Guia de São Paulo
São Paulo: domingão de sol no Minhocão, o passeio mais fotogênico da cidade
Ano que vem vai fazer 20 anos que o Minhocão é fechado ao trânsito aos domingos e vira uma passarela de lazer. O horário de fechamento no fim de semana acaba de ser ampliado: desde julho, o tráfego de veículos pára às 15h de sábado para ser retomado só às 6h30 da manhã de segunda.
Num domingo de sol, não existe passeio mais fotogênico em São Paulo. À luz do dia, o lugar é seguro e você pode trazer sua câmera para fazer um safári fotográfico. Não tem como não render fotos no mínimo curiosas.
Sem carros, a maior aberração urbanística de São Paulo — que acelerou a decadência de uma área nobre da cidade — adquire uma beleza dramática.
Caminhar pelo Minhocão é como percorrer uma instalação de arte. “Em sua obra ‘Arvorismo Urbano’, o artista experimental Paulo Salim Maluf propõe um olhar sobre a indiferença nas relações sociais na metrópole. Os espectadores passeiam alheios à solidão dos ocupantes dos apartamentos do centro de uma grande cidade estacionada entre os anos 40 e 70”, diria o catálogo.
Nos últimos anos, o interesse por percorrer os 2,8 km do elevado fechado vem aumentando.
Primeiro (chute meu) como reflexo do sucesso do High Line, o parque de Nova York instalado num minhocãozinho abandonado entre Chelsea e o Meatpacking District.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
E nos últimos tempos (certamente) como extensão do circuito de ciclofaixas, algumas temporárias, outras permanentes, que estimulam o passeio de bicicleta pelo centro da cidade no domingo.
Pouco a pouco vai crescendo a disposição de desativar o monstrengo — seja transformando em parque como em Nova York, seja demolindo a estrutura como aconteceu com a Perimetral da zona portuária carioca. A estratégia atual parece ser a de ir aumentando os horários de interdição do viaduto, até que a cidade encontre um jeito de rodar sem ele.
Depois de fazer a travessia do Minhocão de ponta a ponta num domingo de sol, é difícil não se apaixonar pela idéia de fazer dele um Railainão paulistano. Seria espetacular. Mas tenho sérias dúvidas se o projeto seria bem executado e bem mantido. Meu receio é que se crie uma Praça Roosevelt 2, uma grande laje permanentemente em reforma e permanentemente ao deus-dará. Sou pela demolição, mesmo.
Caso uma dessas duas coisas realmente venha a acontecer — a transformação bem-sucedida num High Line ou sua simples demolição –, São Paulo vai ganhar uma Berlim Oriental pronta para ser reincorporada à cidade.
Mala de bordo nas medidas certas
O mercado imobiliário parece já apostar nisso, pois ao longo do elevado começam a ser construídos prédios novos com nomes em inglês que sugerem um estilo de vida moderninho e dinâmico.
Talvez não aconteça nada, e esse seja apenas mais um dos incontáveis alarmes falsos de renascimento do Centro de São Paulo.
Pelo sim, pelo não, se você estiver num domingo de sol em São Paulo, pegue um táxi (ou vá de bicicleta) até a igreja da Consolação ou ao Largo Padre Péricles, onde ficam as duas pontas do elevado. Prepare a câmera. E esbalde-se.
Leia mais:
20 comentários
Fecha nos feriados também?
Olá, Andre! sim.
Também sou a favor da eliminação do minhocão; a limpeza promove revitalização da área mista de comércio e moradia.
https://www.facebook.com/events/1877210299159506/
OI Ricardo! Tudo bem?
Escrevo para pedir um HELP!
A prefeitura regional da Sé está com um processo avançado para impedir que as pessoas usem o Minhocão como área de lazer a noite e reduzir muitíssimo esse uso nos finais de semana. Queria pedir sua ajuda na participação e divulgação de uma manifestação que faremos este domingo às 16hs lá no Minhocão. VENHA! DIVULGUE! Obrigadão!!!
Obrigada!
Desculpe perguntar nesse post, mas estou sem saber outro local para minha dúvida: qual seria o melhor meio de transporte para partindo do Aeroporto de Congonhas chegar no bairro Vila Mariana?
Olá, Kamila! Vila Mariana é um bairro bastante próximo ao aeroporto. O melhor é ir de táxi. Não há metrô em Congonhas. Se você quiser ir de ônibus, veja o itinerário na ferramenta da SPTrans:
https://www.sptrans.com.br/itinerarios/
Olá, pessoal! Sou moradora do Centro de São Paulo e vim aqui falar do Minhocão à noite.
Eu e meu marido corremos no Minhocão quase todas as noites. Durante a semana ele fecha às 21;30 e fica repleto de corredores, ciclistas, turminhas com skate ou cachorros etc. É um verdadeiro ponto de encontro para muita gente! Algumas noites fica realmente bem cheio! Eu adoro e nunca tive problemas nas corridas noturnas, mesmo quando vou sem meu marido. Ontem mesmo voltei para casa às 23:30, sozinha, já era tarde, estava garoando e deu pra notar o esvaziamento em razão da hora. O importante é apenas não levar objetos de valor quando for à noite, não chame atenção. (eu até carrego celular com braçadeira por causa da corrida, por dentro da manga da camiseta e acredito que fique discreto). Assim não terá problemas e curtirá o passeio ou sua corrida! Recomendo mesmo!
O Centro, apesar de decadente, tem suas belezas e virtudes! Não é o bicho de sete cabeças que contam por aí… apenas tome cuidado, como deve tomar em toda a cidade, aliás.
Abraços!
PS> lugares bons para parar o carro: no fim da extensão sentido Consolação, perto da Rua Maria Antonia e arredores! Esse ponto é mais movimentado à noite!
Aonde é um ponto bom para estacionar o carro?
Olá, Rogério! Na Cesário Mota, uma rua que sai do entroncamento da Consolação com Maria Antônia.
As fotos ficaram show, Riq! Já vi que tem grafitti novo na área. Eu acho que o que incentivou a onda de passeios no Minhocão foi o instagram
Que bacana essa dica! Sou cariocas mas gosto de visitar São Paulo e explorar os cantinhos da cidade… da próxima vez vou conferir esse passeio ‘fotográfico’! 😉