Guia de Praga
Como chegar a Praga
Não existem vôos diretos do Brasil a Praga.
Ainda assim, qualquer cia. que voe do Brasil à Europa leva você a Praga, com uma conexão na ida e outra na volta.
Air France, British, KLM, Latam, Lufthansa, Swiss e TAP vendem passagens a Praga com conexões convenientes e garantidas (se um vôo atrasar, a cia. põe você num vôo próximo, sem custo, e dá a assistência necessária).
Se Praga vai fazer parte de um itinerário maior pela Europa, compre uma passagem a múltiplos destinos, que proporciona o melhor aproveitamento para o seu tempo e seu dinheiro.
Usando essa modalidade, oferecida por todas as cias. aéreas em seus sites (e também por algumas agências online), você consegue marcar ida a uma cidade e volta de outra, na mesma passagem.
Na maioria das vezes também é vantagem incluir os trechos ‘internos’ da Europa no bilhete. Veja o passo a passo neste post ou use os serviços de um agente de viagem.
Para saber como se movimentar por transporte público em Praga, veja a página O que fazer.
Vindo dos países vizinhos
Como chegar a Praga saindo da Alemanha
De Berlim a Praga
São cerca de 4h25 de viagem de trem. Tanto na direção Berlim-Praga, quanto no sentido Praga-Berlim, você pode comprar na ferrovia alemã Deutsche Bahn, na ferrovia tcheca České dráhy – CD (clique na bandeira tcheca para ver a opção para mudar o site para inglês) ou na Trainline (em português).
Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência.
Use as grafias ‘Berlin’ e ‘Praha’ ou ‘Prague’.
Para Praga, escolha sempre a estação central, chamada Praha hlavní nádraží e abreviada como Praha hl.n.
Se você comprar em outro sites, a estação central pode aparecer como Prague Main station e abreviada como Prague MS.
Tanto num sentido quanto no outro, dependendo do seu tipo de passagem, é possível aproveitar o percurso para fazer um pit-stop para visitar Dresden. Use o guarda-volumes e programe uma pausa entre 6 e 8 horas.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
De Munique a Praga
Tanto a ferrovia alemã Deutsche Bahn quanto tcheca České dráhy – CD oferecem a viagem entre Munique e Praga com duração aproximada de 6 horas.
A opção mais fácil é a viagem direta, sem conexões. Ela começa na estação central de Munique (München Hbf) e termina na estação central de Praga (Praha hl.n.).
Dependendo do seu tipo de passagem, dá para fazer um pit-stop em Pilsen (Plzeň), a cidade natal da cerveja tipo pilsen. Acrescente pelo menos 2 horas à sua viagem, caso decida fazer essa parada.
Outras opções para o trajeto Munique-Praga (ou Praga-Munique) incluem transferências. A alternativa mais frequente tem 3: em Nuremberg (Nürnberg), Marktredwitz e Cheb (essa última já na República Tcheca). O tempo de viagem é o mesmo.
A ferrovia tcheca České dráhy – CD costuma ter preços mais baixos do que a alemã Deutsche Bahn. Pesquise também na nossa parceira Trainline (em português).
Use as grafias ‘München’, ‘Munich’, ‘Praha’ e ‘Prague’.
De Frankfurt a Praga
Se você está pensando em comprar passagem aérea só até Frankfurt para seguir de trem a Praga, saiba que não é bom negócio: a viagem leva de 7h30 a 9 horas, com até 3 baldeações.
O trajeto mais direto tem apenas uma conexão em Dresden, mas pode levar de 8 a 9 horas dependendo do tempo de espera em Dresden.
Você pode comprar na alemã Deutsche Bahn ou na tcheca České dráhy – CD. Esta última costuma ter preços bem mais em conta. Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência. Pesquise também na nossa parceira Trainline (em português).
Use as grafias ‘Frankfurt(Main)’ ‘Frankfurt(Main)Hbf’, ‘Praha’ e ‘Prague’.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Dá para ir de carro alugado?
Nem todas as locadoras de veículos permitirão que você atravesse para a República Tcheca com certos modelos de carros. Consulte a locadora sobre a possibilidade de cruzar a fronteira, já que rodar por territórios não-autorizados pode implicar em multas ou anulação do seguro.
Dito isso, drigir pela República Tcheca é muito fácil. As principais estradas que ligam Praga às capitais e grandes cidades ao redor do país são ótimas e quase inteiramente duplicadas, e mesmo os trechos de pistas simples são muito bem cuidados.
Apenas tome cuidado com os limites de velocidade e não esqueça do seu pedágio eletrônico (‘electronic vignette’ ou “elektronická dálniční známka”), necessário em muitas grandes estradas.
Veja se a sua locadora fornece para você ou, caso ela não forneça, compre o pedágio eletrônico pela internet ou pare no primeiro posto de gasolina após entrar na República Tcheca e compre um.
O site oficial do pedágio tem indicações de onde ele é vendido, verifique para não acabar pagando mais caro em um atravessador.
Ao chegar em Praga, entregue o carro numa filial da sua locadora ou guarde na garagem do hotel, porque não vale a pena circular pela capital com ele.
O trânsito em Praga nem é tão ruim (se você for paulistano, vai achar molezinha), mas é muito mais prático andar de transporte público.
Revolut – Taxas de câmbio excelentes!
Taxa de câmbio comercial e IOF de 1,1%
Envie e receba dinheiro em diversas moedas
Como chegar a Praga saindo da Áustria
De Viena a Praga
A viagem de trem entre Viena e Praga leva 4 horas. Em Viena a estação usada é a Hauptbahnhof (estação Central). Alguns horários têm baldeação em Břeclav.
Nas duas direções, compre tanto na ferrovia austríaca ÖBB quanto na ferrovia tcheca České dráhy – CD. A ferrovia tcheca costuma ter preços mais baixos.
A companhia privada tcheca RegioJet também tem trens diretos entre Viena e Praga, com preços ligeiramente melhores. As estações nas dias cidades são as centrais. Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência. Pesquise também na nossa parceira Trainline (em português).
Use as grafias ‘Wien’, ‘Vienna’, ‘Viden’, ‘Praha’ e ‘Prague’.
Como chegar a Praga saindo da Hungria
De Budapeste a Praga
De trem, Budapeste está a 6h45 de Praga. Nas duas direções, você pode comprar no site da ferrovia tcheca České dráhy – CD ou na húngara MAV (mas o site da MAV é pouco amigável). Os preços em ambas são bem parecidos.
A estação mais próxima do centro em Budapeste é a Nyugati, que também aparece como Nyugati pu. Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência.
Uma alternativa é a companhia tcheca RegioJet, que tem trens diretos com preços que podem ser melhores do que nas companhias anteriores. A pegadinha é que a estação em Budapeste é a Kelenföld, no lado Buda e mais afastada do centro, porém conectada pela linha de metrô M4.
Se escolher a RegioJet, preste atenção no ícone que indica trem ou ônibus, eles são bem parecidos e podem confundir.
Use as grafias ‘Budapest’, ‘Praha’ e ‘Prague’.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Como chegar a Praga saindo da Eslováquia
De Bratislava a Praga
A viagem de trem entre Bratislava e Praga leva 4h. Nas duas direções, você pode comprar no site da ferrovia tcheca CD ou direto com a ferrovia eslovaca ZSSK. Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência.
Em Bratislava, a estação abreviada como Bratislava hl.st. é a mais central.
No site da České dráhy – CD, use as grafias ‘Bratislava’, ‘Prague’ ou ‘Praha’. Já no site da ZSSK, use ‘Praha”, porque ele não entende ‘Prague’.
Este trecho também tem trens da companhia tcheca RegioJet, com preços um pouco mais em conta que a České dráhy – CD e sem a pegadinha da estação afastada, já que a companhia usa a mesma estação central (mas aqui abreviada como Bratislava hl.n.).
A viagem de trem entre Bratislava e Praga leva 4h. Nas duas direções, você pode comprar no site da ferrovia tcheca CD ou direto com a ferrovia eslovaca ZSSK. Para conseguir tarifas promocionais, compre com 60 dias de antecedência.
Use as grafias ‘Bratislava’ e ‘Praha’.
Trem ou ônibus?
No antigo Leste Europeu, devido à precariedade das linhas ferroviárias, o transporte rodoviário sempre foi uma boa alternativa. Mesmo com a modernização de alguns trilhos, viajar de ônibus continua uma alternativa interessante — mais econômica e com tempos de percurso equivalentes aos dos trens.
O Viaje na Viagem tem uma preferência quase ~ideológica~ pelo trem, por ser o mais europeu dos meios de transporte e proporcionar uma experiência inigualável de viagem.
Mas se você não conseguir confirmar passagens de trem com a antecedência necessária para conseguir tarifas descontadas, o ônibus faz sentido.
Viena está a 4 horas de viagem de ônibus; Bratislava, a 4h15; Berlim, a 4h30; Cracóvia, a 6h30; Munique, a 4h45; Frankfurt, a 6h25; Budapeste, a 7h05. Pesquise preços e horários na RegioJet e na FlixBus.
A chegada em Praga pode ser tanto na estação rodoviária Florenc, quanto na estação central de trens (sim, a estação central de trens também é ponto de chegada de muitos ônibus). Ambas são conectadas ao metrô de Praga e é fácil ir delas para qualquer lugar da cidade.
Como chegar a Praga saindo da Polônia
A Polônia não tem conexões ferroviárias muito boas com a República Tcheca, mas é possível viajar pelos trilhos entre os dois países.
Caso você resolva ir de trem, saindo da Polônia, use a ferrovia tcheca České dráhy – CD e a companhia privada tcheca RegioJet. Esqueça a companhia polonesa, o site dela é confuso demais.
De Cracóvia a Praga, a viagem diurna mais rápida leva 5h50, é direta é feita pela České dráhy – CD. Existe uma opção um pouco mais rápida, mas ela é noturna (veja aqui por que não recomendamos trens noturnos). Essa é feita pela RegioJet e tem duração de 5h45.
Existem até 3 trens diretos por dia entre Varsóvia e Praga, levam entre 8 e 9 horas e são todos da České dráhy – CD. Entre Varsóvia e Praga, considere voar.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para Praga e outros destinos na Europa
Leste Europeu/Europa Central: o roteiro mais redondo
- Compre passagem aérea múltiplos destinos (veja aqui) com ida Brasil-Budapeste e volta Berlim-Brasil
- Fique 3 ou 4 noites em Budapeste; vá de trem a Viena (2h40)
- Fique 3 ou 4 noites em Viena; continue de trem a Praga (4h) ou vá de van a Cesky Krumlov (3h30), fique uma noite e prossiga no dia seguinte a Praga de ônibus (3h)
- Fique 3 ou 4 noites em Praga; siga de trem a Berlim (4h25); faça um pit-stop em Dresden
- Fique 4 a 6 noites em Berlim; volte ao Brasil
Organizador de eletrônicos para viagem
Vindo de outros pontos da Europa
Se você vai combinar Praga com Amsterdã, Paris, Londres, Roma, Barcelona, Lisboa, Suíça, Croácia, o melhor é voar.
Veja aqui como comprar passagens no modo múltiplos destinos e incluir os trechos ‘internos’ europeus no mesmo bilhete.
Transporte de/para o aeroporto
A ligação entre o centro de Praga e o seu aeroporto pode ser feita de ônibus + metrô, de Uber ou de trânsfer (que pode ser compartilhado ou particular).
Do aeroporto à cidade de ônibus + metrô
A combinação ônibus + metrô pode ser feita com o Airport Express (AE) e com outras duas linhas regulares, mas a mais rápida e confortável delas é a de número 59.
AE leva você até a estação central de trens (Hlavní nádraží), conectada à estação de metrô de mesmo nome (linha vermelha). O 59 leva até a estação de metrô Nádraží Veleslavín (linha verde), que é a mais próxima do aeroporto. Destas estações de metrô, você segue para o seu hotel de transporte público.
Os preços para os ônibus são:
- AE: 100 coroas por pessoa; malas não são cobradas
- Ônibus 59: 40 coroas por pessoa + 20 coroas por mala grande (a bagagem é gratuita se você tiver um passe de 24 ou 72 horas)
Os tickets para o 59 podem ser comprados nos guichês da empresa de transporte público de Praga no aeroporto, nas máquinas automáticas ou dentro do próprio ônibus com cartão de aproximação (mas é mais tranquilo comprar antes de entrar).
Para o AE, o ticket é comprado nos guichês da empresa de transporte público no aeroporto ou direto com o motorista.
O ticket do AE não é válido para metrô, bondes e outros ônibus; já o ticket do 119 tem 90 minutos de validade em todos os transportes.
Do aeroporto à cidade de Uber (não de táxi)
Desde setembro de 2023, a Uber é a fornecedora oficial de táxi do aeroporto de Praga, obrigada a manter serviço 24 horas com tarifas fixas e justas, carros grandes com até 5 anos e motoristas que falam inglês.
Para pedir, você pode usar o seu aplicativo do Brasil (escolha a modalidade Uber Airport), pode ir aos guichês da Uber ou usar os terminais de autoatendimento no aeroporto.
O pagamento poder ser feito com cartão e, se for no guichê, também com dinheiro. É tudo bem sinalizado, fácil de achar.
Se você não quiser usar a Uber, pode usar a concorrente Bolt. O serviço é o mesmo, mas a Bolt não é oficial do aeroporto de Praga.
E já fica a dica para qualquer necessidade em Praga: Peça sempre Uber ou Bolt. Não use táxi, nem no aeroporto e nem na rua, para evitar golpes.
Mala de bordo nas medidas certas
Do aeroporto à cidade de trânsfer particular
O trânsfer particular da Prague Airport Transfers cobra 750 coroas tchecas por um sedã que recebe você com plaquinha e deixa na porta do hotel. O preço é fixo para até 4 pessoas. É um pouco mais do que você pagaria de Uber.
Para que a empresa monitore o seu voo e o motorista aguarde por até 1 hora depois do pouso, forneça o número e a companhia aérea durante a reserva.
Do aeroporto à cidade de trânsfer compartilhado
O trânsfer compartilhado da Prague Airport Transfers leva diretamente ao seu hotel, pode ser reservado pelo site e custa 450 coroas para uma pessoa ou 570 coroas para duas (285 por pessoa). Os preços por pessoa caem se você contratar para mais viajantes.
Transporte de/para as estações ferroviária e rodoviária
A estação principal de trens é a Hlavní nádraží; a principal rodoviária, ÚAN Florenc, mas é normal que ônibus para determinados destinos saiam de outras.
Todas as estações são conectadas ao metrô, então é tudo muito fácil. A estação de trens é ligada à linha vermelha, já a estação de ônibus ÚAN Florenc é ligada à linha vermelha e também à linha amarela.
Atenção: sob nenhuma hipótese pegue táxis nas estações ferroviária e rodoviária. É roubada quase certa. Se precisar de um, peça Uber ou Bolt.
Mas o melhor mesmo é usar a Prague Airport Transfers, que também deixa você nestes lugares; dá para reservar no site igualzinho como você faria com o transporte do aeroporto.
Câmbio em Praga
A República Tcheca não usa o euro. A moeda local é a coroa tcheca, mas talvez você nem entre em contato com ela se passar pouco tempo na cidade e se tiver um cartão de crédito internacional ou um cartão de débito global tipo Wise, Nomad ou Revolut (que funcionam perfeitamente por lá).
Vale sempre perguntar antes, mas, de forma geral, comércio, hotéis e restaurantes em Praga aceitam esses cartões e/ou euros. Alguns até já colocam o valor convertido na conta, para você escolher como pagar.
É lógico que o euro em cash nesses lugares (comércio, hotéis e restaurantes) não tem cotações tão boas como nas melhores casas de câmbio, mas não são cotações desonestas. Na ponta do lápis, se a conta não for muito alta, costuma valer pela comodidade.
Se você encontrar um dos raros locais onde os cartões globais não são aceitos, certamente vão indicar um caixa eletrônico onde você poderá sacar em coroas tchecas.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
O possível inconveniente de usar somente euros é que talvez você receba o troco na moeda local, se pagar em cash.
De qualquer maneira, tenha em mãos algumas moedas de euros ou de coroas tchecas para poder usar banheiros públicos pelo caminho. Os preços giram em torno de 50 centavos a 1 euro por pessoa.
Caso prefira fazer câmbio, não é recomendado fazer isso no aeroporto nem nas estações de trem e ônibus.
As cotações são ruins e porque existem meios de chegar no hotel sem precisar de moeda local (comprando bilhetes nas máquinas que aceitam cartões e nos guichês da empresa de transportes de Praga ou pagando Uber com cartão).
Sem falar que você pode sacar direto nos caixas eletrônicos e ainda pagar o transfer com cartão, euro ou dólar.
Alguns hotéis oferecem serviço de câmbio, mas as cotações deles são bem ruins.
Casas de câmbio
Existem casas de câmbio por toda parte e é muito difícil que alguma delas tente passar uma nota falsa ou qualquer coisa do gênero. Mas na hora de vender seus euros, sempre pergunte quanto você vai receber pela quantia que quer trocar e sempre exija e guarde o comprovante de câmbio.
Muitas empresas espertinhas anunciam uma cotação ótima mas não avisam que ela é válida apenas a partir de um valor mínimo de troca. Ou seja: para valores menores, a cotação é bem pior.
Caso qualquer coisa aconteça, saiba que você tem direito a cancelar a transação em até 3 horas, sem precisar justificar. Por isso é fundamental exigir e guardar o comprovante de câmbio.
Anote alguns endereços de boas casas de câmbio no centro de Praga:
- Azul Praha: Panská 894/4
- Xchange Grossmann: Krakovská 18/1
- Capital Exchange: Jindřišská 908/12
- Alfa Prague: Na Příkopě 957/23
Wise – Cartão de débito global
Lembre-se que a cotação nas casas de câmbio varia conforme o dia, o horário e a localização — quando você troca fora do horário bancário, ou em fins de semana, ou muito perto de atrações turísticas, a cotação será pior do que em dia de semana, durante o horário bancário, em zonas mais comerciais (e menos turísticas) da cidade.
Trocar dinheiro na rua? Nem pensar. Não faça isso nunca. É certo que você vai ser enganado.
Ah, sim: e não compre coroas tchecas no Brasil. Mesmo que você ache, e por mais baratinho que pareça, a cotação não será justa. Se for levar dinheiro vivo, leve euros, dólares ou libras, e fique atento às cotações oferecidas.
E se você não quer passar a viagem fazendo conta ou procurando casa de câmbio que ofereça uma cotação justa – e se ainda não tiver cartão global (Wise, Revolut, Nomad) – considere usar cartão pré-pago ou mesmo cartão de crédito.
Os cartões de crédito oferecem uma conversão de coroa para dólar mais vantajosa do que as casas de câmbio. E não variam a cotação com o horário, o dia da semana ou a distância do centro bancário.
Lembre-se que os 4,38% de IOF dos cartões podem ser mais interessantes do que perder 10 a 15% numa conversão ruim em casa de câmbio. Entenda melhor aqui.
Conexão à internet em Praga
É facílimo se conectar em Praga. As operadoras Vodafone, O2 e T-Mobile são as maiores e mais confiáveis da República Tcheca, com ótima cobertura e lojas em vários endereços na zona turística. A loja da Vodafone no aeroporto fechou em março de 2024
Você só precisa escolher o seu plano, ir até uma loja e comprar o chip (em inglês: SIM card).
É sem burocracia e o pessoal fala inglês, mas não conte com um vendedor sorridente ajudando a fazer qualquer configuração. Eles no máximo colocam o chip no seu celular, com uma boa dose de má vontade.
No período de pesquisa deste guia, a operadora com o melhor preço era a Vodafone, cobrando 249 coroas tchecas para 10 GB de conexão (+ 5 GB pelo app da empresa) por 30 dias, mas os valores mudam e o recomendado é você pesquisar direto nelas quando for.
Aqui embaixo estão 3 boas áreas do centro de Praga para quem quiser pesquisar preços. Nelas você encontra algumas lojas próximas.
- Shopping center Palladium: náměstí Republiky 1 – Lojas da Vodafone e da O2
- Rua Národní třída, perto do da galeria Palác Platýz – Lojas da T-Mobile e da O2
- Praça Venceslau, nos arredores da estátua de São Venceslau – Lojas da Vodafone e da O2
Para quem prefere ficar só no wi-fi gratuito, uma boa notícia: muitos lugares em Praga oferecem conexão aberta, inclusive o aeroporto, não precisa nem colocar senha.
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e excursões – reserve com a Viator