Como chegar a Santiago

Guia de Santiago

Como chegar a Santiago e seguir viagem pelo Chile

Santiago está a pouco mais de 4 horas de voo para quem sai de São Paulo ou Rio de Janeiro.

A chilena Sky e a Latam voam direto a Santiago saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Do aeroporto de Santiago à cidade

O aeroporto de Santiago fica a 30 km das zonas hoteleiras de Santiago. Com trânsito fluido, dá 45 minutos de percurso. Na hora do rush, a viagem pode levar 1h15.

Táxi

Ainda no saguão de desembarque, logo depois de passar pela alfândega, você vai encontrar os guichês dos táxis oficiais. Há duas opções: o táxi comum, que vai pelo taxímetro, e o táxi especial, que é tabelado.

Como os taxistas de Santiago não são lá muito confiáveis, é melhor ir direto no especial. A corrida vai custar entre 20.000 e 25.000 pesos (108 a 135 reais, ao câmbio de janeiro/2024) e você pode pagar no cartão de crédito. Sem engarrafamentos, o percurso até o seu hotel vai levar entre 30 e 45 minutos.

Os táxis estão disponíveis 24 horas. Caso você vá chegar de madrugada no seu hotel, reserve desde a noite anterior e avise o horário de chegada por email.

Trânsfer

No mesmo balcão dos táxis você encontrará o serviço de trânsfer compartilhado em van. Como a van precisa lotar para sair e vai parando nos hotéis para deixar os passageiros, o percurso deve levar entre 1h e 1h30. Você pode comprar antecipadamente com nosso parceiro Viator:

Ônibus + metrô

A maneira econômica de sair do aeroporto é com os ônibus da Tur-Bus ou da Centropuerto. A passagem custa 1.700 pesos (9 reais ao câmbio de janeiro/2024) e leva ao centro de Santiago, com parada na estação Pajaritos do metrô (linha 1).

Os ônibus da TurBus continuam até o Terminal Alameda (a principal rodoviária, na estação Universidad de Santiago do metrô) e os da Centropuerto, até a estação Los Héroes do metrô (Centro de Santiago). Ambas estações também fazem parte da linha 1 do metrô.

Se continuar a viagem de metrô, você vai gastar entre 610 e 740 pesos mais (3,20 a 4 reais, ao câmbio de janeiro/2024). Você também pode chamar um Uber.

Os ônibus da Centropuerto saem de 10 em 10 minutos entre 6h e 23h30; entre a meia-noite e as 6 da manhã há um ônibus a cada hora cheia. Os ônibus da TurBus saem a cada 10 minutos entre 5h e 1h.

Que moeda levar para o Chile

Que moeda levar para Santiago
  • A conta do hotel deve ser paga em dólares ou com cartão de crédito internacional, para que você seja isento do IVA de 19%. Se pagar em pesos chilenos, as diárias ficam 19% mais caras.
  • Vale a pena levar reais para o Chile se você puder fazer câmbio em Santiago, num dia útil, em horário bancário, nas casas de câmbio da avenida Pedro de Valdivia, em Providencia, ou na calle Agustinas, no Centro.
  • Nos meses de verão o real fica mais valorizado, por causa da procura da nossa moeda por chilenos que vêm passar as férias no Brasil. Nos meses de inverno acontece o oposto: o mercado é inundado pelos reais dos turistas brasileiros, e o real desvaloriza um pouco (no inverno, é mais vantajoso levar dólares. Para fora de Santiago não leve reais: leve dólares.

Como comprar chip local no Chile

Como comprar chip 3g no Chile

Querendo internet já ao desembarcar, você pode se conectar usando o wifi grátis (e ilimitado) oferecido pelo aeroporto.

Não é recomendável, no entanto, chamar um Uber: o serviço é totalmente clandestino no Chile, e o embarque no aeroporto está sujeito a perrengues (pegar Uber para voltar, porém, não tem maiores problemas.)

O lugar mais conveniente para comprar seu chip local é o shopping Costanera Center, junto à estação Tobalaba do metrô. Ali você vai encontrar lojas da Claro e da Entel. Você compra o chip na loja (leve o passaporte ou o RG) e carrega o plano de dados numa farmácia no mesmo andar.

Leia mais no post Como comprar seu chip pré-pago em Santiago.

Seguindo viagem a partir de Santiago

De Santiago a Valparaíso e Viña del Mar

Para Valparaíso e Viña del Mar saem ônibus a cada 15 minutos do terminal Alameda (estação Universidad de Santiago do metrô, linha 1/vermelha).

Também é possível embarcar no terminal Pajaritos (estação Pajaritos do metrô, linha 1/vermelha), que já fica próxima à saída para o litoral. A concessionária da rota é a Tur-Bus. Só é necessário comprar a passagem com antecedência em feriados ou volta de fim de semana.

Leia mais:

De Santiago ao Vale de Colchagua

Vale de Colchagua está a 150 km de Santiago, mas indo de carro você fica prejudicado para fazer as degustações. Você pode ir de ônibus direto a Santa Cruz (com a Nilahue).

Os ônibus saem do Terminal Sur (desça na estação Universidad de Santiago do metrô, linha 1/vermelha).

Outra possibilidade é ir de trem até San Fernando, seguindo de táxi até o seu hotel na região. Compre passagem (selecione ‘Alameda’ como ponto de partida) no site do Metrotren.

De Santiago a Mendoza (Argentina)

Mendoza, na Argentina, está bem mais perto de Santiago do que de Buenos Aires: são apenas 6 horas de viagem (contra 14 horas à capital argentina), incluindo a passagem pela alfândega, que é demorada.

É uma maneira linda de atravessar os Andes; a viagem vale por um passeio (por isso deve ser feita de dia!). Para não precisar voltar pelo mesmo caminho, compre a sua passagem aérea no modo múltiplos destinos/várias cidades, chegando por Santiago e saindo por Mendoza (ou vice-versa). Mendoza também compõe uma ótima viagem 3-em-1 com Buenos Aires e Santiago.

Se você partir do Chile, pesquise a passagem em recorrido.cl. Se partir da Argentina, pesquise em Plataforma10. A chegada/saída em Santiago é no Terminal Sur (estação Universidad de Santiago do metrô, linha 1/vermelha).

Leia mais:

De Santiago ao Atacama

Se você vai incluir o Deserto do Atacama na sua viagem, vai precisar voar de Santiago a Calama (2 horas de duração).

Compre sua passagem aérea no modo múltiplos destinos/várias cidades, com ida Brasil-Santiago e volta Calama-Brasil, incluindo o trecho Santiago-Calama no mesmo bilhete. De Calama você segue a San Pedro de Atacama em trânfers compartilhados de van ou ônibus (compre na hora).

Leia mais:

De Santiago a Chillán

De carro são 450 km desde Santiago. Também dá para ir de trem (são 5 horas de viagem pela TrenCentral, saindo da estação Alameda em Santiago). Caso você vá do Brasil direto para lá, dá para considerar também o avião: voe a Concepción (1 hora de vôo) + 2h30 de trânsfer pela estrada.

Leia mais:

De Santiago a Pucón

Para Pucón, voe a Temuco por Lan/TAM ou Sky Airline, e prossiga 100 km de ônibus ou trânsfer. Também é possível ir de ônibus (12 horas, veja no site Recorrido.cl).

Leia mais:

De Santiago a Huilo Huilo

A ‘floresta encantada’ de Huilo Huilo, o destino mais original do Chile, está a 900 km de Santiago. Para chegar é preciso voar a Temuco ou Valdívia, e seguir de trânsfer (4 horas desde Valdívia, 5 horas desde Temuco).

Leia mais:

De Santiago aos Lagos Andinos e Bariloche

Para combinar Santiago com Lagos Andinos, o melhor é comprar a passagem aérea no modo múltiplos destinos/várias cidades, com ida Brasil-Santiago e volta Puerto Montt-Brasil, incluindo o vôo intermediário Santiago-Puerto Montt no mesmo bilhete.

Para explorar a região, fique baseado em Puerto Varas, cidade à beira do lago Llanquihue, com vista para o vulcão Osorno. Puerto Varas fica a 20 minutos do aeroporto de Puerto Montt. Caso você prefira ir por via rodoviária, a viagem desde Santiago leva 12 horas (veja em Recorrido.cl).

Um pouco mais ao sul, o arquipélago de Chiloé revela um Chile rústico que você não sabia que existia.

De Puerto Varas você pode cruzar para Bariloche, na Argentina. De ônibus são 6 horas (veja em (veja em Recorrido.cl). É possível também atravessar pelo Cruce de Lagos, que condensa num único dia os melhores passeios lacustres de Puerto Varas e Bariloche.

Leia mais:

De Santiago à Patagônia (chilena e argentina)

Torres del Paine, o destino mais desejado da Patagônia Chilena, está a 1 hora de carro da cidadezinha de Puerto Natales. Na temporada de verão é possível voar direto a Puerto Natales pela Latam ou pela Sky Airline (4h de vôo).

A alternativa mais comum, porém, é voar a Punta Arenas (4h30 de vôo de Santiago) e seguir de carro ou ônibus (3h) a Puerto Natales.

Se viajar Latam, compre a passagem aérea na modalidade múltiplos destinos/várias cidades, com ida Brasil-Santiago e volta Puerto Natales ou Punta Arenas-Brasil, incluindo o vôo intermediário entre Santiago e Puerto Natales ou Punta Arenas no mesmo bilhete.

De Puerto Natales é possível ir de ônibus a El Calafate (5 horas), a Foz do Iguaçu das geleiras, na Argentina.

E de Punta Arenas dá para ir de ônibus (entre outubro e abril) ou de cruzeiro (entre setembro e abril) a Ushuaia, na Terra do Fogo argentina.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    De Santiago à Ilha de Páscoa

    Caso queira combinar Santiago com a Ilha de Páscoa, saiba que são quase 5 horas de vôo. Às terças-feiras é possível seguir viagem a Papeete, na Polinésia Francesa. Compre sua passagem no modo múltiplos destinos/várias cidades, para incluir todos os trechos no mesmo bilhete.

    Leia mais:

    47 comentários

    o gerente do meu banco disse que com o cartão de conta internacional do Inter, que é para débito, no Chile, na hora da compra tenho de informar que é crédito, por causa da conversão do dólar para o peso chileno. Embora a compra vá ser efetuada para mim no débito. Achei muito estranho e confuso. Seu consultor Bóia não falou disso. Pode me ajudar?

      Olá, Afonso! Algumaa maquininhas interpretam esses cartões como pré-pagos, não como débito. Pode ser isso. Mas não tem absolutamente nada a ver com o que o seu gerente disse rs.

    Gostaria de saber qual o seguro viagem que vocês recomendam , visto que embora não tenhamos pretensão de esquiar vamos a Farelones e Vale Nevado
    Grata

      Olá, Claudia! Se não for praticar esporte (esqui ou snowboard) um seguro convencional é suficiente.

    Olá Boia td bem?

    Ví notícias na internet que a homologação de celulares para utilizar o chip chileno foi suspensa em 2017. Por favor, vc saberia dizer como está a situação hoje.

    O link do VnV para acessar o site para fazer a homologação dá erro, pois acredito que o site em que se fazia a homologação está fora.

    Obrigado

      Olá, Fernando! Não tem mais isso. A gente já tinha tirado a informação do post do chip, mas esqueceu de corrigir aqui. Desculpe e obrigada por avisar.

    Oi, Boia!. As suas informações mais uma vez estão sendo muito úteis na minha viagem. Obrigada! Resolvi de última hora, jå em Santiago(!!), alugar um carro para ir até Puerto Varas. Vi que os valores da locação na rentalcars/rentacars são muito inferioes aos do balcão da mesma locadora, mas confesso que estou com receio de reservar no site, digitar o numero do cartao de credito, etc
    Alguém já teve algum problema?

      Olá, Virna! Preços de balcão são sempre mais caros. Verifique se os seguros estão incluídos.

    Bom dia. Não entendi o tópico de pagamento da conta do hotel em dólares. Que tipo de pagamento vocês estão se referindo já que chegamos com tudo pago pra hospedagem? Consumo interno?
    E sobre o IVA. Turistas estrangeiros que ficam menos de 60 dias não pagam nada certo?
    Obrigada!!

      Olá, Daniela! Isso é para o caso de pagamento da hospedagem no check-out. Caso você faça pré-pagamento pela hospedagem, verifique se está sendo cobrado o IVA. No Booking a gente sabe que não é cobrado.

    Olá! Para colaborar com informações, a partir de 15 de janeiro de 2019 a Latam terá voos diretos Porto Alegre-Santiago-Porto Alegre. Vou estreá-los já em 19 de janeiro com volta no dia 31.

    Chegando de Santiago esta semana e, mais uma vez, as dicas foram valiosas. Utilizei a opção econômica onibus+metrô para sair/ chegar ao aeroporto sem problemas. Mas, em algumas estações (caso da Baquedano, por exemplo), ou não existem elevadores e rampas, ou estão bem escondidinhos, o que pode ser um problema para o transporte de malas. Em tempo: na Pajaritos há elevador. Preço do cartão bip do metrô: 1550 pesos. Carregamento mínimo de 3.000 pesos (com 10.000 eu utilizei muiito o metrô durante 7 dias). Preço do ônibus (turbus): 1.800 pesos. Vale a pena!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito