Praias do Brasil: São Miguel dos Milagres

Guia de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa.

A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.

Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.

No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.

Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Rota Ecológica: quando dá praia?

    Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.

    Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.

    256 comentários

    Réveillon no litoral Alagoano (preferencialmente Rota Ecológica ) vale a pena?

    Meu namorado e eu estamos cogitando passar a virada em alguma praia da rota, ou quem sabe próximo à Maragogi, porém, não temos experiência em viagens nesta época do ano (aeroportos, aluguel de carro, estradas, restaurantes,..), enfim, coisas que normalmente são tranquilas, mas que, em determinadas épocas, podem estressar um belo passeio.
    Já estamos vendo hospedagem e a caça de promoções de voos, mas temos dúvidas em alguns pontos.

    Alguém que já teve a experiência de passar o réveillon (nosso período: de 26/12
    a 03/01) por aquelas bandas, como foi?
    – os preços (alimentação, por exemplo) locais são razoáveis (sem extorsão)?
    – qual ponto do litoral de Alagoas os experientes sugeririam para quem não quer super lotação?

    Esse é nosso plano A, o plano B seria viajar de carro para Paraty ou Angra dos Reis (moramos em São Paulo).

    Muito Obrigada!!

    Escrevo para agradecer imensamente ao VnV, por ter me apresentado São Miguel dos Milagres. Todas as pessoas que me perguntaram o porquê de eu ter escolhido aquele destino, disseram “saber quem era” o Ricardo, quando eu dizia ter conhecido pelo “site do Ricardo Freire”. São Miguel é um pedacinho de paraíso perdido no meio do Nordeste. Me surpreendi ao caminhar pela praia de manhã e não encontrar NINGUÉM pelo caminho. Confesso que fiquei até receosa, mas o pessoal da pousada (Casa Acayu) me tranquilizou e disse não haver perigo. É uma pena estar crescendo (embora acredite que ainda teremos aquele paraíso para curtir “sem ninguém”, por algum tempo). Apesar de tudo o que eu tinha lido aqui, não tinha idéia de quão maravilhoso era!!!

    Puxa, que bacana, ontem passei muitas horas telefonando para algumas pousadas, e checando preços, inclusive com o site da cia aérea aberto para aproveitar a promoção. Finalmente, me decidi pela Pousada do Sonho, e acabei de ler esse último post da Rota Ecológica – porque foi através do Ricardo e da Silvia (Matraqueando) que decidi descansar nesse lugar – em que a Cristina Leonhardt menciona exatamente a pousada onde vou ficar. Achei bom demais, um bom augúrio, porque o preço dela é o melhor dos que eu vi, mas ela não tem piscina. Feita a escolha, agora é entrar no barato e ser feliz por 6 dias (de 5 a 11 de março), em paz e sossego – tudo de que eu preciso no momento. Mas tenho uma perguntinha sobre o que levar, porque não sei, e acho que nunca saberei, fazer mala. Então, além de maiô, claro, sandália havaiana, bermudas e roupas de praia, mais alguma sugestão de roupa? – será que à noite refresca, vale levar algum tipo de agasalho? Merci demais. Vera Queiroz

      Olá, Vera! À noite é quente também. Estará fresquinho só no ar condicionado.

    Estivemos em São Miguel dos MIlagres quando nossa filha tinha 1 ano e 8 meses, e ficamos numa das únicas pousadas que à época aceitavam crianças – não sei como está hoje, foi em 2014. É a Pousada do Sonho, bem charmosinha e por um preço justo. A praia em frente é bem legal, e a equipe fantástica, inclusive nos ajudaram a cuidar da Sara um dia para que pudéssemos almoçar no restaurante da beira da praia que o Rick recomenda.
    Este lugar realmente é muito especial. O post com o relato está aqui:
    https://cuorecurioso.com/2015/07/03/sao-miguel-dos-milagres-casal-cuore/

    Olá, Bóia!
    Vou de Aracaju para Maragogi e já havia reservado hospedagem nos dois lugares. Só agora que li aqui sobre a Rota Ecológica e pensei em ir para lá em vez de Maragogi. Estou indo com meu filho de apenas 2 anos e preciso saber se em São Miguel ou próximo tem alguma estrutura para atendimento médico básico (posto de saúde para situações do tipo febre, curativo simples, etc).
    Obrigada! Virei fã de vocês!!!

      Olá, Lívia! O melhor posto médico da região está em Passo de Camaragibe, a 20 km.

    Olá! Sempre acampanho o VnV e já utilizei diversas dicas nas minhas viagens. De tanto ler sobre a rota ecológica resolvi finalmente visitar esse paraíso, mas tenho uma dúvida sobre a região. Os lugares por lá aceitam cartão ou é preciso levar tudo em espécie?

      Olá, Gabriela! “Os lugares” na Rota Ecológica normalmente estão em pousadas, que normalmente aceitarão cartão. Leve talão de cheque para o caso de algum estabelecimento fora de pousada não aceitar.

    Olá
    , acompanho sempre o site, mais quando decidir ir que foi agora estou cheia de dúvidas (rsrs) por exemplo:
    Não consigo reservar hospedagem dos dias 28 de dezembro a 1 de janeiro ,
    Como chegar lá sem carro indo de ônibus?
    Qual praia com agito para se hospedar , como chegar ou a praia que tem mais concentração de pessoas que se desloca para outros pontos já que estarei sozinha?
    E onde passar a virada do ano já que os ingressos do TJ esgotaram é só tem agora o bar da praia durante o dia .

    Obrigadas bjs

    Já estivemos em Maceió e subimos à Praia de São Miguel dos Milagres., o local é maravilhoso, RECOMMMMMMENDO A CREPERIA DE S. MIGUEL DOS MILAGRES !!!!!!! NA PRACINHA CENTRAL, VALE A PENA CONFERIR !!!! PENA QUE FICAMOS POUCOS DIAS E FICAMOS “FREGUESES DE CARTEIRINHA”, POIS O CARDÁPIO É SENSACIONAL !@!!

    Boa tarde Bóia,

    Parabéns pelo blog!Sempre ajuda demais nas nossas viagens! Gostaria de saber se é possível acessar os corais da Praia do Toque sem barco? Pergunto, porque gostaria de me hospedar em uma praia vazia na região de São Miguel dos Milagres em que fosse possível mergulhar nos corais sem necessidade de pegar embarcação, mais ou menos como é Taipu de Fora na Bahia. Sabe se existe alguma praia la por perto em que isso é possível?

    Muito obrigada pela ajuda

      Olá, Lígia! Somente em marés excepcionalmente baixas, nas luas cheia e nova. As piscinas são longe da areia; a configuração de Taipu é única, porque a piscina é na beira da praia.

      Ligia .Estive na praia do Patacho e as piscinas não são tão pertos mas fomos a pé por várias vezes , verificando os horários da maré.baixa Fomos de barco na de Lage onde a piscina é um pouco mais distante da praia. As piscinas são lindas e tranquilas com poucas pessoas , estivemos em janeiro de 2015. Praia de Lage é continuação da Patacho indo para São Miguel dos Milagres.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito