Toscana

Guia da Toscana

Toscana

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui a Toscana)

Onde ficar na Toscana

50 hotéis no interior da Toscana comentados pelos leitores

Como é o hotel Laticastelli, em Rapollano Terme

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Torre de Pisa: como chegar, como subir, com que destinos combinar

Assis, um pit-stop redondinho de trem entre Roma e Florença

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    251 comentários

    Oi Bóia (queria ver vc, pois não imagino uma “bóia” respondendo as dúvidas dos leitores… o.O)
    Bem… vamos estar pela Itália em Setembro… pela Toscana de novo, de carro, pois não dá pra fazer Toscana sem carro.
    Dúvida: existe algum APP específico de “ZTL’s”?
    Pq sempre ficamos nas neuras pensando nas tão temidas multas.
    E… comprar os trechos dos trens, realmente vale a pena antes pelo “thetrainline”? a economia vale a pena?
    Bjos e obrigada…

      Olá, Ma! ZTLs são um inferno, porque muitas estão ativas em determinados períodos (horários ou dias) e desativadas em outros. O Waze supostamente dá conta das ZTLs, mas não é 100% garantido. O que é garantido é não entrar no centro histórico das cidades.

      Trens regionais podem ser comprados na estação, mas você vai ter que se entender com a máquina e vai perder tempo para comprar a passagem.

      Comprar passagens em trens de alta velocidade, com reserva compulsória de lugar, é essencial que seja feito com antecedência para garantir o menor preço possível e lugar no horário que você deseja. O Trainline mostra todas as opções, senão você precisa ver nos site da Trenitalia e da Italo.

    Olá! Vou de Roma à Florença de carro! Saindo bem cedo de Roma e programado a entrega do carro por volta das 20:00 horas, é possível fazer um passeio legal pela Toscana? Obrigado!

      Olá, Adriano! Você pode escolher um ou dois pontos de parada. Vai pegar estrada pra caramba antes de chegar à Toscana. O passeio nâo substitui uma viagem à Toscana. Alugue o carro na vépsera, você vai perder pelo menos uma hora para retirar o carro na locadora e você não dispõe desse tempo no dia da viagem. Esconda toda a sua bagagem no porta-malas, não deixe documentos nem dinheiro no carro, estacione em esacionamentos fechados com o porta-malas voltado para a parede ou muro.

    Olá! Por mais que navegue pelo site e veja as excelentes dicas, ainda não estou seguro para montar o meu roteiro. Indo para Roma (já conheço e não quero visitar novamente) no dia 20 de março e passando 17 dias, queria um roteiro pela Toscana de carro e depois para a Costa Almafitana de trem, barco etc. Tudo sem pressa pois a esposa quer descansar. É pedir muito? Gratíssimo.

      Olá, Vicente! Infelizmente não temos como desenhar roteiros personalizados, ou não faríamos outra coisa. Em março/abril não é recomendável ir à Costa Amalfitana. Estará frio, nublado e levemente deprê.

      Baseie-se no nosso roteiro pronto para fazer o seu:
      https://www.viajenaviagem.com/roteiros-italia/

    Oi Ricardo
    É possível comprar passagem só de ida para pisa e Luca, dormir em uma delas e de lá passar 1 dia em cinque terre? Qual o melhor meio carro, ônibus ou trem?
    Vc acha viável fazer Assis (1 dia), com base em Siena (objetivo é reduzir o tempo de deslocamento…..como no caso de Florença-Assis que demora 2h30? Qual o melhor meio carro, ônibus ou trem?

      Olá, Mônica! Dá 45 minutos de trem de Pisa Centrale a La Spezia. O seu dia em Cinque Terre fica um pouco mais curto com esse deslocamento. Valeria mais a pena dormir já em La Spezia.

    Penso em fazer, de carro e saindo de Florença, cortona, montalcino e nontepuchiano. Vale?

      Olá, Joana! O Val d’Orcia é mais perto de Siena. De Florença você leva duas horas para chegar até lá (ou voltar de lá). Sem contar que entrar e sair de Florença de carro é complicado e sujeito a multas.

      Recomendamos fazer passeios ao Val d’Orcia quando você estiver baseada em Siena.

      Os melhores bate-voltas a partir de Florença são os que você pode fazer de trem ou ônibus. Estar de carro em Florença é furada. Alugue só ao sair da cidade.

      https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

    Gostaria de um roteiro pela Itália de 23 dias no mes de julho a agosto.

    Olá, Boia! Vi alguma indicação sua de não alugar carro na Toscana em janeiro. Irei com meu marido nesse mês e estou pensando em um roteiro de trem/ônibus assim: 3 dias com base em Florença, sendo um para bate e volta a Pisa e Lucca, 2 dias com base em Siena sendo um para visitar Montepulciano, Pienza e Montalcino de ônibus, e 3 dias em Roma, retornando ao Brasil no 4o dia. Acha factível? Vale a pena? Já conheço Roma e Florença (meu marido não) e eu gostaria de conhecer as cidadezinhas da Toscana. Ele só pode tirar férias em janeiro e julho, e julho acho impraticável pelo calor. Na Toscana não tem alguns tours que poderíamos fazer facilitando o transporte? Obrigada!

      Olá, Ana Luisa! Para visitar cidades pequenas, julho é muito melhor que janeiro. É bastante complicado visitar as cidadezinhas do Val d’Orcia de ônibus, há poucos horários e as cidades que normalmente queremos visitar não fazem parte da mesma linha. Em janeiro, atenha-se às cidades grandes e de porte médio.

    Ola Ricardo.
    Vc tem sido meu referencial para viagens pelo mundo.
    Estou com minha passagem pra Firenze comprada pra janeiro de 2020. Adoraria ver a neve, onde vc me sugere ir? Vale apena alugar um carro?
    Pensei em vale d aosta , sera q vale a pena? Tem algo Mais proximo?
    Att Adriana

      Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia. Carro, neve e estrada de montanha é uma combinação complicada para quem não tem experiência em dirigir com correntes nos pneus e gelo na pista. Trem e ônibus são as melhores opções.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito