Onde ficar em São Luís

Guia de São Luis

Onde ficar em São Luís

O melhor lugar onde ficar em São Luís seria o centro histórico. Infelizmente, com o fechamento do hotel Grand São Luís, não há mais nenhum hotel estruturado na área, apenas pousadas simples.

Fora do centro histórico há bons hotéis a escolher, nos bairros ao longo da costa.

Uma boa notícia para quem vai viajar a partir de 2026: o grupo português Vila Galé ganhou a concessão para operar dois hotéis-butique no Centro Histórico. Quando inaugurarem, serão os melhores endereços para se hospedar em São Luís.

A Bóia recomenda:

Onde ficar em São Luís

Blue Tree Towers

Aberto na década de 80 como Hotel Quatro Rodas, o Blue Tree Towers São Luís é o único da cidade com jeitinho de resort.

Não está à beira-mar – mas sua piscina é a melhor entre os hotéis de São Luís.

Apesar do “towers” no nome, o Blue Tree não é um hotel vertical: são apenas três andares (já contando com o térreo). A decoração é agradável e o serviço, bom.

Luzeiros

Desde que inaugurou, em 2010, o Luzeiros São Luís tem sido consistemente o melhor hotel da cidade, sem altos e baixos.

Não chega a ser de cair o queixo, mas tem tudo o que um hotel 4 estrelas precisa ter, e uma piscina gostosíssima, debruçada no costão.

Fica num ponto ponto tranquilo, protegido da avenida de passagem. Dá para ir a pé aos restaurantes Cabana do Sol e Pizza Vignoli.

Brisamar

O Brisamar oferece uma localização semelhante à do Luzeiros, com preços um pouco menores.

O restaurante Casa de Juja funciona no térreo do hotel. A piscina é ensolarada.

Dá para ir caminhando ao restaurante São João da Carne de Sol.

Praiabella

O Praiabella é um hotel correto e funcional. Está situado num ponto da praia do Calhau que recuperou a balneabilidade.

Você pode aproveitar para se exercitar no calçadão ou usar uma das boas barracas das redondezas, como a charmosa Riomar ou a eficiente Landruá.

A piscina é pequerrucha.

Ibis São Luís

Localizado na movimentada av. dos Holandeses, o Ibis São Luís coleciona resenhas díspares. Entre várias notas 9 e 10, muitas notas 2 e 3 reclamando de má conservação e mofo.

Para quem não vive sem uma academia, a boa notícia é que a Smart Fit fica a uma quadra de caminhada.

Stop Way

Sempre que vou passar rapidinho por São Luís e quero gastar pouco, dou uma olhadinha nos preços do Stop Way.

É um hotel superbásico mas cumplidor, com bom café da manhã.

A região (Lagoa da Jansen) já foi um polo de barzinhos, mas hoje anda meio caída.

Casa Frankie

A opção hoje para quem quer ficar numa pousada do Centro Histórico é a Casa Frankie. A pousada ocupa casarão no alto da Rua do Giz, próximo ao Convento das Mercês, e conserva o aspecto de uma residência, com sala de estar, varanda e cozinha com jeitão de casa de vó. Você só se sente num hotel quando vê a piscina no pátio.

Os quartos são simples, porém limpíssimos e bem mantidos, sob o olho do dono dinamarquês (o Frankie), que toca a pousada pessoalmente. A maioria dos quartos tem banheiros compartilhados, mas também há suítes com banheiro privativo.

Nenhum dos quartos, contudo, tem ar condicionado — de propósito, para agradar a um perfil bem definido de hóspede europeu.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Pousadas em Alcântara

    Veja onde ficar em Alcântara na página de Alcântara deste guia. Clique aqui.

    28 comentários

    Olá, gostaria de saber mais acerca de São Luis.
    Vou em Julho e gostaria de visitar a cidade e os lençóis maranhenses.
    Não gosto de peixe, suponho que os restaurantes sirvam carne também, certo?

    Onde se hospedar longe do mau cheiro da lagoa? Existem críticas sobre isso

      Olá, Mario! Normalmente nos hospedamos por lá e nunca sentimos mau cheiro, não (até porque se dorme com ar condicionado ligado em São Luís). Mas qualquer hotel na orla ou no Centro estará bastante longe da lagoa.

    Oii, bom dia!

    Gostaria de ir a São Luis em 12/12 será que consigo pegar ainda as dunas com as piscinas? Queria muito conhecer, mas pego férias apenas em dezembro.

    Um absurdo um blog como este indicar Portas da Amazônia como um lugar descente pra ficar. É uma verdadeira espelunca! Estamos completamente decepcionados com a indicação e não voltaremos ao blog nem à São Luis nunca mais! Essa indicação é um desserviço ao viajante!

      Olá, Camila! Você leu o tópico sobre a pousada?

      “Instalada num casarão centenário na rua do Giz, a Portas da Amazônia sempre foi a minha indicação para um mergulho total no Centro Histórico, com quartos basicões mas áreas sociais muito charmosas. Pelos comentários mais recentes no Booking, porém, não dá para indicar o lugar sem graves ressalvas: a manutenção e limpeza dos quartos está deixando muito desejar, como atestam praticamente todos os relatos recentes. Há também barulho da rua e dos bares do hotel nas noites de sexta a domingo. Nota 7,6 no Booking (junho/2019).”

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito