Guia de Trancoso
Onde comer em Trancoso
Trancoso gourmetiza qualquer viagem. Descubra os restaurantes mais tradicionais do vilarejo e os que valem por um passeio nesta seleção de onde comer em Trancoso:
A Bóia recomenda: destaques
- Históricos
- Capim Santo (natural gourmet)
- Silvana & Cia (moquecas no Quadrado)
- Barraca do Jonas (qualquer coisa + farofa de banana)
- Lugares (dos) bacanas
- Jacaré do Brasil (badalação à mesa)
- Maritaca (pizzas finas e finas massas)
- O Cacau (Bahia à mesa)
- Leves no bolso
- Rabanete (almoço a quilo)
- Lua Verde Saladeira (saladas a quilo)
- Cantinetta (italiano e pizza)
- Chimichurri (parrilla argentina)
- Vale-passeio
- Floresta (sertão do Rio da Barra, para ir em turma)
- Praia das Tartarugas (entre Rio da Barra e Taípe)
Comer em Trancoso: o que esperar
Espere, antes de mais nada, pagar caro. Assim como jantar em Capri sai mais caro do que em Milão, jantar em Trancoso pode sair mais caro do que em São Paulo, em restaurantes de qualidade equivalente.
Prepare-se também para fazer reserva: os restaurantes mais procurados lotam não apenas na temporada, como também nos fins de semana com grandes casamentos na cidade.
Se você vai passar a semana inteira em Trancoso, vale a pena programar os melhores restaurantes entre segunda e quinta — além de conseguir lugar, você vai evitar as mesas grandes (e barulhentas) de turmas de convidados.
Para economizar, a fórmula é a mesma da hospedagem: fora do Quadrado (e seus arredores imediatos) você vai achar alternativas mais palatáveis para o seu bolso.
Caso você esteja com orçamento limitado mais não aueira se afastar do Quadrado à noite, uma boa estratégia é fazer um almoço consistente numa barraca de praia (ou no ótimo quilo Rabanete) e à noite ficar pelos drinks e petiscos (ou a ótima Tapioca da Sandra, na ante-sala do Quadrado).
Da nossa lista, você vai encontrar bons preços também na saladeria Lua Verde, no italiano Cantinetta e na churrascaria à moda argentina Chimichurri.
Restaurantes na vila
Os restaurantes estão listados em ordem “geográfica”: começando pelos arredores do Quadrado, seguindo pelo lado esquerdo, terminando pelo lado direito (em sentido horário).
Cantinetta
Na rua principal (avenida Itabela), quase esquina com a rua de acesso ao Quadrado (Carlos Alberto Parracho), a Cantinetta oferece a melhor relação preço x qualidade das redondezas.
Prepara clássicos italianos — carpaccio, massas, filé com risoto — e pizzas. Os pratos do dia do almoço têm preços ainda mais camaradas.
- Cantinetta | Rua Principal, 19 | Tel (73) 3668-2043 | Instagram
Maritaca
Sucesso desde 2001, o Maritaca é a sala de jantar do who’s who de Trancoso — mas você só vai saber saber disso se for versado em coluna social.
O ambiente é bonito sem ser pretensioso ou badalativo: dá para entrar e ficar à vontade (na temporada, não esqueça de reservar). Para começar, peça uma crostata — massa crocante de pizza com sal grosso, azeite e alecrim; a versão by Roberta Sudbrack leva também calabresa.
Depois, enverede por uma das pizzas de massa fina, ou então escolha do cardápio, que oferece também massas, risotos, filé e peixe.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para Porto Seguro e outros destinos no Brasil
Lua Verde Saladeria
Para um almoço light ou uma larica saudável, a Lua Verde Saladeria é a escolha perfeita. As saladas são cobradas por quilo: você monta sua salada a partir de hortaliças, legumes, castanhas e sementes de um buffet, e complementa com o molho à sua escolha.
O açaí é natural e os sorvetes, artesanais (servidos na casquinha ou na cumbuca de coco). Fica pertinho do Quadrado (na esquina da rua de trás do Jacaré do Brasil).
Jacaré do Brasil
Na ante-sala do Quadrado, o übercharmoso Jacaré do Brasil é o epicentro da vida social de Trancoso. Habituês batem ponto, seja no lounge bar, seja no restaurante. Convidados de casamentos completam a lotação, ocupando grandes mesas. Para conseguir lugar, reserve.
O cardápio é não-baiano, com ênfase em comfort food (bife à milanesa com gnocchi ao sugo; ojo de bife com fritas e chimichurri; fettuccine ao ragú de fraldinha; burger de costela com aioli e fritas), complementado por algumas opções saudáveis ou exóticas (beterraba assada com rúcula e coalhada; vermelho grelhado com tabule; mix de arrozes com camarão e polvo ao curry).
Na inevitável espera no bar, experimente as canoinhas de grana padano. Prepare-se para uma conta 5 estrelas.
Capim Santo
O Capim Santo é uma instituição de Trancoso: um negócio remanescente da era hippie (abriu em 1984) que chegou próspero à era chic — e ainda por cima com filiais em São Paulo e Rio de Janeiro.
A essência do restaurante aberto em 1984 por Sandra Marques e Fernando Leite (pais da chef Morena Leite, que comanda as filiais fora da Bahia) permanece intacta: o Capim Santo já era natural, orgânico e aberto a influências exóticas antes disso virar a norma.
A erva que batiza o restaurante é celebrada na batidinha de entrada, no prato mais pedido (camarões no curry thai com leite de coco, capim-santo e manjericão, servido com legumes) e no brigadeiro que vem com o café.
Entre outras ótimas pedidas, há o badejo com crosta de azeitonas pretas e leito de espinafre, servido com arroz integral, e o spaghetti ao alho, óleo, camarão e pimenta dedo-de-moça. Reserve: o restaurante não é grande e é bastante concorrido.
Mala de bordo nas medidas certas
Rabanete
Um quilo no Quadrado? Desde o tempo em que se chamava A Portinha, o Rabanete atende quem procura um almoço de qualidade com preço justo.
As comidas quentes são preparadas no fogão a lenha. Há saladas sortidas e boas sobremesas. O cardápio é temático: a cada dia há uma série de pratos típicos de determinada cozinha (mineira, italiana, árabe, baiana…). Abre até as 18h.
Chimichurri
Aberto no verão 2018, o Chimichurri faz churrasco à moda argentina: na grelha, sem espeto.
Comece com uma provoleta, depois continue com seu corte preferido (tem bife de chorizo, asado de tira, picanha…) ou, se estiver acompanhado, engrene numa parillada (seqüência com cortes e acompanhamentos) para 2 ou 4 pessoas. Também faz polvo e lagosta na grelha.
Gino
Restaurante da pousada de luxo Casa La Torre, o Gino tem as mesas mais românticas do Quadrado, iluminadas por velas, num ponto de pouco movimento.
A cozinha é italiana: massas frescas (ravióli de camarão e castanha de caju; tortelli de lagosta, tomatinho e rúcula), peixe e carne acompanhados por risotos (atum na grelha com redução de balsâmico e morango, acompanhado de risoto de aspargo; filé ao vinho tinto e presunto cru servido com risoto de parmesão). De sobremesa, tiramisú.
O Cacau
Baiana de Salvador, Dora Miranda vive em Trancoso desde o início dos anos 80. Em 1999, abriu O Cacau, num avarandado rodeado de verde próximo à igrejinha do Quadrado.
O cardápio é variado, mas os carros-chefe têm sotaque baiano: os mini-acarajés de entrada (tem que pedir!), o bobó de camarão e as moquecas. O Peixe do Cacau tem um toque japonês: filé de badejo com creme de wasabi e legumes. Para carnívoros há filés e escondidinhos.
É um dos points do circuito casamenteiro — ligue para reservar (e para evitar ir num dia que esteja fechado para evento).
Silvana & Cia.
Nenhum restaurante é tão antigo no pedaço: o Silvana & Cia. há quase 40 anos monta suas mesas sob a copa de uma frondosa amendoeira no Quadrado. Silvana é nativa e detém a receita das moquecas mais famosas de Trancoso.
A maioria dos pratos serve duas pessoas, mas há uma seção com pratos individuais. É um lugar especial para aquele almoço tardio ou jantar adiantado, com direito a acompanhar a pelada ao cair da tarde e o acender das luzinhas no Quadrado.
- Silvana & Cia. | Quadrado (lado direito de quem olha para o mar) | Tel (73) 99194-6523 | Fecha domingo | Instagram
Uxuá Quadrado
Assim como o hotel, o restaurante Uxuá faz o possível para não destoar da paisagem do Quadrado. No entanto, os preços — sobretudo dos vinhos — entregam: este é o restaurante do hotel mais caro do pedaço.
A cozinha é inventiva, e oferece pratos autorais (como o cuscus marroquino com beterraba e ceviche) ou raros de achar por aí (fideuá, a ‘paella’ de macarrão cabelo de anjo com frutos do mar).
O arroz de polvo vem coberto por suculentos tentáculos de polvo; o peixe defumado com espaguete de pupunha é uma boa opção light. Sempre tem algum prato vegetariano, como o risoto de beterraba com queijo de búfala e emulsão de wasabi. Reserve.
Encontre sua pousada em Trancoso
Restaurantes nas praias e na mata
Os restaurantes estão listados por ordem geográfica: de norte para o sul.
Praia das Tartarugas (entre Rio da Barra e Taípe)
Instalado dentro do condomínio Terravista (junto ao futuro hotel Txai Trancoso), o Praia das Tartarugas é um restaurante-camarote — nos dois sentidos da palavra.
Para começar, é camarote no sentido de mirante panorâmico: as mesas estão montadas em quiosques no alto da falésia, com vista deslumbrante para as praias semi-desertas entre o Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Um túnel (onde foi instalado um plano inclinado) leva até a praia, que funciona como camarote no segundo sentido — o de lugar exclusivo.
Delimitado por grandes pedras à direita e à esquerda, o trecho de praia é praticamente privativo: uma reserva aqui garante um dia de praia num cercadinho ainda mais vip que os bares da Estrela d’Água, Villas de Trancoso ou Uxuá. Você escolhe seu almoço ao chegar, então desce para a praia e sobe para o restaurante na hora marcada.
Na praia há bar montado e servem petiscos (ceviche, dadinhos de tapioca, lula à dorê). No cardápio do restaurante tem polvo com abóbora; spaghetti de manteiga de camarão; picadinho; moqueca de peixe e camarão ou vegetariana.
A consumação mínima começa em R$ 150 por pessoa. É preciso ter reserva confirmada para passar pela guarita.
- Praia das Tartarugas | Condomínio Terravista, entre a praia do Rio da Barra e o Club Med | Tel (73) 99808-0339 | Instagram
Floresta (sertão do Rio da Barra)
Em 2005, Fernando Droghetti deixou o mundo corporativo em São Paulo para ditar moda em Trancoso. Já teve loja de decoração e duas pousadas; é o dono do concorrido restaurante Jacaré do Brasil.
No verão de 2019 abriu mais um ímã para o grand monde de Trancoso: um restaurante cenográfico, instalado em meio a um seringal. Atendendo apenas com reserva prévia, o Floresta espalha entre as árvores tendas estilosas, com mesas comunitárias para acomodar turmas de amigos.
A comida é caseira, feita no fogão a lenha por dona Jandira, cozinheira de Droghetti há 20 anos: um prato único a cada dia (informado na reserva), com um pequeno buffet de acompanhamentos e sobremesas.
Vá se você puder levar seus amigos para passar uma tarde brincando de safári numa das tendas. Caso você use o lugar apenas para almoçar, provavelmente vai achar que a distância (7 km em estrada de terra) e o preço (R$ 180 por pessoa, bebidas e gorjeta excluídas) não compensam.
Organizador de eletrônicos para viagem
Barraca do Jonas (Praia dos Coqueiros)
Barracas de praia podem ser sinônimos de peixe e frutos do mar frescos, petiscos, caipiroska. A Barraca do Jonas (a mais tradicional da Praia dos Coqueiros) é sinônimo de tudo isso e algo mais: a farofa de banana mais cobiçada da região.
Mesmo se você for passar o dia em outro ponto da praia — ou na vizinha Praia do Rio Verde — vale a pena aparecer no Jonas para almoçar.
Silvana & Cia. Praia (Praia dos Coqueiros)
Desde 2014 o restaurante mais antigo do Quadrado tem uma barraca na Praia dos Coqueiros: o Silvana & Cia. Praia. Dá para almoçar em mesas pé na areia, sob guarda-sol, ou no interior (super-arrumadinho) da barraca.
As famosas moquecas estão no cardápio, mas na beira do mar funcionam melhor pratos como os camarões empanados em farinha de tapioca ou o peixe na folha de bananeira (além, claro, de todos os clássicos petiscos de botequim).
- Silvana & Cia. Praia | Praia dos Coqueiros | Tel (73) 99194-6523 | Site
Calá & Divino (Praia do Espelho)
Se você quiser terminar o seu dia na praia do Espelho com uma moqueca inesquecível, dirija-se ao canto direito da praia. Ali, no restaurante de praia da pousada Calá & Divino entregue-se ao talento de Dona Neide, cujas moquecas, bobó e polvo provocam uma romaria entre os bacanas que moram no Outeiro das Brisas.
- Calá & Divino | Praia do Espelho | Tel 1(73) 99981-9500 | Site
2 comentários
Olá! A Barraca do Jonas também estava fechada quando estive lá.
Para informá-los, o Restaurante da Silvinha no Espelho fechou. Fui reservar e ela me informou. Convém retirar das dicas do VnV infelizmente…
Daniel