Guia de Praga
Praga
Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um ‘destino exótico’ por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português.
Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do ‘Leste Europeu’, erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.
Hoje é até curioso lembrar disso. O destino se tornou tão desejado pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros.
Wise – Cartão de débito global
Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no ‘leste’, mas na Europa Central — por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.
A única coisa que pode ofuscar o esplendor da cidade é o número de visitantes nas ruas.
Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa – e com preços mais camaradas do que as capitais que cobram em euros.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Mas existem duas maneira de evitar ser atropelado pelas multidões. A primeira é hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível.
Praga conserva ruas tranquilas mesmo nas regiões mais turísticas – onde é maravilhoso se perder.
A segunda é ir nos meses de baixa do turismo (em geral, os meses de novembro e fevereiro). O clima é frio e cinzento, mas é possível passear pela Ponte Carlos quase vazia em dias úteis.
Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito.
Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e excursões – reserve com a Viator
163 comentários
Ola Bóia! Estou tentando montar uma viagem do Rio para Porto, onde fico 5 dias em casa de familiares e depois Viena e Praga, num total de 15 noites. Não sei por onde começar, já que meu marido faz questão de ir ao Porto,inicialmente e de lá para as demais! Nada conhecemos de Praga e Viena, pode nos ajudar?
Não sei qual ir primeiro, como ir de uma para outra e além da parte musical, o que mais seria interessante fazer
Olá, Sandra! Veja vôos do Porto a Praga e a Viena e escolha a ordem segundo os preços de tarifas que encontrar. https://www.kayak.com.br é uma boa ferramenta. Entre Praga e Viena, use o trem.
Sobre Praga, leia os posts que estão listados nesta página. Eles estão aí para serem clicados e lidos.
Leia sobre Viena:
https://www.viajenaviagem.com/destino/viena
Boa tarde!
Tenho passaporte da UE e pretendo tirar férias sabáticas em Praga,eu e minha esposa, morar durante uns seis meses! Alguém sabe, ou tem alguma indicação, sobre os valores dos automóveis? Gostaria de comprar uma vã, não precisa ser “0”, para girar pela região. Agradeço informações e dicas a respeito! Abraços !
Olá, Cyro! Somos um site de turismo. Não sabemos responder sobre compra de automóveis no exterior. Indicamos procurar um site mais especializado no assunto.
Saímos de Amsterdã para Praga, com hotel reservado (Hotel Leonardo – maravilhoso, por sinal, recomendo), porém às cegas qto a serviços em Praga. Na véspera, entrei neste site para ter uma idéia da cidade. Resolvi utilizar o serviço de traslado, sugerido é fomos muito felizes na escolha. Combinei tudo pela Internet, recebi confirmação imediata por email e, apesar do vôo ter atrasado, fomos recebidos com uma placa com nome e um motorista muito gentil. Chegamos em Praga em 17/11, feriado nacional e se não tivéssemos fechado este serviço teríamos muita dificuldade em chegar ao nosso hotel que fica no centro da cidade. Parabéns pela indicação e clareza na explicação de como utilizar o serviço.
Obrigada pelo relato, Andrea!
Olá Bóia, viajarei com minha mulher para a Europa no meio de fevereiro próximo e ficaremos 10 dias. Pensamos em Paris, Berna, Praga e talvez Veneza (acha q vale trocar alguma dessas por valencia?) O q acha em relação ao tempo de permanência e o clima? Perderei mui a coisa devido o inverno?
Neto, você já avaliou as distâncias e deslocamentos? É mais ou menos como você responder a um estrangeiro que tem dez dias e quer vir ao Brasil e pretende ir a Brasília, Porto Seguro, Rio de Janeiro e Curitiba…
Acho que tá puxado…
Marcelo o plano deslocar tudo de avião.
Olá, Neto! Tendo apenas 10 dias o melhor é reduzir a lista de destinos. Este post vai ajudar vocês a terem uma noção melhor disso – https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Quanto ao clima, leia – https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado
Lucca José, se você tive mesmo essa preocupação, posso lhe dizer que eu fique hospedado em um dos hotéis da rede Eurostar, que é uma rede espanhola. Sempre tem recepcionista que fala espanhol e que dá para entender tranquilamente. Mas pode seguir o conselho da boia. Seja feliz em Praga, mesmo não falando inglês ou tcheco. A cidade é absolutamente fantástica.
Praga: procuro hotel ou B&B com recepcionista que fale português. Alguma dica?
Olá, Lucca! Rapaz, não se preocupe com isso. Você não precisa saber nem inglês nem tcheco para se dar bem em Praga.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim
Obrigado. Cara & Coragem!
Saudações viajantes, boa noite Bóia!
A dúvida é quanto a organização de meu roteiro: passarei 3 noites em Praga em Janeiro, e a ideia inicial era de lá partir para Londres, passando 3 noites na cidade, de onde seguirei para Paris, ficando por 6 noites.
Há algum destino mais interessante para ocupar o lugar da capital britânica nessa situação?
Desde já, obrigado!
Olá, Matheus! Numa primeira viagem a Londres, recomendamos um mínimo de 5 e um mínimo ideal de 7 dias. Talvez seja mais jogo você ir a Berlim ou a Munique de trem, e da cidade escolhida voar a Paris.
Boa noite,
Viajarei para Praga e queria saber sobre a segurança na cidade, estarei hospedada no Best Western Pav? Li sobre insegurança a noite na cidade. Estamos querendo jantar no Kampa Park ir e retornar a pé, será que é possível?
Vamos passar 4 dias e queremos conhecer pontos turísticos da cidade, será que é valido comprar o Praga Card?
Grata, Laís
Olá, Laís! O problema de segurança na Europa está em pontos turísticos com grande aglomeração diurna, nos ônibus e metrôs, não em ruas pouco freqüentadas à noite. As maiores atrações em Praga são gratuitas (passear na cidade) e o melhor meio é a pé.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo
Muito obrigada pela dica!
Estou com mais dúvidas… Você me recomenda alguma casa de câmbio ou isso pode ser feito no próprio hotel em Praga?
Grata, Laís
Vale mencionar que, minha viagem será: Frankfurt, Munique, Praga e Berlim; logo estarei com euro para fazer a conversão para a moeda de Praga.
Olá, Laís! Casa de câmbio é roubada. Em países em que você tem que fazer uma segunda troca de moeda, vale a pena usar cartão do banco para saques e cartão de crédito para despesas.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito
Entendi o que diz o link acima, mas estou com outra dúvida, para comprar ticket de trem ou metrô, além de pontos turisticos como o Castelo de Praga podemos pagar com cartão de crédito, ou melhor, onde podemos fazer este saque com o cartão Visa do Banco do Brasil?
Olá, Laís! O saque com cartão de banco (devidamente habilitado para saques internacionais) é em caixas eletrônicos. Por favor leia o post indicado anteriormente:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito
Olá, Ricardo,
Eu e meu marido estamos planejando no próximo verão da Europa fazer uma viagem pelo leste europeu… Na verdade, Berlin, Praga, Viena e a Croácia… Gostamos de viajar de carro… Pensamos em ir p Berlim e de lá pegar um carro p Praga, depois Viena e Croácia (Slit, Hvar e Dubrovinik)… Acha q vale a pena viajar de carro ou melhor trem mesmo??? E sobre o melhor mês p curtir as praias da Croácia, junho, julho ou agosto???
Obrigada pela atenção!!!
Olá, Rafaela! Agosto está mais cheio, junho estará bom, julho estará movimentado e com as festas funcionando.
Desista do carro, é muito chão e para tirar o seu carro da Alemanha para levar para o leste vai ser difícil. Além do quê, muitos destinos na Croácia são ilhas. Use trem entre Berlim, Praga e Viena, então voe para Split ou Dubrovnik.
Leia sobre a Croácia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/croacia
Valeu pelas dicas!!!
Ricardo, bom dia!
Em janeiro, vou passar uns dias em Praga e de la vou seguir viagem. Só não sei se devo ir primeiro para Viena ou Munique. Além disso também quero conhecer Zagrebe e Budapeste. Qual roteiro você sugere?
Olá, Marcelo! Quem responde é A Bóia.
Comece por Zagreb, então vá a Budapeste, siga a Viena, Praga e Munique, sempre de trem. Compre passagem com ida Brasil-Zagreb e volta Munique-Brasil.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/budapeste-viena-praga-use-a-receita-da-wanessa
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum