Guia de Nova York

High Line, o jardim suspenso de Nova York

A primeira vez que soube do High Line foi neste guest-post de 2009 do Abrindo o bico, da querida Marcie, assinado pelo trip Fabio NG. Um minhocão abandonado, transformado em parque, era mesmo uma idéia #mtoloka.

High Line Park, Nova York

Apareci por lá pela primeira vez alguns meses depois, durante as gravações do Desempacotando Nova York.  Naquela época, o High Line cobria o trecho do elevado da rua 12 até um pouco antes da rua 20. A vegetação era baixa e os trilhos do trem ainda estavam visíveis. Era um parque tão minimalista que o aspecto que mais sobressaía era a qualidade do mobiliário — bancos e espreguiçadeiras que pareciam recém-saídos da prancheta de um designer escandinavo.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Voltei neste fim de semana, agora para gravar a série de Nova York para o Visa Platinum. E encontrei um High Line bastante diferente daquele parque de três anos atrás.

Desde o verão passado o parque cobre mais dez quadras, indo até a rua 30.

High Line Park, Nova York

O prolongamento reforça a sensação de que o High Line é uma passarela, uma pista, um parque a ser percorrido de ponta a ponta. Tipo assim o calçadão de Manhattan.

Na ponta sul do parque — onde tudo começou — a vegetação está tão viçosa que esconde a cidade 🙂

High Line Park, Nova York

O trecho aberto no ano passado passa por entre edifícios — alguns antigos, outros novinhos — e dá chance a instalações como esta, que brinca com o voyeurismo e o exibicionismo.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Com tanta gente curiosa passando, é normal que o parque vire uma galeria ao ar livre.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Não sei se os criadores do parque imaginavam que a idéia faria tanto sucesso. Hoje o High Line já é uma atração turística mainstream. E é, sem dúvida, a melhor introdução ao charme de Downtown para quem só imaginava que existisse a Nova York de Times Square e Central Park.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Apenas não consigo (ainda) concordar com os que acham que o Minhocão paulistano deveria ser transformado à imagem do High Line. O único jeito de um parque assim dar certo no Brasil é se fosse criado e administrado pelo Sesc. Com exceção da prefeitura de Curitiba, nenhuma outra tem competência para manter um troço desses como se deve. Continuo votando pela demolição…

High Line Park. Há vários pontos de acesso. Os melhores são as duas pontas: na Gansevoort (a primeira abaixo da 13; desça na estação 14th St x 8th Ave., servida pelas linhas A, C, E ou L) e na rua 30 com 10ª Avenida (desça na Penn Station e venha caminhando). Esses dois acessos têm elevadores. O parque abre diariamente das 7h às 23h. A entrada é gratuita e há stands com comida e bebida numa área coberta situada no meio do percurso.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    68 comentários

    Sou apixonada pelo High Line. Talvez até mais do que pela Promenade Plantée, em Paris…

    vou à Nova York em setembro e o High Line é uma das coisas que mais desejo conhecer. como urbanista, fico fascinada por esta intervenção urbana tão fantástica! obrigada pelo post Ricardo!

    A parede coloridíssima da imagem aí em cima foi feita por um brasileiro , e o casal estampado é mesmo do famoso beijo no fim da guerra.

    concordo com o @gusbelli apesar de adorar o High Line, adoraria sentar e tomar uma cerveja apreciando tudo aquilo

    e pertinho do High Line Park tem o Highline Ballroom, que sempre tem uma programação musical legal. Vi o show da Bebel Gilberto em janeiro e foi incrível. Dá pra chegar mais cedo, passear no Park, ir no Chelsea Mkt e depois pro Ballroom. #ficadica
    https://highlineballroom.com/

    A dica é seguir o High Line Park no twitter e no instagram pra acompanhar a programação de shows e eventos, além de ver fotos incríveis: @highlinenyc

    bondade demais dizer isso da prefeitura de ctba, mas dizem que só vemos os problemas pq moramos aqui… ^^

    O melhor é sentar nos bancos e refrescar os pés na água que corre justamente para isso. O High Line é demais! E Riq, depois do que li no Estadão de domingo (que a prefeitura de Curitiba deixou estragar obras do Franz Krajcberg, doadas pelo próprio artista p/ a cidade, e pediu para ele retirá-las), nem em Curitiba acho que um High Line funcionaria. Triste.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito