Guia da Suíça
Golden Pass Line, parte 1: de Montreux a Interlaken
Pronto. Vamos pegar o primeiro trem panorâmico desta viagem, usando a Golden Pass Line. Prometo que ao fim da série você e eu estaremos formados e pós-graduados no assunto.
A primeira surpresa que a gente tem quando começa a estudar os trens na Suíça é que grande parte das rotas panorâmicas funcionam como rotas regulares, usadas no dia a dia pelos suíços.
Sempre que a rota panorâmica ligar duas cidades ou vilarejos, será servida principalmente por trens regionais convencionais.
Alguns horários oferecerão vagões vips com janelas maiores na primeira classe (e talvez exijam reserva compulsória) ou até mesmo trens inteiros voltados exclusivamente para turistas (como acontece com o Glacier Express e o Bernina Express).
Mas a regra básica é: se unir duas cidades onde more gente, haverá muitos horários convencionais, em que você pode comprar passagem na bilheteria ou subir com o seu Swiss Pass sem reserva prévia.
(Já quando um trem leva de um vilarejo a uma estação de esqui, então a coisa muda de figura; todos esses trens requerem suplemento. Vou falar de alguns deles em breve.)
Voltemos, pois, à Golden Pass Line.
Trata-se do nome fantasia de uma rota que envolve três ferrovias distintas:
O primeiro trecho vai de Montreux a Zweisimmen; ali é feita uma baldeação para o trem que leva a Interlaken Ost.
Em Interlaken os turistas costumam descer para passar alguns dias e explorar a região. Mas querendo, dá para pegar o trem seguinte a Lucerna, onde termina a linha. (O sentido oposto, claro, também funciona. Mais uma vez, não se apresse — no final do périplo suíço eu vou dar sugestões de itinerário, seja paciente…).
Pois bem. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, porém, há oito trens diários. Em dois desses horários — às 8h47 e às 13h45 — a Golden Line usa vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Nesses horários o trem ganha a denominação Golden Line Classic.
Recomendo muito que você tome o Classic. Por um motivo: o trem já vale a viagem. Caso faça tempo feio e o panorama não se revele lá tão panorâmico, você se diverte com o interior.
Foi o que aconteceu na minha vez. O dia estava chuvoso (podia ser pior; pelo menos não havia neblina) e a paisagem, digamos, não se apresentou em todo o seu esplendor. (Nos percursos seguintes, porém, São Pedro se recuperaria com brilho.)
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
O trajeto entre Montreux e Interlaken é cumprido em três horas. O contraste entre as duas pontas é tão interessante quanto a vista que você pode encontrar pelo caminho: do balneário à montanha. Na França, seria como incluir Nice e Chamonix na mesma viagem.
O trem começa a subir logo ao partir de Montreux. Dá para ver a cidade lá do alto da montanha (e alguns vinhedos também).
Logo que o trem se estabiliza numa altitude mais elevada, você se vê rodeado pela Suíça dos clichês. Montanhas, pastos que parecem jardins, vaquinhas com sino no pescoço, vilarejos.
Momento Rob Report: o trem passa por Gstaad — um lugar onde um número não-negligível de habituês não chega de trem, mas em seus próprios aviões.
Chegando a Zweisimmen deixamos os vagões Classic e subimos no Panorama. Se você não contratou o serviço de fast baggage (conto isso num dos próximos posts), tem que descer e subir com sua bagagem. Mas sempre pode rolar uma ajudinha…
O grande momento do trecho entre Zweisimmen e Interlaken é quando o lago Thun aparece à esquerda do trem. Com sol ia ficar mais bonito, claro, mas não se pode querer tudo o tempo todo, concorda?
Quanto custa?
Com Swiss Pass, o trecho entre Montreux e Interlaken via Zweisimmen custa apenas a reserva de assento (opcional nos vagões comuns, obrigatória no Classic), 20 francos suíços. Sem Swiss Pass, o trajeto custa 56 francos suíços nesta rota, via Zweisimmen (que leva 3h44) e 60 francos suíços na rota rápida, menos panorâmica (leva 2h16).
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais:
- Site oficial da Golden Pass Line
- Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna
- Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra
- Lugano, Suíça à italiana
- Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz
- Trens panorâmicos: como é o Glacier Express
- Trens panorâmicos: como é o Bernina Express
- Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn
- Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express
236 comentários
Ola. Fazer interlaken- Montreux pela Golden pass é possível um desvio até Zermatt?? Como seria esse “desvio”. Obrigado
Olá, Douglas! Tem que interromper a viagem em Spiez. De Spiez você vai a Visp e lá toma o trem que sobe a Zermatt. Na volta, a mesma coisa: trem até Visp, depois a Spiez, e então você retoma a Golden Pass Lane, fazendo baldeação em Zweisimmen.
Tenho uma dúvida é preciso de ajuda. Vou à Suíça e pretendo comprar o Passe de oito dias para segunda classe chegando lá. Entretanto, já fiz reserva de assento VIP no trem Golden Pass Line. Depois de feita a reserva é que percebi que o assento VIP requer uma passagem ou passeie primeira classe. Descobri também que posso fazer um “up-grade” de classe para um determinado trecho. É o que pretendo fazer. Será que assim poderei embarcar no Vagão com assento VIP da Golden Pass Line, mesmo tendo um passe para segunda classe?
Olá, Marina! É só pagar o suplemento. Pode ser na própria estação.
Olá.
Tô confuso para fazer a reserva do Golden Pass Classic. Seleciono a origem (Lucerna) e o destino (Montreux). Aparecem os trechos Lucern – Interlaken Ost, Interlaken Ost – Zweisimmen e Zweisimmen – Montreux. O trecho do trem panorâmico seria o Zweisimmen – Montreux, onde a reserva é obrigatória.
Olá, Diógenes! É isso mesmo.
O trem menos panorâmico passa por Visp.
Boa Noite
Estou quase lá… na próxima semana estarei na Suíça e após uma semana de esqui no Club Med, penso em fazer o trecho Montreux – Top of Europe direto (deixando para descer e ficar em Interlaken na volta).
Só que ainda não comprei os tickets, pois também estava na dúvida…
Comprando o Swiss Pass, ou somente o Ticket no site a SBB, será preciso reservar os assentos para uma melhor visualização? Será que estes trens são panorâmicos ou não? Não encontrei nenhuma informação complementar…
E depois, no dia seguinte sigo Interlaken – Luzern, e estou na dúvida – Golden Pass ou trem comum? Não consegui me achar no site… e qual melhor lado do trem para sentar…
Muito obrigada pela atenção… sempre imperdível as dicas do VnV…
Olá, Cristiane! Para cumprir o circuito Top of Europe, você precisa pegar a Jungfraubahn antes das 10h. Você não conseguirá, saindo de Montreux, fazer o trajeto até Interlaken em menos de 2h30 (trem rápido via Visp e Spiez ou via Lausanne e Berna) ou 3h10 (Golden Line via Weisimmen). E ainda estará carregando malas. Saindo de Montreux, você precisará pernoitar em Interlaken e só no dia seguinte subir para o Top of Europe.
Por favor, use o nosso guia de 30 roteiros prontos. Como já explicamos inúmeras vezes, não temos como desenhar roteiros individuais. Pedimos encarecidamente que você aproveite o trabalho que já fizemos ou, se quiser personalizar sua viagem, baseie-se nesses roteiros e use as ferramentas da SBB.
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass
Olá , Boia. Suas dicas são sensacionais. Fiquei com uma dúvida: Eu comprei um Swiss Pass 2. Classe e gostaria de reservar um assento Vip (que fica na 1. Classe). Isso é possível ou tenho que pagar alguma diferença para usar o trem de primeira classe? Obrigado.
Olá, CArlos Alberto! Se você tiver a reserva para a 1a. classe, acreditamos que pode subir no vagão sem pagar extras. O máximo que pode acontecer é aparecer um novo suplemento na hora. Mas não cremos.
Oi bóia, pode me ajudar?
Será minha primeira vez de passagem pela Suíça e permanecerei poucos dias, então não pretendo comprar o Swiss Pass(só queria fazer essa viagem pra Lucerna e partir pra Itália), porém estou com dificuldades em me situar sobre o que é de fato o Golden Pass Line.
Eu posso entrar normalmente no site da SBB(www.sbb.ch) normalmente para comprar passagens de Montreux para Interlake via Zweisimmen? Como sei que os trens são de fatos esses panorâmicos e como consigo reservar para os Clássicos, onde isso fica indicado na compra? Desculpa a ignorância e desde já obrigado pela atenção!!
Olá, Vinicius! Para subir num trem panorâmico da Golden Pass Line, você precisa comprar o suplemento para o assento do trem desejado no site do Golden Pass Line.
Além desse assento reservado e pago, você precisa ter uma passagem válida para o trecho ou um Swiss Pass. Você compra a passagem no site da SBB.
Primeiro assegure seu assento no vagão panorâmico da sua preferência (Classic ou não) no site do Golden Pass, então compre a passagem Montreux para Interlaken via Zweisimmen no site da SBB válida para o mesmo dia.
hmmm muitíssimo obrigado! 🙂 essa reserva anterior e a palavra suplemento significam a mesma coisa né?! rs ..mais umas perguntinhas, se eu quiser prosseguir para Lucerna, são trens comuns da SBB? E nesse trajeto proposto, qual lado do trem é mais vantajoso, esquerda ou direita? Muito obrigado mais uma vez!
Olá, Vinicius! Sim, reserva e suplemento são sinônimos, no caso. No trajeto Interlaken-Zweisimmen, há montanhas dos dois lados, mas os lagos aparecem no lado direito do trem. No trajeto Zweisimmen-Montreux, o lago Lucerna aparecerá no lado esquerdo do trem. Se você fizer no sentido oposto, mude os lados. Os trechos Lucerna-Interlaken e Montreux-Lucerna via Lausanne não têm trens panorâmicos, só trens comuns.
Perfeito, uma última pergunta(eu juro!) rs, eu consigo então montreux – interlaken via Zweisimmen nas modalidades SuperSaver Tickets da SBB? Obrigado novamente e o trabalho da VeV é sempre ótimo! Parabéns!
Olá, Vinicius! Sim, um SuperSaver válido no exato dia e horário do trem panorâmico, para a mesma classe do trem panorâmico (há supersavers de 1a e 2a classe, e há vagões do Golden Pass de 1a e 2a classe), vale no trem panorâmico se houver uma reserva de assento no vagão panorâmico para aquele mesmo horário.
Oi vou fazer o caminho inverso do Ricardo, ou seja, vou de Interlaken para Montreux de trem panorâmico. Alguém sabe os horários do trem no vagão golden Classic – vagão Pullman do Oriente Express neste sentido? Obrigada
Olá, Chris! Os vagões Classic operam entre Montreux e Zweisimmen nos dois sentidos.
Ainda tem dúvidas? Clique e leia:
Suíça: 30 roteiros prontos
Olá
Penso em sair de Lisboa, passar pela Suiça ( incluindo o passeio de uns dos trens panorâmicos) e ir até Viena, nas primeiras semanas de abril. Nesse caso penso ficar na Suiça 3 dias. SErá que daria para fazer base em Lucerna e depois seguir no trem panorâmico até a cidade mais próxima de Viena? que tipo de transporte devo pegar de lisboa para Lucerna, trem ou avião? que aconselha em qual trem panorâmico será melhor para atravessar a Suiça, saindo de Lucerna? em que cidade devo desembarcar para seguir a Viena? Será que no mês de abril vou encontrar tempo bom na Suiça para fazer esse caminho?
Anteriormente pensava em fazer base em Zurique. Será que Lucerna é melhor de ficar que Zurique?
Suas considerações serão importantes para tomar decisão em um grupo de mulheres.
Obrigada
Olá, Aracy! Voe de Lisboa a Zurique, monte base em Lucerna (é mais conveniente), voe de Zurique a Viena. (De trem são 8h30 desde Lucerna ou 8h desde Zurique).
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Olá,
dia 20 de JULHO, pretendo sair de Interlaken e ir à Montreux, via Zweisimmen, usando o Swiss Pass. Porém restam algumas dúvidas:
Qual tempo de Interlaken a Spiez, via barco? Qual tipo de barco devo pegar e onde devo ir para embarcar? Posso fazer essa viagem com as malas ou devo enviá-las pelo Fast Baggage? Devido à alta temporada, devo marcar lugar no passeio a barco? Em que site posso fazer isso?
Em Spiez, o pier onde o barco desembarca é próximo da estação de trem para continuar a viagem para Zweisimmen?
De Spiez a Zweisimmen, você aconselharia eu reservar lugar? Ém que site posso fazer isso?
Estou pensando em fazer o trecho Zweisimmen a Bordeux de panorâmico, na 1 classe para pegar um lugar melhor. Levando isso em consideração, qual horário você sugeriria eu sair de Interlaken?
Muito obrigado.