Guia de Praga
Praga
Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um ‘destino exótico’ por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português.
Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do ‘Leste Europeu’, erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.
Hoje é até curioso lembrar disso. O destino se tornou tão desejado pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros.
Wise – Cartão de débito global
Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no ‘leste’, mas na Europa Central — por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.
A única coisa que pode ofuscar o esplendor da cidade é o número de visitantes nas ruas.
Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa – e com preços mais camaradas do que as capitais que cobram em euros.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Mas existem duas maneira de evitar ser atropelado pelas multidões. A primeira é hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível.
Praga conserva ruas tranquilas mesmo nas regiões mais turísticas – onde é maravilhoso se perder.
A segunda é ir nos meses de baixa do turismo (em geral, os meses de novembro e fevereiro). O clima é frio e cinzento, mas é possível passear pela Ponte Carlos quase vazia em dias úteis.
Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito.
Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e excursões – reserve com a Viator
163 comentários
Olá amigos, Boa noite,
uma dúvida:
Indo de Viena para Praga de trem, em qual estação é recomendado descer? Ouvi dizer quem duas estações em Praga.
É recomendado pegar o transfer do hotel ou pegar um táxi dentro da estacão?
Obrigado,
Valdez
Olá, Valdez! O serviço do Prague Airport Transfers é bastante bem recomendado pelos leitores:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo/
Através das suas dicas sobre Fussen eu comprei o bayern ticket de Munique para Fussen, agora estou tendo dificuldade para comprar o trem de Praga para Dresden (bate e volta). O equivalente ao bayern seria o sachsen ticket?
Olá, Nathalia! Até onde entendemos, o Sachsen-Böhmen Ticket precisa ter origem na Alemanha. Praga não está incluída, pode ser comprada a bordo pagando um suplemento.
Veja a explicação em inglês:
https://www.raildude.com/en/train-ticket-country/sachsen-b%C3%B6hmen-ticket/germany/56
Olá Ricardo,
Vou chegar em Praga pela estação de trem Praha hl.n; vc saberia dizer se, por transporte público, consigo chegar na Região de Malá Strana, onde fica meu hotel? Caso contrário, teria indicação de transfer ou recomenda taxi?
obrigado e parabéns pelo site!
Olá, Eduardo! Veja a recomendação do Ricardo Freire: https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo
Boa noite, Ricardo!
Estamos querendo passar o ano novo em Praga. Você acha que é um período bom, apesar do frio? Pretendemos ficar 4 dias.
Obrigada, Celeste
Olá, Celeste! O bom de estar no inverno em Praga é que você divide a cidade com menos turistas. Sobre o Réveillon, temos relatos de leitores aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/
Olá Ricardo! Estou querendo viajar com meu marido e filha de 5 anos durante 20 dias em Julho 2015 para Praga. Gostaria de obter informações sobre como fazer uma viajem econômica, o clima nessa época e quais capitais próximas seria interessante conhecer. Obrigada pela oportunidade.
Olá, Ilma! Comece a sua pesquisa pelos links acima! Julho é pleno verão e mês de férias. Prepare-se para a companhia de muitos turistas!
Veja um roteiro interessante aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/budapeste-viena-praga-use-a-receita-da-wanessa
Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/
Olá pessoal,
Vou viajar hoje de trem de Berlim para Praga.
Consigo fazer câmbio na estação? Existe outros lugares indicados para tal?
Muito obrigada.
Olá, Ana! Usar casa de câmbio é coisa do passado. Você ou vai receber uma cotação ruim pelos seus euros (sobretudo em estações), ou vai ser engambelada com anúncios falsos de cotações boas (no guichê você descobre que só vale para grandes quantias) ou omissão de aviso de taxa de comissão.
O melhor é sacar em moeda local em caixas automáticos, diretamente da sua conta corrente no Brasil. Habilite seu cartão de banco para saques internacionais e saque sempre o equivalente a 200 dólares, para que as taxas de operação, que são fixas, não sejam significativas.
Mas querendo levar dinheiro vivo e se sujeitar às casas de câmbio, você encontrará casas de câmbio na estação e nos pontos turísticos.
Estou confusa. Em outro post a resposta não é bem assim, é bem menos positiva com relação ao saque no exterior:
“Gisele
23.out.2015 às 19:32
Adorei!!! Obrigada!
Uma duvida, li em alguns blogs que Budapeste e Praga é cobrado 5% de taxa nas casas de cambio, fora a variação de uma casa para outra, que o ideal é fazer saques com cartão ou cartão pre pago. Você sabe se esta informação é valida? Boia voce concorda? Se sim qual dos dois acha a melhor opção?
Obrigada…..
A Bóia
A Bóia
23.out.2015 às 20:43
Olá, Gisele! Você perderá das duas maneiras. Tanto o pré-pago quanto dinheiro vivo sofrerão deságio na conversão. O cartão de crédito costuma usar taxas interbancárias, mas não protege contra a variação do real.”
Poderia me explicar melhor? Devo sacar em moeda local?
Obrigada!
Olá, Melina! Com pré-pago o ágio será uniforme, igual em todo lugar. Nas casaa de câmbio vai variar, cada uma tem sua taxa, suas pegadinhas e seus subterfúgios para enganar o turista. Numa situação de estabilidade do real, o cartão de crédito dá menos Trabalho, e dá milhas.
Gostaria de saber como posso ir de Munique para praga. Alguma dica?
Olá, Amanda! De Munique a Praga, vá de ônibus. Compre pela Deutsche Bahn.
Boa noite,
venho apenas perguntar qual a melhor maneira de trocar o Euro pela Coroa Checa. Sou de Lisboa, e vou para Praga em breve. Não sei se compensa mais fazer o câmbio aqui em Lisboa, ou se deva fazer isso lá em Praga.
Muito obrigada
Olá, Inês! Verifique no site https://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/ a cotação do euro para a coroa e veja quanto estão oferecendo aí em Lisboa. Há muitas casas de câmbio em Praga. O ideal é fazer retiradas no caixa automático, diretamente da sua conta de banco, para obter a melhor tarifa e não ser enganada por taxas enganosas ou comissões escondidas, expedientes típicos de casas de câmbio.
Ricardo, boa noite. Eu e minha mulher chegaremos em Praga dia 28 de novembro no fim da tarde e minha passagem de volta esta marcada pra o dia 6 de dezembro de Viena. 7 dias inteiros, mais um noite do dia 28 e manha do dia 6. Acho que cabe fazer uma visita a uma outra cidade, tipo um bate e volta. o que sugere de bacana? havia pensando em cesky krumlov mas a ida para viena nao e tao rapida e simples. bratislava vale a pena fazer um bate e volta?
Olá, Bruno! Cesky dá um pernoite entre Praga e Viena. Compre os deslocamentos de ônibus com a Student Agency.
Oi Riq!!
Não sei se é só cmg, mas o link “Budapeste-Viena-Praga…” Não está funcionando.
Bjs
Olá, Nydia! Quem responde é A Bóia. Obrigada por avisar! Agora o link está correto.