Guia de Torres del Paine
Torres del Paine, dia 1: Estância Cerro Guido e Lago Sarmiento
A convite do novíssimo hotel Tierra Patagonia, enviamos a querida trip Lu Malheiros — que vocês conhecem tanto do ótimo Dividindo a bagagem quanto das orientações precisas das caixas de comentários aqui do VnV — para nos contar sobre a hospedagem e as atividades. Seu relato tem ainda mais valor porque a viagem foi feita depois da reabertura do parque nacional de Torres del Paine, que esteve fechado por causa de um incêndio florestal. Acompanhe as aventuras da Lu em quatro episódios. (Riq)
Texto e fotos | Lu Malheiros, enviada especial
Os passeios oferecidos pelo Tierra Patagonia são definidos no mesmo esquema do Tierra Atacama. Um ou dois guias fazem uma reunião com os hóspedes e apresentam os passeios que serão oferecidos no dia seguinte. É possível fazer dois passeios de meio dia ou um passeio de dia inteiro.
Como chegamos de madrugada, não discutimos nosso primeiro passeio, uma visita à Estância Cerro Guido. Na verdade, ninguém reclamou, pois estávamos cansados pelas muitas horas de viagem (do check-in em Guarulhos até a porta do hotel foram 18h) e um programa light veio a calhar.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
O passeio serviu de introdução à paisagem da Patagônia chilena. Foi agradável caminhar pela estância, ver as casas dos funcionários, conhecer o lugar de tosquia das ovelhas — pena que era domingo e não havia ninguém trabalhando – e fazer um carinho nos cavalos.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Almoçamos tranquilamente no restaurante da estância. Para os vegetarianos ou para os que não comem carne de cordeiro havia a opção de um “hambúrguer de quinoa” que estava bastante saboroso, apesar do aspecto sem graça.
Mala de bordo nas medidas certas
Descobri que a Estância também possui um simpático Lodge com 15 quartos.
Retornando ao Tierra Patagonia, decidimos caminhar até o lago Sarmiento, de onde se tem uma bela vista do Maciço Paine e do próprio hotel. Não fizemos o passeio chamado de Sarmiento Secreto mas vimos, na margem, algumas formações rochosas que são características do lago. Lindas!
Ficou combinado que o passeio do dia seguinte seria uma viagem de barco até o Glaciar Serrano.
Arranjando fôlego para caminhar até a base das Torres, Lu?
Viagem a convite do Tierra Patagonia.
39 comentários
Lindo Lu. Me deixou com saudade…
Flora,
Mal voltei e já estou pensando quando poderei voltar! 😉
Lu, que viagem linda! Só de olhar as fotos, a gente já descansa…
Aguardo os próximos posts!
Wanessa,
Essa viagem foi muito especial. Espero que vocês gostem do relato!
Ou, que paisagens lindas e que fotos !!! Parabéns pelo conjunto da obra 😉
Obrigada, querida! 😉
Riq,
Muito obrigada pelo cuidadosa edição de fotos e texto. Espero não ter te dado muito trabalho 😳
O Dividindo a Bagagem mudou de endereço. Agora ele é dividindoabagagem ponto com
Bjs
Oi Lu, vou ler cada letra do seu post, dá umas dicas sobre todos os passeios, valores, comidas etc., to fazendo roteiro para chegar lá, em novembro. Será uma boa época?, Penso fazer Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, Ushuaia. Pode me dizer se é um bom roteiro. Sorte e sucesso.
Iza,
Acho que vou te decepcionar quanto aos valores de passeios e alimentação 😳 Fiquei no Tierra Patagonia e o pacote deles inclui todas as refeições e passeios.
De qualquer forma, acho que o meu relato pode de ajudar a selecionar os passeios que mais te interessam.
Novembro é uma boa época para conhecer a região. Segundo meu guia, melhor mesmo que janeiro/fevereiro, pois há menos gente nas trilhas.
O Riq tem um post https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/ em que sugere combinar El Calafate + Puerto Natales. Dê uma olhada.
Lu, obrigada pela indicação, vou pesquisar.
Parabéns Lu,
Lindo passeio, lindas imagens. É o vinho, como eram nas Estância?
Aguardando o próximo capítulo!!!!
Gustavo,
Obrigada 🙂
A maioria das estâncias da região são de criação de ovelhas. Se entendi bem, próximo a Torres del Paine não há vinícolas. Por outro lado, o hotel servia um excelente vinho Matetic (produzido no Vale do Rosário, perto de Santiago) muito bom!
O Lago Sarmiento foi o mais bonito que vi quando estive em TdP. Não sei se é sempre assim, mas quando fomos estava num tom azul turquesa absolutamente impressionante.
Marcio Antonio,
Além da cor, o lago Sarmiento tem um entorno lindo! Não me cansava de olhar para ele…
Lu, aquela margem branca no Lago Sarmiento é depósito de calcário? Eu lembro de ter lido algo parecido; na Laguna Amarga, por outro lado, que eu me lembre, a margem é cheia de um micro-organismo que forma uma esponjinha, o guia recomendava nem chegar perto da margem para não acabar pisando nos bichinhos…
Muito bacana. Estou aguardando ansiosamente os próximos posts !
Helder,
Gostei muito da viagem! Espero que os posts reflitam isso!
Oi Lu, parabéns pela escolha e pelos relatos!!
Obrigada! 🙂
Que fotos!!! Parabéns, Lu!!!
Merél,
Obrigada!
As fotos são lindas, pois o lugar é maravilhoso! Pareço uma melhor fotógrafa do que sou, pois o Riq fez uma bela seleção e escolheu os melhores enquadramentos. 😉