Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Guia de Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    781 comentários

    Olá Bóia!
    Em setembro passarei 11 dias na Itália tentando seguir suas dicas. A ideia é ficar 4 dias em Roma, depois alugar um carro para passar o dia em Assis e pernoitar em Siena.
    No sexto dia seguir de Siena para Florença para ficar mais dois dias.
    De Florença seguiremos de trem para Milão com pit stop em Verona.
    O que acha do percurso? Alguma dica?

      Olá, Rossano! Entregue o carro no aeroporto de Florença ao chegar na cidade.

    Estive na Itália em novembro de 2018. Segui o roteiro de 15 dias. Roma, Florença (Pistoia, Lucca e Pisa), Veneza e Milão. Ótimas dicas, fizemos tudo de trem !!! Excelentes dicas !! Fizemos tudo por conta, nada de pacotes, muito mais liberdade e econômico TB!! Parabéns ao site !!! Super recomendado !!

      Rodrigo, bom dia! Pode me ajudar? Vi que você foi em novembro para a Itália. Comprei passagem para novembro (de Roma a Milão) sem me preocupar com o tempo. Agora todos me dizem que não devo ir, que chove muito e eu vou perder muito mais indo. A passagem não é cancelável. Você acha que vale a pena eu ir ou desistir da passagem? Obrigada desde já.

      Olá, Lucia! Fora do verão você sempre encontrará dias nublados e chuvisquentos em qualquer viagem à Europa. Outubro e novembro são os meses de tempo menos simpático na Itália, mas se você já comprou passagem não há por que não ir. Se você tivesse comprado para julho um monte de gente ia dizer que você morreria de calor, se tivesse comprado para janeiro um monte de gente ia dizer que você ia se congelar e não aproveitar nada.

    Boia farei uma escala de 7horas no Fiumicino após uma viagem de 15h e gostaria de saber este aeroporto possui o serviço de banheiro com chuveiros pagos para recarregar a energia para o último trecho de viagem. Se não tiver vc me recomenda algo?

    Primeiramente, parabéns pelo site. Tenho certeza que muitas pessoas recorrem às suas dicas para o melhor planejamento da viagem. Eu vou para Roma em setembro, e estou tentando comprar os ingressos da galeria Borguese e do Vaticano, mas nos sites oficiais, pelo que eu entendi, as datas para setembro não foram abertas. Isso se confirma? Sei que em outros sites é possível realizar as compras, mas gostaria de comprar nos sites oficiais.
    Obrigado!

    Ola, tentei comprar um tour em Roma, o fura fila na sua recomendação; Musement e o sistema não completa a compra, só da erro. Troquei de cartão, outra pessoa, e nada. Só retorna não foi possível completar sua compra tenta outra vez!

    Olá a todos,
    Gostaria de compartilhar um pequeno relato de nossa viagem ainda em andamento.
    Iniciamos nossa jornada em 11/06, pegariamos um vôo para Roma com conexão em Paris.
    Porém nosso vôo foi cancelado quando estávamos no aeroporto. Fomos alocados em um vôo direto no próximo dia, 12/06, e então chegamos em Roma às 07:00 am, horário local. Fomos para o hotel, banho rápido e bora pro Coliseu.
    As dicas do Ricardo das entradas fura fila nos salvaram por dois motivos: primeiro não tivemos que esperar por horas, segundo não caímos na lábia de quem nos abordava. Muitos abordam para vender a visita guiada lá na hora, e não é nada barata.
    Não tivemos pernas para fazer o Fórum Romano, dado que estávamos sem dormir, devido ao vôo cancelado.
    A lição que tirei é sempre deixar um dia a mais para o primeiro dia do roteiro . É comum em vôos internacionais atrasos, ou como no nosso caso: cancelamento.
    Outra dica, agora de Florença. Aqui está cheio de ” malandro ” , na saída da Galleria Dell’accademia eles estão colocando umas ” pinturas” , que na verdade é só um papel impresso, no chão. No meio da multidão. No meio da muvuca sem querer meu marido pisou em uma. Eles foram atrás da gente gritando, dizendo que teríamos que pagar. Lá se foi 15 euros. Preferimos pagar do que arrumar encrenca em um país desconhecido.
    É isso gente, seguimos nossa viagem que tem destino final Zurique.
    Abraços Bóia

    Olá Bóia! Vou para Roma em setembro e ficarei na cidade 9 dias. Como ainda não sei qual dos dias vou para Pompeia, gostaria de saber se deixo pra comprar lá (alguns dias antes) ou se compro online uma ou duas semanas antes. O que você recomenda?

    Ola, Em abril do ano que vem eu e meu marido temos a intenção de viajar para Itália, a intenção é seguir sua dica de roteiro de 9 dias e depois ir para Paris. Gostaria de saber se a rota mais fácil é de Veneza para Paris ou Florença para Paris.

      Olá, Estela! Se você vai seguir o roteiro de 9 dias, então ou você vai começar em Roma e terminar em Veneza ou começar em Veneza e terminar em Roma. Voe a Paris de onde você estiver no final do roteiro.

    Ricardo, boa tarde.

    Por uma questão de programação de férias, estou planejando viajar para a Itália entre os dias 03 e 15/08.
    Tenho visto algumas recomendações em sites para que seja evitado vistar a Itália em agosto.
    Não é recomendado mesmo?
    O que posso perder?
    Ou apenas mito?

    Agradeço o retorno.

    Armando Ferreira
    Salvador-BA

      Olá, Armando! Quem responde é A Bóia. A ressalva de viajar em agosto é porque a Itália fica muito cheia, faz muito calor e, nas cidades grandes, pode haver restaurantes em férias coletivas (sobretudo na segunda quinzena do mês). Mas se você se certificar de que seus hotéis têm ar condicionado e comprar ingressos com antecedência, pode viajar sem maiores percalços afora o excesso de lotação.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito