Guia de São Paulo
São Paulo para duros: como é o hotel San Gabriel, na Frei Caneca
Amor à primeira vista… bem, não foi. Confesso nunca ter dado bola para o San Gabriel (R. Frei Caneca, 1006), o hotel econômico favorito de 9 entre 10 duros que se hospedam na região da Paulista.
Parte por conta do site, que falhava em impressionar; parte por culpa do sistema de reservas, que demandava o preenchimento de um formulário gigantesco e depósito adiantado das diárias. Agora não tem mais perrengue: o hotel já está no Booking e tudo.
O hotel
Bem localizadérrimo, a três quadras da Paulista e do lado do agito na Augusta – sem, entretanto, ficar no meio da bagunça. São 10 minutos a pé até a estação mais próxima do metrô, e o ponto de táxi em frente tem sempre carros à disposição.
A recepção é bastante grande e parece ter passado por uma reforma recente. Há uma área espaçosa com sofás e de tudo um pouco na lojinha de conveniências.
Hóspedes recebem a senha do wi-fi logo na chegada. A conexão é gratuita e funciona nos quartos, mas em determinados momentos a velocidade esteve ruim.
Os café da manhã cobrado à parte me fez preferir outras opções. O que não falta em São Paulo é padoca.
Mala de bordo nas medidas certas
O quarto
Escolhi o executivo, que é o mais baratinho. Achei bastante confortável, apesar de pequeno. A cama é gostosa e o banheiro tem um tamanho muito bom.
O quarto vem equipado com ar-condicionado e ventilador de teto, uma pequena TV de tubo e uma escrivaninha. Não precisei usar, mas imagino que você tenha que ser bem magrinho para caber entre a cama e a mesa e conseguir trabalhar ali confortavelmente (o apartamento é “executivo”, afinal).
Fiquei surpresa por oferecerem frigobar: muitos hotéis dessa categoria – e até de categorias superiores – não colocam mais frigobar nos quartos. Faz uma tremenda falta. Ponto para o San Gabriel.
Outros acertos são o armário, bem espaçoso, com gavetas e vários cabides, e persiana de metal que fica por fora da janela. O quarto vira um breu. Tive a melhor noite de sono em muito tempo – e não bati a cabeça na beliche de cima quando acordei, o que invariavelmente acontecia no Formule 1 (atual Ibis Budget).
No banheiro eu poderia apontar alguns senões: o chuveiro é elétrico, não são dadas toalhas de rosto, e as de banho são do tipo “hotel econômico” mesmo. Leve xampu e condicionador; por lá só tem sabonetinho. De qualquer forma, garante mais privacidade do que o formato do Formule 1/Ibis Budget, com o box que já sai dentro do quarto e cria um pouco mais de intimidade com o seu companheiro de viagem do que talvez você gostaria.
Identifiquei alguns problemas de conservação aqui e ali: o vidro da janela e o box estavam trincados, e uma das maçanetas do armário era diferente das outras. Nada que tenha causado transtorno, mas incomoda um pouquinho.
Minhas impressões
Acredito que o segredo para sair satisfeito de um albergue ou hotel econômico é saber de antemão o que você vai encontrar. Para quem está com orçamento curto, pretende curtir São Paulo e não sofre de frescurite, apostar no San Gabriel vale a pena. A espetacular Livraria Cultura do Conjunto Nacional está pertíssimo; uma caminhada de 10 minutos leva ao Masp ou às vitrines dos Jardins (olha o bolso!), e dá para voltar a pé da balada na Augusta.
Leia também:
21 comentários
Olá, recentemente fiquei no Hotel Moncloa, na região da Frei Caneca, bem próximo ao shopping frei caneca. Achei uma alternativa melhor que o San Gabriel. Eu pesquisei os dois econômicos e considerei o Moncloa melhor custo X benefício por oferecer café da manhã incluso na diária e poder reservar pelo booking. O San Gabriel é burocrático para reservar, precisa pagar uma parte diária adiantado e café da manhã pago à parte. Recomendo o Moncloa para os econômicos como eu.
Fiquei hospedado neste hotel em 2009 e 2013… Excelente custo x benefício, como não sou exigente quanto a hoteis (até pq eu os utilizo somente para dormir) eu gostei muito. Acho que o único problema que alguns irão achar é que o quarto é pequeno.. mas fica a dica: tente reservar com uma antecedência de mais de 30 dias pq suas suítes se esgotam muito rapidamente…. tem vários “sacoleiros” que sempre procuram o Hotel. Possui uma excelente localização, fica há uns 9 km do aeroporto de Congonhas, como já citado por outros viajantes tem um pequeno Shopping , o Frei Caneca próximo…e tem mais um mini-shopping beirando a Av. Paulista que não me recordo o nome mas acho que é Shopping Paulista.
gostaria de saber as opções de transportes públicos e como chegar saindo do aeroporto de Congonhas para o hotel San Gabriel na Frei Caneca, em São Paulo. Grata pela atenção
Olá, Cassia! Há um ônibus para a estação Tatuapé, que conecta com o metrô. Vá até a estação República, troque para a linha amarela, desça na estação Paulista, ande mais 10 min. até o hotel.
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/a-boia-em-ponte-aerea-para-duros/
Boa tarde!
Gostaria de saber se alguém conhece alguma hospedagem BBB próxima ao Centro de Exposições Imigrantes ou alguma outra dica de hospedagem bacana próxima a alguma estação de metrô que facilite
o deslocamento até o Centro de Exposições.
Obrigado
Olá, Jessé! O hotel Formule 1 do Paraíso está ao lado da estação Paraíso do metrô, onde passa a linha azul, que leva à estação Jabaquara, de onde você pega um táxi para o centro de exposições (são 850 metros).
Velu, Boia! Obrigado pela dica. Vocês são ótimos, sempre dispostos a ajudar.
ola bom dia alguém pode me informar quanto tempo leva aproximadamente da estação Bresser do metro ate o aeroporto de guarulhos indo de ônibus comum?
Olá, Ana! Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/a-boia-em-ponte-aerea-para-duros/
Como faço pra chegar em osasco de transporte publico, saindo do aeroporto de guarulhos?
Olá, Claudia! Pegue o ônibus comum para a estação Bresser do metrô, continue de metrô até a estação Barra Funda, pegue o trem da CPTM na Barra Funda até Osasco (linha 8, Diamante).
Parei de ficar lá depois que o sistema de reserva se burocratizou. Antes era ligar e dar o número do cartão para garantir a reserva. Isso de formulário, fax, reserva não imediata, pagamento exclusivamente em dinheiro etc., além de não dar mais para mim, não merece ser incentivado.
Bom dia gostaria de saber quanto custa a diaria para um quarto triplo e um duplo, para dias 25 de setembro a 28 de setembro de 2012.
Justina Muianga
Olá, Justina! Entre em contato com o hotel, há um link no texto.
Fiquei hospedado lá algumas vezes há aproximadamente 3 anos, quando estava recém-reformado. Também não me decepcionei e parece que nada mudou de lá pra cá. Mesmo assim, continuo achando um custo-beneficio muito superior ao do Formule 1. Principalmente porque a localização é bem mais favorável do que a Consolação ou 9 de Julho…
Fiquei em duas oportunidades no hotel, ambas em 2007, e não me decepcionei justamente porque já sabia o que iria encontrar.
Apesar da reserva, à época, ter sido um tanto quanto diferente da informada acima (reservei por telefone e fui informada que quando do check-in já deveria efetuar o pagamento e só!), é um hotel simples e econômico, bem localizado, e o café da manhã valia muito à pena.
Algumas considerações devem ser feitas: a localização é indicada não só para turistas que querem ficar próximos à Av. Paulista/Rua Augusta, mas também àqueles que se encontram em tratamento médico nos vários hospitais das redondezas, além do que o Shopping Frei Caneca ali próximo é uma mão na roda com uma boa praça de alimentação.
Uma dica de bons quartos é sempre pedir em um andar (bem) alto, pois a rua Frei Caneca, na altura onde se localiza o hotel (quase Peixoto Gomide), costuma ser muito barulhenta, especialmente aos finais de semana.