Introdução aos Lençóis Maranhenses

Guia dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil.

Mas de “deserto”, os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Entre junho e setembro você pode ver de perto essa paisagem única no mundo de lagoas entre dunas. Mas além de acertar no timing, vale a pena planejar a sua movimentação pelos Lençóis Maranhenses.

São três bases possíveis para se chegar aos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Enquanto Barreirinhas pouco mudou nos últimos anos, Atins e Santo Amaro sofreram muitas transformações (a maioria delas, positiva).

Entender o perfil de cada base dos Lençóis Maranhenses vai ajudar você a fazer a viagem mais redonda possível.

A Bóia recomenda:

  • Venha entre junho e setembro para encontrar lagoas com volume e sol constante
  • Se ficar até 3 noites, hospede-se numa única base
  • Com 4 a 5 noites, durma em duas bases
  • A partir de 6 noites já dá para ficar nas três bases
  • Acredite: Barreirinhas não é essencial
  • Não deixe de fazer os passeios de Santo Amaro
  • Atins é a base ‘cool’ (mas o kitesurf é mais importante que as lagoas)

Barreirinhas não é base obrigatória

Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Por ser a base de acesso mais fácil e ter a melhor estrutura, muita gente acha que é indispensável ficar aqui.

Não é. Barreirinhas é a base mais econômica e que oferece os melhores passeios não relacionados a lagoas. Os circuitos de lagoas visitados a partir de Barreirinhas são lindos, mas dão trabalho para chegar – é preciso atravessar o rio de balsa e ainda rodar 30 a 40 minutos por estradinhas de areia.

Por isso, antes de bater o martelo na sua estada em Barreirinhas, leia sobre as vantagens e desvantagens de Barreirinhas, e informe-se sobre Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é o filé dos Lençóis Maranhenses

É incrível como tanta gente nunca ouviu falar de Santo Amaro do Maranhão. Na minha primeira viagem aos Lençóis Maranhenses, em 2005, um leitor me deu a dica: não perca Santo Amaro! As lagoas mais bonitas estão lá!

De fato, Santo Amaro está praticamente dentro do parque nacional. As lagoas estão pertíssimo do povoado, e sua localização permite acesso fácil a lagoas situadas no miolo do parque – as que demoram mais a secar.

Santo Amaro continua com vida social zero, mas o acesso agora não deve nada a Barreirinhas: a estrada está asfaltada e uma ponte, inaugurada em 2021, permite que qualquer carro chegue até o centrinho da vila.

A questão de hospedagem, que sempre foi o fraco de Santo Amaro, já está evoluindo. Hoje o povoado já tem uma meia dúzia de opções dignas (e algumas, até charmosas).

Leia sobre as vantagens e desvantagens de Santo Amaro.

Atins é o lado cool dos Lençóis Maranhenses

Situada na foz do Rio Preguiças, Atins é o único vilarejo dos Lençóis Maranhenses com praia. Graças aos ventos que sopram forte entre agosto e janeiro, Atins há muitos anos virou point de kitesurf.

Kitesurfistas sempre fazem surgir pousadas e restaurantes bacanas onde velejam, e Atins não fugiu à regra. Pelo contrário: Atins sempre foi o lugar com a hospedagem mais charmosa dos Lençóis.

Nos últimos tempos, porém, Atins deixou de ser apenas um point de kite para se tornar um vilarejo de praia badalado. É a versão maranhense de São Miguel do Gostoso: um lugar de praia em que a praia não chega a ser bonita, mas atrai um público descolado (e junto com eles, os riquinhos também).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A mudança de perfil não afetou a aparência do povoado: as ruas continuam de areia, e o combo esquadrias + blindex ainda não é norma. Mas mudou bastante a hospedagem e a vida social.

    A nova geração de pousadas tem ar condicionado (e algumas, piscinas), novos restaurantes abriram, e a praia ganhou um beach lounge que seguidamente recebe superlanchas vindas de Barreirinhas.

    A temporada de lagoas é mais curta que em Santo Amaro, mas a temporada do kite se estende até depois do Réveillon (que, por sinal, é bastante procurado).

    Leia sobre as vantagens e desvantagens de Atins.

    588 comentários

    Estou em Barreirinhas já pronta para ir ao aeroporto após 6 dias nos lençóis. Bati ponto em Santo Amaro, Atins e Barreirinhas e a grande sugestão que dou : Esqueça Barreirinhas e atins !! A grande beleza dos lençóis está em Santo Amaro ! Fiquei 3 noites por Santo Amaro e foi a melhor coisa que fiz : o melhor passeio é contratar um guia de quadrimoto e explorar as lagoas no miolo do parque: murici, cabras, pedra entre outras, locais que os tours não chegam. Paguei 100 reais e vi as paisagens mais incríveis. Outro passeio imperdível é para Betânia que é um passeio padrão. Lagoas das gaivotas e andorinhas também é muito bonito , só nao gostei do passeio da Lagoa das Américas,não que seja ruim, mas tem outras lagoas mais bonitas . Detestei Atins pelos seguintes motivos: ruas 100areia , preços caros por causa de muitos estrangeiros,muitas perereca e sapos por causa do rio e os passeios não me impressionaram , fui na lagoa da capivara, 7 mulheres e tropical, são bonitas mas nada comparado com o passeio de quadrimoto que fiz em Santo Amaro . Em Barreirinhas vale muito a pena o passeio pelo Rio preguiça é não recomendo os tours para as lagoas saindo de Barreirinhas,além de longe é muito cheio….Lençois maranhenses é em Santo Amaro o resto é perder tempo e dinheiro .

    Olá, estou indo para os Lençóis e estou com dificuldade para encontrar empresas que fazem o transporte entre São Luís e Santo Amaro, tem alguma dica para me dá.

    Olá! Alguém sabe dizer até que ponto o turismo está afetado pela greve dos caminhoneiros? Estou com viagem aos Lençóis marcada para o feriado desta semana, mas a essa altura estou em dúvida se vale a pena ir…

    Olá! Estou planejando em ir aos lençois maranhences em breve, como estao as lagoas? Cheias esse ano? Aguardo para fechar a viagem. Obrigada

      Olá, Celina! Choveu e estão cheias. Vá a partir de meados de junho para pegar sol.

    Olá, boa noite a todos!
    Visitarei os lençois maranhenses agora no início do mês de junho, já vi aqui nas dicas que é uma boa época. Estou indo sozinha e vou ficar 6 dias em Barreirinhas para aproveitar ao máximo todos os passeios por lá, estou um pouco receosa por estar indo sozinha, alguma dica em relação à isso, vocês acham que é tranquilo? (Digo por questões de segurança)
    Também gostaria de saber se nesta época é fácil se encaixar em grupos para fazer os passeios ou existe alguma dificuldade por estar sozinha, seria melhor fechar os passeios pelas agências antes?
    Aguardo o retorno de vocês e obrigada pelas dicas aqui dentro do site são sempre muito valiosas.

      Olá, Ana Luiza! Não se preocupe. Dá para se encaixar ao chegar. A cidade é segura, tome as precauções que você tomaria na sua cidade.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito