João Pessoa: quando ir - dicas

Guia de João Pessoa

Quando ir a João Pessoa

Leve três aspectos em consideração ao programar sua viagem a João Pessoa: o clima (para não pegar chuva), a época do ano (para encontrar o mar azul) e a lua certa (para conseguir fazer os passeios de maré baixa).

Tempo bom x chuva

Para pegar o tempo mais seco, vá entre setembro a janeiro quando chove muito pouco.

(Se não quiser se incomodar com chuva, evite os meses entre abril e julho.)

Fevereiro, março e agosto são meses de transição entre as duas estações, com chuvas moderadas.

O que acontece na estação das chuvas? Pode acontecer de tudo: você pode sofrer uma seqüência de dias completamente nublados e chuvosos, pode pegar simplesmente chuvas torrenciais intercaladas com longos períodos de sol; ou pode dar sorte de não pegar chuva nenhuma. Vai depender do seu prestígio pessoal com São Pedro. Se chover, porém, não dá para reclamar: o caderninho avisou que as chuvas poderiam/deveriam vir.

João Pessoa: quando dá praia?

Cor do mar

O litoral da Paraíba se caracteriza pela mudança de cor do mar ao longo do ano. Se você quer encontrar praias com águas lindamente azuis ou esverdeadas como as que aparecem nestas fotos, venha entre os meses de dezembro e março.

Em abril, com a chegada das chuvas, as águas vão turvando, e permanecem cor de doce de leite até às vésperas do verão. Mesmo no início da estação seca, em setembro, as águas ainda estarão turvas, por causa dos ventos fortíssimos dessa época, que se estendem até novembro.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passeios na maré baixa

    Os passeios que dependem de maré muito baixa só são oferecidos em João Pessoa durante 20 dias por mês. Nos 10 dias restantes o nível do mar não baixa suficientemente para fazer emergir a ‘ilha’ de Areia Vermelha ou revelar as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas.

    Se esses passeios são essenciais nos seus planos de viagem, programe sua vinda a João Pessoa em período de lua cheia ou nova, quando a maré ocorre sempre pela manhã e seca mais. Os passeios com o maior proveito são feitos nos 5 dias entre a véspera da entrada da lua cheia ou nova e o terceiro dia posterior à entrada da lua cheia ou nova. Em termos de horário, os melhores dias são o dia da entrada da lua (quando a maré baixa ao nível mínimo lá pelas 9h30) e o dia posterior (quando o nível mínimo da maré ocorre em torno das 10h).

    (Na antevéspera da entrada da lua a maré já seca o suficiente, mas acontece cedo demais, em torno das 7h.)

    Veja como funcionam as marés e como entender a tábua de marés.

    197 comentários

    Acho que achei um errinho no texto que fala dos bares que foram removidos por ação do Ministério Público. Está assim: “Os bares foram substituídos por bares de dois andares, que entre 15h45 e 16h30 zarpam para um passeio que começa percorrendo toda a orla, depois pára próximo ao local onde Jurandy executará o Bolero pra lá e pra cá no seu barquinho.”.
    Creio que os bares foram substituídos por BARCOS de dois andares.

    Oi. Bom dia. Estamos planejando ir para Jampa na primeira quinzena de janeiro 2021. Chove pouco? E as águas estão cristalinas?

    Boa tarde tudo bem a minha viagem estava marcada para o dia 16 de março devido o momento deficil que o Brasil está passando estou pretendendo mudar para setembro

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito