Juliaca, Puno, Copacabana e La Paz pra Lu Malheiros

A Lu Malheiros, nossa assessora especial quando o assunto é Machu Picchu, segue percorrendo a América do Sul. Em sua próxima viagem, em abril, a Lu vai a Lima e Puno, no Peru, e Copacabana e La Paz, na Bolívia. Ela já fez a lição de casa pesquisando informações em vários blogs, mas restam algumas dúvidas. Diga lá, Lu!

Puno-Peru e Copacabana-Bolívia

Estou relendo os ótimos posts da Carla Portilho (Idas e Vindas) e da Camila Navarro (Viaggiando). Ainda não tive tempo de olhar com calma o La Chica de Mochila (da Camila Camargo) nem o Domingão de Twittadas, mas queria me adiantar e tirar umas dúvidas:

– Existe ônibus turístico do aeroporto de Juliaca para Puno ou é preciso negociar com os taxistas? Alguém tem idéia de preço? Entendi que Juliaca não vale a pena, melhor não ficar na cidade.

– Pelo que li até agora, seria melhor pegar um ônibus turístico para ir de Puno para Copacabana, certo?

– Táxi em La Paz: posso pegar qualquer um na rua, como em Lima, ou é recomendado usar radiotáxi?

Quem tem dicas para a Lu? Aos comentários!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

    Dividindo a Bagagem, o blog da Lu Malheiros

     

    97 comentários

    Muito obrigado pela ajuda de todos vocês.

    Acho que vou optar para ir de Puno para Chivay saindo pela manhã (duas noites em Puno), e não sair de Arequipa pela noite e sair no dia seguinte para Lima, fazendo o passeio de 2 dias (uma noite e dois dias) no Valle del Colca. Vou consultar também esta empresa, a Colca Tours (nunca custa pesquisar também).

    Ainda tenho muito que pesquisar para fechar a minha viagem ao Peru, e ainda torço para que a bolha do dólar estoure, e reduza um pouco o custo da minha viajem. Não sei até quando eu posso ou devo segurar a minha programação, e eu já desembolsei uma parcela razoável nos trechos já fechados, preciso dar uma respirada antes de desembolsar o resto.

    A a respeito de risco de assalto ? Onde ou em que cidades eu devo tomar cuidado. No Chile era uma tranquilidade, mas não sei bem o que esperar no Peru. Estou também pensando em comprar um chip gsm peruano para ter um número de celular local e não depender de acesso público a internet , vale a pena? E como é a cobertura ? Como é a Movistar no Peru ?

    Guilherme, eu fiz um roteiro parecido com o seu em setembro do ano passado, mas no sentido inverso, ou seja: Lima > Arequipa > Valle del Colca > Puno > Cusco > Machu Picchu > Cusco e volta ao Brasil. Vou dar minha opinião do que eu fiz, que acho que pode lhe ajudar.

    Em Puno em só tinha 1 dia inteiro, então fiz o passeio das ilhas flutuantes Uros e ilha Taquille. Se você optar por fazer esse tour realmente não vai dar tempo de pegar o ônibus das 15hs, e eu, pessoalmente, não gostaria de chegar de madrugada em nenhuma cidade do Peru. Quando eu fui a Arequipa meu vôo atrasou, cheguei lá às 23hs e já foi difícil conseguir um taxi. Não recomendo chegar às 4hs da manhã.

    Quando eu estava montando o meu roteiro, fiquei em dúvida justamente no trecho Colca > Puno, até que percebi que muitas empresas fazem o translado entre esses dois lugares, sem que eu tivesse que voltar a Arequipa. E o mesmo vale para quem vem como você, no sentido inverso, de Puno.

    Acontece que o Valle já fica, mais ou menos, no meio do caminho entre as duas cidades, então não acho que valha a pena você seguir de Puno a Arequipa para depois retornar para o Valle del Colca, pois você perderá tempo que poderia ser otimizado.

    Se eu puder dar uma opinião, também acho que não vale a pena ficar 1 dia só no Valle, pois o seu roteiro vai ser muito, muito, corrido. Se você só tem 1 dia, eu colocaria esse dia extra em Puno e conheceria outras coisas, ou até mesmo em Arequipa, sem ir ao Valle. Pelo menos, quando eu estava orçando o tour pro Valle, vi que quem ia fazer o passeio de 1 dia tinha que sair de Arequipa às 2 ou 3hs da manhã. Achei que não valia a pena, para mim.

    Eu acabei ficando 2 dias em Arequipa e fazendo o passeio de 2 dias ao Valle del Colca, sendo que no final do segundo dia, em vez de retornar a Arequipa segui para Puno, e ganhei 1 dia que iria gastar no deslocamento. Eu fiz esse passeio com a Colca Tours, que eu recomendo muitíssimo, caso você precise de indicações.

    Um abraço!

    Viajamos ao Peru e fizemos o seguinte roteiro. Adoramos. O país é organizado e não tivemos problemas com horário e/ou datas. Vocês irão adorar. O esquema abaixo é apenas para vcs se situarem em relação a tempo e passeios. Abraços.
    DIA CIDADE DESCRITIVO
    Dia 1
    10/06 LIMA Na chegada, recepção por nossos colaboradores e traslado ao hotel. Resto do dia livre para atividades independentes. Hospedagem
    Dia 2
    11/06 LIMA
    Café da manhã. Pela manhã, visita a cidade de Lima iniciando com uma visita panorâmica do centro histórico, desceremos na Praça Maior para conhecer o Palácio do Governo, o Palácio Municipal, a Catedral de Lima e o Palácio do Arcebispo. Visita a Catedral, onde descansam os restos do conquistador Francisco Pizarro. Breve caminhada pelo Centro Histórico visitando as Igrejas de São Francisco e São Domingos. Após, uma viagem panorâmica pela Lima Moderna onde observaremos o templo pré-inca “Huaca Huallamarca” no bairro residencial de São Isidro e “La Huaca Pucllana” no bairro de Miraflores.
    Dia 3
    12/06 LIMA/NAZCA
    Traslado a estação de ônibus. Saída à cidade de Nazca, ao sul de Lima, em ônibus executivo. Chegada, Recepção e Traslado ao hotel selecionado. À tarde visitaremos ao cemitério de Chauchilla para apreciar os restos da cultura Pre Inca Nazca. Hospedagem.
    Dia 4
    13/06 NAZCA/PARACAS
    Café da manhã. Pela manhã, traslado ao aeródromo para abordar nosso avião Bimotor e sobrevoar as Misteriosas Linhas de Nazca, enormes gravuras no deserto que somente podem ser apreciadas do ar, e representam figuras como: o Macaco, o Beija-flor, o Condor, a Baleia, o Astronauta entre outras. Ainda é um mistério como foram realizadas e somente se sabe que foram um Grande Calendário Astronômico que representava as constelações. Teremos uma breve explicação por parte do piloto da aeronave. À tarde, saída de ônibus regular à Bahia de Paracas. Chegada e hospedagem.
    Dia 5
    14/06 PARACAS/LIMA Café da manhã. Cedo pela manhã, abordaremos o barco rápido para realizar uma excursão marinha as Ilhas Ballestas. No caminho apreciaremos o “Candelabro”, desenho esculpido em uma colina de areia e orientado em direção a Pampa de Nazca. Nas ilhas, desfrutaremos de um real contato com a natureza escutando os sons dos lobos, observaremos alguns pingüins de Humboldt e as aves marinhas que moram nas ilhas. Regresso ao píer. À tarde, saída em ônibus executivo o Lima. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem
    Dia 6
    15/06 LIMA/AREQUIPA
    Café da manhã. Traslado ao aeroporto. Saída a Arequipa. Chegada e traslado ao hotel. À tarde, visita à cidade percorrendo a Praça de Armas, a Catedral, o Claustro e a Igreja da Companhia de Jesus, Distrito colonial de Yanahuara, Bairro de São Lázaro, quebrada de Chilina e a zona residencial de Selva Alegre. Após, entraremos ao Mosteiro de Santa Catalina, único em seu gênero na América do Sul, foi fundado em 1580 e recentemente aberto ao público em 1970, possui ruas estreitas, praças e jardins que lembram os antigos bairros de Sevilla ou Granada. Hospedagem.
    Dia 7
    16/06 AREQUIPA/COLCA
    Café da manhã. Saída ao Vale do Colca. Subiremos pelas encostas do vulcão de Chachani, com uma vista espetacular do vulcão Misti e Pichu Pichu. Atravessaremos a Reserva de vicunhas da Pampa Cañahuas, onde ainda podemos observar os graciosos animais percorrendo as terras altas dos Andes. No nosso percurso atravessaremos por povoados típicos. Chegada ao povoado de Chivay no Colca e acomodação no hotel. Após, visitaremos os banhos termais de Calera. Tempo para tomar um relaxante banho nestas águas termais à luz das estrelas. Regresso ao hotel. Hospedagem.
    Dia 8
    17/06 COLCA /AREQUIPA
    Café da manhã. Cedo pela manhã, saída ao mirante da Cruz do Condor. Deste ponto é possível observar o vôo dos Condores, enormes aves andinas em vias de extinção, símbolo da Cordilheira dos Andes. Observaremos a profundidade do cânion considerado o mais profundo do mundo. Visita ao povoado de Maca e Yanque, belos povoados que conservam suas igrejas coloniais. Regresso a Chivay. Almoço no hotel. Regresso a Arequipa. Hospedagem.
    Dia 9
    18/06 AREQUIPA /PUNO
    Café da manhã. Manha livre para atividades independentes. À tarde, traslado ao aeroporto. Saída a Juliaca. Recepção e traslado ao hotel em Puno. Hospedagem.
    Dia 10
    19/06 PUNO
    Café da manhã. Cedo pela manhã iniciaremos uma excursão de dia completa no lago Titicaca e visitaremos como primeiro ponto as ilhas flutuantes dos Uros, também chamados “O Povo do lago”. Estas ilhas são construídas com capas de junco e servem como moradia e centro de comercio para os nativos do mesmo nome que se mobilizam em balsas construídas artesanalmente. Continuaremos nosso percurso até a ilha de Taquile, onde a comunidade recebe amavelmente os turistas, mantendo vivas suas tradições, costumes e colorida vestimenta à moda antiga. Os islenhos são hábeis artesãos e plasmam em cada trabalho surpreendentes técnicas desenvolvidas durante séculos por seus ancestrais. Almoço Típico. Retorno a Puno e traslado ao hotel. Hospedagem.
    Dia 11
    20/06 PUNO/CUSCO
    Café da manhã. Traslado a estação de ônibus. Saída em ônibus turístico regular com destino a cidade de Cuzco. Faremos uma parada em “La Raya”, limite natural entre Cusco e Puno, desde onde teremos excelentes vistas fotográficas. No caminho visita a um dos principais templos ao deus Wiracocha, Racchi, onde é possível observar restos das enormes colunas que suportaram o teto do templo e conhecimento de seus diferentes recintos. Uma real experiência andina ao poder apreciar os lugares altos dos Andes. Almoço. Antes da chegada à Cuzco, Visitaremos o povoado de Andahuaylillas, onde ingressaremos a uma linda igreja do século XVII. Na chegada, recepção por nossos colaboradores e traslado ao hotel. Hospedagem
    Dia 12
    21/06 CUSCO
    Café da manha. Manha livre para atividades independentes. À tarde, visita à cidade imperial de Cusco iniciando pela Praça de Armas para ingressar na Catedral de Cusco que guarda as mais finas relíquias e pinturas coloniais. Continuaremos nosso percurso visitando o Korikancha o Templo ao deus Sol onde atualmente se encontra o convento de São Domingos. Breve percurso panorâmico pela cidade de Cusco. Logo subiremos ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman, Casa Real onde se adorava o deus Sol. Continuaremos nosso percurso ao templo Incaico de Qenqo para logo visitar a torre de Puca Pucará que cuidava o ingresso a capital do Império. Após, visita as fontes de água de Tambomachay onde o Inca rendia culta a divindade da água como elemento de vida. Retorno a Cusco.
    Dia 13
    22/06 CUSCO /VALLE SAGRADO DE LOS INCAS
    Café da manhã. Percurso privativo por duas notáveis cidades no Vale Sagrado dos Incas: Pisaq e Ollantaytambo. Percorreremos os lugares não visitados pelos turistas, porém de grande interesse pela sua riqueza espiritual; antigos templos, santuários, banhos purificatórios, etc. Almoço Buffet. O tempo dedicado a esta experiência será maior que a o tempo das excursões tradicionais tendo assim mais tempo para meditar. O percurso por todo o Vale também permitirá algumas paradas em lugares mágicos como Yucay e Chincheros. Pernoite no Vale Sagrado dos Incas. Hospedagem.
    Dia 14
    23/06 VALLE SAGRADO DE LOS INCAS /MACHU PICCHU/CUSCO
    Café da manhã e traslado à estação do trem de Ollantaytambo. Visitará um do centro energéticos mais importantes do mundo: Machu Picchu. A excursão será feita de trem e durante o percurso teremos uma impressionante vista da paisagem do Vale Sagrado do Urubamba. Na chegada a Águas Calientes, nossos colaboradores o assistirão para abordar o ônibus que o conduzirá à cidadela. Será uma experiência inesquecível, onde um guia professional lhe transmitirá a historia que envolve este misterioso e encantador lugar. Logo da visita guiada, disporá de tempo livre para explorar a zona por sua conta, relaxar-se ou meditar. Na hora apropriada, descida à cidade de Águas Calientes. Almoço Buffet. Pela tarde abordará o trem de retorno ao Cusco. Na chegada, nossos colaboradores o esperarão na estação especial de Poroy, desde onde o trasladaremos a seu hotel. Hospedagem.
    Dia 15
    24/06 CUSCO
    Café da manha. Neste dia participaremos da Celebração do Inti Raymi ou festa do sol. Saída rumo a Huacaypata (praça maior da cidade) e Sacsayhuamán para as cerimônias de celebração do solstício de inverno: Inti Raymi ou Festa do Sol. Atualmente o Inti Raymi evoca um esplendoroso ritual Inca, dirigido por arqueólogos e historiadores de Cusco. A representação central é realizada na esplanada da impressionante fortaleza de Sacsayhuaman, a 2 km da cidade de Cusco, passo a passo é encenada a cerimônia, um reconhecimento e agradecimento ao Deus Sol. Box Lunch incluído, assistência e traslado de retorno ao eu hotel.
    Dia 16
    25/06 CUSCO/LIMA
    Café da manhã. Tempo livre na manha para fazer as ultimas compras em Cusco. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para abordar seu vôo a Lima. Na chegada, recepção por nossos colaboradores e traslado ao hotel. Hospedagem.
    Dia 17
    26/06 LIMA
    Café da manhã. Em hora oportuna, traslado ao aeroporto para tomar o vôo com destino a Lima e conexão internacional.

    Carla, mais uma vez muito obrigado!

    Eu já estou meio convencido de que é apertado sair de Puno às 15:00, mas para sair de Puno no dia seguinte às 6:30 eu deveria estar em Puno, não acho que estando em Copacabana na Bolívia conseguiria pegar o ônibus turístico para Chivay às 6:30 de Puno, e não quero sacrificar mais um dia em Lima para isso, não acho que compense (Lima é um dos meus objetivos principais na viajem ao Peru).

    Apesar de ter curiosidade de conhecer a Bolívia não sei se compensa a dor de cabeça que vou ter para atravessar a fronteira duas vezes com dois filhos menores sem a mãe, e provavelmente não vou ter tempo. Já vi em alguns lugares na Internet o pessoal falando mal de Copacabana (não sei se é verdade ou preconceito), mas talvez eu deva me limitar ao Peru (Puno) se quiser ter tempo para fazer o passeio ao Valle del Colca e aproveitar Lima (já vai ser corrido em Lima, e eu gostaria de ter ainda mais tempo). Só pensaria em ir a Copacabana se desse para ir e voltar no mesmo dia.

    Guilherme, sua viagem vai ser maravilhosa com certeza, o Peru é um país lindo.

    Se você está indo para Puno para conhecer o lago, a melhor dica que posso te dar é atravessar a fronteira para Copacabana, na Bolívia. É bem rapidinho e o lado Boliviano do lago é bem mais amigável. Lá você pode aproveitar a cidade, que tem restaurantes e bares ou – na minha opinião a melhor pedida – fazer um passeio pela Isla del Sol, linda linda e no meio do lago. Muito melhor que fazer os poucos passeios acessíveis em Puno. Na minha opinião é a melhor pedida, e a noite extra que seria em puno pode ser na verdade na Isla, cheia de paz e com uma vista incrível – você vai me agradecer. 😉

    Um abraço.

    Carla, muito obrigado pela ajuda.

    Estou indo para o Peru com meus dois filhos de 16 anos incompletos. No inverno do ano passado tivemos o prazer de conhecer o deserto mais seco do mundo, o Atacama. Sofremos um pouco com a altitude (em alguns pontos quase 4800m), frio, ar seco, o sol (que é muito forte lá), e com a variação de temperatura diária. No final passei 5 dias lá em San Pedro do Atacama e mais uns 6 dias em Santiago e achei que queria mais. Esta não foi a primeira vez que estive no Chile, mas foi a primeira no norte. Considerei o passeio como um dos melhores e mais interessantes que já fiz. Certamente vou voltar em San Pedro do Atacama mais algumas vezes, e mais vezes a Santiago.
    Esta será a minha primeira vez no Peru e não acredito que pegarei no Peru a mesma organização que eu vi no Chile, e pelos comentários na internet devo tomar cuidado em Puno com a segurança (risco de assalto), e também estou muito preocupado com esta escalada no valor do dólar, mas voltando a minha programação no Peru.

    A minha programação para Puno está um pouco engessada, pois já tenho programado alguns trechos, que para mim eram prioritários, vou citar abaixo o que eu já tenho amarrado (passagens compradas e reservas feitas) e o que eu já tenho de informação.
    Andei pesquisando, de Puno para Arequipa de ônibus normal tem dois horários 15:00 e 22:00 (com chegada as 4:00 do dia seguinte, o que ficaria muito pesado para encarrar um passeio cansativo e sujeito a ter problema com o soroche na mesma manhã) e ainda tem a possibilidade de ir em ônibus turístico ás 6:30 direto para Chivay e de lá retornando para Arequipa do dia seguinte (passando uma segunda noite em Puno).
    Pelas informações disponíveis ainda não sei se compensa sair as 15:00 de Puno ou passar mais uma noite lá. Não está nos meus planos fazer um tur em Arequipa (apesar de falarem muito bem da cidade não é possível para mim desta vez pois iria atrapalhar os meus planos em Lima). E estou chegando a conclusão que é bastante arriscado, e certamente muito cansativo, pegar um voo para Lima no mesmo dia da chegada do Valle del Colca, vou ter que me conformar e comprar as passagens para Lima para o dia seguinte (03/07) às 7:55.

    A minha situação é: Já estou com o voo de ida e de volta comprado de Salvador para Lima para 19/06 (chegada às 22:45) e o retorno 05/07 às 12:05 de Lima. Já comprei as passagens de Lima para Cuzco para o dia 22/06 às 9:35 com chegada em Cuzco às 10:45. Também já tenho o trem pago de Ollantaytambo para Machu Picchu e de Machu Picchu para Cuzco, e ingressos em Machu Picchu (em 26, 27/06 respectivamente). Já comprei passagens de Cuzco de ônibus turístico para Puno para 29/06 às 7:30 com chegada às 17:00 (eu realmente queria ver de perto o famoso lago Titicaca, nem que fosse só por algumas horas) e já reservei o hotel em Cuzco e Ollamtaytambo.
    No final até agora tenho definido que vou passar 4 dias e meio em Cuzco, que para mim é prioridade número , eu quero ver a famosa festa do solstício de inverno em Cuzco (24/06), vou estar em Machu Pichu em 27/06, vou para Puno em 29/06, quero ir conhecer o Valle del Colca, que parece ser bastante interessante. Infelizmente apesar de ter vontade de conhecer Arequipa, Lima é prioritário para mim e mesmo só indo fazer um quase bate e volta em Puno, e passado o mínimo de tempo em Arequipa visitando o Valle del Colca só terei 3 dias e ¾ de dia lá em Lima. Eu quero conhecer a famosa gastronomia Peruana nos restaurantes de Lima e Cuzco, e também quero conhecer as ruinas Incas e os museus de Lima e Cuzco (sou rato de museu).
    Acabei chegando a conclusão que o período que estarei no Peru é curto para o que eu gostaria de ver, mas é o que eu tenho disponível sem atrapalhar as aulas dos meus filhos (e eu gosto de viajar no inverno, é muito melhor para enfrentar caminhadas e o clima é bem mais agradável).

    Meu Roteiro no Peru é: Lima, Cuzco, Vale Sagrado (ainda não reservado mas prioritário) e Machu Pichu, Cuzco, Puno, Arequipa (Chivay) e finalmente Lima (mas ainda sem as passagens).
    Gostaria de ter tempo de voar sobre as linhas de Nascar, mas vai ter que ficar para uma próxima vez no Peru. O meu roteiro já está bastante pesado para 2 semanas.

    Oi Guilherme!

    Acho que posso te ajudar em metade das suas dúvidas: o que tem para fazer em Puno.

    Na minha opinião, considerando o tempo que você tem disponível, não muita coisa…
    Achei a cidade em si bem pouco atrativa, então não vale sozinha. O passeio mais simples e que toma menos tempo é o das ilhas flutuantes. Levam você de barco pelo Titicaca até ilhas flutuantes para conhecer “nativos”. Sinceramente, não é nada demais. Tudo parece “fake”, pra inglês ver, e você sente que não conheceu nada. Por isso, se o que você dispõe em Puno é um dia, acho que não vale enrolar sua progaramação por isso.

    Mas um porém: se você tiver dois dias inteiros (da manhã de um dia ao final de tarde do próximo dia), uma opção de passeio que achei excelente é para as ilhas Amantani (com pernoite) e Taquile (no dia seguinte). Eu gostei bastante – se couber no seu tempo, aí sim vejo vantagem em ficar em Puno. 😉

    E um conselho geral: por mais que o Peru seja mais organizado, não confie sua passagem na pontualidade dos passeios. Se alguma coisa acontecer e a volta do Vale demorar, sua passagem pra Lima estaria perdida. Achei arriscado (a menos que você adore viver perigosamente, sei lá… rs).

    Vale a pena você também pesquisar se não há ônibus direto de onde você está vindo (antes de Puno) até Arequipa. Se for Cusco tem. Vai te salvar um tempo que pode ser investido em ir com calma pra Lima ou conhecer Arequipa, que dizem ser linda 😉

    Um abraço e boa sorte com a viagem!

    Viajantes,

    Estou atualmente no meu planejamento de viajem para o Peru, mais especificamente no trecho PUNO e Arequipa.

    Chegarei em Puno por ônibus turístico às 17:00 do dia 29/06/15 (já comprei as passagens), e em Puno tenho 2 opções:

    1. Sair às 15:00 do dia 30 de Puno com ônibus normal para Arequipa fazendo o passeio Valle del Colca pela manha de 01/07 partindo de Arequipa e retornando para Arequipa dia 02/07 às 17:00.
    2. Dormir mais um dia em Puno e do dia seguinte às 6:30 (01/07) pegar um ônibus turístico para Chivay (passeio do Valle del Colca) chegando em Arequipa às 17:00 do dia 02/07
    E as duvidas são: vale a pena passar mais um dia em Puno e sair para Chivay para fazer o passeio do Valle del Colca, ou em Puno (lago Titicaca) não se tem muitas atrações e posso ir embora às 15:00 sem maiores prejuízos?
    Também tenho duvidas se compensa o risco ou se seria pesado demais partir de Arequipa para Lima no mesmo dia de chegada do passeio ao Valle (chegada às 17:00 e voo para Lima às 20:55) ou seria melhor pegar mais leve e dormir em Arequipa e ir no dia seguinte para Lima às 7:55 (chega ás 9:20) do dia 03/07 mesmo sacrificando parte de um dia em Lima ?
    Eu realmente estou interessado em conhecer Lima e já estou conformado de que eu só tenho tempo para o Valle del Colca ou para conhecer Arequipa, uma coisa ou outra, mas o meu interesse maior é conhecer o Valle del Colca.

    Agradeço toda ajuda.

      Olá, Guilherme! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Olá a todos! Gostaria de confirmar se a Estrada da Morte na Bolívia está exclusiva para tours turísticos? O pouco que consegui pesquisando na internet sugere que a perigosa estrada não é mais o único meio para ir até La Paz, mas não vi nada que confirmasse isso e tampouco qual seria a outra opção. Qual seria a nova rota para La Paz?

    Obrigado!

    Olá pessoal!

    Estou com planos para o ano que vem de fazer um combo Peru-Bolívia. A ideia começou com uma visita a Machu Picchu e lendo o VnV as ideias brotam…hehe. Então, a ideia (ou tentativa) é incluir nesse rolo todo La Paz, Lago Titicaca, Cusco e Lima (se for tudo isso, penso em no mínimo 10 dias).
    Ainda está em processo de planejamento e então começo com algumas perguntas (que serão respondidas e trarão ainda mais perguntas):

    – É mais fácil começar por qual país? (isso inclui Soroche e facilidade de deslocamento).
    – O deslocamento não parece dos mais fáceis. Muito tempo de ônibus (considero até ir de um país a outro por via aérea) ou poucos horários de avião. Alguma dica importante?

    abs

      Olá, Edgard! 10 dias dariam apenas para Lima, Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado bem feitos.

      Você pode voar a La Paz, seguir de ônibus a Copacabana, ir de trem de Puno (do outro lado do lago Titicaca) a Cusco, voar a Lima, voltar de Lima.

      Ola Boia!

      Obrigado pelo retorno. Com essas dicas, vou rever os planos. Tempo e verba…rs

      Logo eu volto pra mais perguntas…

      abs

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito