Guia de Santiago
Santiago
Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.
As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)
Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.
Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.
Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.
No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.
- Precisa passaporte? Não, mas a foto do RG tem que estar reconhecível.
- Precisa visto? Não.
- Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
- Precisa vacina contra febre amarela? Não.
- Precisa habilitação internacional? Não.
- Que moeda eu levo? Leia aqui.
Wise – Cartão de débito global
1197 comentários
Boa tarde, estou indo para o Chile dia 03 de Abril e retorno dia 12 vou para a Maratona de Santiago, vou ficar no Plaza suite flat vou voltar no mesmo dia da corrida você sabe me dizer como é o transito na cidade nesses eventos?
Olá, Meiry! Sendo um domingo, você não deve encontrar grandes complicações no trânsito. Informe-se ao chegar.
Duas novidades em Santiago. O Trem do Vinho, que sai aos sábados de Santiago com destino ao Vale de Colchagua, volta a funcionar no próximo 6 de dezembro, depois de estar paralisado por quase 5 anos, desde o terremoto de 2010:
http://www.rutadelvino.cl/product/tren-de-colchagua/
E no verão deve ser inaugurado o mirante da Torre Costanera em Santiago, o prédio mais alto da América do Sul, com 300 metros, superior ao Cerro San Cristóbal:
https://www.plataformaurbana.cl/archive/2014/11/27/torre-costanera-inaugurara-en-verano-el-primer-mirador-con-vista-de-santiago-en-360/
Para quem viaja a Santiago em 2015, recomendo muito esse mirante, especialmente depois de uma chuva, quando Santiago passa a ser uma das cidades mais lindas do mundo. Saludos!
Obrigada, Neftalí! Já encaminhei pro Ricardo Freire e certamente teremos um post sobre o Trem do Vinho muito breve!
boia, minha pergunta é a seguinte: vale a pena viajar para Santiago do chile no final do mês de maio ?
Olá, Luiz!
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago
Olá,
Vou ao Chile no início de dezembro. Compensa visitar o Vale Nevado mesmo sabendo que não vou encontrar neve?
Olá, Fernanda! No verão os hotéis fecham, mas dá para aproveitar atrações como trekking, passeios a cavalo, rapel e observação de condor (mas entre em contato antes para confirmar o que está sendo oferecido). Há dicas bem legais de como aproveitar o verão no Chile neste post – https://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas
Olá Bóia, me ajude por favor.
Vou em janeiro para Santiago, porém vou chegar a meia noite de lá. Estou com dúvida se me hospedo em Santiago e depois vou para Valparaíso ou se faço o inverso, porque não achei em num lugar sobre $$$ do aeroporto até Valparaíso. Como ficarei seis dias, gostaria de aproveitar bem sem perder dinheiro com estadias que não usarei.
Olá, Flávia! Valparaíso é bacana no fim de semana. Chegando tão tarde, é melhor dormir em Santiago.
Avaliação Santiago
Segunda vez que vou a Santiago e como sempre consulto o Blog, Excelente!
Data da viagem 23 à 29/10/2014, fui a trabalho com família.
Hotel Orly
– Excelente Hotel, é a segunda vez que ficamos. Na primeira vez nos colocaram no Flat em frente quando fiquei sabendo não gostei. Depois que entramos no quarto Adoramos! Dessa vez reservei o Flat, excelente com criança, berço e infra-estrutura do quarto.
Portanto a dica é ficar no Flat principalmente se vai com crianças, é enorme, tem banheira, microondas, lava-roupas, geladeira média, tábua de passar, ferro, secador de cabelos e água a vontade de garrafa, cortesia.
O quarto do hotel é excelente, a localização melhor ainda. Como fomos com criança 1 ano e meio, saímos apenas 1 noite, as demais comprava pizza numa pizzaria na esquina ou lanche tb na outra esquina. A vantagem tb é o desconto de 25% por levar e não comer no lugar.
Fica próximo ao metro, várias casas de câmbio, ao Castaño, supermercado, local para chamada internacional, Aqui é o Coco, etc.
Dá próxima vez que for ficarei lá novamente…
Passeios
– Fiz Vale Nevado na outra ida, foi início de outubro ainda tinha neve, vale a pena, fiz com a empresa Souzas Tour.
– Tb da outra vez fiz Valparaiso e Viña de Mar, esses dois fomos até Viña del Mar por conta e pegamos o turismo lá, bem mais em conta.
– Fiz novamente Concha y Toro, mas dessa vez apenas para passear e ir ao restaurante. O passeio é o mais turístico mas não é a vinícola mais bonita, tem que reservar. Da primeira vez fomos de metro e taxi, dessa vez só taxi, muito caro.
– Aluguei carro na Chilean Rent a car para irmos ao Vale Casa Blanca na vinicola Casas del Bosque, a melhor de todas, muito bonita, e Viña del Mar. Compensa muito alugar carro para esses passeios, super fácil de dirigir na cidade, muito bem sinalizada a estrada. Na dúvida pare e pergunte.
– Fomos ao Museo Interativo, obrigatório para quem vai com crianças, passa o dia inteiro lá,
– Fomos ao Parque Bicentenário tb muito legal com criança, principalmente porque estava tendo um evento no dia que fomos.
– Faça tudo de Metro, muito fácil andar lá, evite empresas de turismo, apenas para Vale Nevado.
Dica
– Tome cuidado com os taxis, mesmo os que parecem corretos podem ser falsos. Como saber? Não dá para saber, mas desconfie dos que ficam esperando nos passeios, prefira pedir um no hotel ou parar um que esteja andando. No horário de pico é difícil conseguir.
– Leve reais, não compensa levar dólar e nem trocar antes por peso, troque 50 reais no aeroporto para emergência e pague o taxi do aeroporto com cartão. Depois se precisar troque nas casas de câmbio da cidade. Compensa muito comprar com cartão devido ao acordo do governo em devolver o imposto direto no cartão.
– Lá se gasta bem para comer se quiser ir em bons lugares. Algo como 200,00/ 300,00 por casal com vinho. Claro que dá para economizar se quiser tb.
– Não compensa comprar eletrônicos e nem roupas, é praticamente o mesmo preço do Brasil, não vale a pena perder tempo com isso, se quiser compre no Freeshop da ida ou da volta no Chile.
Restaurantes:
– Aqui está o Coco,
– Bar Liguria,
– Astrid y Gaston,
– Del Cocinero,
– Restaurante da Vinicola Concha y Toro,
– Restaurante da Vinicola Casas del Bosque.
(Exceto o Bar Liguria, os outros se deve reservar)
Estou pensando em ir ao Chile em fevereiro/2015, passando primeiro por Santiago (uns dois dias), e seguindo para a Patagônia (Torres del Paine). É um passeio recomendado para quem vai viajar sozinho? Qual a faixa de idade das pessoas que frequentam esses lugares?
Olá, Felipe! Leia sobre Torres del Paine aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/torres-del-paine
Procure se encaixar em passeios de grupo, para ter companhia durante esse trecho da viagem. Há pessoas de todas as idades 🙂
Estou em Santiago, cheguei no dia 18 e fico ate 28. Hospedada no Hyatt Place em Las Condes. Muito bom.
Tenho pretenções em ir para o Chile em março e passar o mês inteiro por lá, tenho pretenções de passar uma semana no Atacama, quero ter noção de custos com acomodação, comida… As matérias do site são muito bem elaboradas, já tirei muitas dúvidas e já anotei várias dicas, obrigado
Olá, Emerson! Dê uma olhada nos nossos posts sobre a região – https://www.viajenaviagem.com/destino/atacama e leia este aqui, sobre os dois tipos de hospedagem na área, para pesar prós e contras de cada um – https://www.viajenaviagem.com/2011/12/atacama-onde-voce-ficou-com-quem-fez-os-passeios
Vou passar o Natal com a família em Santiago. Qual a sugestão para a ceia no dia 24 e/ou almoço no dia 25?
Olá, Carlos! Legal que sua família vai estar junto, mas vale dar uma lida neste post – https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/