Nosso rico dinheirinho: quanto o real desvalorizou frente a cada moeda
Passei esta manhã brincando de descobrir, no Oanda.com, o tamanho da desvalorização do real frente às moedas dos principais destinos turístico internacionais visitados pelos brasileiros.
Em resumo, a situação é a seguinte: bora pra Europa — ou pra Colômbia! (Melhor ainda: pra Rússia.)
Usando a ferramenta de histórico cambial do Oanda, pesquisei os últimos seis meses de diversas moedas contra o real.
O resultado é sempre um gráfico como este aí de cima, mas para não fazer um post tipo papiro egípcio, vou publicar só o quadrinho-resumo. Blz? Flw vlw.
América do Sul
No Cone Sul o real perdeu bastante poder de compra nos últimos seis meses: um pouco abaixo de 30% na Argentina. no Uruguai e no Chile. No Peru, a dsvalorização foi um pouco menor que 25%. Na Bolívia, que não coube no chart, a desvalorização foi praticamente idêntica à do dólar: 34%.
A barbada do continente é a Colômbia, cuja moeda também está derretendo: o real perdeu só 4% do seu poder de compra.
O que vale a pena levar para a América do Sul? Dólar ou real?
A vantagem de levar reais é só fazer uma operação de câmbio.
Mas essa vantagem só se confirma se você encontrar fciidade para trocar o real por umacotação justa. É fácil trocar reais no Uruguai, relativamente fácil em Buenos Aires e Bariloche, e possível trocar em Santiago, Lima e Bogotá. A cotação não é boa em aeroportos e fora das capitais (incluindo Cartagena).
A vantagem de levar dólar, mesmo em mercados que trocam reais, é poder fazer câmbio com mais facilidade e maior garantia de uma boa cotação.
América do Norte
A mãe de todas as desvalorizações é a desvalorização frente ao dólar. O dólar está se valorizando contra a maioria das moedas. O tombo do real é que tem sido maior: quase 34% nos últimos seis meses.
Contra o dólar canadense e o peso mexicano, nossas perdas ficaram em 18%.
(Mas como ambas moedas desvalorizaram um pouco frente ao dólar — em torno de 13%) o dólar caro que você compra hoje vale no México ou no Canadá 13% mais do que valia há 6 meses.)
Europa
Agradeça à Grécia: graçasao embate entre o novo governo e as autoridades econômicas européias, o euro perdeu 17% do valor frente ao dólar. Desta maneira, o real acabou perdendo apenas 14% nesses seis meses, Para aproveitar, escolha os paises da zona do euro com custode vida mais baixo: Portugal, Grecia, Espanha e… Alemanha.
A libra está 22% mais cara que há 6 meses; o franco suíço, 30% (praticamente acompanhando o dólar), A Escandinávia stá se comportando mais ou menos como o euro, com alta moderada (mas os preços lá em cima são… lá em cima).
No resto da Europa o real desvalorizou um pouquinho mais que vontra o euro, mas destinos como Repúbica Tcheca, Hungria, Croácia e Turquia continuam atraentes porque os peços são menores que na Europa desenvolvida.
Mas a grande pechincha é a Rússia: o ublo vai tão mal, que perdeu 13% frente ao nosso combalidinho real.
Outras regiões
O baht tailandês, o dong vietnamita e o yuan chinês acompanharam o dólar, valorizando mais de 32%. O rand da África do Sul e o yen japonês valorizaram abaixo de 25%.
Na Oceania, o dólar australiano subiu menos que o neozelandês.
Leia mais:
- Dinheiro pra viagem: real x dólar ou euro x cartões
- 4 dicas para continuar viajando em tempos de dólar caro
- 5 toques para viajar mais barato dentro no Brasil
53 comentários
Pretendo visitar o Canadá este ano, qual é a dica? comprar dólar canadense lá ou aqui? OU comprar USD e levar para comprar lá?
Olá, Junior! Primeiro veja se consegue comprar dólar canadense a uma boa cotação. Compare com a que aparecer em https://www.oanda.com/currency/converter/ . Se a diferença for maior que 5%, pode valr a pena comprar dólar americano e trocar lá.
Sempre uso o Booking.com ,minha reserva para Lisboa já foi cobrada em reais no cartão, sem IOF,as outras por enquanto serão cobradas na moeda local na chegada,todas com desconto Genius
Estou CHOCADO! O CLP chegou hoje a 193 por Real. Estou ferrado. Preciso comprar 300.000 CLP. Boia, não tenho cartão de crédito, como me salvo dessa?
Olá, Claudio! Se está apostando em maior desvalorização do real, garanta-se comprando dólares, que manterão seu valor contra o peso chileno.
Faz parte da minha programação diária acompanhar o gráfico Euro X Reais. Mas para quem já comprou passagem nem mandinga está funcionando 🙁
Tem que chegar a R$13,00 pra lembrar os ignorantes quem colocou Dilma na regência de nosso país!
Excelente post mas eu acho que viajar ainda é uma questão de como gastar o dinheiro especialmente a questão mental. Tem várias opções para reduzir os custos como couchsurfing.com, the.bug.travel , flighfox.com dentre outras. Ir para os canias muito tradicionais(aqueles que tudo mundo vão sem pesquisar muito) é garantia de gastar mais com certeza e muitas vezes com a mesma experiência
Muito bom. Todos os posts. Parabéns!!!
Olá bóia!
Vou pra Bolívia agora dia 6 de Abril, desço em Santa Cruz de la Sierra. Sabe se lá tem cambio bom? To pensando levar Real mesmo, o que vc acha?
Abraço!
Olá, Carlos! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
O Boliviano e’ atrelado ao USD, levando BRL vc correria o risco ate’ a data da viagem.
Excelente post. Parabéns!!!
Estava com a minha viagem planejada para a Alemanha, Áustria e França no segundo semestre deste ano. Tenho acompanhado e comprado o € desde outubro de 2014, mas agora o câmbio assustou. E muito. Após algumas trocas de idéias com a minha esposa resolvemos utilizar o “Plano B : Espanha e Portugal”. Tenho encontrado bons Hoteis na Espanha por um preço muito bom. Isso tem nos deixado mais tranquilo. Utilizamos VTM e Cash. Cartão de crédito só para emergências e alguns poucos regalo. Como a palavra “Ajuste” está na moda, para nós não foi difícil de destinos. A viagem para as rotas romântica, móvel e do Reno será apenas postergada.