Guia de Monte Verde
Onde ficar em Monte Verde
São quase 200 pousadas e hotéis para escolher onde ficar em Monte Verde. Quanto mais bacana for a pousada, mais difícil será encontrar acomodações tamanho família. O clima de lua de mel impera.
Uma boa alternativa para grupos e famílias são as casas de temporada, cuja oferta aumentou a partir da pandemia.
Se você vai para Monte Verde de carro, descubra como é o estacionamento na sua pousada – se numa área específica para todos os veículos ou próxima ao chalé em que você vai se hospedar.
Como muitos terrenos foram preservados na construção dos estabelecimentos, pode ser trabalhoso levar as malas até a entrada do quarto.
Nem todos os hotéis aceitam animais de estimação. Caso queira levar o seu pet, consulte antes.
A Bóia recomenda
- No Centro: Dona Bendita | Pico 16 | Roots Resort | Villa Monte Verde
- Refúgios: Bucaneve | Kuriuwa | Villa Barril | Mirante da Colyna
- Custo x benefício: Emy | Suíça Mineira | Meissner Hof
- Com crianças: Saint Michel
Onde ficar em Monte Verde: no Centro
Quem se hospeda na área mais central de Monte Verde dispensa o carro nas saídas noturnas.
Os arredores imediatos do Centro também são uma localização bastante conveniente – você vai precisar pegar o carro, mas não vai pegar muita estrada à noite.
POUSADA DONA BENDITA
A Pousada Dona Bendita é nova, bem localizada e bastante atenta aos detalhes. Numa paralela da Avenida Monte Verde, a principal da vila, consegue entregar um ar sossegado e bucólico graças à rua de terra e às duas imensas e fotogênicas araucárias na fachada.
Mineiros de Araguari, os simpáticos e caprichosos donos recebem a todos na recepção e encaminham para os nove quartos espalhados por um terreno profundo e arborizado.
As acomodações são bem aconchegantes, com bastante madeira e mesclam elementos modernos e antigos. Espaçoso, o banheiro tem um excelente chuveiro a gás. Algumas unidades tem varanda para o jardim.
O café da manhã é servido em cada mesa, com opções de frutas do dia e um saboroso iogurte com granola caseiros. A cada manhã é trocado o prato do dia, com invenções saborosas para segurar a fome daqueles que forem encarar passeios mais longos.
De toda forma, o burburinho está a poucos passos dali. Entretanto, não dá para negar que o ruído da cena noturna de músicos com voz e violão em bares e restaurantes da Avenida Monte Verde, às vezes pode incomodar.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
HOTEL PICO 16
Inaugurado em 2021, o Hotel Pico 16 fica a uma caminhada curta do centrinho e tem ótimo custo-benefício em quartos bem aconchegantes.
Ducha maravilhosa, amenities da Natura e toalhas de bom nível estão à sua espera nos banheiros.
Repleto de metal e madeira, seu estilo lembra muito a arquitetura nórdica contemporânea.
O número no nome indicam o total de quartos, sendo que um deles foi transformado numa sala de massagens.
As varandas têm jacuzzis novinhas com uma bela vista do entardecer sobre um jardim e uma horta impecavelmente bem cuidados.
O café da manhã é um abraço porque as proprietárias, uma dupla de mãe e filha bem viajadas, se desdobram para oferecer um serviço de um nível que esperam receber. Além de um buffet bem composto, preparos especiais de ovos e até iguarias frescas da região, como pães artesanais, pamonha recheada ou queijo fresco.
À noite, um cardápio simples, mas preparado com esmero acompanha uma carta de vinhos bacana, a um preço justo.
Na hora da partida não se espante se receber um saquinho com pipoca fresca para comer na estrada. É desse tipo de cuidado que estamos falando.
Mala de bordo nas medidas certas
ROOTS RESORT
Hospedar-se no Roots Resort é como estar num condomínio fechado: apesar de estar no centrinho da vila, a apenas uma quadra das galerias e já com opções de onde comer a passos de distância, a tranquilidade é absoluta.
Dentro da propriedade, as casas que contêm os quartos ficam afastadas da entrada e dão a impressão de estarem mais longe do centro do que realmente estão.
Casas? Pois é. O Roots dispõe de diversos quartos que compartilham o mesmo ambiente social em cada unidade.
Com decoração de bom gosto e qualidade superior na escolha de colchões, roupas de cama e de banho, um quarto é diferente do outro, inclusive em tamanho, vista a partir da sacada e mesmo se há ou não banheira no quarto.
O projeto paisagístico da propriedade é muito bonito e é possível caminhar e apreciar a natureza por ali mesmo. A piscina e a jacuzzi são externas.
O café da manhã tem bolos, doces da região e pães. A atenciosa equipe também prepara ovos, vitaminas e tapiocas caso o visitante peça.
FLOR DA MONTANHA
Proximidade do centro é o forte da Flor da Montanha.
A pousada é superconveniente para famílias e grupos: oferece chalés em que cabem até nove pessoas.
Todas as unidades dispõem de lareira.
JARDIM DA MANTIQUEIRA
A Pousada Jardim da Mantiqueira é ideal para quem curte ambientes claros e arejados.
Todos os chalés têm varanda – alguns, no segundo andar. Boa parte está esquipada com banheira e hidromassagem.
Se você tem problemas de mobilidade, peça um chalé perto da recepção. Os mais afastados ficam em pontos íngremes do terreno.
VILLA D’AMORE
A uma pequena caminhada do centrinho do distrito, a Pousada Villa D’Amore privilegiou a madeira em sua construção, o que dá um clima e charme todo especial aos quartos.
Os chalés são amplos: os menores têm 34 m², enquanto os maiores chegam a 57 m². A maioria está equipada com jacuzzi e/ou lareira.
A vegetação é densa e o jardim, muito bem cuidado: é como se você estivesse num parque.
POUSADA BEM-TE-VI
A Pousada Bem-Te-Vi está pertinho da rua principal e também oferece esse clima rústico com conforto, aceitando também animais de estimação.
Boa parte das acomodações oferece jacuzzi e/ou lareira.
HOTEL SAINT MICHEL
O Hotel Saint Michel ocupa um amplo terreno na Av. Sol Nascente com uma linda vista para o verde do parque Villa Leta e o pôr do sol.
De estilo clássico montanhês, a decoração mescla muita pedra e madeira, mas pode soar um tanto datada com seus quase 25 anos. Ainda assim, é uma ótima pedida para casais com crianças e grandes famílias.
As acomodações têm tamanhos variados, de apartamentos a um novíssimo chalé tríplex, recebem até quatro pessoas, e são todas bastante confortáveis, com lareiras e aquecedores a gás.
Embora conte com o Spa L’Occitane, o principal de Monte Verde, em suas dependências e com lojinha da marca na recepção, apenas as acomodações mais caras contam com amenities da grife. Os tratamentos são excelentes.
Com um amplo e bem servido buffet (daqueles que estimulam você a não perder a hora), o café da manhã é digno de destaque e pode ter até um músico tocando ao vivo.
Já o outro restaurante, o L’Archange Bistrot funciona para jantares com alguma sofisticação e pratos elaborados. Sob reserva, é aberto também para não hóspedes. Ah, não se espante se a massagista do spa estiver fazendo um bico de garçonete no salão.
Tem ainda academia, piscina aquecida e ao ar livre, além de uma boa sauna. Fica a uma caminhada curta e gostosa da Avenida Monte Verde e de boas opções gastronômicas.
Tem estacionamento interno e tem um imponente portão na porta para os mais preocupados com segurança.
Organizador de eletrônicos para viagem
VILLA MONTE VERDE
Bem próxima da entrada da cidade, a Pousada Villa Monte Verde oferece dois tipos de acomodações.
Há os chalés, que têm uma pequena sala de estar, lareira e banheira com vista para a área verde do espaço, e algumas suítes que ficam juntas em outro prédio, um pouco mais distante da recepção.
As suítes têm bom tamanho e banheiro com chuveiro. Há também uma lareira, mas sozinha não dá conta do frio durante a noite.
Talvez por isso mesmo os quartos contem com lençóis térmicos, uma invenção da humanidade que você vai se questionar de porque não conheceu antes. É só ligar e dar o tempo necessário para que você nunca mais tenha vontade de sair da cama.
O café da manhã é servido na casa em que está a recepção. Bolos, pães e pãezinhos de queijo assados na hora dividem espaço com frutas, iogurtes e ovos.
CHARME DA MONTANHA
Em plena avenida Monte Verde, a Pousada Charme da Montanha (ex-Essência de Minas) está a 3 minutos de caminhada do shoppingzinho Celeiro.
Algumas suítes têm paredes recobertas por madeira – estas são as mais aconchegantes.
O grande destaque é para a piscina – pequena porém de borda infinita.
O que fazer em Monte Verde
Trilhas, patinação, cachoeiras, cervejaria artesanal, patinação no gelo e muito mais
POUSADA CANTO DO SABIÁ
Bem conservada, a Pousada Canto do Sabiá tem chalés com lareira e jacuzzi integrada ao quarto.
Mas o que arranca os maiores elogios dos hóspedes é o atendimento caloroso, feito pela própria família dona da pousada.
Onde ficar em Monte Verde: fora do Centro
As pousadas e hotéis mais afastadas do centro de Monte Verde oferecem imersão na natureza e vistas inigualáveis.
São as melhores opções para quem quer simplesmente descansar (ou namorar) com todo o conforto.
POUSADA BUCANEVE
Em meio a um bosque de pinheiros e araucárias primorosamente bem cuidado, a Pousada Bucaneve parece um refúgio europeu.
Confortável e despretensiosa na medida certa, tem um atendimento extremamente simpático e acolhedor. Os blocos de quartos com tijolinhos aparentes ornam bem com o cenário.
Apesar de um tanto frias, as acomodações contam com lareira e banheira de hidromassagem, além de um bom chuveiro a gás. Os ammenities não são nada sensacionais, mas os cobertores elétricos ajudam na percepção geral de cuidado e atenção.
Mesmo a 1,2 km do centro, dá para se sentir isolado no mato e a qualidade do sono tende a ser altíssima.
O café da manhã é de fartura média, mas como o atendimento é super atencioso, até com uma inusitada falta de luz foi possível ganhar um mimo da cozinha.
A equipe certamente fará tudo o que estiver ao alcance para reconfortar você. No fim do dia oferecem sempre um chazinho, que pode ser levado para o quarto.
POUSADA VILLA BARRIL
Inusitada experiência de hospedagem, a Villa Barril tem apartamentos construídos dentro de enormes barricas de vinho e que ficam debruçadas num lindo mirante na estrada de Camanducaia a Monte Verde, pouco antes da entrada no distrito.
Cada barril mede 35 m² e, para além do aconchego das paredes de madeira, vem equipado também com uma cozinha compacta.
O café da manhã é servido no quarto, na hora marcada pelo hóspede. Sábado à noite há uma sessão de queijos e vinhos no lounge.
Não tem piscina.
KURIUWA HOTEL
Quartos confortáveis e quentinhos são o grande diferencial do Kuriuwa Hotel. É uma delícia chegar ao chalé pela primeira vez e já encontrar o aquecedor funcionando, tanto o do quarto quanto o que funciona no banheiro, fazendo com que a banheira dupla fique ainda mais interessante.
Na altitude e cercados de muito verde, os chalés têm boa distância uns dos outros e estão espalhados pela grande área do hotel. Todos contam com lareira interna e outra externa, numa pequena varandinha com sofás.
Sala de ginástica e spa ficam próximos da piscina, que é ao ar livre.
Uma grande sacada na saída do restaurante oferece lugar para quem quer simplesmente relaxar ou tentar encontrar esquilos, praticamente cidadãos honorários de Monte Verde.
O café da manhã tem opções de pães, bolos e geleias. O restaurante serve todas as refeições — você pode pedir para ser servido no quarto.
Um dos chalés oferece vista a partir da banheira. Outro dispõe de um ofurô externo, também com visão do verde.
Promoções para sua viagem
MIRANTE DA COLYNA
O atendimento da Pousada Spa Mirante da Colyna é muito cuidadoso desde o check-in. A pousada se espalha dos dois lados da rua: de um lado, recepção, quadra de tênis, sala de jogos e cinema.
Do outro, o hotel propriamente dito – onde também ficam o restaurante, a piscina coberta e o spa. São 24 chalés para casais, mas há uma opção de chalé para cinco pessoas, com mezanino.
Para contemplar o verde, uma rede está estrategicamente posicionada na varanda.
O restaurante panorâmico Sierra 360 tem um eixo giratório e dá uma volta completa em torno de 70 minutos. Sobe-se de elevador ou escada para todas as refeições, desde o café colonial (incluso), até almoço e jantar — uma comodidade para quem não quer se deslocar à noite. Contudo, não aceita reservas.
Pela manhã há uma boa variedade de pães e doces, além de uma ótima forma de oferecer outros pratos. Todas as mesas dispõem de lápis e papelzinho com as opções do que pode ser preparado a parte especialmente para o hóspede – omeletes, ovos mexidos, vitaminas. É fácil e rápido.
À noite, a grande lareira fica acesa para receber os visitantes e servir caldos, fondues e outros pratos à la carte. O clima é muito agradável, e mais gostoso ainda porque você sabe que está a apenas alguns passos do seu chalé (o jantar também pode ser servido no quarto).
O Samandhi Spa, dentro da pousada, tem uma bonita estrutura envidraçada, que permite que alguns dos tratamentos sejam feitos com a vista da mata nativa.
FAZENDA HOTEL ITAPUÁ
Pertinho dos limites do distrito, a Fazenda Hotel Itapuá tem chalés privativos espalhados pelo amplo terreno, repleto de pinheiros e eucaliptos. O espaço, que preservou a natureza local, oferece trilhas e passeios a cavalo.
Há quartos para casais, com deliciosas lareiras e banheira de hidromassagem, e opções para famílias, que chegam a hospedar até cinco pessoas. Todos os chalés contam com varanda com redes e vista para o verde. Alguns contam com ofurô.
Piscina externa climatizada, hidromassagem e um pequeno parquinho para crianças completam o local, que também aceita animais de estimação.
O restaurante principal, cheio de simpáticos detalhes como uma coleção de cucos, serve todas as refeições, inclusive fondues e pratos de cozinha mineira.
No mesmo terreno fica o Rassel Bock, de cozinha alemã, que arrasta visitantes desde o centro por conta de seus pratos bem tradicionais e reconhecidos.
EMY POUSADA
A 1,2 km do centrinho, a Emy Pousada é um belo achado para quem procura onde ficar em Monte Verde por um preço camarada. É uma das melhores relações custo x benefício da região.
Cada chalé é autônomo e tem até estacionamento na porta.
O café da manhã e as refeições vêm com upgrade: a vista panorâmica a partir do restaurante é um dos atrativos da pousada.
POUSADA SUÍÇA MINEIRA
A piscina coberta é o diferencial da Pousada Suíça Mineira.
As acomodações variam de quartos compactos (com lareira mas sem janela, com basculante no teto) a suítes grandes com hidromassagem.
A estrada de acesso é asfaltada. Os preços das diárias não assustam.
RESORT MAGNÍFICO
O Resort Magnífico está situado a 1,5 km do centrinho. Não se trata de um “resort” propriamente – não tem piscina nem área kids. Mas dispõe de um spa e oferece bastante conforto nos chalés.
A maioria dos seus chalés vem com cozinha equipada. Quase todos têm hidromassagem e/ou lareira. Alguns têm duas camas de casal ou uma cama de casal + uma de solteiro. É possível solicitar berço com antecedência.
Os chalés mais charmosos são todo de madeira (sem cozinha).
MEISSNER HOF
Uma pequena capela, incrustada nas montanhas, mostra a vocação do Meissner Hof para eventos românticos. O hotel tipicamente alemão, uma das primeiras hospedagens de Monte Verde, foi construído quase que artesanalmente por seu dono..
Os quartos e chalés podem receber tanto casais quanto famílias (o que inclui animais de estimação).
Há piscina externa e outra coberta e aquecida, com uma bonita vista da área; redes; salão de jogos; sauna; minigolfe e bar, além do restaurante que pode servir todas as refeições.
A culinária oferecida tem também inspiração da Alemanha e a ideia central da hospedagem é que o visitante se sinta na Baviera.