Guia do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.
Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias.
Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.
Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.
E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.
O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.
A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.
Nos últimos anos, locomover-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.
Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, aproveite as praias, inclua generosas doses de shows e teatro na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.
Mala de bordo nas medidas certas
Se preferir um esqueminha pronto de passeios, use nossos Roteiros práticos, todos devidamente testados.
Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você vai aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.
Prefere fazer seu passeio privado e com roteiro personalizado no Rio, veja as opções abaixo, oferecidas pela nossa parceira Easy Travel Shop:
563 comentários
Bom dia,
Gostaria de saber se em Julho é uma boa época pra ir ao Rio. Me parece que não chove nessa época, mas e quanto ao frio? da pra curtir a praia beleza?
Olá, Rafael! Frentes frias aparecem ocasionalmente, mas se você puxar pela memória verá que em todos, todos, todos os invernos há reportagens na TV sobre praia lotada no Rio em julho ou agosto. Os dias são secos e quentes. A água do mar é fria tanto no inverno quanto no verão.
Água fria? Claro, talvez para um nordestino, mas para um gaúcho ou catarinense a água é quente. É tão relativo isso…Pra mim a temperatura da água no Rio é a ideal.
Fui até investigar essa blasfêmia, e a temperatura média do mar, no Arpoador, por exemplo, é de 21° no inverno e de 26° no verão. ( es.surf-forecast.com/breaks/Arpoador/seatemp). Você vai me desculpar, mas se 26° é considerada água fria, na sua água morna daria pra cozinhar um ovo.
No verão carioca de 40° a água é até mais quente do que deveria. Grande abraço.
Olá, Neftalí! A água do mar do Rio de Janeiro e de Santa Catarina é superfria para quem não tenha nascido nesses estados. Sempre que dizemos que a água do mar em algum lugar é agradável sem ser morna, damos a comparação “mas não é tão fria quanto a do Rio de Janeiro”. Desculpe, mas é a verdade 🙂
Não estou de acordo. Em Floripa, por exemplo, só as praias do norte da ilha (Canasvieras, Jurerê..), no verão, poderiam se comparar à temperatura das praias do Rio. Joaquina ou Mole são congeladas para um carioca. Acho que você deve ter ido em praia no Rio no dia mais frio do ano, nessa semana onde aparecem os pinguins perdidos.
Mas tudo bem, o VnV, o melhor portal de viagens do mundo, tem crédito para sentir “frio” no Rio…hehe. Grande abraço!
olá,gostaria de saber se é proibido no Rio de Janeiro o guia turístico fazer o passeio com os turistas no seu próprio carro?foi o que uma empresa de transfer me passou.Podem me ajudar,é verdade?obrigada!!
Olá, Rafaela! O transporte turístico é regulamentado, sim.
Olá! Estou indo para o Rio próximo sábado com meu filho de 6 anos. No domingo pretendo leva-lo ao Maracanã para uma visita guiada e ao Corcovado (2 lugares que ele é louco para conhecer). Alguma dica sobre o que fazer com ele sábado das 11:00 ás 14:00? Nosso hotel em Copacabana não autorizou early check in, então estou pensando no transtorno de não podermos nos trocar e ir para praia….Obrigada!!!
Olá, Fernanda! Talvez fique um pouco corrido fazer o Maracanã e Corcovado no mesmo dia. Aproveite o sábado pela manhã e já faça um dos passeios. No domingo você faz o outro.
Sobre o passeio ao Maracanã, não esqueça que domingo eles fecham o tour guiado 2 horas antes do horário do jogo. Vá logo pela manhã. 😉
oi! Será muito ruim ir ao Corcovado sábado a tarde? pela manhã não poderemos…Jogo este fim de semana no Maracanã será sábado (Fluminense e Criciuma) às 18:30.
Olá, Fernanda! Não é o melhor hora, mas não é ruim. Tente comprar o ingresso com antecedência, para evitar filas.
E se o jogo é no sábado, pode ir no domingo tranquila. 😉
Olá adoro seu jeito prático, objetivo e charmoso de fazer os posts. Acho que está faltando um post de Rio com crianças…Estava querendo conhecer o Rio e temos uma filhinha de 1,2 meses…alguma dica?
Abraço, Joelise.
Olá, Joelise! Criança não faz turismo. O importante é respeitar o tempo delas e deixar elas brincarem. Além dos pontos turísticos mais óbvios, a praia e o Jardim Botânico são ótimas pedidas. 😉
Estou indo para Rio semana que vem de carro a cidade é bem sinalizada é fácil encontrar oslugares?
Olá, Adriana! Sim, e as atrações não são muito distantes umas das outras 🙂
Quer tirar férias em qualquer lugar do mundo? Confira em nosso web site, no Shopping Integrado, as principais ofertas de passagens aéreas e também reserva de hotéis compare os preços, viaje para onde você quizer com dinheiro no bolso na economia.
https://www.castelawebdesign.com.br/#!shoppingintegrado/c1q4a
boa tarde!Estarei no Rio com meu marido pra festa do Reveillon.
Não conhecemos o Rio,ficaremos em um hotel na Barra e estou muito indecisa em fazer o city tour em grupo ou fazer um city tour privativo,pois todas as agencias que falo,me dizem que os passeios só saem da Zona Sul e centro.Alguém pode me dar um help?obrigada!
Olá, Rafaela! Só você pode decidir. Se for fazer um city tour saindo da Zona Sul, terá que pegar um táxi até lá. Um tour privativo te dá mais liberdade de fazer o passeio do seu jeito. Faça as contas e veja o que é mais vantajoso para você.
pode me indicar quem faça tour privativo com confiança?
o hotel me indicou vips rio tour,conhece??
obrigada pela atenção,desculpe ficar perguntando,tenho receio de escolher o errado,hehehe
Olá, Rafaela! Não indicamos tour privativos, mas imaginamos que o hotel não indicaria um de total confiança. Na dúvida, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas
Olá Boia,
Vou para o Rio de Janeiro no fim de semana, para fazer um curso e ficarei no Catete. Vocês teriam dica de um barzinho ou restaurante legal para eu ir sozinha à noite? Obrigada!
Olá, Maíra! O bairro do Catete fica próximo a Lapa, onde existe uma vida noturna bem legal. Se distância não for problema, o Baixo Copa, em Copacabana também tem ótimas opções.
Obrigada, Boia. Vou ver se me arrisco sozinha pela Cidade Maravilhosa então. Tenho curiosidade de conhecer a noite da Lapa.
Acabei de voltar do Rio e me reencantei com a cidade! Explorei a orla com as bicicletas do Bike Rio, fui ao Pão de Açúcar de manhã para não pegar o sol contra o Corcovado, comi no Lamas e no Amir. Excelentes dicas do VnV, como sempre! Acabou não sobrando tempo para a Lapa, mas assisti a um balé no Theatro Municipal e é um programa que merece ser incluído na visita à cidade. Também fui ao Kinoplex do Largo do Machado. Achei o Catete uma ótima opção para viajantes sozinhos, com muitos restaurantes por perto, ruas movimentadas à noite e metrô, além de ser possível chegar caminhando ao Aterro do Flamengo com sua vista espetacular do Pão de Açúcar.
Boia, obrigado pelas dicas! Chego no RJ (Copacabana) no dom (19 out) bem cedo e vou embora no sab (pela manhã, 25 out). Gostaria de dicas sobre melhores dias e locais para ensaios de escolas de samba (legais e mais próximos) além de dicas dos melhores dias para ir (durante a semana) no Cristo, Pão de Açucar, Lapa… MUITO OBRIGADO!!! Suas dicas e atenção com os usuários do blog é fenomenal!!
Olá, Luis! Durante a semana é mais tranquilo para visitar o Cristo e o Pão de Açúcar. A Lapa ferve na sexta-feira. Para dicas de ensaios de escolas de samba, consulte o seu hotel. Eles podem te ajudar.
Estamos indo de Dublin para o Rio em Dezembro por 3 ou 4 dias. Ficaremos na Estrada do joá. Como chegaremos do Galeão por volta de meia noite. Eu gostaria de uma estimativa de valores de taxi do aeroporto àestrada do Joá.
Ps. Eu estou me deliciando com as dicas desse site. Obrigada!!!
Olá, Elienne! Use este site para ter uma noção do valor do táxi. A gente acredita que a corrida deva dar próximo de 80 reais.