Guia da Toscana
Toscana
Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença
Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano
Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra
Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia
Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui a Toscana)
50 hotéis no interior da Toscana comentados pelos leitores
Como é o hotel Laticastelli, em Rapollano Terme
60 hotéis em Florença comentados pelos leitores
Torre de Pisa: como chegar, como subir, com que destinos combinar
Assis, um pit-stop redondinho de trem entre Roma e Florença
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia
Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)
Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo
Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias
Como montar sua viagem à Europa
Europa: quantos dias em cada lugar?
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Trem na Europa: tudo o que você precisa saber
Como comprar a passagem aérea certa para a Europa
Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito
Não perca dinheiro no câmbio
251 comentários
Oi Bóia
Seu blog está sendo ótimo para meu planejamento de viagem,ótimas dicas.
Vamos para Italia meado de Abril. pode nos informar sobre as temperaturas/clima nesta época para a região de Roma e Toscana?
Olá, Karin! Ainda estará frio. Mínimas podem resvalar abaixo dos 10ºC e máximas de 18ºC nos dias mais quentes.
Olá
Estou com passagens aéreas compradas e montando um roteiro ir a Italia entre 19 de outubro e 09 de novembro de 2024, chegando em Milão, Verona, passada rápida de dois dias pelas Dolomitas apenas para ter uma visão geral, Veneza, um dia Bolonha (28/10), Florença/Toscana e Roma.
No roteiro atual, Florença e o countryside da Toscana (Siena, Val D’Orcia, Pienza, Montepulciano, Moterrigioni e San Giminiano) estão entre 29 de outubro e 04 de novembro.
Sei que há o feriado de 1º de novembro, que será em uma sexta-feira, ocasionando fluxo de moradores locais em férias. Já li que depois do feriado, o interior da Toscana fica mais “morto” ou “parado”. Por outro lado, tenho receio que durante o feriado e final de semana a cidade de Florença ou Pisa fiquem com passeios prejudicados ou eu não tenha contato com a cidade “viva”.
Não queria que a estaria em Florença ficasse com impressão de um local “apagado” ou “morto” pelo feriado, e nem que o interior da Toscana esteja com cidades fechadas ou “fantasma” depois do feriado ou no final de semana do 1º de novembro em diante.
Enfim, minha dúvida é qual das alternativas abaixo seria “melhor”:
(1) Florença/Pisa primeiro, de 29/10 até 31/10. No dia 1º de novembro (sexta-feira, feriado), sair pela Via Chiantigiana até Siena. Em 02/11 e 03/11 (sábado e domingo pós feriado), tour em Siena e Val D’Ocia. Na segunda-feira, dia 04 de novembro pós-feriado, passar por Monterrigioni e San Giminiano com retorno a Florença, apenas para pernoitar e então ir a Roma de trem.
(2) Siena/Coutryside primeiro, saindo em 29/10 pela Via Chiantigiana, 30/10 e 31/30 conhecer Siena e Val D’Orcia indo até Montepulciano; no outro dia, a viagem a Monterrigioni e San Giminiano em 1º de novembro (feriado na sexta-feira), voltando a Florença para ficar na cidade e conhecer Pisa, do sábado e até 04 de novembro.
(3) pequena alteração, também fazendo Siena/Countryside primeiro, mas saindo em 29/10 pela Via Chantigiana e ir nesse mesmo dia a Monterrigioni e San Giminiano, indo pernoitar em Siena. Então, tour pela cidade de Siena em 30/10. Em 31/10, conhecer o Val D’Orcia e ir até Motepulciano. Retornar a Florença em 1º de novembro (feriado) pela manhã, e fazer Florença e Pisa entre 1º/11 e 04/11, para ir a Roma em 05/11. Nesse caso, ganho um dia em Florença ou Roma, ou posso acrescentar outra parte do interior da Toscana, já que uni San Giminiano e Monterrigioni no primeiro dia.
(4) mudar o itinerário da viagem para que o interior da Toscana não fique no dia 1º de novembro.
Obrigado e desculpe a mensagem longa.
Olá, Fernando! Desculpe mas é impossível analisar roteiros individuais com esse nível de detalhe, o trabalho é o mesmo de fazer um novo roteiro. A gente faz os roteiros básicos para serem consultados e adaptados. Florença nunca estará morta.
Supondo que você vai estar de carro, porque não faz um roteiro circular? Florença – Pisa – San Gimignano – Siena – Val d´Orcia – Florença. Ou o contrário: saia de Florença e vá até Pienza ou Montepulciano, depois vá a Siena, San Gimignano, Pisa e de volta a Florença. Estive na região há uns anos e usei um B&B perto de Siena como base para não ter que ficar trocando de hotel. É uma opção mas, indo de novo, consideraria usar bases distintas, porque as distâncias na região não são longas, mas as estradas são de pista simples e sinuosas. Em todo caso, o B&B que usamos é o Chiani B&B Design, em Vitignano (www.chiantibbdesign.it), e gostamos muito!
Bóia, irei para Itália em Junho/24 e pretendo Chegar em Milão ..02 noites … conhecer Veneza 2 noites….. seguir Florença passar mais 02 noites, e posteriormente conhecer a Toscana de carro uns 04 dias ….. terminar em Siena, e de Siena seguir de carro para Roma ficando mais 04 dias Minha dúvida quais cidades conhecer na Toscana entre tantas e se os 04 dias seriam suficientes para essa região? Outra questão essa logística está fazendo sentido?
Olá, Mauro!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/roteiros-italia/
Se você gosta de vinho, Montepulciano e Montalcino (se não gosta, também vale a pena…rs). Nessa região você também tem muitas termas. Não precisa ficar hospedado nos hotéis. Dá para marcar tipo day spa e passar uma bela tarde de relaxamento. San Gimignano e Volterra também são ótimos lugares (Volterra tem ruínas romanas). As cidadezinhas da região de Chianti são quase todas legais. Você pode ir de Florença a Siena pela autoestrada ou pode ir pelo meio do Chianti.
Bom dia!
Vou para Toscana e alugaremos um carro. Precisa de PID para dirigir na Itália?
Obrigada
Olá, Celeste! Uma ou outra locadora pode pedir. E é sempre bom ter caso haja algum entrevero com a polícia rodoviária.
Boa noite Boia! Vou pra Italia em outubro e vou ficar 4 dias na costa Amalfitana, 2 em Veneza, 2 em Milao e 3 em Florenca. Estou na duvida no que fazer em Florenca. Estou pensando em ficar 1 dia passeando pela cidade e estou na duvida se vou vou apenas um dia para conhecer a Toscana e no outro vou pra Cinque Terre, ou se vou 2 dias para a Toscana. O que voce me sugere? Obrigada
Olá, Goiovana! Outubro já está tarde para litoral, e costuma ser chuvoso em Cinque Terre.
Olá Boia, o link para acessar a página com as 20 vinícolas para visitar na toscana não está direcionando, poderias verificar ou me mandar por gentileza? Muito obrigada, excelente conteúdo
Olá, Ariana! Infelizmente era um conteúdo externo que não estava mais publicado. Obrigada por avisar, retirei o link desta página.
Boa tarde boia, alguma sugestão de vinícola para conjugar visitação e almoço no Chianti? Estaremos com crianças e idosos no grupo. Att.
Olá, Bruno! Badia a Coltibuono. Reserve.
Oi. Gostaria de saber se o guarda volume precisa de reserva, e se indica algum site para reserva em Verona. Obrigada.
Olá, Rafaela! Os guarda-volumes de estação de trem não precisam de reserva. Tem um na estação de Verona.
Olá Boia,
Estaremos 9 dias na Toscana, sendo 3 em Florença ( que já conhecemos mas sempre devemos valtar) e outros de carro. Inicialmente reservamos um agriturismo nos arredores de Siena (4 noites) e um último em San Gimignano.
A dúvida ;e usarmos Siena como base para conhecermos Arezzo, Montalcino, e as múltiplas outras cidades…ou recomenda ir mudando, levando de hotel sempre que chegarmos. A vantagem é a economia de tempo, mas tem-se o risco das malas (poucas) e entradas e saídas…E neste caso onde recomenda ficar?
Abs,
Marcelo
`
Olá, Marcelo! Hospedando-se fora de Siena você consegue visitar de carro sem maiores problemas (apenas estacione nos bolsões nas entradas das cidades para não ser multado).
Oi Ricardo, socorro! Preciso de ajuda para o roteiro, por favor.
Vou chegar a Roma no dia 29 de dezembro. Qual a sugestão para a festa de Reveillon? Pensei em ficar 3 dias em Roma, 2 em Florença e 2 na Toscana. O que você acha? E, seria melhor alugar carro ou passear só de trem. Agradeço desde já.
Olá, Sandra! Quem responde é A Bóia. Não espere muito do Réveillon na Europa. A gente recomenda fazer compras gostosas no mercado mais cedo e fazer uma ceia no quarto. Nenhum jantar vale o que cobram.
Veja nossos roteiros da Itália:
https://wwww.viajenaviagem.com/roteiros-italia/