glacier express

Guia da Suíça

Glacier Express, o mais famoso trem suíço

“O mais lento trem expresso do mundo” — sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

A rota do Glacier Express

Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express — e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Glacier Express

Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.

Glacier Express

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Glacier Express

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo.

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).

Glacier Express

Umas duas horas — e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos — depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

Glacier Express

(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem — não é comida de avião, não.)

Glacier Express

Quando emergimos do túnel, mais montanhas — agora branquinhas –, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.

Mais ou menos na metade do caminho — 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt — o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.

Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua… mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?

Placa em Munstér/Disentis
Munstér (Disentis)

De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.

Munstér (Disentis)
Visto da estação de Munstér (Disentis)

Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.

Glacier Express
Glacier Express
Glacier Express

E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz…

Glacier Express

Quanto custa o Glacier Express

O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 159 francos suíços na segunda classe; 272 francos suíços na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.

A reserva custa 44 francos suíços. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.

O almoço não está incluído. Consulte o cardápio aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 159 francos suíços + a taxa de reserva.

    Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.

    (Veja todos os preços aqui.)

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    203 comentários

    Oi boia,
    Obrigado pela dica, mas sera que e melhor fazer tudo de carro ou trem, temque ter carteira de habilitaçao internacional, ouvi dizer que para periodos de ate 90 dias nao precisa de carteira internacional, isso procede…
    O trem de chocolate vale a pena..
    Obrigadao

    Oi Ricardo,
    Vamos para Suiça dia 26 esta super em cima e tenho muitos duvidas
    O que vc acha deste roteiro
    26jul Zurique
    27jul Zurique – Moritz (trem)
    28jul trem Glacier Express (saida pela manha..tem esse horario
    29jul Zermatt
    30jul Zermatt- Interlaken (carro)
    31jul Interlaken – Berna
    01ago Berna – Lucerna – Zurique
    02ago Zurique
    03ago Zurique – Sao Paulo

    Minhas duvidas o que mais vale a pena carro ou trem, esse roteiro vai ficar muito corrido, o tempo e curot vale mais apena fazer tudo de carro, help me

      Olá, Flavia! Aqui quem responde é A Bóia.

      Não é preciso fazer todas as estações de esqui sobre as quais você leu. Elas acabam sendo repetitivas. Monte base em Lucerna, faça os passeios de barco, visite Berna. Mude-se para Interlaken, faça todos os passeios. Siga a Montreux para experimentar um balneário suíço no verão, visite Lausanne de lá. Volte a Zurique.

    Ricardo, sou sua fã.
    Estou com algumas dúvidas depois de tudo o que li.
    Pretendo pegar o glacier em St. Moritz e descer em Zermatt. Não tenho europass, pois venho de carro e vou devolver na locadora em St. Moritz.
    1. Dá pra entrar com mala média no glacier? Alguma taxa extra?
    2. Vou dormir em Zermatt duas noites e no dia seguinte vou para Interlaken. Algum trem barato de Zermatt pra Interlaken? E de Interlaken a Zurique, algum trem barato?
    Abraços, Fatima.

      Olá, Fátima! Os trens panorâmicos carregam malas exatamente como qualquer outro. Recomendamos viajar com uma mala tamanho M de quatro rodinhas e uma mochila de mão.

      Não há tarifas descontadas de trem na Suíça. Compre um Swiss Pass em St Moritz.

      Para não pagar sobretaxa em trem panorâmico, tome os trens comuns que fazem as mesmas rotas. Está tudo explicado nos posts dos panorâmicos.

    Viajei hoje no Glacier Express e fui surpreendida do fato que apesar de ter um eurail pass para suiça e frança deveria pagar 75 por cento da passagem pois, segundo me contaram, o eurail pass é algo bem diferente do swiss pass… E, com cara de tacho, lá fui eu desembolsar 105 CHF pela passagem para nao ter que descer do trem, pode isso?!?!?! Aliás, acho que podemos montar a série ” desempacotando os trens suíços”… Bonito é, mas… “CVC total”… Rsrsrsr

      Olá, Maria Eva! Todo o trajeto do Glacier Express pode ser feito nos trens convencionais. Para entrar nos vagões panorâmicos é preciso reserva. Quem tem passe precisa pagar a diferença relativa a esse passe. Não recomendamos Eurailpass, porque são cobradas sobretaxas na maioria dos trens da Europa. Recomendamos o Swiss Pass.

    Ola! Adorei as dicas. Foram essenciais para a minha programacao pela Suíça e me deixaram certa de que estou fazendo um roteiro maluco….. Farei a viagem com meu filho de 15 anos. Faremos : Milão (2 noites) – Lugano (2 noites) – st.Moriz (2 noites)- zermatt (2 noites)- geneva (3 noites) e mais 3 noites em amsterda… Acho que o certo seria ir subindo para Zurik…. Mas como queríamos descer no Glacier….

    Gostaria de fazer alguns trechos de carro, mas a facilidade do trem me parece tao grande que estou em dúvida. O que acha de eu ir de Milao pra Lugano? Carro ou trem? Comprei onibus de Lugano a tirano e o bernina até st. Moritz. Depois desço para zermat no glacier ( vc acha “trem” demais?) …

    Já comprei o bilhete do berlinda…. Vc acha que ainda vale comprar o swiss pass?

    Obrigada pelas dicas e pela clareza de sugestoes.

    ABRS,

    Tania

      Olá, Tania! O Swiss Pass é o melhor investimento. Não há porque pegar carro na Itália e devolver na Suiça, você vai pagar caro por devolver em outro país.

    Bom dia!!

    Socorro! Estou planejando 7 dias na Suiça e com tantas cidades belas e tantas rotas panoramicas estou perdida!!!! Gostaria de sugestões de roteiro para conhecer ao maximo e aproveitar ao maximo! Obrigada! E parabéns pelo site nota 10!

    Ola adorei o comentario e as fotos. Tenho uma viagem marcada de 13/05 a 30/05 onde tenho ja marcado 2 dias em praga Tenho 10 dias livres p/ conhecer alguns lugares que quero muito (budapeste, viena, suiça, munique, berlin e chegar em amsterdã onde ja tenho mais 3 dias marcado. Entao gostaria de fazer 2 a 3 dias em cada lugar e me interessei muito por esete post pois é um dos destino que quero fazer. Estarei vindo de viena p/ a Suiça para pegar o glacier express, terei 3 dias p/ desfrutar da Suiça incluindo o dia do glacier, por que aeroporto vcs me sugerem ir saindo de viena, qual o destino que devo fazer, pois terei 3 dias na suiça e de lá irei p/ Munique, como ir do destino final a munique? O que vcs me conselham a fazer?

    Olá, pessoal. Li os comentários e dicas sobre a viagem de zermatt a st moritz, que pretendo fazer em abril/2012, após participar da maratona de paris em 15/abril. Gostaria de sugestões e informações sobre:
    – onde é melhor adquirir os passes de trem, no brasil ou já na suiça?
    -saindo de zermatt, é necessário ir até st moritz, ou com um trecho menor já é possível ver tudo que vale a pena?
    -o passeio pode ser feito em trens alternativos, com menor custo ou só no glacier express? se existem alternativas, vale a economia?

      Olá, Euler! Conforme está bem explicado no texto, é possível fazer o roteiro inteiro nos trens convencionais. A diferença dos vagões panorâmicos é o tamanho das janelas.

      O Swiss Pass pode ser comprado na Suíça, se você preferir. O preço é o mesmo.

      Faça esta rota se você tem intenção de visitar St Moritz. Senão, o panorama que você terá nos passeios a partir de Zermatt será mais impressionante do que qualquer coisa que você avistará do trem.

      Prezada Bóia, que dicas espetaculares.
      Uma pergunta: que passeios são estes de Zermatt que você se refere neste post? O de ir ao Gornergrat, ou você está se referindo em fazer apenas um trecho de trem?
      Obrigado!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito