Guia de Montevidéu
Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras
Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).
Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de setembro de 2024.
Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).
9% de desconto em restaurantes e locadoras
A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).
Esse desconto compensa os 5,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Como é feita a devolução do IVA no Uruguai
Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.
Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?
Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.
Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.
Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.
Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro
Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.
Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.
E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.
Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)
Promoções para sua viagem
Isenção de IVA em hotéis
Nos hotéis não há devolução: há isenção.
Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.
Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.
Outros descontos de IVA na América do Sul
Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.
Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:
Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)
Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)
Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)
Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)
Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento
Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.
Resolva sua viagem
232 comentários
Boa noite Boia, estou aqui em Montevidéu, e observei que os descontos de IVA aplicados nos restaurantes são de 7,377% e não mais 9%.
Olá, Victor! É a conta ao contrário. O IVA é um acréscimo de 9% na conta, e ao retirar esse valor da conta total, vira 7,37% deste novo total.
Oi Bóia, vale a pena alugar carro pelo site ou em alguma locadora no aeroporto Internacional? Pergunto por causa do IVA…
Você indica alguma locadora? Vou para Carmelo com a minha esposa e pensei que seria melhor alugar um carro…
Você acha melhor o carro ou contratar algum serviço de motorista (em relação ao preço, etc.). Muito obrigado!
Olá, Cesar! A única pegadinha é não fazer nenhum pré-pagamento antes de chegar ao Uruguai. Pague na maquininha uruguaia.
Olá!
Gostaria de saber como é feita a devolução do IVA se pago com cartão de débito da NOMAD. Na hora ou um crédito posterior na conta?
Aproveito para parabenizar vocês por todas as informações disponibilizadas a boa viajantes independentes. Sempre consulto o site para qualquer viagem internacional!
Olá, Felipe! Não temos relatos ainda, mas provavelmente o reembolso se dará dias depois, como acontece com qualquer caução cobrada em cartão pré-pago.
Tem ônibus de Colônia do Sacramento para Buenos Aires? Quanto tempo de viagem é qual valor atual?
Olá, Carlos! Não tem. São 600 km por via rodoviária.
Carlos, Você pode atravessar o Rio de La Plata de barco, leva em torno de 01:15hr entre colônia e Buenos Ayres.
São ferries que atravessam algumas vezes ao dia
Se o pagamento for no débito com cartão de bandeira Mastercard, o desconto não seria imediato?
Olá, Leonardo! Nos cartões de crédito o Mastercard fazia o desconto na fatura. No caso de cartões de débito, provavelmente o estorno swerá feito alguns dias depois da operação – é o que acontece em outras operações de débito em que há caução.
Vou passar 3 dias apenas, estou em dúvidas de quanto dinheiro trocar, visto que os restaurantes e hotel pagarei com o cartão de crédito. E o dinheiro seria apenas para o básico, lembrancinhas, passagem de ônibus e etc…alguém tem alguma ideia de casa de câmbio também? Obrigado
Olá, Vinicius! O hotel você pode pagar em dinheiro, não é necessário usa cartão para conseguir a isenção do IVA em hotelaria.
Olá! Será que o desconto vale também para cartão Wise? Estou indo em novembro, não sei se renovarão o desconto, mas se renovarem, queria saber se consigo economizar no IOF. Obrigada!
Olá, Aline! Vale para todos os cartões. No caso de cartão de débito, o estorno demora um pouco mais. O desconto agora é menor, em torno de 8%, precisamos atualizar o post.
Estou em Montevideo e o desconto realmente existe, mas não chega nem perto desses 22%, 2 contas que paguei com cartao Visa em serviços gastronômicos o desconto mal chegou a 8%.. Não entendi, é não consegui achar a definição exata do desconto, mas pelo que eu vi dessa ley 17934 o desconto deveria ser de 9%…
Olá, Renato! Pelo o IVA baixou para 9% mesmo. Vamos atualizar o texto, obrigada.
Renato, estive lá agora (13/06 a 21/06) e os descontos nos comprovantes do cartão dos pagamentos dos restaurantes (bandeira Visa) veio so 7,37% tbm, fiquei decepcionada. Engraçado que na parte de baixo dos comprovantes vem “monto gravado TRX” que acredito q seria o valor correto, mas não é o que consta na fatura.
Esse “monto gravado TRX” no ticket do visa me chamou atenção também; o desconto está em 7.36% do IVAS; uruguai muito caro tudo, e no final a tal da “propina” ainda .. começar a dizer não em tudo.
Uma dúvida: o aluguel de carros, se eu fizer por aqui, pelo site da rent a cars, terei o desconto? ou tenho que fazer o pagamento lá?
Olá, Gislaine! O pagamento precisa ser processado numa maquininha uruguaia. Se for feito algum pré-pagamento online você perde o desconto.
Já estive no Uruguai a uns 2 anos atrás e os descontos para os pagamento em crédito (Visa) vinham na hora, sem medo de comer e pagar em crédito, alguns restaurantes até informava que tinha desconto. Estou indo novamente em julho 22 e vi que foi renovado até Setembro. Não tive nenhuma dor de cabeça para pagar nada .