Portugal Porto Ribeira

Guia do Porto

Porto

8 dias em Portugal (inclui o Porto)

Volta por Portugal em 15 ou 20 dias (inclui o Porto)

Onde ficar no Porto

Porto, Coimbra, Sintra e Lisboa no roteiro do Silvio

Portugal de carro, passando pelo Porto: a viagem da Sheila

Porto: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores

23 hotéis no Porto recomendados por leitores

Palácio do Freixo e outras Pousadas de Portugal

9 dias em Portugal: roteiro básico (com Porto)

Fátima, como bate-volta ou pit-stop

Portugal e Alemanha na viagem da Lu (inclui o Porto)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

    Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

    Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

    Como estimar gastos de viagem

    140 comentários

    Olá pessoal,
    Tudo bem?

    Faremos (minha esposa e eu) a nossa viagem iniciando em Lisboa (4 dias), Coimbra (2 dias), Porto (3 dias), Braga (2 dias), retornamos para Lisboa (2 dias) e voltamos para São Paulo.

    Reservamos hoteis bem próximos as estações e nos centros das respectivas regiões. Todo este trajeto planejamos fazer de trem, não queremos alugar carro.

    Vocês tem alguma sugestão para facilitar, viabilizar e economizarmos nos transportes?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Abraço,
    Rafael

    Boa noite!
    Estarei em Porto no dia 9 de marco ( devo chegar a noite, pois estarei vindo de Aveiro) . No dia 14 de marco tenho que estar em lisboa, embarcando para o Brasil.
    Assim, gostaria de saber se consigo visitar Guimaraes, Regua e Pinhao no mesmo dia e voltar para Porto. Ou se o melhor seria dormir em Guimaraes antes de retornar para a lisboa. O objetivo eh visitar Porto e regiao do Douro, mas estou um pouco perdida com o roteiro que eh curto.
    Obrigada

      Olá, Fabiane! Separe um dia inteiro para o passeio ao Douro. Faça o bate-volta a Guimarães apenas se der o Porto por visto. Aveiro é o menos interessante desses destinos.

    Bóia, sua resposta acima me faz refletir sobre uma infeliz verdade universal criada por blogs de viagem (pelo menos a maioria) que viagem boa, legal, proveitosa e que vale a pena é a viagem lenta, visitando cada igreja (por mais que após a terceira, com raríssimas exceções, todas sejam praticamente iguais), lendo a descrição de cada obra em não sei quantos museus, e por aí vai. Tem gente que diz que o mínimo de tempo para visitar o Louvre é um dia inteiro, que o ideal são dois dias. Por favor né, boa parte da tarde já ta bom, e haja paciência.
    Com base nessa falsa verdade (normalmente aplicada às viagens à Europa), as pessoas que curtem viagens mais aceleradas, que curtem fincar bandeiras em várias cidades (isso é quase um crime), que não tem necessidade de descansar longamente (costumo dizer que eu não admito descansar durante o dia em euro ou em libra) e que não tem muito interesse em museus e atrações repetitivas, são absolutamente desprezadas, criminalizadas, neste tão interessante mundo virtual de viagens. Suas dúvidas muitas vezes são ignoradas (não foi o caso na dúvida acima, apesar da critica ao estilo da viagem). Qual o problema de querer conhecer boa parte de Portugal continental, Compostela e a Ilha da Madeira em 20 dias? 20 dias é uma eternidade! Portugal é um excelente país para ser visitado de carro. Creio que com exceção do Porto e de Lisboa (4 dias pra cada é muito, ok), todo o resto dá pra conhecer em menos de um dia inteiro, em muitos dias, se planejando bem, dá para conhecer com certa tranqüilidade mais de uma cidade.
    Eu sou uma dessas pessoas, e por vezes tive dificuldades para encontrar ajuda com minhas dúvidas. Só para situar quem chegou até aqui neste texto e dar base ao que digo, nos últimos 5 anos eu já fui uma dezena de vezes à Europa (todas turistando), já fiz viagens lentas, viagens aceleradas e outras muito aceleradas. Posso garantir, as que eu menos curti foram as lentas, disparado. A sensação de não estar aproveitando ao máximo é angustiante. Eu até curto ver a cidade passar, contanto que sentado em um bar e com uma cerveja na mão, mas prefiro passar pela cidade, ver a arquitetura e experimentar a culinária local. Gosto muito de ver as cidades enquanto dirijo. Museu pra mim funciona assim: vejo quais são as obras mais conhecidas, traço um roteiro racional entre elas e no caminho vou vendo todas as outras, somente parando se algo realmente me interessar. Igreja, só pago se for famosa, de graça só uma passadinha para ver que ela é igual às outras 450 que já visitei (claro que de vez em quando me surpreendo). Viver como um local, eu dispenso, local eu sou onde eu moro, e vivo assim o ano todo, no resto do mundo eu quero é viver como turista.
    Recentemente uma criatura de um blog sobre a Espanha (parece ser uma pessoa que cuida de vários blogs) praticamente se recusou a responder minha dúvida, me dizendo, entre outras coisas que eu não tinha perguntado, que eles tentam transmitir uma visão das viagens onde as pessoas priorizem a qualidade sobre a quantidade. Eu não estava interessado em saber como ele acha ser a melhor forma de viajar. Eu sei como é a melhor forma de viajar, pelo menos para mim.
    Eu vou para a Europa para conhecer novos lugares, normalmente meu tempo é curto e minha curiosidade gigante, além disso, não estou muito interessado em relaxar ou descansar, quando quero isso vou para o Caribe.
    Ao refletir sobre este assunto lembrei o relato do Ricardo Freire no post de 10 anos do Blog, quando conta os motivos da existência da Bóia, mencionando um conselho do Nick.
    Isso tudo é para dizer que cada pessoa tem um estilo, e não é pq ela tem um ritmo mais acelerado de viajem, provavelmente até de vida, e por ir contra o que os blogueiros entendem como ideal, que elas não devem ser ajudadas com carinho e especialmente sem maiores criticas, veladas ou explicitas.

      Adorei seu comentário/desabafo. Acertou em cheio em todas as colocações, em especial no último parágrafo. Muitas vezes me senti incomodada com a impaciência de alguns com aqueles que, por gosto ou necessidade, querem conhecer o máximo de lugares em um tempo menor do que o considerado “normal/;ideal”. Valeu!!!!

      Fábio, concordo totalmente contigo. É como eu digo: viagem é algo mais pessoal que perfume. Não tem essa de que tal cidade se for ficar menos de 7 dias, melhor não ir. Fala sério né? Mas parece que é um padrão. Desculpa aí, mas eu já passei um final de semana em NY e foi ótimo! Óbvio que eu queria ficar mais, mas voltei outras vezes e foi bom. Passei 10 dias em Portugal e vou te falar, deu pra ver MUITA coisa (uns 20 cidades/lugares) e foi ótimo! Cada um faz a viagem do jeito que quiser. Vc pode até dar um parâmetro, mostrando o que tem e quanto tempo leva, mas aí cada um faz seu roteiro.

    Ricardo, acha que vale a pena incluir Ilha da Madeira (Funchal) em viagem de 20 dias à Portugal chegando em Santiago de Compostela? Quantos dias?

      Olá, Viviane! Como ninguém é The Flash, vinte dias não são suficientes para visitar todo Portugal continental e mais as ilhas. Do jeito que você formulou sua pergunta, dá para intuir que você tem um objetivo mais territorial — fincar sua bandeirinha no máximo de Portugal que der, incluindo até Compostela — do que de fazer uma visita realmente proveitosa. Mas se você já estudou a Ilha da Madeira e está apaixonada pelo que pode ver lá, elimine outros destinos continentais e inclua uma passadinha. Aqui você verá links de quem já foi: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ilha-da-madeira

      Ricardo, não conheço Portugal, então visitarei os lugares, vamos dizer assim, mais turísticos, montando bases em Lisboa e Porto, pretendendo alugar um veículo. Assim iria à Ilha da Madeira logo no início da viagem, reservando dois ou tres dias para o local. Obrigada.

    Olá! Estou passando aqui apenas para agradecer as excelentes dicas de passeio que o site me deu! Estive recentemente na Espanha e em Portugal e simplesmente amei todos os lugares recomendados aqui! Parabéns pelo ótimo trabalho!! Virei fã!

    Estou indo para lisboa dia 26/12 e gostaria de hospedar com vista para Rio Doro de 31/12 ã 02/01. de preferencia Hotel Folgosa Douro em frente o rio doro, o primeiro andar tem varanda, mas pode ser outro andar.
    Não estou encontrando opções de hotéis.
    Aguardo

    Em Maio de 2015 farei uma viagem de 7 dias ao Porto, Portugal, e gostaria de saber um roteiro turístico, nos principais pontos.

    Olá Boia.
    Somos uma agência de viagens licenciada pelo Turismo de Portugal a operar na cidade do Porto e arredores em viaturas vans de até 8 lugares excutive.
    Efetuamos transferes do aeroporto do Porto para qualquer hotel da cidade e vice versa, mediante marcação prévia.
    Efetuamos tours privativos com motorista guia/oficial em Porto/Braga e Guimarães, Coimbra e Aveiro, Fátima e Batalha, Óbidos e Nazaré, Douro Vinhateiro com visita e provas em viniculas incluídas, Santiago de Compostela entre outras..
    Estaremos ao dispor também para qualquer solicitação de ajuda que precise aqui na região do Porto e arredores..
    email: [email protected]
    Estaremos ao vosso dispor e façam boa viagem

    Gostaria de entrar em contato com o/algum responsável da pagina e/ou do site, como poderei fazer?
    Obrigado

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito