Desconto de IVA no Uruguai

Guia de Montevidéu

Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).

Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de abril de 2025.

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

9% de desconto em restaurantes e locadoras

A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Esse desconto compensa os 4,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.

Como é feita a devolução do IVA no Uruguai

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.

Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?

Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.

Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.

Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.

Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro

Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.

Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.

E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.

Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)

Isenção de IVA em hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.

Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros descontos de IVA na América do Sul

    Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

    Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

    Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

    Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

    Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

    Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

    Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

    Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

    232 comentários

    Olá, tudo bem? essa regra está valendo para dezembro/2021 para locadora? é o percentual sobre o valor da reserva? é isso? ou seja, uma reserva de US$ 500 são US$ 100?

    Ola vocês tem algum instagram sobre noticias atuais sobre o IVA e revelion em punta del lest 2022. gostei muito dessa pagina, parabéns!

      Olá, Laércio! Essas regras descritas neste texto estarão valendo de novo na reabertura do Uruguai ao turismo internacional.

    O desconto do IVA em restaurantes é válido para Cartões de Crédito pré-pago? (travel money)
    Vi em diversos lugares falando sobre o desconto, mas nenhum cita se há diferença entra o prépago ou o cartão ‘oficial’

      Olá, Eloise! No pré-pago o estorno pode demorar um pouco mais, sobretudo no MasterCard.

    Só para registro, fiz o pagamento com um Cartão de Débito Internacional Mastercard…. “O valor cobrado foi U$81,48 (3.102,00 pesos Uruguaios) qdo o correto deveria ser U$63,55 (2.542,62 pesos Uruguaios)”
    Até agora não tive o crédito na minha conta global do C6…
    Certeza que não está funcionando para outros cartões de débito internacionais de outros bancos… acho que a Master só corrigiu o problema do Crédito….
    Séria possível solicitar o esclarecimento para Master do Uruguay uma vez que vcs já tem o contato referente ao problema antigo do Crédito….

      Olá, Rodrigo! Cartão de débito deve demorar. Não temos o contato, na época do problema conseguimos falar com a agência de RP de então.

    boa tarde,

    gostaria de saber se o IVA também ocorre sobre os tours de visitação as vinicolas. percebi que maior parte delas possui uns pacotes com tranfer + degustação + almoço. Acredito que isso se enquadre em serviço gastronômico correto?

      Olá, Leonardo! Precisa ver caso a caso. Se a vinícola estiver inscrita como restaurante, sua maquininha estará cadastrada para a devolução. Se estiver inscrita como loja, não fará.

    Olá Ricardo,

    Bares, boates, paradores também retorna o IVA de 22% ou somente restaurante propriamente dito? Como sei se naquele estabelecimento irá devolver o IVA de 22% ao pagar com cartão de crédito internacional?

      Olá, Pedro! Pergunte. O desconto vem anotado na nota. Os garçons saberão informar.

    Pessoal, não ficou claro pra mim como funciona a devolução do IVA para cartão de DÉBITO internacional Mastercard ??? Esse valor entra no próximo mês na conta corrente ??
    Fiz um cartão no C6 Bank Conta Global mas nem C6 e nem Mastercard Brasil sabem informar….
    Me ajudem….

      Olá, Rodrigo! Provavelmente o reembolso é creditado com algum atraso, como acontece com as cauções. Não existe fatura mensal nesse tipo de cartão. Não adianta perguntar nem no banco nem na MasterCard, eles não têm a menor idéia de que existe essa devolução. (Há dois anos o sistema uruguaio do MasterCard deu pane e na central brasileira eles nem sabiam que isso existia, davam informações sobre a devolução de IVA sobre compras…)

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito