orlando a miami de carro

Guia de Orlando

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Como funciona o sistema toll by plate?
    Ele substitui o sunpass?
    A Álamo oferece?

      Olá, David! Toll-by-plate significa cobrança por placa. Cada vez que a placa passa pelo pedágio, cobra-se do cartão de crédito do dono do carro. Sai mais caro do que com o Sunpass. É para residentes que não tenham o passe.

      Como já dissemos inúmeras vezes: o sistema é justo e barato. Sua locadora oferecerá o melhor esquema.

    Boa noite pessoal, tudo bem?

    estou com viagem marcada para Orlando, e vou pegar o carro em Miami e ir dirigindo até Orlando, tenho uma duvida sobre o Sun Pass.

    vi aqui a resposta que o sun pass da sixt debita do cartão de credito as suas passagens pelas praças, correto?

    mas em muitos outros li q na sixt o sistema é diferente, e é cobrado uma diaria da TAG do sun pass, independente de qts vezes vc passar pelo pedagio.

    qual sistema eles utilizam? pois se o for o da diaria, não compensa, pq vou ficar 17 dias pagando a diaria, e não vou precisar de pedagio em todas.

    desde ja muito obrigado

    abraços e boa viagem.

      Olá, Rafael! As locadoras cobram por diária, mas existe um valor máximo que você pode pagar pelo passe durante todo o período da locação.

      Veja os valores rolando clicando aqui e rolando a página:

      https://www.sunpass.com/rentalcar

      Obrigado pela informação,

      então nesse caso, a sixt não consta na relação do site.

      eles não trabalham com sun pass?!

      Desculpa o incomodo, e desde ja obrigado

      abraços!!!

      Olá, Rafael! Todas trabalham. Todas terão algum plano. O custo é mínimo. Relaxe.

    Uma dúvida, estou observando que o aluguel pela Sixt fica em torno de 25% mais barato em Dowton Miami do que no aeroporto. No meu caso teria uma economia de quase 400 reais.
    É tranquilo ir do aeroporto ao centro de metro/onibus?
    Grato

      Olá, Eliandro! Tem metrô saindo do aeroporto até Downtown. Depois você precisaria seguir de táxi até a locadora.

    Adoro a página de vcs, mas comparar a estrada Orlando – Miami com Rio – Sao Paulo foi pegar pesado hein. 😛

    A estrada americana é absurdamente tranquila para dirigir, inclusive a noite. Claro que depois de uma viagem cansativa de avião eu tbm nao recomendaria, mas se estiver descansado, vá sem medo. Em algumas viagens temos tempo suficiente pra combinar ambas as cidades, entao, pq nao? Ou em outros momentos há uma promoçao tao absurda que vale a pena pegar o voo pra Miami e ir de carro pra Orlando. Aproveite… e pé na estrada!!! O importante é ão perder a oportunidade de viajar e conhecer novos lugares.

    Resolvi comentar aqui no site a minha experiência com a Sixt. Aluguei um modelo econômico por apenas duas diárias em Sint Maarten, no mês de dezembro/2014. Quando voltamos para o Brasil fomos surpreendidos por uma cobrança indevida de 85 dólares. Questionamos a empresa e esta alegou que havíamos entregue o carro danificado. Constatamos que realizaram marcações inveridicas no relatório de devolução do veículo após nossa assinatura no mesmo. Muito cuidado ao alugar com essa empresa. Consultem o ReclameAqui para ver o histórico!!

    Olá Ricardo, parabens pelo blog!
    viajamos em janeiro para orlando e suas dicas foram muito uteis, aproveitamos bem os parques e a cidade, ficamos 10 dias a partir do dia 13/01 e até que não tinha muitas filas. compramos um pacote na cvc (aereo,hotel,ingressos, aluguel do carro)e a surpresa ficou por conta de um debito indevido de 320 dolares que a Alamo fez no meu cartão de credito, não assinei nenhum adicional daqueles que eles oferecem, mas como não tem para quem reclamar, adeus dinheirinho! parece que isso é uma pratica comum com os brasileiros que alugam carro.

      Olá, Levi! Aqui quem responde é A Bóia. Pode ter sido cobrança de pedágios e o uso do Sun Pass. Mas se você não aceitou nenhum adicional, recomendamos entrar em contato com a CVC para tentar resolver este problema.

      O que pode ter ocorrido, e isso vc pode conferir, é que a CVC tenha colocado a data de devolução errada na reserva que fez junto à Alamo, e ao entregar, o sistema automaticamente debitou o que faltou em relação à data agendada pela CVC!

    Olá… Estou programando de ir com minha família mais meu sogro e sogra, 7 pessoas, 4 adultos e 3 crianças, sendo-se idades 4′ 6 e 8… Minhas dúvidas sao: qual uma boa opção de carro para esse tanto de pessoas? Como são as leis quanto às cadeirinhas para as crianças?

      Olá, Ricardo! Crianças até 5 anos precisam de cadeirinha, por lei. Os sites das locadoras são bastante didáticos em termos de capacidade dos carros, dê uma simuladinha.

    Ricardo,
    com o Sun Pass eu posso passar direto pelos pedágios? Tem locais específicos para passar e a cancela abre automaticamente?
    Tanto a turnpike como a 95 têm pedágios?
    Na devolução do carro, tem posto perto do aeroporto de Miami, para abastecimento?
    Obrigado, Romero.

      Romero, você passa direto pelos pedágios com o Sun Pass. Muitas praças de pedágio nem têm atendentes e o Sun Pass é a única opção. Há indicação de por onde passar quando há cabine com atendente. A Alamo coloca Sun Pass em todos os seus carros. A Turnpike tem pedágio, a I-95 não (mas tem faixa expressa que você pode usar e tarifa no Sun Pass). Muito perto do aeroporto, é difícil encontrar posto, mas você pode rodar bastante depois de encher o tanque, pois o ponteiro demora para começar a descer.

    Estamos indo em um grupo de 10 pessoas, você saberia me dizer quanto fica, aproximadamente, para fazer o trecho miami – orlando de carro, levando em conta o preço do combustível e pedágios, para podermos decidir se alugamos uma van ou dois carros. Muito obrigada. Abs.

      Patrícia, desculpa fazer essa observação mas sua pergunta é um pouco abusada demais.

      Pra te responder seria preciso saber o preço da gasolina, a média de km/litros de um carro, a quantidade de pedágios e seus respectivos valores e os preços de locação de automóveis no período que vc quer viajar (que vc não falou, aliás). Na boa (e sem querer ser mal educado): ninguém vai se dar a esse trabalho.

      Abs.

      Obrigada Thiago pela resposta, na verdade eu queria fazer uma estimativa, que poderia eu mesma fazer, mas justamente não sei o preço da combustível por lá, pensaria em fazer uma estimativa de consumo de carro (valores aproximados). E quanto aos pedágios, quem já fez esta viagem recentemente tem condiçoes de saber o valor. Eu só queria um valor estimado, que imagino que quem já fez viagem poderia me fornecer. Mas muito obrigada pela sua disposição em me responder. Abs

      Eu fiz essa viagem duas vezes e não sei o valor dos pedágios. Inclusive, é altamente recomendável a utilização do Sun Pass (para facilitar a passagem pelos pedágios e pq alguns são apenas eletrônicos), então fica difícil ter certeza do valor.

      Sobre a gasolina, eu sei que barateou bastante com essa queda do preço do petróleo. O pessoal lá tava feliz da vida com isso.

      Na minha opinião, é difícil não utilizar carro em Orlando, então o carro já seria uma opção mais vantajosa em relação à van. A não ser que vc vá ficar nos hotéis da Disney e não pretende fazer mais nada.

      Oi Patrícia. Uma van grande consume em combustível praticamente o mesmo que dois carros, então o custo da gasolina é quase irrelevante para a decisão. O pedágio custa uns 20 dólares (Turnpike) pagando em dinheiro e 16 com o Sunpass, por trajeto. O importante aí é saber quanto custa alugar os carros ou a van (bem grande!!) e se o grupo sempre vai estar junto.

      A gasolina é barata nos EUA, em Orlando custa em média US$ 2,10 por galão, o que daria aproximadamente (US$1=R$2.70) R$ 1,50 por litro.

      olá Patricia,
      eu fui em janeiro e aluguei um hyundai sonata que fazia ±13,5km/L e os pedagios ficaram em 19,5 dolares, vale muito a pena. o problema é que a Alamo pos uma debito de 320 dolares no meu cartão, que até agora ninguem me explica do que é, mas o dinheiro ja foi né , fazer o que!

    Oi!
    Gostaria de saber se existe alguma restrição para entrada em Miami pra quem esta no sétimo mes de gravidez?
    É melhor deixar para comprar as entradas dos parques em Orlando quando chegar lá? ou efetuar logo por aqui?.
    Estou indo agora em março, é uma boa epoca?
    Valeu pela dicas.

      Sem querer colocar água no seu chopp, mas ano passado fui em março e detestei: todos os parques lotadérrimos, o clima mega louco (num dia calor no outro frio de 10º).. enfim.. se ja ta comprado, não tem o que fazer, mas vc vai precisar de muuita paciência…

      Olá, Cleiton! Não existe nenhuma restrição de entrada para grávidas nos Estados Unidos. Existe porém com as cias. aéreas. Eles podem e devem pedir um atestado médico autorizando a viagem.

      A vantagem de comprar as entradas ainda no Brasil é que você pode parcelar o pagamento em reais e já pode marcar os Fast Pass dos parques da Disney.

      Março é mês de spring break (1 semana de férias) em muitas escolas e os parques de Orlando estarão bem cheios.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito