Guia de João Pessoa
João Pessoa
Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.
Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.
Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.
Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.
Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.
É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.
289 comentários
olá pessoal, sabem me dizer se consigo Uber no aeroporto de João Pessoa ?
vou me hospedar na praia de Manaira (Verdegreen Hotel) e gostaria de saber se a região é bem servida de restaurantes. Obrigado
Olá, Sergio! Dá sim.
Leia sobre onde comer em João Pessoa:
https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/onde-comer-joao-pessoa/
Uber em Jampa é super acessível, tendo em vista que lá tudo é perto. Usei bastante e recomendo!
Ricardo,
Ouço você na Band News todos os dias. Adoro!!! Preciso de dica de onde ficar em João Pessoa. Terei sábado e domingo do Corpus Christi de 2019 quando irei à Paraíba para o São João. A ideia é conhecer duas praias. Uma em cada dia. Gostaria de saber de lugares de águas limpas e boa estrutura para curtir bem o FDS. Beijo e obrigada!
Olá, Fabricia! Quem responde é A Bóia.
Dê uma olhada nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/onde-ficar-joao-pessoa/
Boa tarde.
Em setembro/2018 viajarei para Porto de Galinhas e pretendo passar dois dias em João Pessoa. Alugarei carro.
Quais sugestões de praias para visitar e onde dormir??
Obs.: dois adultos cheios de disposição.
Olá, Christiano!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/o-que-fazer-joao-pessoa
Gostaria de saber se é legal fazer João Pessoa e Porto de galinhas em 1 semana
Olá, Andrea! Sim.
Já enviei 3 mensagens para voces falando desta maravilhosa cidade e vocês não publicam. O que está ocorrendo?
Olá, Alvaro! Não publicamos propaganda de receptivos nos comentários, a não ser em enquetes cujo assunto seja exatamente esse.
João Pessoa escondidinha, quase tímida, reflete dum povo que não valoriza as próprias riquezas… e belezas não faltam por aí! Sabe aqueles destinos que te surpreendem o tempo todo?
Não tem como se não apaixonar: João Pessoa traz a combinação perfeita de praias lindas, pontos turísticos históricos, artesanato regional e culinária em conta.
@riqfreire Ricardo, me permiti referenciar o seu blog, cheio de dicas valiosas, no meu artigo sobre o Turismo receptivo na Paraíba: https://paraiba.ecoturismoecultura.com
Gostaria de saber sobre o tempo em julho. Realmente não vale a pena ir nessa época para João Pessoa e arredores ? Chove intensamente por longos períodos ou são chuvas rápidas seguidas de sol ? Obrigado.
Olá, Luiz!
Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=Z_04S8oMRCI&t=36s
Voltei de João Pessoa semana passada e simplesmente AMEI!
Fiquei hospedada no Nord Luxxor Tambaú e super recomendo. Trata-se de um hotel organizado, limpo, com funcionários gentis, um ótimo restaurante e localização perfeita! É só atravessar a rua e você está na praia. Paguei R$ 20,00 pelo aluguel de um guarda-sol com mesinha e duas cadeiras. Fizemos amizade com os locadores, com o rapaz da água de côco, com a moça da água mineral… Estava com minha mãe, que é idosa A praia é tranquila, com poucas ondas e água bem morna. Fiz poucos passeios, pois fui para descansar. Como a Bóia já disse, praia não é pra ficar conhecendo muitos lugares, praia curtir e ficar a maior parte do tempo sem fazer nada. Não me agradam esses passeios em que vc tem que levantar “de madrugada” pra sair correndo, ficar o dia inteiro fora, voltar exausto e com aquele bronzeado cereja, horroroso! Conheci o litoral sul e suas praias maravilhosas e dei uma passeada pelo Brejo Paraibano. Foi perfeito, sem aquele estresse das excursões. Recomendo o Quiosque Giramundo, no calçadão de Tambaú. Ele só funciona à noite, a comida é bem preparada, saborosa e a cerveja é gelada. O atendimento é muito bom e o preço é justo. Não vá ao Mangai após as 14h00, pois só comerá o que sobrou do almoço. O restaurante Sapore D´Itália tem uma pizza muito boa. Não percam a oportunidade de conhecer Jampa, vocês vão adorar! Um dia ainda vou morar lá.
Caro Greydilmer, moro em Fortaleza e conheço bem o nordeste, especialmente João Pessoa, cidade realmente muito bonita e agradável mas, por talvez não ser muito divulgada, é pouco conhecida e visitada, comparando com a cidade do Rio de Janeiro, já que você a citou, que , além de possuir mais de 6,5 milhões de habitantes (jampa tem apenas cerca de 815 mil), é considerada um dos principais destinos turísticos nacional e internacional. Coloque tudo isso na realidade de João Pessoa (não desmerecendo a cidade), ou qualquer outra linda cidade do nordeste, e me conta. Leitores do bóia, vale a pena conhecer João Pessoa, a cidade realmente é magnífica. Conheçam também o Ceará, que possui cenários cinematográficos!
João Pessoa é sensacional! Fiquei hospedada no Terraza’s Flat, na praia de Manaíra. Fiz o passeio nas piscinas naturais de Picãozinho e paguei R$35,00 pelo catamarã. Fui ver o pôr do sol do Jacaré e posso dizer que é emocionante ver o dia se despedir com o bolero de Ravel ao fundo.
É uma cidade bem servida de restaurantes, mercados, padarias e vida noturna rica.
Não vejo a hora de voltar!