

    Comentários

    Viaje na Viagem

    Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

    Suíça: 30 roteiros prontos

    Camila

    Estou montando meu roteiro seguindo as suas dicas, mas agora estou com uma dúvida:
    Tenho do dia 21 ao dia 24 de julho para aproveitar Suíça.
    Sairei de Brescia dia 21 rumo a Lugano, onde será minha base, pensei em ir dia 22 para Interlaken e voltar para Lugano e no dia seguinte ir para Locarno e voltar para Lugano…isso é possível? É viável com um bebê de 1 ano e 4 meses? O que vc me indica?

      A Bóia

      Olá, Camila! Vá a Zermatt, fique dois dias, faça todos os passeios disponíveis, volte a Lugano.

      Ou fique em Lugano e faça o Centovalli Express, concentrando-se na Suíça italiana.

      Consulte o seu pediatra se o seu bebê deve ser exposto ao frio alpino e quais precauções você deve tomar. Não peça esses conselhos na internet.

    Thiago Andrade Godoi

    INTERLAKEN – SPIEZ DE BARCO

    Olá, estou querendo ir de Interlaken para Bordeux, via Spiez de barco (conhecendo o Castle Spiez), usando o fast baggage. Portanto, teria o dia inteiro para fazer o passeio.
    No entanto, não sei quais são os horários de saida de Interlaken para Spiez, nem quanto tempo demora a viagem, nem onde fica o pier para pegar o barco. Nao sei também qual barco devo pegar!!!
    Em Spiez, precisaria saber quanto tempo demora a viagem de barco e quanto tempo devo reservar para ficar em Spiez para poder reservar o Golden Pass Classic de Zweisimmen a Montreux.

    Os horários de barco que achei não dá para entender, pois o pdf está escrito em alemão. Segue o site: https://bls.ch/d/schifffahrt/fahrplan-thun-sommer-14.pdf

    Pelo o que entendi, o primeiro barco sairia de interlaken só as 11:00. Achei estranho! Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado.

      A Bóia

      Olá, Thiago! O horário é esse mesmo (para o verão). O barco não é o principal meio de transporte entre Interlaken e Spiez; é um passeio de barco, que eventualmente pode ser usado por passageiros que disponham de tempo. Você pode ir também de trem, há pelo menos uma saída por hora.

      O barco sai de Interlaken West. De trem, você pode sair também de Interlaken Ost.

    Marcelo

    Muito obrigado, Bóia. Parabéns pelo trabalho. As informações têm sido muito úteis. Na verdade, valiosíssimas.
    Abraço e até uma outra dúvida qualquer….

    Marcelo.

    Marcelo

    Olá, Ricardo.

    Bom dia!
    Eu e minha Filha estaremos em Zermatt no início de janeiro de 2014. Ficaremos seis dias inteiros. Poderia sugerir-me um bate e volta interessante que poderíamos fazer?
    Suas informações são valiosíssimas. Têm nos ajudado muito. Parabéns e obrigado.
    Abraço.

    Marcelo

    Andrea Barros

    Ricardo, boa noite! Estou fechando minha viagem a Suíça e gostaria de sua opinião no roteiro abaixo: 1/2 dia em Zurique com city tour – a noite ida para lucerna ;
    02 dias em lucerna- sendo 01 para ir a Berna
    O3 dias em Interlaken- sendo 01 dia para fazer passeio ao topo da Europa e outras cidades-
    O1 Zermatt para ir de glacier express para St moritz
    O 2 noites em st moritz

    A programação de passeios o que vc indica?

    Obrigada pela ajuda!

      A Bóia

      Olá, andrea! Quem responde é A Bóia. Você não disse em que mês está indo. Sinto que você está preocupada em fazer todas as estações de esqui mais famosas. Não é necessário. Sua viagem ficaria mais diversa com uma estação a menos e uma língua a mais (uma estada em Montreux ou em Lugano).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito