De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn 1

Guia da Suíça

De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Top da Europa — o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

glacier express

Suíça de trem

30 roteiros de 2 a 8 dias prontos para usar, com ou sem Swiss Pass

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra).

Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique.

O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito
O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen
Baldeação em Lauterbrunnen
O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg
O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch.

A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel
Parada no túnel
Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o “pé do monte Jungfrau”), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é — dizem, não tive tempo para dar um rolê — o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne…

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Grindelwald
    Entre Grindelwald e Interlaken
    Entre Grindelwald e Interlaken
    Entre Grindelwald e Interlaken

    Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

    Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 40,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

    O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    Leia mais:

    362 comentários

    Ola pessoal!
    Estarei em Lucerna nos dias 24 e 25/9 e pretendo fazer o passeio a Jungfrau no dia 25. Estarei de carro, entao sairei bem cedo de Lucerna rumo a Interlaken. No entanto, achei caro o valor dos ingressos (190 CHF/pessoa no site oficial). O valor e esse mesmo?
    Como terei que ir para Lugano ainda no dia 25, acham que consigo fazer o passeio na boa?
    Qual seria a forma ideal com o objetivo de otimizar custo e tempo?

    Desde já obrigado a todos!
    Marcos

      Olá, Marcos! O valor é esse mesmo; há desconto para quem tem o SwissPass, que não é o seu caso.

      De Interlaken a Lugano são 200 km, ou duas horas e meia de carro. Não recomendamos depois de um dia inteiro pela Jungfraubahn, que é supercansativo. Você chegaria exausto e tarde demais a Lugano.

      Marcos, ao invés de ir pra Lugano no mesmo dia, durma em Interlaken e depois vá pelas passagens alpinas de Grimsel e Novena, um roteiro imperdível de carro pelas montanhas (mas sem graça/tenso à noite).

    Um passeio que recomendo pra quem estiver em Interlaken no verão é Aareschlucht (garganta do rio Aare). É uma espécie de cânion. Muito lindoooo! Aliás, na Suiça, onde não é? Hehe

    Olá Bóia.
    A gente começou a se falar, neste mesmo post, logo acima, dia 13 de setembro, e você perguntou que horas eu chegava em Zurique, enfim, … meu computador deu pane dia 14 e só hoje regularizei. Vocês deram seguimento a minha dúvida sobre me basear em Berna ?
    Obrigado !

      Olá, Rodinei! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo! Aguarde dicas dos leitores 😉

    Olá amigos.
    Está acontecendo algo estranho. Respondi ao seu questionamento mas o texto não aparece pra mim como respondido. Aparece para vocês ? Vou contatar meu provedor, talvez seja isso.

    Olá BOIA e RICARDO
    Após ler quase todas as publicações de vocês sobre a Suíça, os prós e os contras,receber cordialmente as respostas para algumas dúvidas gostaria de pedir a vossa opinião se o que planejei para três dias é coerente. Eu e minha esposa em Junho iremos gastar estes três últimos dias de férias (integrais)na Suíça e ela tem um desejo enorme de fazer o Jungfraubahn. Chegaremos ao aeroporto de Zurique muito tarde, e os trens para Interlaken, onde eu queria me basear, finalizará seus horários antes de nossa chegada. Contudo ainda terei horários de trens para Berna. Desta forma pretendo me basear em Berna.
    No 1o. dia iremos fazer o Top of Europe e na descida perder um tempo conhecendo Grindelwald e retornando a Berna no final;
    No 2o. dia iremos para Lucerna, passear pela cidade, pegar um vapor pelo lago + trem ou teleférico até o Monte Pilatus;
    No 3o. e último dia, ficar descansando em Berna para pegar o voo de volta ao Rio no dia seguinte pela manhã.
    Uma outra opção seria ficar o 2o. dia em Interlaken passeando por lá inclusive pegando o funiculare até o Harder Kulm e deixar Lucerna para o 3o. dia, e , descansar só no vôo de volta.
    Peço a opinião de vocês e aceito sugestões. Desde já deixo minha gratidão por toda a atenção dispensada durante este tempo. E informo que estou, em retribuição, utilizando os serviços de seus patrocinadores, como a Mondial seguradora e a Gol em vôos internos. Desculpe-me pelo texto longo e obrigado.

      Olá, se não atrasar ele chega as 21:55 h. Mas ainda tem imigração, bagagem, você sabe. É um voo da British airways da Turquia com conexão em Londres. Acho que chega no Terminal 5. No site da Sbb se perder o trem das 22:43 que chega meia noite e alguma coisa, o próximo só chegará em Interlaken ost pela manhã.

      Eu escolheria uma acomodação só (em Bern) para não perder tempo com deslocamentos. Faria os bate-e-volta desde lá.

      Lembre-se de checar a previsão do tempo. Se tiver nuvens baixas e densas previstas o dia inteiro, é fria subir ao Jungfraujoch, e melhor se concentrar nas partes mais baixas do vale.

    Olá, você sabe me informar se com o Global pass do Eurail eu tenho esses mesmo descontos do Swiss Pass? Obrigada.

      Olá, Gabrielle! Os passes Eurail não são válidos nos trechos das ferrovias particulares suíças. Dão apenas 25% de desconto (mesmo em alguns trechos que os portadores de Swiss Pass fazem de graça).

      Eurail não vale a pena, sempre é melhor comprar ponto a ponto com antecedência. Swiss Pass pode valer dependendo do seu roteiro pela Suíça.

      Leia:
      https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

    Olá.
    Em 17 de junho de 2013 vou estar chegando em Interlaken para fazer o passeio pela Jungfraubahn ao Top of Europe. Vocês podem me informar se consigo comprar os bilhetes no dia ou se é melhor reservar pelo site deles com antecedência ?. É que não gostariamos de ficar amarrrados em uma data a fim de termos alternativas.
    Desde já grato pela informação
    RODINEI

    Olá, Ricardo! No final de setembro vamos eu minha mulher visitar nosso filho que está estudando em Grenoble. Lá já alugamos um carro para visitar as redondezas e após nós dois vamos passear na Suiça antes de seguirmos para Heidelberg, Strassbourg (devolução do carro) e Paris. Reservamos três noites em Interlaken, mas estamos pensando em ficar mais uma noite.
    A idéia é passear até a região de Grindewald, Wengen, etc (1 dia), um dia de barco em algum dos lagos (vale a pena?) e outro, se pegássemos també uma passe, ir até Luzern ou passear de carro na região (Thun em um lado e Brienz no outro). Grandes e várias dúvidas. O que você recomenda? Comprar o passe de 4 dias e fazer estes passeios de trem, ou não comprar passe nenhum e fazer os passeios de carro (é transitável carro em outubro até a região de Wengen? é fácil estacionar) Vc sabe se vale a pena um passeio de barco pelos lagos? Comprando passe pelo RailEurope dá direito à empresa “Die Zentralbahn”? O que vc recomenda e pode nos ajudar?
    Obrigado.
    Fernando

      Olá, Fernando! Quem responde é A Bóia. Se você já estará de carro alugado, tente fazer o que der de carro mesmo. Passeios lacustres são encantadores e permitem que você aprecie a paisagem sob outra perspectiva.

      Oi Bóia, obrigado. Vc sabe se de carro chego nestas regiões (Grinewald, Wengen, etc)?

      Olá,

      Gostaria de saber se chega carro em Wengen em novembro? Aluguei um carro e gostaria de dormir uma noite nesta cidade maravilhosamente linda. Att

      Olá, Thiago! Wengen é uma cidade sem carros. Você vai precisar deixar o carro em Lauterbrunnen e seguir de trem. Há um estacionamento na estação.

    De trem demora um dia inteiro com as conexoes. De carro pode ser mais rápido se as estradas não estiverem afetadas pela neve, levando umas 5h de direção + paradas.

    Via Anency Geneve e Bern. Compre um bilhete até Geneve pela SNCF e outro para Interlaken desde Geneve. Deve sair mais barato (simule)

    Interlaken é um “hub” de atividades na região de Bernese Oberland, você facilmente preenche sua agneda sem pressa ou correria

    Eu pararia em Lausanne, mas de trem dificilmente vc terá tempo ou disposição para mais uma parada.

    Algumas lojas e serviços como bancos e correios fecham, mas de resto a cidade continua funcionando normlamente.

    Sim, isso é fácil (com uma conexão em Bern).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito