Guia da Suíça
Golden Pass Line, parte 1: de Montreux a Interlaken
Pronto. Vamos pegar o primeiro trem panorâmico desta viagem, usando a Golden Pass Line. Prometo que ao fim da série você e eu estaremos formados e pós-graduados no assunto.
A primeira surpresa que a gente tem quando começa a estudar os trens na Suíça é que grande parte das rotas panorâmicas funcionam como rotas regulares, usadas no dia a dia pelos suíços.
Sempre que a rota panorâmica ligar duas cidades ou vilarejos, será servida principalmente por trens regionais convencionais.
Alguns horários oferecerão vagões vips com janelas maiores na primeira classe (e talvez exijam reserva compulsória) ou até mesmo trens inteiros voltados exclusivamente para turistas (como acontece com o Glacier Express e o Bernina Express).
Mas a regra básica é: se unir duas cidades onde more gente, haverá muitos horários convencionais, em que você pode comprar passagem na bilheteria ou subir com o seu Swiss Pass sem reserva prévia.
(Já quando um trem leva de um vilarejo a uma estação de esqui, então a coisa muda de figura; todos esses trens requerem suplemento. Vou falar de alguns deles em breve.)
Voltemos, pois, à Golden Pass Line.
Trata-se do nome fantasia de uma rota que envolve três ferrovias distintas:
O primeiro trecho vai de Montreux a Zweisimmen; ali é feita uma baldeação para o trem que leva a Interlaken Ost.
Em Interlaken os turistas costumam descer para passar alguns dias e explorar a região. Mas querendo, dá para pegar o trem seguinte a Lucerna, onde termina a linha. (O sentido oposto, claro, também funciona. Mais uma vez, não se apresse — no final do périplo suíço eu vou dar sugestões de itinerário, seja paciente…).
Pois bem. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, porém, há oito trens diários. Em dois desses horários — às 8h47 e às 13h45 — a Golden Line usa vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Nesses horários o trem ganha a denominação Golden Line Classic.
Recomendo muito que você tome o Classic. Por um motivo: o trem já vale a viagem. Caso faça tempo feio e o panorama não se revele lá tão panorâmico, você se diverte com o interior.
Foi o que aconteceu na minha vez. O dia estava chuvoso (podia ser pior; pelo menos não havia neblina) e a paisagem, digamos, não se apresentou em todo o seu esplendor. (Nos percursos seguintes, porém, São Pedro se recuperaria com brilho.)
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
O trajeto entre Montreux e Interlaken é cumprido em três horas. O contraste entre as duas pontas é tão interessante quanto a vista que você pode encontrar pelo caminho: do balneário à montanha. Na França, seria como incluir Nice e Chamonix na mesma viagem.
O trem começa a subir logo ao partir de Montreux. Dá para ver a cidade lá do alto da montanha (e alguns vinhedos também).
Logo que o trem se estabiliza numa altitude mais elevada, você se vê rodeado pela Suíça dos clichês. Montanhas, pastos que parecem jardins, vaquinhas com sino no pescoço, vilarejos.
Momento Rob Report: o trem passa por Gstaad — um lugar onde um número não-negligível de habituês não chega de trem, mas em seus próprios aviões.
Chegando a Zweisimmen deixamos os vagões Classic e subimos no Panorama. Se você não contratou o serviço de fast baggage (conto isso num dos próximos posts), tem que descer e subir com sua bagagem. Mas sempre pode rolar uma ajudinha…
O grande momento do trecho entre Zweisimmen e Interlaken é quando o lago Thun aparece à esquerda do trem. Com sol ia ficar mais bonito, claro, mas não se pode querer tudo o tempo todo, concorda?
Quanto custa?
Com Swiss Pass, o trecho entre Montreux e Interlaken via Zweisimmen custa apenas a reserva de assento (opcional nos vagões comuns, obrigatória no Classic), 20 francos suíços. Sem Swiss Pass, o trajeto custa 56 francos suíços nesta rota, via Zweisimmen (que leva 3h44) e 60 francos suíços na rota rápida, menos panorâmica (leva 2h16).
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais:
- Site oficial da Golden Pass Line
- Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna
- Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra
- Lugano, Suíça à italiana
- Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz
- Trens panorâmicos: como é o Glacier Express
- Trens panorâmicos: como é o Bernina Express
- Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn
- Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express
236 comentários
Olá Bóia! Excelentes dicas e o melhor conteúdo sempre. Me ajuda muito com os roteiros. Fiz uma reserva com do Golden Pass Line (Belle Époque) de Zweisimmen para Montreaux . Gostaria de saber se com o Swiss Travel Pass é necessário fazer a reserva dos assentos do trecho Luzer to Interlaken-Ost e Interlaken-Ost to Zweisimmen ou seria possível ir somente com o ticket do Swiss Travel Pass utilizando os assentos disponíveis?
Olá, Maria Eliza! Os vagões especiais dos trens panorâmicos requerem Swiss Travel Pass de primeira classe + reserva de assento ou passagem de primeira classe + reserva. Para viajar em vagões comuns basta o Swiss Travel Pass de segunda classe, sem reserva.
não encontrei onde verificar horários do trem panorâmico de Interlaken a Lucerna. É possível fazer esse trajeto? Agradeço a atenção
Olá, Meire! O trecho entre Montreux e Interlaken agora pode ser feito sem baldeação e está sendo operado pela MOB: https://journey.mob.ch/en/
O trecho entre Interlaken e Lucerna agora é operado pela Zentralbahn, veja os horários aqui: https://www.zentralbahn.ch/en
Olá tudo bem? Adoro suas dicas e roteiros, tem me ajudado muito! Ficaremos ( um casal e filhas com 12 e 17 anos) 4 dias na Suíça em janeiro. Pelo que pesquisei o Swiss Travel Pass compensa para nós, e isso mesmo? Iremos de Milão para Suíça (de trem), de Tirano estou na dúvida se é melhor ir para Interlaken (2 diárias), para conhecer Grindewald e Lauterbrunnen. De lá para Lucerna (2 diárias) fazer o passeio ao Monte Rigi (está incluso no Swiss Travel ?). E de Lucerna vamos para Lausanne, se der conhecer o Castelo de Chillon em Montreaux, e de Lausanne pegar o trem para Paris. Se puder dar sugestões sobre a viabilidade deste roteiro com 2 bases, iniciando em Interlaken, ou se seria melhor iniciar em Lucerna, agradeço muito ! Como iremos no inverno, e meu sonho é ver a neve, risos, pensei nestas bases. Outra dúvida, como vamos para Paris da Suíça, pensei que indo de Lausanne fica mais rápido e talvez mais econômico de trem. Muito obrigada!!!
Olá, Fabiana! Alguns trajetos panorâmicos nos arredores Lucerna só acontecem no verão.
Infelizmente não temos condições de analisar roteiros individuais.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/suica/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Olá Bóia! Obrigado pelas respostas!
Ainda estou com umas dúvidas… Talvez surjam outras… hehe
Não gosto muito de ficar engessado em horários (tipo sair correndo de um lugar que estou gostando porque tenho uma reserva num trem dali a pouco), além de pontualidade não ser o meu forte (já perdi um Eurostar reservado com meses de antecedência…). Pensei em comprar um Swiss Travel Pass de 2ª classe pelos 8 dias inteiros que ficarei na Suiça (30/10 a 06/11) para ter flexibilidade. Minhas dúvidas:
1) Se eu chegar na estação de Montreux, por exemplo, e for sair um trem do Classic, mesmo que tenha lugar eu não consigo embarcar só com o passe? Se não consigo posso comprar na própria estação?
2) Se tiver um trem com vagões panorâmicos (que só tem acesso pelo passe de 1ª classe), tenho como pagar um suplemento na estação?
3) Nesse período que estarei lá (30/10 a 06/11) por não ser alta estação, mesmo assim é comum ter que ir de pé se não comprou reserva?
4) Tem alguma sugestão de melhor horário para pegar trem? Manhã, hora de almoço, começo da tarde?
Depois do que respondeu abaixo, acrescentei um dia e montei meu roteiro assim (sei que não fazem roteiros individuais e concordo com a política, mas se tiver algum reparo, agradeço):
Data Cidade dormir Passeio/viagem
30/out Montreux Chegada à tarde – flanar na cidade
31/out Montreux Castelo de Chillon + Vinhedos de Lavaux + bate-volta Lausanne
01/nov Zermatt Montreux > Zermatt de manhã
02/nov Zermatt Zermatt – Matterhorn e o que mais der
03/nov Interlaken Zermatt > Interlaken de manhã. Top of Europe ou outros passeios
04/nov Interlaken Interlaken – Top of Europe ou outros passeios
05/nov Lucerna Interlaken > Lucerna de manhã com Pit stop em Berna
06/nov Lucerna Lucerna
Muito obrigado pela ajuda! Estava totalmente perdido e agora estou só meio perdido! kkkk
Fábio.
Olá, Fabio! Você deve comprar os suplementos de assentos online, no site dos trens, para garantir seu lugar. Senão você pode embarcar com o seu passe no trem normal na classe do passe. Em todas rotas dos trens panorâmicos também passam trens normais.
Temos um post de roteiros, por favor inspire-se nele. Não temos como analisar roteiros detalhados para os leitores, desculpe. Nosso conteúdo é de consulta.
https://www.viajenaviagem.com/destino/suica/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Ola, tudo bem?
Primeiramente, obrigada pelo conteúdo.
Irei em breve pra Suiça (final de julho, começo de agosto). Farei 4 noites em Interlaken e 3 noites em Zurique.
Estou em dúvida sobre como ir do Aeroporto de Zurique para Interlaken no primeiro dia que chegamos. Pensei em pegar algum transporte pra Lucerna (sabe informar qual melhor?) e de la pegar o Interlaken Express. Nesse caso, é preciso reservar o assento tb?
Olá, Marilia! Vai ser complicado coordenar a chegada do seu voo com o trem panorâmico. É melhor comprar uma passagem de trem direto a Interlaken (talvez haja alguma baldeação no caminho) saindo 3 horas depois da chegada do seu trem.
Para ir no panorâmico, eu sugiro que você durma a primeira noite em Zurique e compre Zurique-Lucerna e Golden Pass Line para o dia seguinte. Sim, será preciso comprar o assento no trem panorâmico. (Nos trens não-panorâmicos não há reserva de assento doméstica na Suíça).
Entendi. Obrigada!
Acho que vou deixar o panoramico pra volta de interlaken.
Daí consigo já reservar o assento assim que chegar na suíça.
Olá pessoal, boa noite!
Mais uma vez estou aqui absorvendo conhecimento e dicas imperdíveis. Vocês são ótimos!
Irei fazer ums viagem de 27 dias, começando com uma semana de passeio em Penichette pelo Canal du Midi, depois Provence e Cotê d´Azur (apesar da época não ser a ideal) e finalmente Suiça entre 12 de outubro e 07 de novembro. Reservei 7 dias inteiros para Suiça, vou chegar pela França e pensei na seguinte divisão:
2 dias em Montreux (com 1 bate-volta em Lausanne)
1 dia em Zermatt (sai um pouco do caminho, mas é para realizar o sonho de ver o Matterhorn…)
3 dias Interlaken (com Jungfraujoch/Top of Europe e bate-volta em Berna)
1 dia em Lucerna (indo pelo Golden Pass)
O que acham desse roteiro? Tem alguma sugestão melhor?
Obrigado, Fábio!
Olá, Fábio! O Golden Pass não acrescentará muito à sua viagem no trecho Interlaken-Lucerna. Vale mais a pena você fazer um pit stop em Berna a caminho de Lucerna, tirando uma noite de Interlaken e pondo em Lucerna.
Entendi. E indo de Montreux para Zermatt, o melhor é ir pela pela rota lenta da Golden Pass Line até Spiez e de lá para Zermatt? Não vi nenhuma rota indo direto entre Montreux e Zermatt nos posts. Será que colocar um dia a mais em Zermatt (e em todo o passeio na Suiça) valeria a pena? Estou com 10 dias para Provence e Cote d’Azur, mas acho que para a época (21/10 a 30/10) Cote d’Azur não vai ser tão aproveitável. Estou enganado?
Olá, Fabio! A rota do Golden Pass Line é a rota normal entre Montreux e Zermatt. Pode ser feita em trens normais, não apenas nos panorâmicos. Todos percorrerão os mesmos trilhos. Outubro é tarde para o litoral.
Olá, por favor, com o Swiss Travel Pass para 6 dias, consigo conhecer Grindelwald, Lauterbrunnen, Brienz e Lake Thun? Qual melhor forma de percorrer, começando por Interlaken? Muito obrigada!
Olá, Patricia!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/suica/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Olá, boa tarde. Primeiramente parabéns pelo site. Incrível e ajuda bastante.
Gostaria muito da opinião de vocês.
Na primeira semana de Outubro estarei em Munique no Oktoberfest, previsão de saída é dia 02/10. De lá pegarei um ônibus (o que penso ser a melhor opção) direto para Zurique, estou pensando em já pegar o trem direto para Lucerna, sem dormir em Zurique.
Quero uma viagem mais natureza e menos história. Por isso esse roteiro.
Pelo que entendi nas pesquisas Lucerna é uma cidade mais barata e menor do que Zurique.
Depois quero seguir para Interlaken de trem panorâmico, e penso em passar entre 3 a 5 dias por lá. Vi que tem passeios de trem, barco e bate e volta em alguns vilarejos ao redor (Tune, Lauterbtunner, Berna).
Gostaria de saber quais passeios, trens panorâmico mais me indicam nesta rota?
Vocês mudariam algo neste roteiro?
Para esse roteiro compensa adquirir o Swiss travel pass?
Outubro é uma boa época para ir?
Olá, Pamella! Você pode ir de Lucerna a Interlaken de trem comum, fazendo um pit stop em Berna. Daí em Interlaken você vai andar na Jungraubahn para os vilarejos.
https://www.viajenaviagem.com/destino/suica/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Olá, tudo bem?
Nessa rota entre montreux e Interlaken eu consigo fazer uma parada para ir somente até o lago blausee? Aí faria o castelo baggage. Obrigada
Olá, Rita! Infelizmente não temos esse conteúdo. Certifique-se de que há algum lugar para guardar sua bagagem.
Oi, pessoal !
Por favor, no próximo dia 07 de junho sairei de Genebra pra passar a manhã em Montreux e de lá seguir para Lucerna, onde ficarei hospedada.
Estou na dúvida sobre para qual trecho faço a reserva de assento no caminho Golden Pass, segunda classe.
Também não sei em qual estação é melhor saltar pra seguir até Lucerna, de forma que a viagem não fique tão longa ou fazendo vai-vem .
Podem me ajudar , por favor?
Muito obrigada e parabéns pelo site!
Sigo vcs e o Ricardo desde 2010 😊
Olá, Fabiana!
Reserve aqui:
https://shop.gpx.swiss/gpx_en/specials/daytrips/goldenpass-express-first-second-class