Introdução a Paris

Guia de Paris

Paris

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar.

Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

Top 5 passeios guiados com a Viator

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    915 comentários

    Olá Ricardo
    Boa tarde!
    Vou ficar seis dias em Paris. Estou com vontade de visitar ao menos uma cidade e fazer um bate volta. Qual vc me indicaria? Estou na dúvida entre Reims, Fontainebleau ou Ginervy.
    Abraço
    Obrigada

      Olá, Ana Lucia! Quem responde é a Bóia. Nunca fomos a Fontainebleau. Giverny é um passeio mais curto e mais barato. Caso escolha Reims, verifique disponibilidade nas maisons que você quer visitar e compre passagens de trem com antecedência.

    Comprei passagens de trem Paris / Bruxelas, Bruxelas /Amsterdam, Amstedam/Paris no site da SNFC , não tive problemas com meu cartão Visa. Ah, dessa vez a pontualidade e organização da Thalys deixou a desejar. No trecho Paris/Bruxelas atraso de 25 min e não houve fiscalização das passagens. No trecho Amsterdam /Paris, pasmem, metade do vagão 15 as passagens estavam duplicadas, inclusive a minha e de meu marido. Pensem na confusão. E o trem saiu sem que houvesse uma solução imediata. O grupo de passageiros saiu do vagão a procura de alguém que resolvesse.

    Sonhei que eu estava curtindo Paris com a minha gata ROSAURA BLOCHTEIN LEMBERT no Dia dos Namorados! Foi maravilhoso!

    RENATO STIFELMAN
    Porto Alegre/RS

    Olá!! Adoro as suas dicas!!!
    Vou em Janeiro com minha filha de 15 anos para Seul, Amsterdã, Bruxelas e Paris. Passagens compradas. Em alguns trechos seguiremos de trem.
    Tenho autorização no passaporte da minha filha para viajar com apenas um responsável. Preciso de alguma outra autorização?

    Abraços e obrigada!!

    Olá, parabéns pelo site! Estarei viajando com a minha família em 6 pessoas para Paris, Zurique e Roma em julho. Pensei em fazer o trajeto Paris/Zurique de carro Zurique/Roma (trem a Milão e carro até Roma. O que vc acha desse roteiro. Será que a viajem de carro será proveitosa? Quando devo alugar o carro?

      Olá, André! Se o seu desejo é aproveitar a viagem, primeiro faça um roteiro consistente. O carro só funciona de verdade em estradas secundárias, com tempo sobrando.

      Agora, se o mais importante para você é pilotar um carro europeu em auto-estradas europeias, vá em frente. Mas tenha em mente que:
      – carros são um estorvo em cidades médias e grandes
      – carro na Itália é uma fábrica de multas por causa das zonas de tráfego limitado nos centros históricos
      – alugar o carro num país e devolcer em outro é caríssimo por dausa das sobretaxas.

    Olá, Ricardo!
    Boa noite!
    Vou ficar 7 dias em Paris, compensa comprar o Paris Pass?
    Outra dúvida, na outra conversa que tivemos você me indicou outro site para viagens de trem na Europa, foi o OMIO. E agora ao ler os outros comentários, você indica o SCNF, qual o melhor?
    Abraços e obrigada
    Ana Lúcia Souto

    Tenho uma dúvida, comprei passagem do RJ para montpellier, mas passa por Paris e vi que de Paris a Montpellier será de trem. Gostaria de saber se pega o trem no aeroporto ou tem que se deslocar para alguma estação. Grato

      Olá, Valdir! A passagem não traz o lugar de embarque? Se for da Air France, a conexão é com um trem que sai do próprio aeroporto.

    Ricardo Freire é, há muitos anos, meu guru de viagem. Obrigada por todas as valiosas dicas! No momento estou indo a Portugal e Paris. Minha pergunta é sobre se está valendo a pena comprar aqui do Brasil, ingressos para exposições e espetáculos de Paris. A empresa Get your guide, por exemplo, é confiável? Qual sua dica a respeito? Agradeço a informação.

      Olá, Maria Luiza! A maioria das atrações hoje requer compra de ingresso com hora marcada. Get your Guide é uma empresa séria, sim.

    Olá Bóia, boa noite!
    Em setembro vamos para Europa(Berlim, Paris e Barcelona), seguindo seu roteiro de 15 dias pela Europa. Vamos primeiro para Berlim, pois meu marido fará a maratona(25/09). Comprei passagem multidestinos, tb seguindo suas sugestões, BH-Berlim(ida) /Barcelona-BH(volta). De Berlim para Paris pretendemos ir de avião.O que vc acha? E de Paris para Barcelona de trem. Qual sua opinião sobre? Vamos ficar, em média 5-6 dias em cada cidade.
    Quais companhias indica para os trechos internos(avião e trem)?
    Sugere alguma mudança?

    Muito Obrigada, vc contribui demais em todas as minhas viagens!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito