Guia de Roma
Roma
Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.
Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.
Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)
Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos na Itália e outros destinos na Europa
Quando ir
A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.
Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.
O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.
No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.
Mala de bordo nas medidas certas
Como chegar
A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.
Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.
Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:
- Trânsfer compartilhado do aeroporto de Fiumicino ao hotel – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer privado do aeroporto de Fiumicino ao hotel – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer compartilhado do hotel ao aeroporto de Fiumicino – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer privado do hotel ao aeroporto de Fiumicino – compre com nosso parceiro Viator
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Onde ficar
Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.
Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)
Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.
Ingressos fura-fila
- Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino
- Museu do Vaticano, Basílica de São Pedro e Capela Sistina
- Galeria Borghese
Tour guiado e ingressos fura-fila
- Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino
- Museu do Vaticano, Basílica de São Pedro e Capela Sistina
- Galeria Borghese
Tour privado e ingressos fura-fila
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Daqui pra onde
O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.
Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.
Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.
Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.
Roteiros pela Itália
Roteiro de 14 dias pela Itália
Roteiro Costa Amalfitana e Capri
Onde ficar no interior da Toscana
Roma no Viaje na Viagem
- Roma: roteiro prático de 3 dias
- Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino
- Hotéis em Roma: os relatos dos leitores
- Roma Pass: compra che ti fa bene
- Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere, por André L.
- Roma: 4 bairros fora do centro histórico que valem o passeio, por André L.
- A Roma da HBO, aberta a visitas na Cinecittà
- Como furar a fila (legalmente) no Vaticano
- Tour secreto do Vaticano: o PêEsse fez
- Ostia Antica: a ‘Pompeia’ mais próxima de Roma, por André L.
- Bate-volta: Roma a Nápoles e Pompéia, passo a passo
- Como ir de Roma a Capri
- Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias
- Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo
Dicas para sua viagem à Europa
- 9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Roma)
- Giro pela Itália: comece ou termine por Veneza
- Assis: como fazer um pit-stop de trem entre Roma e Florença
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 2)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 3)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfer e excursões – reserve com a Viator
781 comentários
Que rapidez na resposta 🙂 muito obrigada!
Olá!
Chego dia 2 de maio à FCO às 22h50. Queria ir de transporte público, é possível nesse horário? Obrigada!
Olá, Tarciane!
Veja (está no começo do texto, é o primeiro tópico):
https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roma-roteiro-3-dias/
Olá Ricardo, estou indo para Malta fazer um intercâmbio e passarei uns dias em Roma na ida e na volta chegarei numa 6a a noite, passarei o sábado inteiro, e meu voo de volta será no domingo as 10h da manhã, pensei em me hospedar nesta etapa em um hotel nas proximidades do aeroporto na 6a e no sábado ir para o centro de Roma de trem e a noite voltar para este Hotel para no domingo já estar perto do aeroporto. Você acha uma boa ideia? Ou ficaria hospedado no centro de Roma mesmo, o que você me sugere?
Olá, Daniela! O Air Rooms Rome fica praticamente dentro do aeroporto; você usa passarelas cobertas para ir ao prédio principal e ao trem que leva ao centro. Não é super conveniente para turistar em Roma mas, dadas as circunstâncias da sua estada, é uma opção válida para as duas noites.
Estou indo para a Itália em maio. Amei as suas dicas e vou usar como cidades base Roma, Florença, Veneza e Milão. Estou em dúvida sobre o melhor horário para deixar cada cidade. Acham que é melhor partir por volta das 19h e chegar na próxima cidade durante a noite, para já começar aproveitando cada cidade pela manhã?
Ah, e chegaremos a Roma as 9h da manhã, vc acha que da pra marcar algum passeio nesse dia? Ou somente andar a “esmo” por conta do cansaço da viagem?
Olá, Gabriela! O melhor é seguir viagem entre o meio e o fim da manhã, o que proporciona uma boa noite de sono, um bom café da manhã e uma viagem tranqüila. Aproveite o percurso para repassar o que fará nos próximos dias. Viaje com uma roupa confortável, que permita que você já saia passeando pela próxima cidade caso o seu quarto no hotel não esteja disponível no momento da chegada.
A estratégia de viajar no início da noite é boa para roteiros muito apertados, mas esconde alguns desconfortos. Você vai precisar deixar as malas no hotel e voltar ao hotel antes de ir para a estação. Vai viajar suja e cansada (e como vai estar carregando toda a bagagem, não vai dar para relaxar muito no trem). Até chegar ao hotel, fazer check-in, tomar banho e estar pronta para sair, muitas cozinhas de restaurantes podem ter fechado. Além disso, caso você chegue depois das 18h, sempre é bom avisar o hotel de que vai chegar tarde, porque a partir das 18h a reserva, quando não paga antecipadamente, pode ser repassada a um passante.
Veja nossos roteiros pela Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/
Ola! Estou indo para Italia em dezembro, de Israel, e vou ficar em Roma por 7 dias, e gsotaria de fazer bate-voltas para Costa malfitana; Veneza e Cortina (lugares q nao conheçi ainda). E gostaria de saber: os tickets de trem tem desconto para maiores de 60 anos (li no site bilhetes senior)? e se existem bilhetes de trem multiplos como em Portugal (ex: válidos por 3 dias, podendo ser feitas qtas viagens quiser durante este periodo, isso existe na Italia?)
Olá, Helena! Basear-se em Roma não permite que você faça bate-voltas a lugares tão distantes. Passes de trem na Itália não valem a pena, é preciso pagar suplemento e fazer reserva de assento em todos os trens rápidos. Para ter direito a passagens com tarifas sênior você precisa comprar um cartão ao chegar na Itália. E mesmo assim, essas tarifas serão mais caras do que as tarifas promocionais que você comprar com antecedência, sem cartão sênior.
Dezembro é uma época ruim para a Costa Amalfitana, mesmo que você conseguisse chegar por conta própria e voltar no mesmo dia.
Veneza está a 3h45 de trem rápido. Seriam 7 horas e meia de viagem, sem contar o tempo de ir e voltar da estação Termini. Você passaria mais tempo no trem do que em Veneza.
Cortina está a 6h25 de trem, com três baldeações.
Veja roteiros para a Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/
Boa noite.
Estou precisando de uma “luz”: meu marido e eu estaremos na Itália no próximo mês e estamos na dúvida em como ir de Roma para o porto de Chivitavecchia, pois faremos um cruzeiro. Depois, iremos pra Florença. Vc pode nos ajudar com suas infaliveis dicas?
Olá, Maria! Há trens de Roma a Civitavecchia. O trem regional (Regionale) sai pelo menos duas vezes por hora e chega entre 1h10 e 1h30 a Civitavecchia. Não precisa reserva antecipada, custa 4,60 euros a passagem. O trem rápido (Intercity ou Frecciabianca) leva 50 minutos, precisa reserva antecipada (pode estar lotado no momento do embarque, e só viajam pessoas sentadas), tem horários espaçados e custa entre 11 e 16 euros.
Veja como comprar:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/trem-na-italia-como-comprar-passagem/
Um táxi custará 150 euros.
Não entendi de onde você sai para ir a Florença.
Oi gente! Procurei e não achei! Esse voo que tem parada de 50min em Lisboa seguindo para Roma é furada? Dá tempo tranquilo? Muito estressante? Abraços!
Olá, Amanda! É apertado, porque você vai passar pela imigração em Lisboa. Tente uma opção com um segundo vôo em outro horário.
Boa tarde! Parabéns pelo teu trabalho. Chegarei em Civitavechhia de navio e terei apenas uma terça e uma quarta-feira em Roma. Como às quartas tem a audiência Papal, pergunto se é mais interessante/conveniente visitar o Vaticano na terça ou na quarta.
Olá, Altair! Comprando ingresso ou tour com hora marcada, não tem diferença.
Boa tarde
Estarei indo para roma em abril. No entanto,irei de navio. Vc saberia me dizer se para passar na imigracao do Porto e semelhante a do aeroporto?
Agradeço desde já a atenção
Obrigada
Tatisa
Olá, Tatisa! Se o navio vier de algum outro país do Espaço Schengen, não haverá imigração. Se for um cruzeiro de travessia, a imigracão será feita na primeira escala no Espaço Schengen.
Olá pessoal, alguem ja fez o tour roma toscana no inverno? Compensa, ou melhor deixar para a primavera? Fui uma vez a roma em janeiro e só peguei chuva, fico com receio de achar a regiao da toscana não tao bela quanto és por ser inverno.
Olá, Andressa! É melhor evitar, sim.
Obrigada Bóia…