Praias do Brasil: São Miguel dos Milagres

Guia de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa.

A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.

Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.

No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.

Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Rota Ecológica: quando dá praia?

    Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.

    Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.

    256 comentários

    Olá Boa noite! Quero ir à Alagoas final do ano. Mas estou em dúvida se me hospedo em Pajuçara ou Paripueira , com o objetivo de conhecer essas praias da rota ecológica. Pode me dar um norte?

      Olá, Luzenice! Para visitar as praias da Rota Ecológica você pode fazer um tour em grupo saindo de Maceió (não recomendamos) ou se hospedar uns dias na Rota Ecológica (é o que recomendamos).

    Estive em janeiro em uma casa alugada no vilage Costa dourada, em ponta do mangue e foi fantástico e com isolamento social. Gostamos tanto que queremos voltar em abril, na semana do aniversário do meu marido e estamos na dúvida entre voltar para ponta do mangue ou irmos para alguma praia da rota ecológica e gostaria de saber se o mar na rota é tão verde ou azul, calmo e quentinho quanto em ponta do mangue, Antunes, Bruna e barra grande.

      Olá, Sandra! A temperatura é a mesma (mais morna ainda, quando a maré baixa acontece à tarde) e o mar é tão ou mais calmo. Mas a cor da água na costa norte de Maragogi é mais bonita. A cor do mar na Rota é sempre azul, mas só fica azul-bebê de vez em quando.

    estou indo passar 5 dias na pousada do toque. Vc recomenda alugar um carro para fazer passeios a volta?

      Olá, Bruna! Recomendamos a Rota Ecológica para descanso. Você aproveita melhor se não ficar zanzando pra lá e pra cá. Se para você uma viagem boa é sinônimo de viagem com um novo passeio todos os dias, então você vai gostar de Maceió.

    Recomendo que vc faça , recife – São Miguel direto, hospede-se no patacho ( Porto de pedras) tem pousadas de 250 a 2500 por diária, conheça essa região, e vá subindo de volta… maragogi, Antunes, Tamandaré/ Carneiros, …. vai se apaixonar

    Olá , estou indo com a minha familia para ficar em uma das praias da Rota ecológica, chegando por Recife mas tb gostaríamos de conhecer a praia de Carneiros. Teremos 8 noites. Gostaria da ajuda de vcs para montar um roteiro. Dúvidas : deixo a Praia de Carneiros para o final da viagem? Qual o melhor lugar da rota ecológica para ficar com adolescentes ? Caso eu opte por ficar em Japaratinga , consigo fazer a pousada de base tanto para conhecer a praia de Carneiros como São Miguel dos Milagres? Faz sentido se hospedar em Japaratinga e uma noite em São Miguel dos milagres ?

      Olá, Roberta! Não há nenhum lugar na região que seja “próprio para adolescentes”. Eles vão gostar se curtirem praia e todos os esportes que podem ser praticados junto ao mar. Se você vai sair e voltar por Recife, pode dormir uma ou duas noites em Carneiros na volta.

    Olá! Estive hospedada em Japaratinga agora em dez 20202, na região da praia de Bitingui, próximo à Barreiras do Boqueirão. Realmente indescritível! Também diz os bate-voltas à Porto de Pedras e Milagres e Maragogi. É bom pra ter uma ideia do todo, mas realmente é muito corrido e cansativo. Principalmente quem anda com crianças no buggy. Já marquei retorno à Maragogi em 2021 pra ficar numa pousada pé na areia em Peroba, a 5\6km das famosinhas Antunes/Barra Grande, tudo vindo por Recife. Estou me programando para escolher exatamente o que vocês falaram, uma praia na Rota Ecológica, chegando por Maceió que é mais perto desse lado de cá e curtir em slow motim todas as nuances do mar, como fiz em Japá. Me apaixonei PELA região da costa e tive um tira-gosto da Rota Ecológica que me faz querer voltar.

    Bom sempre lembrar: se for passeios nas piscinas do toque e de sao miguel dos milagres, sugiro os seguintes requisitos de forma simultânea : 1) esteja a hospedado em sao miguel dos milagres ; 2) vá nos dias em que a maré seja 0.1 ou menos e que seja o horário da maré até as 8h30 da manhã. Por quê? Porque lá pelas 9h da manhã, chegam multidões de turistas vindos de Maceió e maragogi nos pontoos de apoio nas praias de porto da rua ( milagres do porto), do toque ( milagres do toque) e uma pousada lá em sao miguel dos milagres. Fui em fevereiro de 2020, 26 jangadas na piscina do toque! Na de São miguel dos milagres também cheia ( esta última em agosto de 2016). A maré de 0.1 ou menos , pois ficam visualmente mais belas. 0.2 ainda aceitável. Esqueci tambem: se possível, na baixa temporada.

    Eu e minha família (esposa e dois filhos adolescentes) vamos de carro de Guaramirim-SC para São Miguel dos Milagres-AL agora no final de dezembro. Vamos ficar lá 12 dias num flat alugado na praia do toque. Queremos descansar, gostamos de longas caminhadas e não gostamos de muvuca. Poderia nos dar algumas dicas? Será conseguiremos evitar a “muvuca” onde estamos indo?

      Olá, Elvis! Com certeza! Se a propriedade não for à beira-mar, localize a entrada mais próxima para a praia. Leve guarda-sol, cadeirinhas e cooler: basta se afastar dos (poucos) pontos de “receptivo” para aproveitar uma praia semideserta, apenas com eventuais passantes que caminharão a uma distância segura de vocês.

    Boa tarde Freire! Sigo tuas dicas há algum tempo já..estamos procurando uma praia sem muita aglomeração mas com bons restaurantes e barzinhos e alguma espécie de “centrinho” para dar uma andada à tardinha. Estaremos entre amigas, e as férias serão em fevereiro/2021. O que você nos recomenda? Grande abraço!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito