Desconto de IVA no Uruguai

Guia de Montevidéu

Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).

Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de setembro de 2024.

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

9% de desconto em restaurantes e locadoras

A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Esse desconto compensa os 5,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.

Como é feita a devolução do IVA no Uruguai

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.

Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?

Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.

Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.

Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.

Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro

Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.

Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.

E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.

Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)

Isenção de IVA em hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.

Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros descontos de IVA na América do Sul

    Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

    Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

    Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

    Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

    Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

    Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

    Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

    Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

    232 comentários

    Estou há 4 dias no Uruguai, usando o cartão de débito da Wise (Visa) em pesos uruguaios. Apenas em um restaurante houve o desconto automático do IVA no valor da conta. Nos demais, o valor cobrado foi o total. Não creio que haverá devolução desse valor na conta da Wise.
    Para serviços na locadora de carro, o desconto do IVA foi automático usando cartão Master do Itaú Brasil.

      Oi Camile.
      O cartão Wise é bem aceito no Uruguai? Irei na primeira quinzena de janeiro.
      Obrigado.

      Atualizando o meu comentário anterior… Depois de uma semana no Uruguai, a minha percepção é de que o desconto do IVA no cartão Wise depende da máquina onde o cartão é passado. Em Montevideu, em boa parte dos restaurantes, o desconto foi automático. Mas não em todos. No Mercado Ferrando, por exemplo, de três restaurantes em usei o cartão, em um não houve o desconto. Os atendentes não sabem explicar o porquê.
      Uma boa notícia é que alguns restaurantes e lojas de vinhos estão com parceria com Itaú ou Santander, oferecendo descontos entre 15 a 25% no valor da conta, a depender do tipo de cartão usado.

    Fala pessoal,
    Estou viajando pelo Uruguai e posso confirmar que o desconto está em 22%.
    Como está explicado no texto, o IVA já está embutido nos preços por isso quando se faz a conta reversa (para deduzir do valor cheio), o desconto fica em torno de 18%.
    Já utilizei meu cartão Master do Santander e também o cartão Master da Nomad e para ambos o desconto foi feito direto na maquininha, ou seja, quando se paga já é o valor descontado.

    Vi aqui no fórum uma discussão sobre o valor da “propina”, ou o famoso “10%”.
    A lógica é a mesma do nosso Brasil, o serviço é cobrado a parte na conta e é opcional.
    Eu, assim como faço no Brasil, se sou bem atendido pago os 10% sem problemas já que é uma questão cultural. E eles contam com isso. Até agora bom atendimento foi unanimidade no Uruguai.
    Uma opção para quem não quer pagar é não sentar nas mesas internas e pagar para levar. Isso funciona bem, por exemplo, nas praças de alimentação dos shoppings por aqui.

    Espero ter contribuído de alguma forma, abcs.

    Fomos para o Uruguai em fevereiro deste ano, usamos Mastercard em todos os restaurantes, mas infelizmente não foi reembolsado o valor do IVA na fatura do cartão, entramos em contato com a Mastercard que passou para o Itaú Cartões, que devolveu para a Mastercard e até agora, nada.
    Abrimos reclamação no Reclame Aqui que segue a mesma dinâmica acima, o que era para ser benefício, vira dor de cabeça. Sugiro que façam um cartão VISA ou validem com a MASTERCARD antes (nenhum atendente sabe do benefício, eles não sabem nem como agir)

    Olá pessoal! Utilizei o meu cartão Mastercard no Uruguai, porém, não houve o reembolso do IVA na fatura seguinte… Alguém já passou por esse problema e sabe como é possível resolvê-lo?

      Olá, Rodrigo! Normalmente o atendimento telefônico não está informado desse esquema. Espere até a próxima fatura para ver se realmente não houve o estorno.

      Não recebi o estorno e, em contato com o banco (C6), fui informado que deveria ter solicitado o reembolso no aeroporto, isso faz sentido?

      Olá, Rodrigo! Nenhum atendimento telefõnico de cartão, nem os convencionais, sabe informar sobre o desconto de restaurantes no Uruguai. O seu gasto foi de fato em restaurante? Quando ocorreu?

      Olá, Rodrigo, estou nesta situação desde fevereiro.
      Usamos Mastercard em todos os restaurantes, mas infelizmente não foi reembolsado o valor do IVA na fatura do cartão, entramos em contato com a Mastercard que passou para o Itaú Cartões, que devolveu para a Mastercard e até agora, nada.
      Abrimos reclamação no Reclame Aqui que segue a mesma dinâmica acima, o que era para ser benefício, virou dor de cabeça e nenhum atendente nem da Mastercard e nem do Itaú tem conhecimento sobre o benefício.
      Agora Itaú nos respondeu o seguinte pelo Reclame Aqui:

      Para ter acesso ao benefício você deve preencher o formulário Tax Free (disponível nas lojas registradas) e solicitar a devolução do valor do IVA ao sair do país nesses pontos de fronteira:

      Aeroporto Internacional de Carrasco e Porto de Montevidéu
      Aeroporto de Laguna do Sauce e Terminal de Arribos de Cruzeiros de Punta del Este;
      Porto de Colônia;
      Ponte Salto – Concórdia;
      Ponte Paysandú – Colón;
      Ponte Fray Bentos – Porto Unzué;
      Chuy.

      Caso as compras tenham sido realizadas em lojas registradas no Programa Tax Free e você tenha realizado o procedimento acima, orientamos que entre em contato com a bandeira para verificar sobre o desconto.

      Olá, Carolina! O atendimento dos cartões brasileiros nunca soube informar sobre esse programa de descontos em restaurantes no Uruguai. Esse programa funciona há 10 anos e eles ainda não têm informação sobre isso. Eles sempre confundem com o ressarcimento de IVA de compras, que é outra coisa (e tem esse procedimento que você copiou).

      O que aconteceu com você pode ser explicado pelo depoimento do Bernardo: os descontos na bandeira Mastercard já estão sendo dados nas maquininhas dos restuarantes, como já ocorria com o Visa.

      https://www.viajenaviagem.com/uruguai-desconto-restaurantes/comment-page-6/#comment-652586

      Obrigado pessoal! Temia isso e acho que realmente vou ter que arcar com isso… Fica o alerta então para quem for ao Uruguai pensando em usufruir desse benefício com um cartão Mastercard: nem sempre funciona o estorno (temos dois casos aqui) e, sempre que possível, guarde as notinhas geradas com vc, pois no mínimo será uma prova que poderá ser usada no futuro.

      Bem, comigo isso não aconteceu… Foi cobrado o valor cheio (sem o desconto) no cartão. Mas, fui em setembro, então pode ser que tenha mudado de lá para cá.

    Caso uso o cartão da wise, possui o desconto na hora do iva ou pago o valor integral e estorna o valor depois? Poderia tirar essa dúvida, por favor.

      Olá, Rafael! Como é Visa, pode ser que seja dado na própria maquininha. Senão, será estornado alguns dias mais tarde. Ainda não temos relatos de quem usou Wise no Uruguai para cravar a resposta exata. Caso você use, conta pra gente? Obrigada!

    Olá! No caso de locação de veículo, devo considerar pagamento com cartão de crédito em dólar ou pode ser em real mesmo para obter o desconto do IVA?

      Olá, Ricardo! Qualquer cartão de crédito ou débito emitido fora do Uruguai.

    Estranho estou aqui e todas as contas de restaurante estao com 22%! Neste caso receberei 22 ou 9% de devolução? Fato qie estao cobrando os 22 ainda

      Olá, Heide! Estamos verificando, parece que dia 1º de setembro voltou a ser 22% mesmo.

      Oi. Estou indo ao uruguai. Alguém recomenda Western Union?
      Com relação aos valores, descobriram se é 9% ou 22%?

      Olá, Rafael! Ao contrário da Argentina, não há nenhuma vantagem em usar a Western Union no Uruguai. Você vai continuar tendo que interromper seu passeio para ir a uma agência física retirar um bolo de dinheiro para carregar durante a viagem feito um turista neandertal. FAça um cartão Wise em pesos uruguaios e saia gastando ao chegar.

      https://www.viajenaviagem.com/cartoes-de-debito-contas-internacionais/

      Está confirmada: a devolução no cartão voltou a ser de 22 pontos de IVA no dia 1º de setembro. Na conta reversa, você vai ver 18,5% voltando para a sua conta.

      Ah.. legal.
      Eu não sabia desse cartão wise…minha viagem já é sexta-feira.
      Não vou conseguir fazer a tempo né?

      Nesse caso, ainda é melhor o western union doq deixar pra fazer o cambio lá?

      Olá, Rafael! Você pode usar qualquer casa de câmbio, o câmbio será igual. Não existe câmbio paralelo no Uruguai.

      Estou no Uruguai desde 15 de outubro e tive desconto em todos os restaurantes que paguei com Visa. Aparece no extrato do cartão o valor cobrado, que é menor do que a fatura do restaurante. Dá para cobrir os 10% da propina do garçon e ainda sobra.

    Olá, uma dúvida.
    Se usar o cartão WISE, já com o saldo em PESO URUGUAIO, ele vai entender como um cartão internacional e ganhar o desconto no restaurante ou vai achar que é um cartão local?
    Será que preciso manter o saldo em dólar na Wise?

      Olá, Renan! Vai entender como cartão emitido fora do Uruguai e vai dar o desconto.

    Olá! Pelo que vi, nas regras atualizadas consta “isenção de IVA” para serviços gastronômicos a partir de 1° de setembro. Isso equivale aos 9% mencionados no texto? Ou este mês o desconto aumentou? (Espero que tenha aumentado, hehe, estou indo em novembro e lá tudo anda bem caro.) Obrigada!!!

      Muito obrigada! Pena que não é mais um desconto tão generoso, rsss, mas pelo menos já uso o cartão da Wise.

      Olá, Aline! Não é que eles ficaram avaros com os turistas. É que durante a pandemia diminuíram o IVA para os uruguaios também (eles pagavam 22%, e desde então pagam 9% para estimular o consumo). Então a bondade com os turistas continua a mesma (a gente não paga nada, os uruguaios pagam), mas a tributação é que diminuiu 🙂

    Boa tarde, Bóia!
    Verifiquei há pouco no site do turismo do Uruguai o seguinte: “Zero IVA em serviços gastronômicos (…) Validade: de 1º de setembro de 2022 a 30 de abril de 2023”. Alguma informação se alterou o desconto que era de 9% no IVA? Caso positivo, pra qual percentual foi modificado? Muito obrigado!

      Olá, Marcos! Zero IVA sempre foi a promessa. O IVA era 22% antes, é 9% desde a pandemia e o pagamento com cartão internacional zera o IVA.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito