madri como chegar

Guia de Madri

Como chegar a Madri

Madri é uma das capitais da Europa mais bem conectadas ao Brasil por voos diretos. Por isso, é comum ser eleita como primeira parada numa viagem à Europa. Sua posição bem ao centro da Espanha também facilita seguir viagem para todos os cantos do país.

Organizamos abaixo informações sobre como chegar a Madri. E como seguir viagem a outros destinos próximos.

Chegando de avião

aeroporto internacional Barajas - Como chegar a Madri

Voos diretos do Brasil a Madri

voos diretos do Brasil a Madri, para o aeroporto de Barajas (Código: MAD) saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Voos com conexão

Todas as outras cias. aéreas europeias que atuam no Brasil levam você a Madri com uma conexão, normalmente por preços menores do que o voo direto.

A conexão é feita na cidade-base da cia. (Lisboa no caso da TAP, Londres no caso da British, Paris no caso da Air France, Amsterdã no caso da KLM, e assim por diante.)

Imigração no aeroporto de Madri – Barajas

A imigração já foi mais chatinha no aeroporto de Barajas. Há 10 anos, era até melhor evitar entrar na Europa por Madri.

Felizmente, esse tempo já passou. Tenha em mãos, organizados numa pastinha, todos os documentos necessários para a entrada no Espaço Schengen e você não vai passar por nenhum aperto.

Os documentos necessários para entrar no Espaço Schengen são:

  • Passaporte válido por mais 3 meses além da data prevista de saída do Espaço Schengen – Check-list de viagem aqui
  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel ou apartamento para todo o período da viagem ou carta-convite de quem vai hospedar você (Vale a pena viajar sem hotéis reservados?)
  • Seguro-saúde dentro das exigências do Espaço Schengen
  • 65 euros por dia por pessoa em dinheiro vivo, ou extrato do cartão de crédito ou cartão pré-pago provando que você dispõe desse limite ou saldo

Do aeroporto ao centro

O aeroporto de Madri é Barajas, que está a 12 km do centro da cidade.

De transporte público, você pode escolher entre táxi, metrô e trem. Mas precisa estar preparado para fazer baldeações, caminhar com a mala da estação até o hotel, ou ‘completar’ a viagem com um trecho final de táxi ou Uber.

Saindo do aeroporto de táxi

Vale a pena ir do aeroporto ao seu hotel de táxi. A tarifa é fixa: 30 euros por carro (março/2020). Não há cobrança de pedágio e nem taxa por malas. Ou seja, totalmente à prova de motoristas espertinhos.

Existem pontos oficiais de táxi na área de desembarque de todos os terminais. Cabendo no orçamento, não se prive desse conforto.

Se preferir trânsfer privado até o seu hotel em Madri, nosso parceiro Viator oferece opção em carro (de 1 a 3 pessoas) ou minivan (de 4 a 6 pessoas).

Saindo do aeroporto de trânsfer

Prefere a tranquilidade de um trânsfer pré-agendado para ir do aeroporto ao seu hotel?

Trânsfer do hotel ao aeroporto:

Saindo do aeroporto de Uber

A Uber atua legalmente em Madri e tem tarifas boas para rodar na cidade. Mas, no caso específico do trajeto aeroporto-centro, o táxi costuma ficar mais barato.

Você pode conferir ao chegar, usando o wi-fi gratuito do aeroporto ou depois de instalar o seu chip local.

Saindo do aeroporto de ônibus

onibus express aeroporto madri barajas

A linha de ônibus Exprés Aeropuerto tem ônibus refrigerados e com bagageiro para malas. Liga o aeroporto de Barajas (terminais T1, T2 e T4) até a estação de trem Atocha, com paradas na Calle O’Donnel e na Plaza Cibeles. O serviço de ônibus Exprés Aeropuerto funciona 24 horas.

Usar ônibus é simples: você paga a passagem no direto no ônibus, e deixa para se entender com maquininhas e baldeações quando estiver rodando pela cidade sem malas. Mas é também menos econômico, com bilhetes a 5 euros (dezembro/2023).

O ônibus só resolve a vida de quem estiver estiver num hotel próximo do Museu do Prado, da Praça Cibeles ou da estação Atocha. Para qualquer outro destino na cidade, você vai ter que completar a viagem de metrô (com escadas e probabilidade de baldeação), táxi ou Uber.

Saindo do aeroporto de trem

trem aeroporto madri barajas

Os trens de curta distância Renfe Cercanías ligam o aeroporto de Barajas (terminal T4) até a zona mais central de Madri. As duas linhas, C1 e C10, levam às estações de Atocha e Príncipe Pio, respectivamente

O trem é mais barato do que o metrô e do que o ônibus, com bilhete a 2,60 euros para saídas de Barajas (dezembro/2023). É melhor para acomodar as malas do que o metrô, também.

Fazendo baldeação (para as linhas C3 ou C4) você desembarca na estação Sol, bem servida por hotéis.

O trem é a melhor escolha de transporte público para quem está hospedado próximo ao Palácio Real, à estação Atocha ou da Puerta del Sol.

O serviço de trem funciona entre 5h56 e 22h55 em intervalos de 20 minutos, com um último trem saindo às 0h20.

Saindo do aeroporto de metrô

como se locomver em madri

A linha 8 do metrô liga o aeroporto de Barajas até a estação Nuevos Ministerios. Há uma estação no terminal T4, e outra que serve aos terminais T1, T2 e T3

O metrô vai ser o transporte público a levar você até mais perto do seu hotel. A má notícia é que até lá você vai precisar encarar uma ou duas baldeações, e possivelmente subir ou descer escadas carregando a bagagem.

Considere também que o metrô pode ser o transporte mais cheio, dependendo do horário – e o que menos tem espaço para bagagem.

Caso você decida pelo metrô mesmo assim, o mais recomendável é já comprar uma Tarjeta Multi, o passe de transportes de Madri, na maquininha.

Carregue com um bilhete de 10 viagens, mais o suplemento do aeroporto. Você vai pagar um total de 17,70 euros (2,50 euros pelo plástico, 12,20 euros pelo bilhete Metrobus de 10 viagens, mais 3 euros pelo suplemento do aeroporto – preços de dezembro/2023).

Esse mesmo cartão você usa nas suas próximas viagens de ônibus e metrô pela cidade.

O metrô deixa você especialmente perto de hotéis nas regiões da da Puerta del Sol, do Palácio Real, do Museu do Prado ou em Chueca.

O serviço de metrô é oferecido entre 6h30 da manhã e 1h30 da madrugada.

Como comprar chip no aeroporto

Para comprar chip de celular, peça uma tarjeta SIM. No desembarque do terminal T4, procure pelo quiosque da operadora Lebara, mais econômica, em frente à loja de conveniência The Market.

Já no piso de embarque do terminal T4, a Crystal Media/Tech&Fly vende chips das operadoras Orange e Vodafone, que têm serviço considerado melhor.

O aeroporto tem wi-fi, e o seu hotel também terá. Se não quiser resolver isso no momento da chegada, compre o chip em alguma das lojas das operadoras no centro.

Espere pagar a partir de 15 euros por uma tarjeta SIM recarregável, com roaming incluso para demais países da Europa.

Chegando de trem

Madri tem duas estações de trem principais: Puerta de Atocha e Chamartín. Ambas são bem conectadas ao centro de Madri tanto pelo metrô quanto pelo trem de curta distância Cercanías.

Chegando por Puerta de Atocha

Você chegará por Atocha se vier de Barcelona, Sevilha, Córdoba, Málaga ou Valencia.

Opções para sair de Puerta de Atocha:

  • Táxi: espere pagar cerca de 10 euros (março/2020) ao seu hotel na região central
  • Uber: espere pagar pouco mais de 5 euros (março/2020) ao seu hotel na região central
  • Metrô: a linha 1 serve Atocha e deve levar até perto do seu hotel provavelmente com uma baldeação
  • Trem: as linhas C3 e C4 levam à estação Sol do metrô; as linhas C1 e C10, à estação Príncipe Pío. Só use trem se o seu hotel ficar colado à estação final

Chegando por Chamartín

Você chegará por Chamartín se vier de Lisboa, Salamanca, Santiago de Compostela ou Bilbao.

Opções para sair de Madrid Chamartín:

  • Táxi: espere pagar cerca de 17 euros (março/2020) ao seu hotel na região central
  • Uber: espere pagar cerca de 13 euros (março/2020) ao seu hotel na região central
  • Metrô: as linha 1 e 10 servem Chamartín e devem levar até perto do seu hotel provavelmente com uma baldeação
  • Trem: as linhas C3 e C4 levam à estação Sol do metrô; as linhas C1 e C10, à estação Príncipe Pio. Só use trem se o seu hotel ficar colado à estação final

Seguindo viagem de Madri

Colaborou | Ricardo Freire

Madri é o ponto de partida natural para roteiros pela Espanha e pela Europa. Integrar Espanha e Portugal numa mesma viagem também é o sonho de muitos viajantes brasileiros. Veja nossos pitacos sobre esses itinerários.

Seguindo viagem pela Espanha

Cores das linhas: Avião | Trem | Ônibus

De trem

O trem é o melhor meio de transporte para Barcelona (2h30 de percurso), Córdoba (1h45), Sevilha (2h30), Granada (3h20, na nova linha direta), Málaga (2h30), Valência (1h45) e Salamanca (1h45).

Use o trem também para fazer passeios bate-volta de um dia, sem pernoite, a Toledo, Ávila, Segóvia, Aranjuez e até mesmo Córdoba.

O trem já fica um pouco puxado para viajar a destinos do norte, como Santiago de Compostela (5h de percurso) e Bilbao (5h).

As passagens de trem começam a ser vendidas no site da Renfe (e em sites como Trainline) com 120 a 90 dias de antecedência da data. Passagens para feriadões espanhóis, no entanto, costumam demorar para entrar no sistema.

Há também duas mudanças de horários, em junho e dezembro, que normalmente retardam a abertura das vendas para as férias de verão e de inverno.

Clique neste post para saber como comprar passagens de trem na Espanha (tela a tela).

Veja também nosso itinerário prático para 7 dias na Andaluzia (cobrindo Córdoba, Sevilha, Pueblos Blancos e Granada).

De ônibus

Saindo de Madri, ônibus é uma opção low-cost. O ônibus sempre será mais lento e menos confortável que o trem.

Caso os preços do trem e do avião para Barcelona estejam pela hora da morte, dá para considerar o ônibus (mas pense bem: são 6 horas nas viagens noturnas e 8 horas nas diurnas).

Caso você vá para a Andaluzia e não alugue carro por lá, o trecho entre Sevilha e Granada pode ser feito de ônibus (3h de viagem, direto) ou de trem (2h30, com baldeação em Córdoba).

Compre passagens de ônibus em alsa.es.

De avião

Dentro da Espanha, o avião é o meio de transporte mais indicado para viajar de Madri a cidades do norte que ainda não são servidas por trilhos de alta velocidade. É o caso de Santiago de Compostela, Bilbao e San Sebastián.

O avião também é o meio de transporte perrengue-less para ir de Madri às Ilhas Baleares (Ibiza, Maiorca ou Menorca).

Caso você demore para comprar sua passagem de trem a Barcelona e não consiga mais as tarifas descontadas, é possível que encontre preços melhores de avião – o puente aéreo oferece muitos horários, e há concorrência entre Iberia/Vueling e Air Europa.

Caso a sua continuação de viagem pela Espanha requeira deslocamento entre Granada e Barcelona (ou vice-versa), use o avião. Considere também o avião para viajar entre Sevilha e Barcelona, ou vice-versa (de trem, você vai fazer baldeação em Madri).

De carro

Dois alertas importantes:

  • Não use carro em Madri
  • Não use carro para fazer bate-voltas desde Madri

Não se entra nem se usa carro em grandes cidades da Europa! Todas as cidades têm medidas para reduzir o tráfego de carros nas áreas centrais, e você vai ter toda a dificuldade do mundo para se deslocar e estacionar. Os estacionamentos são caríssimos, e a probabilidade de levar multas é muito grande.

No caso dos bate-voltas, a perda de tempo para entrar e sair da cidade é enorme.

E como o carro é bem mais lento que os trens, o seu passeio vai ficar seriamente prejudicado, com poucas horas líquidas para aproveitar no destino. Absolutamente não vale a pena – nem mesmo se você viajar com crianças ou idosos.

As distâncias na Espanha são bem maiores do que parecem no mapa. Em vez de pensar numa ‘road trip’ pelo país, considere alugar o carro apenas nos momentos em que você for explorar regiões delimitadas, servidas por estradas secundárias panorâmicas e pontilhadas de vilarejos e pontos para parar.

Algumas dessas regiões:

  • Pueblos Blancos – alugue o carro ao sair de Sevilha, devolva ao chegar a Granada – leia mais aqui
  • Costa Brava – alugue e devolva o carro em Barcelona (ou, se continuar à França, devolva o carro em Figueres Vilafant e siga de trem a Perpignan, na França, onde você pode alugar um novo carro)
  • La Rioja – alugue ao sair de Bilbao e devolva ao chegar em San Sebastián (ou vice-versa)

Seguindo viagem a Portugal

Cores das linhas: Avião | Trem | Ônibus

De avião

O avião é o melhor e mais recomendável meio de transporte entre Madri (ou Barcelona) e Lisboa e o único meio de transporte civilizado para uma viagem de Madri (ou Barcelona) direto ao Porto.

Há também vôos diretos de Sevilha e Málaga a Lisboa.

De trem

As ligações ferroviárias entre Espanha e Portugal são bastante deficientes.

Entre Madri e Lisboa só existe um trem direto por dia, e mesmo assim, noturno. Acredite: viagens noturnas de trem não valem a pena. Você dorme mal num vagão que sacoleja e faz barulho, e chega na outra cidade num horário em que está tudo fechado.

Como você não conseguirá subir ao quarto do seu hotel em Lisboa antes das 14h, passará a manhã homeless e sem banho há pelo menos 24 horas. Não é recomendável.

Saindo de Madri, o trem se encaixa apenas num itinerário que inclua Salamanca. Você sai de Madri de trem rápido a Salamanca (1h40 de percurso, compre na Renfe), dorme pelo menos uma noite e depois segue de ônibus a Coimbra (6h de viagem, compre na Alsa).

De Coimbra, depois de um ou dois dias, você prossegue de trem para o Porto ou Lisboa (compre na CP).

Não há trem entre o sul da Espanha (Sevilha) e o Algarve, mas há ônibus.

Existe trem entre Santiago de Compostela e o Porto, mas é melhor usar o ônibus.

De ônibus

Dá para ir de ônibus de Madri a Lisboa, mas são 8 a 9 horas de viagem. Ao Porto, são 11 horas.

No entanto, o ônibus é o meio de transporte mais recomendável para seguir viagem de Sevilha ao Algarve (a viagem a Albufeira leva 2h30).

Também use o ônibus para ir de Santiago de Compostela ao Porto (3 horas de viagem).

Compre passagens de ônibus na Alsa.

Continuando viagem pela Europa

De avião

O avião é o único meio de transporte recomendável para ir de Madri a qualquer outro ponto da Europa. Todas as outras alternativas são problemáticas, como você vai ver em seguida.

Compre sua passagem aérea na modalidade múltiplos destinos, com o seu itinerário ao Brasil, no mesmo bilhete. Essa tipo de passagem rentabiliza ao máximo a sua tarifa e evita problemas de conexão desvinculada. Veja o vídeo abaixo e leia mais aqui.

De trem

Não saia de Madri de trem para lugar nenhum na Europa. São 10 horas de viagem a Paris (com uma baldeação), 25 horas a Milão (com duas baldeações), 29 horas a Roma (com três baldeações). É cilada.

Saindo da Espanha para outro país, o trem só vale a pena para ir de Barcelona a Montpellier (5 horas de viagem), Marselha (4h35) ou Paris (6h30).

De ônibus

Só use ônibus na Europa se não houver avião nem trem para o destino, ou se você precisar muito da economia. Sair de Madri de ônibus para a França, Itália, Holanda, Alemanha é possível, mas você vai passar suas férias na estrada. De Madri a Paris, por exemplo, são 36 horas de busão. Consulte horários e preços no site da Eurolines.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    De carro

    Muita gente sonha em pegar um carro num país na Europa e devolver em outro. Ao orçar a brincadeira, porém, as sobretaxas de devolução encarecem tanto a locação, que a viagem fica inviabilizada.

    É bom que seja assim: viagens de carro que atravessem a Europa de sul a norte só são interessantes no papel. Não há nada mais monótono do que auto-estrada – e quem viaja com pressa, cumprindo longas distâncias, não tem tempo para usufruir da maior vantagem do carro, que é a de poder parar pelo caminho.

    Vai por mim: alugue carro apenas pontualmente, para explorar regiões delimitadas do interior da Europa, que não envolvam entrar e sair de cidades grandes ou médias. Complemente com trajetos de trem ou avião.

    Se você tinha planos de sair da Espanha de carro, indo de Barcelona à Costa Brava e depois à Provence e Côte d’Azur, faça assim:

    • Pegue o carro alugado ao sair de Barcelona
    • Faça a Costa Brava e entregue o carro em Figueres, perto da fronteira
    • Pegue o trem em Figueres Vilafant para a França (compre na Renfe ou na Trainline)
    • Alugue um novo carro na França – pode ser em Perpignan (primeira cidade depois da fronteira), Avignon ou Aix-en-Provence (Provence) ou Marselha (Côte d’Azur)

    52 comentários

    Bom dia.
    Vou a Espanha dia 21 de julho com meus dois filhos, um de 25 e outra de 17. Chegamos dia 22 em Madri e voltamos dia 08 de agosto por Lisboa. Meus filhos querem ficar uma semana em Madrid. No dia 29 pretendemos sair para passar o fim-de-semana em Burgos, aonde temos parentes. De Burgos sairíamos dia 31 para o Sul ou para o Norte. Gostaria, se possível, que me orientassem sobre o que seria mais interessante, mais razoável em termos de distancia e clima, e quantos dias ficar em cada lugar.
    Norte: Burgos, de carro até San Sebastian. Aí ficaríamos na região 2 dias (1,2,) visitando Bilbao. De San Sebastian a Barcelona, de trem ou avião, chegaríamos dia 2 a noite. Ficaríamos em Barcelona até o dia 5 e sairíamos para Lisboa de avião.
    Sul: Burgos de carro de volta a Madrid. Trem para Cordoba dia 31 a noite, 2 dias em Cordoba, carro para Granada, 2 dias em Granada e carro para Sevilha, saindo dia 6 para Lisboa de avião.

    Boa tarde! Estarei chegando de Barcelona de trem e desembarque na Estação de Atocha em Madrid, porém irei para Salamanca. Pelo que vi no site da atende o horário que me atende terei que ir até a Estação Príncipe Pio , como chegar lá saindo da Estação de Atocha? Em Salamanca qual seria a melhor estação para o desembarque e ir a pé até a Plazza Mayor? Parece que tem duas: Salamanca e Lá Alamedilla . Obrigado

      Olá, Leandro!

      Puxa, a gente se distrai um pouquinho e muda todo o esquema de trem a Salamanca! (Antes da pandemia havia mais trens rápidos, que saíam de Madri-Chamartín).

      Sim, você pega a linha Cercanías C-1 (trem suburbano) na direção Príncipe Pío. O trajeto leva 21 minutos desde Atocha.

      Salamanca é a estação de alta velocidade, um pouco fora da cidade. La Alameladilla, no centro, recebe os trens lentos. O táxi da estação de alta velocidade à Plaza Mayor dá 5 ou 6 euros. Priorize o trem mais rápido, não a estação de chegada.

    Oi Ricardo !
    Sempre leio seus posts na hora de preparar minhas viagens. Eles ajudam bastante. parabéns !
    Me tira uma dúvida, por favor: – Pensando em alugar um carro em Barcelona, entrar pelo Sul da França (Perpingnan), fazer parte dos Pirineus, e voltar pra Barcelona (pra devolver o carro), via Andorra.
    Você saberia me dizer, se além de avisar na locadora, teria que pagar algum adicional, por sair da Espanha (mesmo que volte pra Barcelona) ?
    E se essa provável taxa é muito cara, de forma que inviabilize esse roteiro ?
    Obrigado !

      Olá, Aurelio! Quem responde é a Bóia. Pegando e devolvendo o carro na mesma cidade não tem taxa extra nenhuma. Pode rodar à vontade, inclusive em outros países. As locadoras só implicam quando o carro é alugado na Europa ocidental e é levado para o Leste Europeu.

      Ok, Obrigado pela resposta !
      Só mais uma dúvida: E em relação às proteções (seguros) da locação, se houver algum sinistro fora da Espanha (França ou Andorra), estarei com cobertura do seguro da locadora ? Ou seja, basta ter as proteções básicas ou terei que contratar uma proteção especial ?

      Olá, Aurelio! Nunca ouvi falar que os seguros não valessem para outros países, mas não custa conferir as letrinhas miúdas.

    Boa tarde… estou embarcando para Espanha na 6f 25/9. Vou para Rioja mas estava planejando ficar 1 dia em Madri na volta. Acha q a cidade estará fechada pela pandemia?

      Olá, Raphael! Não temos como saber. Está havendo uma segunda onda na Espanha e várias medidas de restrição estão sendo adotadas. Acompanhe o noticiário. No momento estamos dando total atenção a viagens domésticas, porque viajar ao exterior é possível apenas para quem tem passaporte europeu.

    Bom dia Ricardo, com relação ao transporte público, não só em Madrid, mas na Europa em geral, você saberia me confirmar se é necessário comprar esses bilhetes para crianças abaixo de 8 anos? Obrigado! Abraços!

    Boa tarde!
    São otimas dicas e irei usá-las em breve rsrs
    Quanto a compra do SimCard, verifiquei no site da vodafone e Orange e os planos tem recarga mensal automática. Fiquei preocupado disso ser uma pegadinha. Existe algum modo de eu garantir um cartão apenas de dados sem necessidade de deixar com recarga automática?

    Obrigado!!!

    Olá Ricardo, tudo bem? Minha dúvida. Faremos uma viagem de 20 dias pela Itália com uma parada em Madri por mais 4 dias e depois retornando ao Brasil. Como fiz na minha primeira viagem para a Itália, pretendo comprar um chip pré-pago lá, de preferência da Vodafone. Será que este chip também servirá para os dias em que estaremos na Espanha? Obrigado!

      Olá, José! Servirá, desde que ainda haja créditos. Verifique antes de sair da Itália e, se necessário, faça uma recarga (é mais fácil quando ainda se está no país do chip). Ligue o roaming internacional de dados ao sair do país em que comprou o chip.

    Muito obrigada por suas dicas. São esclarecedoras e facilitaram muito minha viagem atual para Europa. Parabéns.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito