guia de praga

Guia de Praga

Praga

Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um ‘destino exótico’ por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português.

Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do ‘Leste Europeu’, erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.

Hoje é até curioso lembrar disso. O destino se tornou tão desejado pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros.

Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no ‘leste’, mas na Europa Central — por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.

A única coisa que pode ofuscar o esplendor da cidade é o número de visitantes nas ruas.

Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa – e com preços mais camaradas do que as capitais que cobram em euros.

Mas existem duas maneira de evitar ser atropelado pelas multidões. A primeira é hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível.

Praga conserva ruas tranquilas mesmo nas regiões mais turísticas – onde é maravilhoso se perder.

A segunda é ir nos meses de baixa do turismo (em geral, os meses de novembro e fevereiro). O clima é frio e cinzento, mas é possível passear pela Ponte Carlos quase vazia em dias úteis.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito.

    Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.

    163 comentários

    Olá! LI muitos comentários e ou não achei ou não há nada sobre o idioma. Pergunto se conseguirei turistar normalmente sem falar nada de tcheco e com um inglês fraquinho que tenho? Alguma dica sobre tradutores, expressões necessárias, … minha viagem a Praga deve ser em Abril próximo. Podem me ajudar?

      Olá, Jorge! Ano passado 7 milhões de estrangeiros visitaram Praga. Quantos deles você acha que falam tcheco? Será que todos os 7 milhões têm inglês fluente? Visitar Praga com um inglês “fraquinho” é igual a visitar qualquer lugar do mundo com inglês fraquinho. Faça seu dever de casa pela internet e use o Google Translate no seu celular.

    Gostei demais desse site. Nos mostra tudo sobre o local.

    Olá, Bóia! Você teria algumas dicas para quem quer fazer uma cicloviagem de Praga a Budapeste? Muito obrigada!

      Olá, Lydia! Procure fóruns especializados em cicloturismo, de preferência estrangeiros. Num site genérico como o nosso a probabilidade de encontrar relatos, e relatos em que se possa confiar, é muito pequena.

    Praga é uma cidade linda e charmosa. Para quem é brasileiro e sabe sobreviver em SP e RJ, a “insegurança” de Praga é brincadeira de criança. Nunca tivemos problema algum em Praga.

    Em junho/2017, fiz o seguinte roteiro: São Paulo para Budapest com conexão em Amsterdam, de Budapest para Viena de trem, em Viena aluguei um carro para Hallstat via Melk, depois Salzburgo, Cesk Krumlov, Praga e retorno para Viena.
    Viagem muito tranquila apesar do calor. Quem precisar de dica é só entrar em contato.

    Olá Bóia! Preciso de uma ajuda e não sei se o lugar certo seria aqui, mas não encontrei espaço pra perguntas em “Como chegar”. Seguinte: após 4 dias em Praga, iremos pra Cesky Krumlov, passaremos uma noite, e no dia seguinte voltaremos para Praga, para pegar um trem ou ônibus para Cracóvia. Você poderia me indicar onde posso ver ônibus para Cracóvia? Muito obrigada

    Help!!!
    Com a lamentável suspensão da emissão dos passaportes, acabou sendo feito para minha filha de 2 anos um passaporte de emergência. Porém, somente na entrega foi-me avisado pela PF que o passaporte de emergência não é aceito em alguns países (França, Italia, República Tcheca, etc.). Vou a trabalho para a Alemanha, por onde chegarei vindo do Brasil, mas tenho agendado 4 dias de descaso em Praga, para onde irei de trem. Terei problemas com eventual imigração na R. Tcheca com o passaporte de emergência da minha filha? Pelo que li, a República Tcheca faz parte do espaço Schengen e, assim, sequer passarei pela imigração no local? Obrigada! Mãe apavorada

      Olá, Fabiana! Não temos competência para responder perguntas sobre passaporte de emergência. Mas não, você não passará por imigração na República Tcheca. Não sabemos, porém, se pode haver algum problema com checagens de rotina.

    Quero dizer que sou fã e recomendo este blog para todo mundo. Tenho viajado só observando as dicas daqui. Agora uma pergunta…. eu e meu marido iremos desembarcar em Hamburgo, de navio , em abril do ano que vem. Nossa intenção é ir até Berlim, Dresden e Praga, parando alguns dias para conhecer as cidades, de trem e de acordo com s dicas do Viaje na Viagem. De Praga queremos ir até Frankfurt, posteriormente Colonia, Bruxelas e Amsterdam. Porém estamos numa encruzilhada pois não conseguimos encontrar trem de Praga para Frankfurt direto, o que nos atrapalharia muito em função das malas. Qual seria o trajeto Praga/Frankfurt mais prático?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito