golden pass line suica

Guia da Suíça

Golden Pass Line, parte 1: de Montreux a Interlaken

Pronto. Vamos pegar o primeiro trem panorâmico desta viagem, usando a Golden Pass Line. Prometo que ao fim da série você e eu estaremos formados e pós-graduados no assunto.

A primeira surpresa que a gente tem quando começa a estudar os trens na Suíça é que grande parte das rotas panorâmicas funcionam como rotas regulares, usadas no dia a dia pelos suíços.

Sempre que a rota panorâmica ligar duas cidades ou vilarejos, será servida principalmente por trens regionais convencionais.

Alguns horários oferecerão vagões vips com janelas maiores na primeira classe (e talvez exijam reserva compulsória) ou até mesmo trens inteiros voltados exclusivamente para turistas (como acontece com o Glacier Express e o Bernina Express).

Mas a regra básica é: se unir duas cidades onde more gente, haverá muitos horários convencionais, em que você pode comprar passagem na bilheteria ou subir com o seu Swiss Pass sem reserva prévia.

(Já quando um trem leva de um vilarejo a uma estação de esqui, então a coisa muda de figura; todos esses trens requerem suplemento. Vou falar de alguns deles em breve.)

Voltemos, pois, à Golden Pass Line.

Trata-se do nome fantasia de uma rota que envolve três ferrovias distintas:

O primeiro trecho vai de Montreux a Zweisimmen; ali é feita uma baldeação para o trem que leva a Interlaken Ost.

Em Interlaken os turistas costumam descer para passar alguns dias e explorar a região. Mas querendo, dá para pegar o trem seguinte a Lucerna, onde termina a linha. (O sentido oposto, claro, também funciona. Mais uma vez, não se apresse — no final do périplo suíço eu vou dar sugestões de itinerário, seja paciente…).

Golden Pass Classic

Pois bem. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, porém, há oito trens diários. Em dois desses horários — às 8h47 e às 13h45 — a Golden Line usa vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Nesses horários o trem ganha a denominação Golden Line Classic.

Golden Pass Line - trem Classic
Golden Pass Line - trem Classic
Golden Pass Line - trem Classic

Recomendo muito que você tome o Classic. Por um motivo: o trem já vale a viagem. Caso faça tempo feio e o panorama não se revele lá tão panorâmico, você se diverte com o interior.

Foi o que aconteceu na minha vez. O dia estava chuvoso (podia ser pior; pelo menos não havia neblina) e a paisagem, digamos, não se apresentou em todo o seu esplendor. (Nos percursos seguintes, porém, São Pedro se recuperaria com brilho.)

Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.

Simule e Contrate

Mapa do percurso (gentilmente surrupiado da Deutsche Bahn)

O trajeto entre Montreux e Interlaken é cumprido em três horas. O contraste entre as duas pontas é tão interessante quanto a vista que você pode encontrar pelo caminho: do balneário à montanha. Na França, seria como incluir Nice e Chamonix na mesma viagem.

Montreux vista do alto

O trem começa a subir logo ao partir de Montreux. Dá para ver a cidade lá do alto da montanha (e alguns vinhedos também).

Golden Pass Line - trem Classic
La Suisse; die Schweiz; la Svizzera

Logo que o trem se estabiliza numa altitude mais elevada, você se vê rodeado pela Suíça dos clichês. Montanhas, pastos que parecem jardins, vaquinhas com sino no pescoço, vilarejos.

Gstaad

Momento Rob Report: o trem passa por Gstaad — um lugar onde um número não-negligível de habituês não chega de trem, mas em seus próprios aviões.

Zweisimmen
Zweisimmen
Golden Pass Line, vagão panorâmico

Chegando a Zweisimmen deixamos os vagões Classic e subimos no Panorama. Se você não contratou o serviço de fast baggage (conto isso num dos próximos posts), tem que descer e subir com sua bagagem. Mas sempre pode rolar uma ajudinha…

Golden Pass Line; Lago Thun na janela

O grande momento do trecho entre Zweisimmen e Interlaken é quando o lago Thun aparece à esquerda do trem. Com sol ia ficar mais bonito, claro, mas não se pode querer tudo o tempo todo, concorda?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quanto custa?

    Com Swiss Pass, o trecho entre Montreux e Interlaken via Zweisimmen custa apenas a reserva de assento (opcional nos vagões comuns, obrigatória no Classic), 20 francos suíços. Sem Swiss Pass, o trajeto custa 56 francos suíços nesta rota, via Zweisimmen (que leva 3h44) e 60 francos suíços na rota rápida, menos panorâmica (leva 2h16).

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    Leia mais:

    236 comentários

    Olá Ricardo
    Primeiro queria parabeniza-lo pelo blog pois é magnífico!
    Todas as viagens que faço, antes passo por aqui e anota todas as dicas e são sempre ótimas! Parabéns pelo belo trabalho que faz!

    Agora em agosto, vou para Geneva-interlaken-berna-interlaken em 5 dias.

    dia 8 – chego em geneva 22h
    dia 9 – vou para interlaken cedo e pretendia subir o top of europe ou ir a berna
    dia 10 – ou subir o top of europe ou ir a berna
    dia 11 – curtit interlaken e a noite voltar para Geneva
    dia 12 – ir para montraux e lausanne e voltar pra geneva pra dormir
    dia 13 – conhecer geneva e ir embora 19:15h

    a) Você acha que da pra conhecer todas as cidades citadas ou é melhor tirar Berna?

    b) Estou muito confusa em relação aos trens mesmo depois de ler os seus posts.

    c) A minha maior dúvida é:
    pra ir de geneva para interlaken, qual maneira seria melhor? Ir de trem pela SBB ou pegar o golden pass panoramic?

    No SBB a viagem dura 3h e custa 65 CHF e ainda tem parada antes em Berna.

    d) Você acha que vale a pena pegar o swiss pass? Seremos 4 pessoas!

    Muito obrigada desde então!

      Olá, Manuella! Aqui quem responde é A Bóia. Monte base em Interlaken. Mande sua mala direto para Interlaken no dia 9 (despachando antes das 9h a ferrovia oferece esse serviço) e passe o dia em Berna antes de seguir a Interlaken (chegue antes das 18h30 para pegar sua mala na estação). Deixe para ir ao Top of Europe dia 10, quando você já amanhecerá em Interlaken. No dia 12 escolha entre Montreux e Lausanne.

    Olá Ricardo,
    Por favor, me ajude! Já li varios posts mas não consigo solucionar minha dúvida com relação ao Golden Line, indo de Lucerna a Montreux. Adquiri o Swiss Pass para dias alternados. DUrante o processo da compra, havia um link em que poderia fazer reservas de assento, mas não consegui fazer nada por ali. Onde farei a reserva do assento? No site da rail europe ou da golden line? E como saber se o trem é aquele que você mencionou (Pullmman – classic)? A segunda classe também é da Orient Express? Os vagões da segunda classe também são panorãmicos? Neste trecho dá pra ir de segunda classe ou compensa ir de primeira classe?

      Olá, Maira! Faça as reservas de assento ao chegar à Suíça. Vá a uma estação e reserve exatamente nos vagões disponíveis. A disponibilidade do Pullmann Classic varia ao longo do ano. Nos panorâmicos não há segunda classe. Os mesmos percursos são realizáveis em trens convencionais, na segunda classe, sem necessidade de reserva nem sobretaxa.

    Socorro!!! Comprei um passe suiço no site da raileurope e simplesmente não consigo fazer reservas! Na verdade, existe um trecho do meu programa que não consigo reservar (Berna a Lucerna)… E essas reservas são caras!!! Sera que realmente é um bom negocio?

      Olá, Maria! Se foi o Swiss Pass que você comprou, é um bom negócio. Pode ser usado também nos barcos e no transporte público das cidades. De Berna a Lucerna não é preciso fazer reserva. Na Suíça só é necessário reservar os vagões panorâmicos nas rotas panorâmicas. Mas mesmo estas têm trens convencionais que podem ser usados sem reserva.

      Leia mais sobre os trens panorâmicos:
      https://www.viajenaviagem.com/category/suica

      Obrigada pela atenção! Gostaria de saber, como reservar os acentos panoramicos dos trens… Pois o site da raileurope não é nada claro em relação a isso!
      Pretendo fazer o seguinte roteiro (dou superhiperativa mesmo) e gostaria da sugestão de quem puder…
      D1 – Chegar a Berna e dormir em Berna
      D2 Lucerna, dormir em Lucerna
      D3 Wilhem Tell- dormir em Ascona
      D4 Zermatt dormir em Zematt
      D4 Ir para Montreux passando por Interlaken so pra andar no Golden Pass…
      D7 Trem do chocolate – Gruyére… Volta para França

      E então?

      Ultima questão: onde acho boas sugestões de hoteis (além do heteis.com… rsrsrsrs)

      Muuuuito obrigada!

    Ola, vou estar em Genebra em Maio e de lá pretendo aproveitar 3 dias até retornar a Milão. Seria viável sair de Genebra logo cedo com destino a Montraux, fazer o passeio do castelo por algumas horas, pegar o Golden Pass para chegar em Luzern no final da tarde. Fiquei na duvida se eu poderia parar em Interlaken e pernoitar e continuar o Golden Pass no dia seguinte, e viável e valido isso com o Swiss Pass? Vale a pena a pernoite em Interlaken se não pretendo subir ao monte? Nesse caso iria direto a Luzern para ficar por 2 dias, sendo metade de um deles para um bate volta em Bern. Finalmente usarei o Wilhelm Tess Express até Lugano e chegar em Milão. Parece interessante para esses 3 dias?
    Finalmente, a ultima. Ao ir de Milão a Genebra, para aproveitar o Swiss Pass posso comprar a passagem apenas do trecho de Milão a Domossola e depois o restante fica por conta do Swiss Pass? Nesse caso não preciso nem descer do trem, basta validar o ticket dentro do próprio trem, certo? Obrigado!

      Olá, Ricardo! Com Swiss Pass válido você pode embarcar em qualquer trem não-panorâmico sem precisar de reserva. No seu caso você pode comprar um Swiss Pass de 4 dias corridos ou um Swiss Pass Flex de 3 dias alternados.

      Os preços estão aqui
      https://www.swisstravelsystem.ch/en/content/tickets/prices/

      Não vale a pena dormir em Interlaken se você não vai subir à montanha. O seu roteiro é bom.

    Olá pessoal. Pretendo fazer um passeio bate-e-volta de 1 dia Luzern – Montreux – Luzern, com uma parada em Bern. Pretendo fazê-lo via Golden Pass. Para usufruir mais que 1 hora em Bern tenho que comprar um ticket pela SSB, por fora do Golden Pass. E depois fazer o percurso inverso pelo Golden Pass até Luzern. Não tenho tempo disponível para pernoite. É viável fazer no mesmo dia? Alguém tem sugestão melhor?
    Agradeço qualquer contribuição e a dedicada atenção dos que fazem este maravilhoso blog.

      Olá, Nika! Você estará querendo coisas demais num dia só. Berna e Montreux no mesmo dia, saindo e voltando a Lucerna, não é uma viagem que a gente tecnicamente possa recomendar. Pode até caber matematicamente no tempo, mas a nossa função aqui é dizer que você está exagerando e não vai aproveitar nada.

      Berna é um lindo bate-volta de Lucerna. Uma hora para ir, uma hora para voltar; com três ou quatro horas na cidade, você percorre todo o centro histórico, almoça, visita os ursos à beira-rio.

      Prefere um bate-volta mais movimentado? Interlaken. A viagem é mais puxada, leva duas horas, mas lá você sobre ao Jungfraujoch.
      https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

      Cuidado com roteiros mirabolantes usando os trens panorâmicos. Os de longo percurso (Golden Line, Glacier Express, Bernina Express, Wilhelm Tell Express) não prestam como bate-volta. Servem para levar você de um canto a outro da Suíça pelo caminho mais bonito possível (se o tempo estiver bom), não para bate-voltas.

      https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

    Irei viajar em fevereiro para Suiça, e descerei em Genebra, mas gostaria de viajar de trem para outras cidades, e estou bem confusa pois não consegui ver se consigo ir por exemplo até Interlaken e voltar no mesmo dia, é possível fazer isso ?
    Tenho seis dias para ficar na Suiça e gostaria de ficar uns dois a três em Genebra, e os demais conhecer os Alpes e outras cidades interessante, qual a sugestão, dormir em outra cidade ? Qual ? Melhor alugar um carro ?
    Irei com meu marido e minha filha de cinco anos, e tenho que pensar que nao pode ser tao aventura pois ela ainda é pequena.

    Obrigada

      Olá, Vanessa! O Ricardo Freire ainda não escreveu sobre Genebra, mas já deixou nas entrelinhas que, das grandes cidades suíças, é a menos interessante. É também a mais complicada para passeios bate-volta, porque está no canto do país.

      A razão de ir a Interlaken é poder subir ao Jungfraujoch, e isso você não conseguirá tendo que voltar a Genebra no mesmo dia.

      O ideal para você seria dormir a noite da chegada em Montreux, que é uma cidadezinha menor e mais amigável, e no dia seguinte já ir a Interlaken. Fique pelo menos dos dias em Interlaken e vá a Lucerna, na continuação do Golden Pass. Fique duas noites, suba ao Monte Pilatus, faça o passeio lacustre. Durma a última noite em Berna, leve sua filha para ver os ursos que moram à beira-rio.

      O melhor é ir de trem. Faça um Swiss Pass.

      Leia tudo o que o Ricardo Freire publicou recentemente sobre a Suíça:
      https://www.viajenaviagem.com/category/suica

    João e Leandro,

    Conheço razoavelmente bem a Suíça porque morei lá um tempo, e depois de muito visitar cheguei a uma conclusão: existem 3 tipos de cidades suíças.
    Existe Zurich e Genebra (das quais Zurich é mais bonita, mas Genebra tem interesses específicos por exemplo pra quem se interessa por relações internacionais, e uma cidade velha que eu achei o máximo) que são grandes (pros padrões de lá), mais cosmopolitas e com cara de cidades mais “normais”.
    Existem as cidades médias da Suíça, tipo Lucerna (linda de morrer), Lausanne, Fribourg, St. Gallen, que no fundo tem um espírito comum que você não precisa visitar todas pra sacar.
    E tem as cidades pequenas, absurdamente pitorescas e com um talento especial pra parecerem conquistadas. Passe pelo menos umas horas em alguma delas e você se sente conhecendo a Suíça até do avesso. Dessas, eu recomendo especialmente Montreux (especialmente Chillon), Gruyères e qualquer vilarejozinho perdido que você encontrar pelo caminho – se vocês forem pra Lucerna, tentem chegar nisso aqui: https://www.eggberge.ch/, o lugar mais lindo que vi na vida (tudo em alemão, infelizmente – clique em Service e depois Fotogalerie pra ter uma idéia).
    Na minha opinião, se você passar por uma cidade de cada categoria, já dá pra ter uma boa idéia do que é a Suíça. Minha cidade preferida foi Montreux – um centro “”agitadinho””, cidade velha desenhada, com várias descobertas numa boa caminhada, e o castelo na paisagem mais linda do mundo – o lago e as montanhas com picos cheios de neve. Vale cada segundo.

    Oi João,

    Também pretendo passar 5 dias na Suiça na minha viagem de abril/2012 e estou com as mesmas dúvidas que você. Quanto mais pesquiso, mais dúvidas.

    Atualmente meu roteiro (que começa pela Itália – Verona/Veneza e segue para Munique) preve chegar em Berna, montar uma base de 3/4 dias e depois seguir para Zurique, montando a segunda base e ficar 2 dois, seguindo para Munique.

    Minha dúvida é que quero fazer o passeio com o trem Glacial Express mas não ainda como posso encaixar. De onde saio para pegar o trem (Berna ou Zurique), onde eu desço (vou até o final ou não) e como retorno para minha base. Ou se ainda faço isso como pit-stop no dia da saída de Berna para Zurique.

    Vamos ver se alguém pode nos ajudar….

    Abraços,
    Leandro

      Pois é. São opçoes demais e cada pessoa sugere um roteiro. Eu acho que vou acabar pegando o “Top of Europe” a partir de Berna mesmo…

      Leandro,

      O Glacier express é uma ótima experiência. Eu adorei !!!

      Dá pra pegar em St Moritz ou em Chur, e ir até Zermatt (cidade que mais gostei na Suiça). Ou ir de Zermatt a Chur (ou St Moritz).

      Boa viagem!

    Oi pessoal,
    Vou passar 5 dias na Suiça em Março (tive motivos pra ir nessa época) e confesso que estou um pouco perdido com o roteiro. Quanto mais eu leio, mais perdido eu fico. Dificilmente duas pessoas repetem o mesmo roteiro… e cada uma recomenda uma montanha e uma cidade diferente. 🙂
    Imagino até q o Riq vai gerar mais posts sobre o assunto, mas minha viagem tá chegando…
    Bem, depois de muito ler, cheguei a uma roteiro primario, e gostaria de saber se alguém pode opinar:

    1o dia: Chegar em Zurique – pegar trem pra Berna, dia em Berna (dormir em Berna)
    2o dia: Montreaux, Lausanne (dormir em Berna)
    3o dia: Passeio pro Top of Europe (dormir em Berna)
    4o dia: Zurich (dormir em zurique)
    5o dia: Luzern (dormir em Zurique)
    6o dia: continuaçào da viagem pra Munique (pit stop em innsbruck)

    Acho que assim eu junto as cidades mais bonitas, as pitorescas, e um passeio aos alpes.

    O que acham?

      Olá, João! É assim mesmo, há muito o que fazer e as combinações são infinitas.

      Pelo que li do que o Ricardo Freire já escreveu, acho que ele só trocaria a segunda base: ficaria em Lucerna, não em Zurique.

      Oi João!!
      pq vc vai dormir em Berna no primeiro dia da viagem? e pq vc vai até Montreux e Lausanne? E Genebra, não ha interesse?

      eu acho q se vc ficar em Berna todos os dias, vc se desloca pra qqer lado da Suíça sem problemas e as distancias ficam bem tranquilas.

      vale a pena uma visita a ONU em Genebra!!

      Mas, pra mim o seu roteiro tbm está muito bom.

      Oi Bruna,
      Eu tinha pensando em ir pra berna porque fica relativamente centralizada e dá pra fazer passeios a várias cidade a partir de lá. Montreuz e Lausanne eu escolhi pelas comentarios que vi dos lugares: seriam cidades pitorescas, com castelos pra visitar.
      Genebra eu sempre tive dúvida se iria ou não. Como ela fica um pouco mais longe, tinha retirado do passeio. Vc acha que vale a pena troca alguma das minhas outras cidades por Genebra?
      obrigado pela ajuda!

      Olá, João! O Ricardo Freire já deixou escapar nas entrelinhas que achou Genebra bastante sem graça. Gostou muito de Lucerna, de Berna e de Lausanne.

      Olá João,

      Adorei Berna e Interlaken (Top of Europe – Wengen, Lauterbrunnen).
      Não fui a Montreux e Lausanne (que me parecem maiores).

      Mas a cidade que mais gostei foi Zermatt (vale a pena inclusive dormir por lá), mas não sei como vc pode encaixar na sua viagem…

      Fui a Zurique, St Moritz, Davos, Interlaken e adjacências, Berna, Gruyere, Geneve e Zermatt. Suiça é um país espetacular !!!! Mas Zermatt e a cereja do bolo !!!! Lá tem a montanha Matterhorn (do chocolate Toblerone), e a cidade é uma graça (dá uma olhada no Google imagens)

      Boa viagem !!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito