glacier express

Guia da Suíça

Glacier Express, o mais famoso trem suíço

“O mais lento trem expresso do mundo” — sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

A rota do Glacier Express

Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express — e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Glacier Express

Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.

Glacier Express

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Glacier Express

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo.

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).

Glacier Express

Umas duas horas — e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos — depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

Glacier Express

(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem — não é comida de avião, não.)

Glacier Express

Quando emergimos do túnel, mais montanhas — agora branquinhas –, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.

Mais ou menos na metade do caminho — 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt — o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.

Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua… mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?

Placa em Munstér/Disentis
Munstér (Disentis)

De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.

Munstér (Disentis)
Visto da estação de Munstér (Disentis)

Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.

Glacier Express
Glacier Express
Glacier Express

E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz…

Glacier Express

Quanto custa o Glacier Express

O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 159 francos suíços na segunda classe; 272 francos suíços na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.

A reserva custa 44 francos suíços. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.

O almoço não está incluído. Consulte o cardápio aqui.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 159 francos suíços + a taxa de reserva.

    Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.

    (Veja todos os preços aqui.)

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    203 comentários

    Ola! Ja fiz a reserva para o glacier express, agora como faço para comprar a passagem?

      Olá Bóia! Eu já fiz a reserva avulsa para o Glacier Express e comprei o Swiss Pass. Para embarcar no trem, basta ter a reserva e o Swiss Pass validado na mão? Não preciso emitir mais nenhum bilhete/ticket de passagem na estação?

      Olá, Marcelo! Basta que o seu Swiss Pass esteja na validade e que a reserva, já paga, seja para aquele horário.

      Obrigado Boia! Mais uma perguntinha rápida: para trens comuns que não precisam de reserva basta embarcar no trem desejado com o Swiss Pass válido ou preciso ir ao guichê com o Swiss Pass para emitir um bilhete?

      Olá, Marcelo! Basta ter um Swiss Pass válido. O fiscal passará pelo trem para ver as passagens; você mostrará seu passe.

      Ricardo e Bóia, mais uma vez, obrigado. Vcs são DEZ! Parabéns pelo site!! E boas viagens para todos nós!!! 😉

    Primeiramente meus parabéns.

    Estou com viagem marcada para Suiça e gostaria de saber.

    1) o Glacier Express opera durante todo o ano? Soube que só a partir de 16 de maio. E o Golden Line de Lucerna a Montreux ?

    2) Saindo de Zermatt como chego a Lausane ou Montreux de trem? Agradeço a informação. Ivete.

    Oi.Inicialmente parabens pelo trabalho e obrigado pelos posts da suiça…
    Estou precisando de ajuda.
    Vou para Genebra em julho, pretendo conhecer lausane, montreaux que esta proximo e fazer viagens em trens panoramicos.

    Como o Golden sai de montreaux e e perto, pensei em viajar nele e parar em Luzern e ficar uma noite para conhecer.
    E bom ficar em interlaken uma noite em vez de ir ate luzern?

    porem dai para frente não sei o que seria bom.
    Opção 1 – Chegar em Chur e pegar o Bernina
    para depois prosseguir a viagem na europa indo para a italia
    Opção 2 – Dar um jeito de pegar o Glacier e depois que chegar em zermatt não sei…

    Dentro destes roteiros de trem todos da suiça qual,(is) seriam mais viaveis viajo com criança 4 anos e esposa, quero conhecer locais bonitos e fazer trecho em trem panoramico para depois prosseguir ou para italia ou para a frança…

    Sei que são muitas perguntas mas ficarei grato pela ajuda.

      Olá, Benicio! Faltam poucos posts para o Ricardo Freire acabar a série da Suíça. Como você só vai em julho, espere mais umas semanas, e tudo ficará totalmente claro na sua cabeça.

    Gostaria de viajar no trem Glacier..mas preciso de uma agencia de viagem que me oriente e faça o roteiro para mim, reserve hoteis etc me sujira um roteiro legal pela Suiça, de uns 15 a 20 dias.
    Preciso de alguma dica de alguma operadora que possa me ajudar.

      Olá, Bernadete! Somos um site voltado para viajantes independentes! Infelizmente não temos agências na manga para indicar não.

    Tks Andre e Angela,
    Eu peço pitacos porque pretendo fazer o trajeto de Zurique>Berlim de trem (comprando um passe que abranja os dois países, e pq fica mais barato (?)), mas fazer um roteiro que eu vá parando nas cidades/lugares que valem a pena conhecer, mesmo que eu me desvie um pouco da trajetória, pq realmente não tenho idéia de onde ir ou conhecer! Só gostaria de encontrar coma vaquinha da Milka pastando numa relva verdejante com uma margaridinha na boca! Eheheh

    Quem já foi, por favor me ajudem…..podem pitacar a vontade….mandar roteiros prontos….qq dica!
    Kisss tina

      Olá, Tina! Os únicos passes de trem que valem a pena são os passes internos, Swiss Pass e German Pass. Passes combinados são caros e restritivos. Você encontrará vaquinhas pastando em todos os trajetos suíços — isto é, desde que não viaje no inverno, quando elas ficam confinadas em estábulos.

      Para entender a Alemanha, dê uma passadinha no Alemanha por que não:
      https://www.alemanhaporquenao.com

      Olá Tina, nao se desespere!Passa lá no Alemanha! Por que nao? que faço um super roteiro completo para vc. Nos meus roteiros tem muita vaquinha da Milka e muitas cidadezinhas dos sonhos onde vc pode parar e desfrutar na rota entre Zurique-Berlim. Sua viagem vai ser inesquecível.

    Chegarei em Zurique em 24/3/2012 e voltarei por Berlim dia 07/4/2012, minha intençao a principio é viajar de trem, entao gostaria de pitacos para fazer um roteiro conhecendo a suiça e depois a alemanha.

    (desculpe se nao estiver fazer a pergunta no post certo, mas no perguntodromo os comentarios estao fechados, entao se nao estiver correto por favor transfira para lá!)

    Tina

      Tina, Alemanha é muito grande, vc precisa decidir onde quer ir!

      Uma sugestão, sem saber mais dos seus gostos, do que vc pretende visitar, de que tipo de passeio te atrai, é vc dividir suas 14 noites assim:

      – 3 em Luzern
      – 2 em Montreaux
      – 3 em Interlaken
      – 1 em Chur (visite Liechtenstein)
      – 5 em Berlin, mas voando desde Zurich para lá (e não andando 8h30 de trem)

      Mas esse é um mero pitaco.

      Olá Tina, sugiro Zurique, Luzern e a regiao sul da Alemanha em torno de Munique.Uma regiao maravilhosa que sempre recomendo aos meus clientes quando faço os roteiro personalizados é a regiao de St. Gallen. Visitar o Bodensee deste lado é incrível.

      Vou ficar 5 dias em Munique e está incluído passeios à Salzburg e Innsbruck em dias diferentes. Também tem as opções de castelos em Füssen (Neuschwanstein) e Landshut (Traunitz). Esse de Landshut ficamos com vontade de ir depois de ver no Blog “Alemanha, por que não?”, da Angela, que já deu a opinião dela acima!!! Em Munique também tem bastante coisa para ver e visitar!

    Olá
    Quem faz esse passeio no Glacier, deverá ficar hospedado, ao menos, por uma noite em St. Moritz, não é mesmo? Ou o trem volta em seguida?
    Caso precise ficar hospedado, vocês teriam alguma sugestão de local?
    Grato!

      Miguel, os trens panorâmicos são interesantes para fazer em apenas um sentido, não vale a pena voltar o caminho.

      Ir até St Moritz vale a pena se você for curtir a cidade (esqui, badalação, no inverno) ou se continuar até a Itália.

      Fui meio fora de temporada e passei só uma noite, antes de pegar o Bernina Express a Lugano. Mas me encantei com o Romantik Hotel, que tem acesso apenas por funicular, nos arredores da cidade.

      https://www.muottasmuragl.ch/en/

    Olá, pretendo fazer o passeio do Glacier Express em maio12. Uma dúvida, neste passeio o que vc fez com a mala? Levou no trem ou utilizou o fast baggage?

    By the way, não vejo a hora desse post com os roteiros… Minha lua de mel em maço está nas suas mãos! rsrsrs

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito