Guia de São Paulo
Eataly São Paulo, 3 andares de buon appetito
Aberto em 2007 em Turim e desde 2010 fazendo sucesso em Nova York, o Eataly abre suas portas em São Paulo na próxima terça, dia 19 de maio, ao meio-dia. Já não era sem tempo. Desde 2012, com o fechamento do Playcenter, a cidade andava órfã de parques de diversão.
A uma semana da abertura, participei de um tour pelas instalações, anteriormente ocupadas por uma concessionária de carros de luxo que não deixará a menor saudade. “Parece o de Milão”, comentaram no meu Instagram. Não posso dizer. Só sei que o layout mezzo galpão mezzo shopping center é bem diferente do de Nova York — para melhor. Na disposição labiríntica do Eataly nova-iorquino, você pode entrar por uma porta, sair por uma outra e não perceber tudo o que podia ter comido ou comprado. Na de São Paulo você não perde nada: dá para percorrer o lugar com o mesmo método que você usa para visitar museus — e com a vantagem de aqui e ali poder comer a obra dos artistas.
O conceito você conhece, certo? O Eataly é um mega-empório de comida italiana com restaurantes agregados (e uma escola de culinária também). As duas palavras que sintetizam a melhor cozinha italiana — qualidade e simplicidade — mandam no que é oferecido no mercado e servido nos restaurantes. Tudo é fresco e artesanal. E ao mesmo tempo, mega-comercial. O marketing da pesada aplicado a princípios gastronomicamente corretos é o que torna o Eataly um empreendimento tão desconcertante (e bem-sucedido).
Promoções para sua viagem
Deixo para os críticos de gastronomia o veredicto sobre a relação hype x benefício dos restaurantes e bares. Mas aqui do meu box antevejo… o óbvio: São Paulo está ganhando uma baita ~atração turística~. A “focaccia do Eataly” (ou a pizza, napolitaníssima, de disco fino e elástico, servida também na hora do almoço) tem tudo para desafiar o sanduba de mortadela do Mercadão (disclosure: do qual este blogueiro não gosta) como objeto número 1 do desejo gastronômico do turista que vem a São Paulo.
A propósito: se a idéia do Eataly é celebrar o movimento slow-food, acho que a filial de São Paulo será a número 1 da rede no quesito va piano. Posso apostar que nos primeiros meses o noticiário vai falar mais das filas dos restaurantes do que de qualquer outra coisa 🙂
Restaurantes & horários
Na parte de mercado, o Eataly tem supermercado (o sócio brasileiro é o grupo St. Marché), padaria (onde você compra as focaccias), açougue, peixaria, massas artesanais, rotisseria, queijaria e loja de vinhos. Abre todos os dias, incluindo feriados, das 9h às 23h.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
O mais formal dos restaurantes, ocupando o segundo andar, é o Brace (“Brasas”), especializado em grelhados, com um bar e uma cervejaria anexos.
No primeiro andar ficam La Pizza, com as redondas napolitanas feitas por pizzaiolos da Rossopomodoro, La Pasta, de massas, La Carne e Il Pesce, que preparam o que na Itália vem depois da massa. Os restaurantes do térreo levam mais jeito de praça de alimentação (chique): La Verdura prepara contorni; Il Crudo serve ostras e peixes crus ou defumados à italiana; Il Panino, colado à padaria, serve sandubas italianos e La Piazza serve frituras, mozzarella, embutidos e vinho em taça.
Os restaurantes abrem em horários diferentes. A exceção é o La Piazza, que funciona todos os dias sem interrupção. Pesquise aqui.
Completam o elenco do térreo um café (Gran Bar Lavazza), um quiosque da Nutella, sorveteria e chocolateria Venchi, um bar de sucos (Bar della Fruta) e confeitaria (Luca Monersino). O primeiro andar também tem seu próprio café, o Caffè di Vergnano.
(Comentário da nossa Mariana: “the ultimate padoca paulistana“. Gênia!)
O Eataly fica na av. Juscelino Kubitschek, 1489, entre Faria Lima e Marginal Pinheiros, a duas longas quadras do shopping JK Iguatemi. O telefone é (11) 3279-3300. Visite o site aqui. O hotel mais próximo é o Blue Tree Premium Faria Lima (dá para ir a pé).
Leia mais:
62 comentários
A sua expressão abaixo da foto da nutella (porco *io) é altamente ofensivo, seria educado retira-la. O resto do artigo e as fotos gostei.
Olha, esse aí já não dá mais, porque já foi. Mas os próximos textos eu mando antes para sua aprovação e revisão. O senhor faz isso de graça ou vou precisar pagar?
conheci o de NY e fiquei enlouquecida. é um mundo de cores e sabores. que bom que chegou por aqui. bj e obrigada Ricardo pelas dicas. já sou sua fã da Band. bjsss
Nem fui e já quero morar lá!❤️❤️❤️
Um excelente motivo para programar uma nova viagem para SP. Se os preços não forem abusivos, vai ser um excelente lugar para comprar temperos e outros ingredientes tipicamente italianos.
Sejam muito bem vindos!
Sejam muito bem vindo… mas continuo achando que deveriam inaugurar mais um em Guarulhos, hehehe!
E vou ser mais uma encabeçando essa fila aí!!! Doida já para voltar a Sampa!
Não tenho dúvidas que será nova meca turística! Eu mesma já estou fazendo conta dos próximos feriados. 😉
Muito legal, adorei saber os detalhes do Eataly São Paulo 🙂
Como italiano e com o hobby da cozinha mais um ponto para achar ingredientes para os meus almoços de domingo com os amigos brasileiro. São Paulo cidade líder mundial em gastronomia merece mesmo um lugar assim. Vamos ver os preços praticados.