Guia do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.
Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias.
Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.
Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.
E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.
O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.
A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.
Nos últimos anos, locomover-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.
Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, aproveite as praias, inclua generosas doses de shows e teatro na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.
Mala de bordo nas medidas certas
Se preferir um esqueminha pronto de passeios, use nossos Roteiros práticos, todos devidamente testados.
Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você vai aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.
Prefere fazer seu passeio privado e com roteiro personalizado no Rio, veja as opções abaixo, oferecidas pela nossa parceira Easy Travel Shop:
559 comentários
Olá, em março farei uma conexão longa no rio para pegar um voo internacional também longo. O tempo de conexão é curto para ir na cidade e longo para ficar sentada na cadeira do aeroporto. Existe algum hotel no Galeão nos moldes do que existe em guarulhos? Onde você reserva por hora e tem um tempo para banho e soneca? Obrigada
Olá, Isabel! Não tem não. Veja se este hotel tem algum plano de day-use:
https://www.gjphotels.com/hotel/13-linx-hotel-international-airport-galeao/detalhes
Olá! Segunda-feira farei o trajeto de carro desde o Galeão sentido cidade de Três Rios (a trabalho), passando por Petrópolis na ida e Itaipava na volta no dia seguinte. Alguém pode indicar alguma lugar imperdível para almoçar nestas duas cidades? Obrigado!!
Olá, Luquésio! O Ricardo Freire é fã do restaurante da Pousada Alcobaça, em Correias, perto de Itaipava. A Locanda della Mimosa, em Itapaiva, também é uma referência. Em Petrópolis, vale a pena o ambiente do restuarante da pousada Solar do Império.
Olá! Estou indo ao Rio em março e pesquisando por aqui achei a Prainha dentre tantas muito linda! Vi fotos de pessoas chegando de bike. Tem algum ponto onde posso pegar a bike e pedalar próximo a orla?
Olá, Marina! Dê uma olhadinha no aplicativo do Itaú. O provável é que o ponto mais próximo esteja no Recreio dos Bandeirantes.
oi… li este post e muito me interessei, como a dúvida de Marcela acima, me identifiquei, vou com meu marido para o Rio em Julho na última semana… ficaremos em copacabana, será nossa primeira vez no rio. como estaremos em copacabana, gostaria de sugestões de restaurantes mais em conta .
Pra passeios como cristo, o ideal é procurar uma agencia de turismo, ou ir pr conta? de metrô, por exemplo? Obrigada
Olá, Gabriely! Para ver como chegar ao Cristo, leia – https://www.viajenaviagem.com/2013/07/ingressos-para-o-cristo-como-comprar
A lista é de restaurantes bacanas (não necessariamente mais em conta), mas pode te inspirar – https://www.viajenaviagem.com/2013/04/rio-10-restaurantes-ricardo-freire
E veja também – https://www.viajenaviagem.com/destino/rio-de-janeiro/
Olá.. Eu e uma amiga estamos indo passar as ferias de Julho no Rio. E provavelmente vamos ficar num Hostel no bairro de Botafogo durante 7 dias. Tem recomendações sobre essa área e as praias mais proximas? Aproveitando, quanto de dinheiro devemos levar mais ou menos, para nos divertir sem usar o cartão de credito ?
Obrigada e abraços !
Olá, Marcela! Estimar gastos de viagem é sempre complicado, mas este post dá dicas boas de como ter uma noção deles – https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem
Marcela, as praias próximas (Botafogo e Flamengo) não são próprias para banho. Mas vc está próxima das demais. Copacabana é para turistas (e na minha opinião de carioca, ruim). Vá de metrô até Ipanema, mas a praia onde os cariocas costumam ir é na Barra. Se estiver com disposição, siga as dicas do post e vá até a Prainha (no final do Recreio) ou Itacoatiara (pros lados de Niterói). São as melhores praias da cidade.
Mas só se elas alugarem carro, né? Vão passar o dia no ônibus… e para a Prainha só o Surf Bus.
Vão para Ipanema e arrassem, meninas!!
Prainha e Itacoatiara só de carro mesmo. Mas pra Barra dá pra ir numa boa.
ola! Estarei indo pro Rio nos dias 26,27,28,29 de janeiro e gostaria de passear de barco em (arraial do cabo, angra dos reis) porem tenho duvidas em qual passeio é o mais legal e qual a melhor empresa de turismo em custo beneficio para se fechar esse passeio.
Me ajudem ! grato!!
Olá, Thiago! São passeios complicados de fazer a partir do Rio. Você vai passar duas horas e meia no trânsito e na estrada para ir e para voltar. Há muito o que ver na Cidade Maravilhosa, aproveite seus dias por lá.
Thiago,
Para Arraial do Cabo dá pra fazer bate-volta numa boa, mas o ideal seria ficar uma noite pra vc curtir. Eu super recomendo. Chegando em Arraial, vá para o cais, estacione e vc verá inúmeros passeios sendo vendidos. Pelo que sei é tabelado (eu paguei R$ 25 há alguns anos) e fazem o mesmo percurso (Atalaia, Gruta Azul, a praia da Marinha que eu esqueci o nome e Praia do Forno). Eu costumo descer na Praia do forno e ficar o dia lá (tem quiosques com uma comida ótima) e depois voltar a pé (vc tem que fazer uma trilha, mas é bem tranquila).
O passeio de Angra é bacana mas a logística é muito ruim. O ideal seria vc ir pra Paraty ou Ilha Grande (super recomendo tb) e ficar alguns dias. Bate-volta é loucura!!!
Boa viagem.
Oi thiago todos os passeios são ótimos mas recomendo arraial do cabo ou búzios, te indico a agência maravilhosa tour ja fiz passeios com outras agências e não gostei eles são pontuais e toda estrutura não faça com uma agência chamada carioca tour vc soh vai passar raiva
Bom dia.
Vou para o rio passar 3 dias em janeiro2015
Por favor para visitar o Cristo e bondinho é melhor sábado e domingo ou na semana? Qual é mais vazio. Obrigada
Olá, Kelly! Dia de semana sempre é um pouco menos cheio.
estarei indo ao rj no mes de outubro, devo ficar no bairro de copacabana ok, quais as dicas em relação a restaurantes e locais para visitar pois estarei com minha familia, vamos conhecer a cidade maravilhosa
Olá, Jr! Por favor clique no posts que estão linkados nesta página.
Galera, alguém que já usou o Uber no Rio pode compartilhar a experiência? Gosto de rodar de metrô mas em determinados programas precisarei do carro e já tive experiências desagradáveis com táxis na cidade…
Quanto custa o day-use do Fasano? É verdade que só se consegue com contatos?
Olá, Camila! Nem sabíamos desse day-se 🙂