Guia do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.
Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias.
Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.
Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.
E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.
O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.
A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.
Nos últimos anos, locomover-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.
Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, aproveite as praias, inclua generosas doses de shows e teatro na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.
Mala de bordo nas medidas certas
Se preferir um esqueminha pronto de passeios, use nossos Roteiros práticos, todos devidamente testados.
Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você vai aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.
Prefere fazer seu passeio privado e com roteiro personalizado no Rio, veja as opções abaixo, oferecidas pela nossa parceira Easy Travel Shop:
559 comentários
Vou ao RJ em março para um show e pretendo ficar proximo ao aeroporto Santos Dumond, pois o show será no Vivo Rio. Há perigo em andar a pé na região. Há necessidade de taxi. Alguém já usou o Urbe? Alguma sugestão quanto a hotel, passeio…
Olá, Cristina! O centro da cidade é ermo à noite, não saia a pé por ali não. O Uber é um ótimo meio de transporte no Rio, bem mais civilizado que táxi.
Cristina, eu ficaria no Flamengo ou Catete, bairros próximos ao aeroporto e ao Vivo Rio e que ao mesmo tempo tem mais segurança e vida noturna que no Centro. Uber é super bem recomendado aqui, eu nem uso mais taxi.
Pessoal, existem lavanderias (self service ou não) na região do Centro ou pelo menos próximas as estações de metrô? Quero viajar leve!
Olá, Rafael! O centro não é uma região residencial, então será difícil encontrar lavanderias. Mas Catete, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema são bairros com toda a estrutura, e você não terá dificuldade em encontrar uma lavanderia que trabalhe por quilo.
Carlos, só achei esta ida ao Leblon pra almoçar meio fora de mão. A Praia Vermelha é bem perto do Catete, onde fica o Museu. O Rio de Janeiro anda com o trânsito péssimo, devido às obras que estão acontecendo por conta das Olimpíadas. Tenta encontrar um restaurante que te interesse mais próximo do Pão de Açúcar. Na Urca, bem em frente à Praia da Urca, tem o Julius Brasserie, pequeno e com comida muito boa. Recomendo.
Olá, pessoal! Na próxima quinta-feira (16/07) iremos, eu e meu filho de 12 anos, ao Rio para pegar um voo para o México.
Como ele ainda não conhece o Rio, programei de chegar bem cedo (6:30) e passarmos o dia na cidade, pois o voo internacional só parte a noite (22:00).
Pensei no seguinte roteiro com ele. Por favor, me digam se acham que é factível e também aceito sugestões e dicas, seja de lugares, horários e meios de transporte:
Como disse, desembarcamos no Santos Dumont às 6:30. Pensei em deixar as malas no guarda-volumes (existe no SDU???) e pegar um táxi para o Largo do Machado para ir ao Cristo (pensei em ir cedo, no primeiro horário da van, para pegar menos fila, já que não estão vendendo ingresso antecipado no site).
Descendo do Cristo (estimo por volta das 10:30), irmos do Largo do Machado a pé até o Museu de República (Catete, meu filho adora história).
Depois, tomarmos um táxi até o Leblon para almoçar no CT Boucherie (esse já é para me agradar hehehe).
Após o almoço, táxi ou ônibus até a Praia Vermelha para irmos no Pão de Açúcar. Chuto que até descermos do bondinho já serão umas 17:00. Aí tomaríamos um táxi para o Santos Dumont, pegaríamos as malas e o ônibus das 18:00 para o Galeão.
Será que consigo fazer esse roteiro? Com o ônibus SDU-GIG das 18:00 consigo chegar no Galeão até 20:00, lembrado que meu voa para a Cidade do México parte 22:00? Alguém já utilizou o Uber no Rio e pode informar se funciona bem e o preço vale a pena? Outras dicas e sugestões?
Desde já, muito obrigado a todos!
Olá, Carlos! O guarda-volumes é de armário (Malex). Malas muito grandes não costumam caber. É mais garantido você ir de táxi entre os aeroportos.
Fala Boia, blza?
Pecebi que voçê comentou sobre alguns estabelecimentos na Lapa, se quiser curtir um legítimo samba de roda, samba de raiz não deixe de conhecer o Beco do Rato que fica na Lapa, na Rua Joaqui Silva https://becodorato.com.br/
Olá pessoal gostaria de saber de vcs algumas dicas á respeito de Angra dos Reis. Por exemplo, qual seria o meio mais vantajoso de me deslocar do aeroporto do galeão para o Hotel em Angra dos Reis?
Olá, Juliano! Nesta página você encontra telefones das cooperativas de táxi que atuam no Galeão:
https://www.aeroportogaleao.net/taxi-aeroporto-galeao-rio-de-janeiro
Peça uma cotação de trânsfer para o seu hotel e compare com o preço do táxi.
A melhor maneira é pegar um taxi para a rodoviária novo rio e pegar o ônibus da viação costa verde. Custa cerca de 50 reais, ônibus com semi leito, ar condicionado, banheiro e mais. Da pra comprar as passagens no site deles: https://www.costaverdetransportes.com.br/
Olá gente….Estou indo ao em Ipanema nesse mês de março e quero alugar um carro.Como faço o hotel onde vou ficar nao tem estacionamento…É confiável deixar na rua?Grato
Olá, Marcelo! Achar vaga vai ser o seu maior desafio. Pergunte na portaria se não tem um estacionamento fechado perto.
Só alugue carro para o dia que for fazer o trajeto mais complicado (Niterói, Petrópolis, etc) Vc vai trabalhar em algum lugar no subúrbio?
Nos dias em que for ficar só por Centro/Zona Sul não vale a pena.
Pretendo ir ao Rio no dia 18 de março para assistir a um jogo no Maracanã. Vou ficar hospedado em Copacabana. O jogo deve terminar por volta da meia-noite. Minha duvida: será que consigo táxi neste horário para retornar para o hotel?
Olá, Rogério! Consegue.
Poxa, ninguém sugeriu um vôo duplo de asa delta flutuando sob a vista maravilhosa de São Conrado.
Experiência única e inesquecível.
Bairro cercado de montanha e mar.
Verdade. Só a vista da Pedra Bonita já compensa. Mas o passeio de asa delta é clássico.
Vou fazer uma conexão no Galeão e o intervalo entre um vôo e outro é de seis horas, existe algum shopping perto ou outra atração. Será que vale a pena sair do aeroporto?
Obrigada!
Olá, Bárbara! O aeroporto do Galeão fica na Ilha do Governador, afastado dos principais pontos turísticos. 6 horas de intervalo nunca são 6 horas. E com o trânsito no Rio, você levaria mais tempo dentro de um táxi do que em qualquer lugar que fosse passear. Para saber mais, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos
Na Ilha do Governador até tem um shopping (acho que Ilha Plaza), mas sinceramente não recomendo não. E os pontos que vc poderia aproveitar ficam longe.