Guia de Londres
Londres
Na hierarquia das grandes cidades do planeta, Londres é a mais pop. É a cidade que Nova York reverencia, e que Paris respeita. Talvez seja o lugar que mais ‘conhecemos’ antes mesmo de chegar.
Chegando em Londres, reconhecemos a vista do alto da London Eye, e ver a Tower Bridge pela primeira vez dá uma emoçãozinha na gente. Os carros trafegando “do lado contrário”, as pessoas apressadas no metrô — a Londres que a gente imaginava é mesmo como Londres é.
Mas, ainda assim, há muito por descobrir.
O que esperar de Londres
Do passado, aprender sobre a Londres de quase 10 séculos atrás, na surpreendente Torre de Londres.
Do presente, encontrar uma Londres que fala mais de 300 línguas, e que tem mercados de rua que são um exemplo dessa pluralidade. A metrópole mais tradicional do mundo é também a mais diversa de todas.
Diversifique sua experiência também. Aproveite os extraordinários museus (gratuitos!), mas não perca de vista a street art de Shoreditch. Assista a um musical no West End (menos caros que na Broadway!), e também pare para escutar os músicos nas estações de metrô.
O fish & chips do almoço pode muito bem ser sucedido por um curry no jantar (ambos já podem ser considerado pratos típicos locais).
E fique atento a qualquer novidade que passar pelo seu caminho. Vai por mim: o que é novo em Londres hoje será pop no mundo inteiro amanhã.
Wise – Cartão de débito global
Londres: quando ir
Para escapar da chuva em Londres… só viajando para outro destino. Não que o tempo seja ruim todos os dias — é que não existe uma época do ano que seja muito mais seca do que as outras.
E se pode chover em qualquer estação, use outros critérios de desempate para decidir quando ir a Londres.
Londres no inverno
O inverno em Londres não chega a ser congelante — pode nevar, mas as médias de temperatura no período se mantêm positivas. O pior da estação são mesmo os dias curtos. O sol se põe às 16h, e só amanhece lá pelas 8h.
O melhor do inverno? Atrações com menos filas e museus mais vazios (ou menos cheios, em se tratando de Londres).
- Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas entre 3°C e 8°C.
- Fevereiro também é frio, com temperaturas entre 3° e 9°C.
- Março vê temperaturas chegarem aos dois dígitos: mínima de 4°C, máxima de 12°C.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Londres na primavera
O horário de ‘verão’ começa no finalzinho de março, e aproveitar Londres ao ar livre vai ficando cada vez mais prazeroso com o avançar da primavera. As fachadas e os parques cheios de flores deixam a cidade ainda mais bonita.
Se você vier na Páscoa, é bom avisar: as escolas entram em recesso, e as atrações ficam com bastante fila. A cidade também enche durante a Maratona de Londres, mas é um evento divertido de acompanhar.
- Abril tem temperaturas entre 6°C e 16°C.
- Maio registra variação de 9°C e 18°C.
- Junho já tem clima de quase verão: mínima de 12°C, máxima de 21°C.
Londres no verão
Filas, metrô sem ar-condicionado e tarifas mais caras de hospedagem: o verão em Londres tem vários poréns. Mas é também o momento em que a cidade está mais animada, com uma agenda cultural cheia de eventos ao ar livre.
É a época dos festivais de música, da Pride (Parada do Orgulho Gay, no início de julho) e do carnaval caribenho de Notting Hill (em 2020, dia 23 de agosto).
- Julho é o mês mais quente, com temperaturas entre 14°C e 24°C — ondas de calor, porém, podem levar a picos de 30°C.
- Agosto traz temperaturas entre 14°C e 22°C.
- Setembro já tem mínima de 11°C, com máxima ainda em 20°C.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Londres no outono
Terminado o fervo de verão, Londres desacelera, mas nem tanto. O horário de ‘verão’ termina no final de outubro. As horas de luz diminuem, dando a sensação de dias mais curtos, e as temperaturas vão ficando rapidamente invernais.
No início de novembro já começam as festividades de fim de ano, com vitrines decoradas, rinques de patinação no gelo e mercados de Natal.
- Outubro tem mínima de 9°C e máxima de 16°C.
- Novembro registra temperaturas entre 6°C e 12°C.
- Dezembro é gelado, com mínima de 3°C e máxima de 9°C
Julho x janeiro?
Se você só pode viajar durante as férias escolares, precisa escolher entre duas Londres bem diferentes.
Indo a Londres em janeiro, você vai querer passar a maior parte do tempo em ambientes fechados: museus, teatros, pubs, e até no seu próprio hotel (que vai ser mais bem preparado para o inverno do que para o verão, ao menos). Os dias escuros podem ser um pouco deprê.
Indo a Londres em julho, você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre, em parques, mercados e eventos de verão. As atrações vão estar muito mais cheias, e você vai precisar de mais planejamento para não gastar as férias em filas.
O clima vai ser quase de festa. Escolhendo o meio do ano, confira se o seu hotel tem ar condicionado — os mais em conta podem não oferecer esta comodidade.
Querendo seguir viagem pela Inglaterra ou pelo Reino Unido, combinando Londres com Dublin, Edimburgo ou Highlands, não tenha dúvidas: vá em julho.
Wise – Cartão de débito global
Natal e Réveillon em Londres
O Natal é uma época complicada para turistar em Londres. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro (Boxing Day) a maioria das atrações e museus fecha. No dia 25 de dezembro, não há circulação de transporte público (para ir e vir dos aeroportos, marque um trânsfer ou agende um minicab).
Para aproveitar o clima natalino, chegue antes do Natal.
O Ano Novo em Londres tem queima de fogos na London Eye, com acesso pago. As entradas são vendidas pelo site da prefeitura já em setembro.
É preciso ter paciência para as multidões nas ruas, resistência ao frio, e pique para eventualmente voltar a pé para o hotel, já que os transportes têm operação reduzida.
Mala de bordo nas medidas certas
Que roupa eu levo?
A sua mala para o inverno de Londres deve ter peças que componham camadas, para que você não passe frio na rua, nem calor em ambientes fechados.
Leve roupas térmicas (calça, blusa e meias) para usar como segunda pele. Blusas de manga comprida e calças fazem a segunda camada. Suéteres e um casaco impermeável tipo ‘bonequinho Michelin’ vão por cima (escolha um modelo mais comprido, até o meio das coxas).
Para os pés, botas impermeáveis e antiderrapantes. Como acessórios, luvas, gorro e cachecol — e um guarda-chuva.
Para o outono ou a primavera, prepare uma mala mais parecida com a de inverno do que com a de verão. O casaco impermeável pode ser mais curto; as botas podem ser substituídas por sapatos fechados; meias térmicas e gorro talvez não sejam necessários.
De resto, é bem provável que você continue precisando se abrigar bem para caminhar na rua, especialmente à noite, ou quando o dia estiver chuvoso.
Para sua mala de verão em Londres, bermudas e camisetas são bem-vindas, mas não deixe de levar calças compridas, suéteres, jaqueta e echarpe. Uma capa de chuva levinha é uma boa, também.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Apartamentos – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
- Ingressos – garanta com a Get Your Guide
552 comentários
Estou planejando ir a Londres como parte de uma viagem maior onde vou encontrar minha filha na Grécia. Eu teria 4 dias antes de 10 de maio, que é a data marcada com ela em Atenas.
Mas aí vai acontecer a coroação do rei em 6 de maio. Era exatamente o dia em que ei estaria indo pra Londres. Será que vai encarecer a hospedagem?
Olá, Carla! Compare o preço de hospedagem num mesmo hotel nos dias 1, 5 e 15 de maio e você saberá se há aumento e se o aumento é significativo.
Oi Boia! Me ajuda c mais um roteiro pfv? Faço todos c vcs! Duas semanas em Junho em Londres. Cabe Londres (cidades próximas) + Gales + Edimburgo? Tudo de trem? Obg!
Olá, Ana! Não temos conteúdo sobre País de Gales. Edimburgo dá para ir de trem ou de avião, orce para ver o que vai oferecer a melhor combinação entre preço e comodidade. (Trem é mais cômodo, mas avião pode ser mais barato.)
Olá Boia! Queria dizer que sempre uso o Viaje na Viagem para dicas e sugestões para minhas viagens . Obrigada .
Em vou com uma amiga a Londres e queremos ir até Amsterdã e passar por Bruges. Nosso vôo chega a Londres às 19:05 (LHR) e saindo do mesmo aeroporto tem um vôo para Amsterdã às 20:55 . Será que conseguiremos pegar este vôo?
Obrigada
Olá, Gilda! Não se faz conexão entre voos que não estejam vinculados na mesma passagem.
Da próxima vez, primeiro desenhe seu itinerário. Depois compre a passagem sem itinerários tipo corrida de obstáculos.
Boia desculpa fui eu quem perguntou da reserva do minigab, estou chegando pelo gatewick. Sera que consigo reservar também?
Obrigada
Olá, Luciana! Sim.
Oi Boia, chego em Londres dia 25/12 as 9hs da manhã e vi vc dizendo para agendar um minicab. Vc sabe informar se consigo agendar antes de viajar e por onde. Obrigada!!
Olá, Luciana!
O aeroporto Heathrow indica o buscador minicabit:
https://www.heathrow.com/transport-and-directions/by-taxi-or-mini-cab
Olá, Bóia!
Como vai?
Você acha que dá para aproveitar bem a viagem para Londres no final de fevereiro? Ou o clima pode atrapalhar muito?
Obrigado!
Olá, Tiago! Tem que estar preparado para o frio e os dias curtos.
Acabei de voltar de viagem (Paris-Bruxelas-Amsterdam-Londres) e vou deixar algumas dicas quem podem ser úteis para quem está indo agora (nos tópicos de cada cidade). Boa parte do meu roteiro foi planejado com as dicas do VNV, então, meu muito obrigada a todos que fazem o site!
1) cheguei em Londres de Eurostar vindo de Amsterdam e foi super tranquilo tanto comprar o bilhete (com antecedência no site da Eurostar) quanto a viagem em si – quem estiver com mala grande é importante chegar cedo para conseguir deixar a mala no compartimento de bagagem perto das portas;
2) fiquei hospedada no hotel Ibis Gloucester Road London (indicado pelo VNV!) e recomendo a todos pois a LOCALIZAÇÃO É EXCELENTE: em frente fica uma galeria com um restaurante italiano muito bom (Ask Pasta), uma farmácia Boots e um mercado Salinsbury; ao lado da galeria fica a estação de metrô Gloucester Road e na mesma avenida do hotel fica o quarteirão do Museu de História Natural e do Albert e Victoria Museum;
3) da mesma forma que o Hotel Fita em Amsterdam, não existe um guichê ou recepção propriamente dito, os funcionários ficam circulando e quando o hóspede precisa, eles aparecem; com exceção do funcionário que nos atendeu no 1º dia, o restante do staff foi muito simpático e acolhedor
4) se você tiver cartão Wise, não precisa fazer o cartão Oyster para usar no metrô pois é só passar o cartão Wise na catraca (por aproximação) que ela é liberada, do mesmo jeito que outras formas de pagamento, por exemplo, Google Pay.
5) Comprei o London Pass e utilizei sem problemas, inclusive no The Shard (observatório com vista 360 graus da cidade)
6) Segui também a recomendação do VNV e cheguei logo cedo no Castelo de Windsor (antes da troca da guarda) e visitei tudo sem maiores filas, com exceção da capela por causa do túmulo da Rainha Elisabeth que atrai muita gente
7) Recomendo os restaurantes Flat Iron (13 libras o corte de steak que estava delicioso e no final você ganha uma casquinha de sorvete do próprio restaurante), o Honest Burguers e o Valpiano, todos indicados aqui no VNV!
8) Não deixem de ir no Covent Garden pois os restaurantes do mercado são muito bons e com lojas legais nas ruas ao redor
9) Atenção! O controle de segurança no aeroporto Heathrow está muito rigoroso (diria mais até que nos EUA) o que acarreta filas imensas. Minha bagagem de mão e de metade nas pessoas que estava na fila foi minuciosamente revistada, inclusive, tive que deixar lá algumas coisas que tinha comprado por causa da regra de recipientes com no máximo 100ml líquidos. Assim, recomendo colocarem o máximo que puderem de frascos com líquido ou substâncias pastosas na bagagem despachada.
Fabiana obrigada pelas dicas ! Fabiana ou Boia, Onde compro o london pass, tem no heathrow ? O chip de celular para o reino unido, onde e qual compro ?
agradeço a atenção
Olá, Veronica! Dá para comprar o passe online.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/londres/o-que-fazer/#london-pass
https://londonpass.com/en-us
Leis sobre chips em 2023:
https://www.viajenaviagem.com/celular-no-exterior/
Se fizer muita questão, veja como comprar chip físico no aeroporto:
https://www.viajenaviagem.com/destino/londres/como-chegar/#chip
Olá, Bóia! Como vai?
Você acha viável um roteiro de 12 dias com Londres, Edimburgo e Dublin?
Ou seria mais interessante apenas Londres (com bate-voltas) e Edimburgo?
Nossa ideia é ir no carnaval de 2023, apesar do frio.
Obrigado!
Olá, Thiago! Se deixar uns 6 dias para Londres e 3 dias para cada uma das outras, fazendo os trajetos de avião, cabe.
Olá bóia e comandante! Tenho mais ou menos duas semanas para conhecer Londres e a região. O que vocês acham mais interessante: alugar um carro e rodar pelos arredores (de repente mudando de hotel) ou fazer bate-voltas de trem sem sair do nosso hotel em Londres? Super obrigada!
Olá, Tatiana! Alugar carro na Inglaterra significa dirigir na mão inglesa – fazer baliza na mão inglesa, fazer balão na mão inglesa, fazer golpe de vista na mão inglesa, virar à esquerda na mão inglesa. Não recomendamos.
Veja o que fazer em Londres:
https://www.viajenaviagem.com/destino/londres/o-que-fazer/
https://www.viajenaviagem.com/destino/londres/bate-voltas/
fiz o cartao pra poder pagar transporte com debito mas o oyster vale a pena pra 7 dias , ne ? a tarifa é diferente se passar o cartao de débito né ? consigo fazer o oyster no aeroporto ?
Olá, Renata! NO débito funciona igual ao Oyster, tem um teto diário, não se preocupe.