Praias do Brasil: São Miguel dos Milagres

Guia de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa.

A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.

Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.

No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.

Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Rota Ecológica: quando dá praia?

    Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.

    Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.

    256 comentários

    O mais difícil é entrar em contato com a pousada do toque.
    Já tentei várias vezes e em várias ocasiões e a sensação que temos é que está fechada.

    Ola. Estou pensando em ir para o nirdeste em agosto e li que neste mes voces nao recomendam Sao Miguel dos Milagres. Qual o motivo?
    Se achar melhor nao irmos para esta praia, tem outra dica para dez dias de praia no nordeste? Obrigada

    A Pousada do Toque segue sendo a melhor referência em hospedagem para casais?

      Olá, Larissa! Todas as hospedagens à beira-mar são ótimas para casal. A Pousada do Toque foi a primeira a ter bangalôs com piscinas privativas, e provavelmente continua a pousada com maior número de acomodações deste tipo. Tem também a simpatia do staff e ótima cozinha.

    Olá! Adorei as dicas! Estou programando para ir a São Miguel dos Milagres por volta do dia 20/05/2022. Pretendo ficar 05 dias e aproveitar para conhecer Maragogi. Vi na reportagem acima que não é recomendado ir no mês de maio. Gostaria de saber o motivo, se realmente é melhor mudar a data para vistar Milagres. Outra coisa, gostaria de saber se há empresas de turismo para buscar do aeroporto de Maceió a Milagres e para fazer passeio em Maragogi. Desde já agradeço!

    Olá,
    Por fvr, dá pra conhecer e aproveitar São Miguel dos Milagres em 04 dias? Qual o tempo ideal de estadia?
    Obrigada

      Olá, Simone! 4 dias já está bom, e quanto mais dias, melhor. Escolha a melhor pousada à beira-mar que couber no seu orçamento e descanse. Se você pensa em ficar zanzando todo dia para praias diferentes, não é o melhor destino para isso.

    Olá A Boia, tudo bem? Adoro seu blog! Nao há outro mais completo nesse nicho!
    Vou passar 3 dias em Milagres na próxima semana é escolhi Praia do Patacho, Marceneiros e Praia do toque para conhecer!
    Não gosto de muvuca de gente, quero priorizar paisagens naturais de preferência paradisíacas. Acha que escolhi bem? Qual sua dica?
    Muito grata

      Olá, Bruniele! A melhor experiÊncia na região é hospedar-se numa pousada pé na areia e aproveitar a praia onde você está. Em qualquer outro lugar você vai ter que usar os acessos públicos ou os receptivos – que, como o nome diz, recebem os visitantes que vêm de Maceió ou Maragogi passar o dia.

      Se você não estiver hospedada numa pousada à beira-mar, recomendamos como os melhores pontos de acesso a Praia da Lage (coloque no Google Maps POusada Rota Ecológica), o receptivo Micasa na Praia do Riacho e o trecho de acesso público na Praia do Patacho que você pode encontrar colocadno no GPS Luna Patacho.

      Bru, suas escolhas de praias foram perfeitas. Alugue um carro, arranje um cooler e aproveite. Pra se alimentar na região tem novos restaurantes na rodovia, em Porto de Pedras indico Na Casa de Boa, tem todos os mimos, preços bons, e sustentabilidade e social, barraca da Michelly em Lages e restaurante da Marinete em Porto de Pedras. Estas dicas são de agora, estou aqui (fico até o fim do mês) e testei pode ir na fé. Melhor passeio de piscina é em Lages, com o salto da Jangada no canal, imperdível.

    Olá Ricardo. Vou ficar 10 dias hospedado em São Miguel dos Milagres e irei fazer passeios em Japaratinga, Praia do Toque e Praia do Patacho por enquanto. Quais outros lugares e/ou praias que valem visitar? Obrigado! Abs

      Olá, Vitor! O problema de visitar essa região é que há poucos acessos públicos e/ou interessantes às praias. O melhor sempre é pegar uma ótima pousada à beira-mar e aproveitar a praia dessa pousada.

      Para visitar as outras praias você vai trocar o conforto, da mordomia e da exclusividade da sua pousada por um “receptivo” que recebe excursionistas de Maceió.

      O bar de praia mais interessante é o Mi Casa na Praia do Riacho.

      Na Praia do Toque tem o clube Milagres do Toque.

      Na Praia do Patacho o melhor é entrar no único acesso público (busque no Google Maps Luna Patacho ou Posto 775). Evite o receptivo Sonhos do Patacho, é muito feio.

      O acesso público da praia da Laje, à altura da pousada Rota Ecológica, é o melhor acesso público.

      O pior acesso público (mais bagunçado) é o da Mijadela, em na praia de São Miguel dos Milagres. A cidade de Porto da Rua também tem acesso direto à praia, mas o trecho não ‘entrega’ a experiência da Rota Ecológica.

      A Praia do Marceneiro também tem acesso fácil e é uma praia linda, mas a estrutura não está à altura da beleza.

      Em Japaratinga verifique se o bar Madrag abriu o seu bar de praia neste verão.

    Oie! Estou programando uma viagem em casal pela rota com dois pontos que a princípio seriam Milagres e Carneiros. No entanto, minha impressão é que Carneiros é uma praia é bem muvuquenta, fora da vice de relaxamento que estou buscando. Teria alguma praia mais adequada para isso?

      Olá, Jade! Carneiros virou farofa. Milagres tem um ou outro ponto farofado, mas permite férias relax. Não há nada na região comparável.

      Jade, minha opinião: Carneiros dá para curtir se você quiser ficar sem fazer nada, passar os dias “morgando”. Farofa mesmo só no Bora-Bora.

      Olá, A.H.! Farofa tem na orla inteirinha de Carneiros, tem charrete, tem lancha, tem catamarã, tem ambulante, tem música, tem alto-falante, tem gente, gente, gente, gente, gente. Já tem bar ACOPLADO à igreja. O único lugar mais ou menos reservado é ali pelo Beijupirá.

      Exatamente ! Carneiros só se ficar no Beijupirá. Fora isso, é farofa e muvuca com força !!

    Olá Ricardo! Vou para Alagoas em outubro e dividi assim meus dias: 3 em Maceió, 4 em SMM, 3 em Maragogi e mais 1 em Maceió, no final, só para ficar num resort um diazinho. O que acha? Ah, outra pergunta: rola, tanto em SMM como em Maragogi alugar guarda-sóis e cadeiras nas praias sem precisar ficar presa à quiosques? Queria ficar mais “livre” e num local com menos barulho que perto dos restaurantes.

      Olá, Yara! Só em ‘receptivos’ (restaurantes/clubes de praia) e em pontos de muvuca (em Antunes) você conseguirá alugar cadeira. A solução para pegar praia com tranquilidade é hospedar-se numa pousada à beira-mar. Um dia num resort não dá para nada, você entra no quarto depois das 14h e no dia seguinte tem que sair às 11h.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito