Onde ficar em Jericoacoara

Guia de Jericoacoara

Onde ficar em Jericoacoara | 35 pousadas e hotéis explicados

Os descobridores de Jericoacoara se hospedavam em casas de pescadores e dormiam em redes. Hoje em dia Jericoacoara já tem hotel até com piscina privativa na varanda.

Entre a rusticidade extrema e o luxo exagerado, felizmente, não faltam boas opções intermediárias.

Veja nesta página onde ficar em Jericoacoara escolhendo a melhor hospedagem que cabe no seu bolso.

A Bóia recomenda:

Onde ficar em Jericoacoara: as regiões

Dividimos os hotéis e pousadas selecionados em seis regiões:

Pousadas no miolo da vila

Esta é a melhor localização da vila de Jericoacoara. Você estará perto da praia e dos restaurantes, e não vai precisar caminhar muito para voltar para a pousada à noite.

As pousadas mais perto da praia na área da Rua Principal podem ser afetadas pelo barulho do luau.

Pousada Ibirapuera

A Ibirapuera se esconde num beco tranquilíssimo, onde não passam carros e raramente passa gente. E ainda assim, está no centro da vila – a passos da rua São Francisco.

Inaugurada ainda nos anos 90, a Ibirapuera foi a primeira pousada charmosa de Jericoacoara – e soube acompanhar a evolução da vila sem se descaracterizar. Hoje é um oásis que mantém o espírito ‘daquela’ Jeri, com preços sempre simpáticos e manutenção nota 10.

Todos os quartos dispõem de rede na varanda. Os quartos ‘família’ são duplex – a cama de solteiro no térreo, e a cama grande no segundo andar, garantindo a privacidade do casal.

Windjeri

A Windjeri é da primeira geração de pousadas confortáveis de Jeri. Mesmo 15 anos depois, continua sendo uma das pousadas mais gostosas da vila.

A localização é ótima – pertinho da praia e dos restaurantes.

Os quartos ficam em bangalôs de dois andares à beira da piscina. Para maior privacidade, escolha um quarto no andar superior, já que os quartos térreos estão expostos a quem está na piscina.

O ótimo sushi bar Kaze Sushi funciona na pousada.

Villa Métisse

Protegida numa travessa entre a rua do Forró e a rua Principal, a Villa Métisse foi construída para ser alugada inteira, mas tem alugado os quartos separadamente.

É como se hospedar numa casa de praia sofisticada. De manhã as funcionárias da pousada vêm preparar o (fartíssimo) café da manhã na cozinha aberta no térreo, junto à piscina.

O café expresso cortesia na recepção é um mimo que faz diferença.

Mona Lisa

Funcionando nos altos do restaurante Leonardo da Vinci, a Mona Lisa é toda branquinha e charmosa. Os quartos são próprios para o romance. Oferece bela vista para o mar.

Em 2023 o terraço da pousada está compartilhado com a equipe de vendas de propriedade compartilhada do futuro Hard Rock Hotel, e muitos hóspedes têm se queixado tanto do assédio dos vendedores quanto do vaivém de vítimas pescadas na rua.

CasAlice

Escondida da rua, ocupando o miolinho de sua quadra, a CasAlice tem apartamentos e bangalôs em torno de uma piscinota gostosa.

A entrada é pelo trecho de pedestres da rua principal, a poucos metros da praia.

Pousada Pescador

Nos altos de um restaurante, a Pousada Pescador oferece charme rústico a preços abordáveis.

Apesar de estar longe da balada, a localização não é silenciosa: além do barulho natural do restaurante, há o ruído do Beco Doce embaixo do seu quarto.

Mas se você não tem sono leve e quer dormir num quarto bem mais bonito que a média em Jeri, pode ser uma boa pedida.

Surfing Jeri

A Surfing Jeri é do tempo em que dava para comprar um terreno grande, a duas quadras do mar, sem precisar construir cada centímetro para compensar o investimento.

Seus simpaticíssimos chalés dão para um bonito jardim interno, com piscina.

Araxá

A uma quadra e meia da praia, a Pousada Araxá tem decoração supercaprichada, com cores e materiais que têm tudo a ver com o Nordeste e Jeri.

A piscina fica no térreo. As suítes (tanto as Diamond quanto a Diamond Superior) têm varanda privativa no terraço, com vista desimpedia para as dunas.

Café Jeri Hotel

Originalmente chamado Hurricane Garden, tornou-se Café Jeri Hotel pelo enorme sucesso da balada do rooftop – atualmente, uma das maiores atrações de Jericoacoara.

É um hotel perfeito para quem quer curtir Jeri com balada. Os hóspedes inclusive têm direito a usar a área vip do Café Jeri.

Os quartos são confortáveis. A piscina fica numa área privativa do terraço, onde há também um jardim suspenso.

Carcará

Perto de tudo mas suficientemente longe do fervo, a Pousada Carcará é uma das mais elogiadas da vila pelos hóspedes.

Os quartos são mais amplos do que a média – talvez por isso sejam chamados de ‘suítes’ pela pousada. Todas têm varanda e uma mesinha de trabalho.

A piscina é grandinha e tem uma área de hidromassagem.

Naquela Jericoacoara

Quem escolhe a Naquela Jericoacoara vai precisar andar um pouquinho mais para a praia e para a noite, mas será recompensado por instalações confortáveis e uma piscina que justifica não sair da pousada num momento de preguiça.

Todos os quartos têm TVs de 32 polegadas. A categoria ‘suíte’ vem com banheira de hidromassagem. O quarto duplo ‘deluxe’ está equipado com ofurô e máquina de café.

Pousadas à beira-mar

Os hotéis e pousadas localizados de frente para a praia são naturalmente os mais caros da vila.

Caso você tenha problemas com barulho, evite os hotéis frente mar perto da Rua Principal – dependendo do vento, pode vazar o som do luau que acontece todas as noites por ali.

Vila Kalango

Quando abriu, em 2000, a Vila Kalango ficava numa espécie de esquina da vila com a duna: a vista para o monumento natural de Jeri era totalmente desimpedida. Mesmo com o povoado tendo crescido para a esquerda, as dunas do parque nacional ainda estão vis[iveis para quem está na piscina ou nas palafitas.

Para além da vista, porém, o que a Vila Kalango oferece é a experiência de se hospedar numa pousada cuja arquitetura se harmoniza com o ambiente: madeira, palha, sisal e panos criam conforto e charme, sem matar a rusticidade que está no DNA de Jeri – um estilo que pode ser visto, ainda mais bem-resolvido, no segundo hotel do grupo Rancho do Peixe, no Preá.

A experiência fica completa quando você se hospeda num dos bangalôs sobre palafitas, que não têm ar condicionado – o vento dá conta da refrigeração.

No fim da tarde a pousada espalha esteiras no gramado em frente para os hóspedes apreciarem o pôr do sol. O Water Sports Center dispõe de estrutura e professores para praticar kitesurf, wingfoil, windsurf e SUP. 

Jeribá

Escondidinha no canto direito da praia, a Jeribá é uma pousada sob medida quem de quem quer se hospedar com conforto sem fingir que está em Ibiza.

O atendimento é elogiado de maneira unânime entre os hóspedes.

Os apartamentos do tipo ‘superior’ e as suítes têm banheiras de hidromassagem. A piscina fica no jardim, mas tem vista parcial do mar.

Chili Beach

Numa área tranquila da rua da Igreja, mas pertíssimo de tudo, o Chilli Beach é o hotel mais charmoso da vila.

Depois de muitos anos com apenas 6 quartos, está ampliando a estrutura, nos fundos do hotel.

Entre a piscina e o mar, um gramado com tendas feitas de canoa está preparado para o happy hour e o pôr do sol.

O Chili Beach fica depois da curva da praia, já na Praia Malhada, que é deserta e contribui para o astral mais selvagem do lugar.

Hurricane Jeri

Em frente à Praia Malhada, o Hurricane Jeri aproveita muito bem um terreno estreito.

As duas alas de apartamentos ladeiam uma piscina comprida. Na área junto à praia, espreguiçadeiras e sofás.

A arquitetura rústica combina com Jericoacoara. Os quartos são confortáveis na medida.

O hotel pertence ao mesmo grupo que administra o Café Jeri, a balada do pôr do sol de Jericoacoara, que fica na rua de trás.

Casa de Areia & Casa na Praia

A Casa de Areia e a Casa na Praia são duas alas de uma mesma pousada. Sem dúvida, uma das mais chamosas de Jeri. Os quartos são compactos mas bem-resolvidos. A área de praia é super bem transada.

O maior problema aqui a proximidade com o fim da rua Principal, onde toda noite rola música alta até de madrugada. Evite os quartos da frente se tiver sono leve.

Alerta: barulho

O perfil do visitante a Jericoacoara mudou, e hoje muita gente busca o agito noturno. Mas é bom prevenir os desavisados: existe uma festa que se realiza todas as noites na areia da praia, em frente à Rua Principal.

Por ali são montadas barraquinhas de drinks e há um palco onde se apresentam DJs, cantores e bandas.

A música alta pode ir até uma, duas ou três da manhã, dependendo do movimento.

Então se você tem sono leve, evite as pousadas à beira-mar próximas à Rua Principal.

Essenza

É o hotel-fetiche de Jericoacoara: desde que inaugurou, em 2014, o Essenza se tornou o grande ícone dos novos tempos de Jeri.

Ocupa um terreno estreito, mas com boa frente de praia, e que foi aproveitado até o último milímetro. Aqui todos os quartos são de frente – e todos têm acesso direto a uma piscina.

No térreo, as varandas dos quartos dão direto num espelho d’água comum a todos (à la Nannai de Porto de Galinhas). E no segundo andar, cada quarto tem uma piscina privativa na varanda, com direito a parede de vidro.

Em algum momento dos últimos anos, a piscina do térreo ganhou uma jangada, onde os hóspedes posam para fotos no Instagram. (É a versão cearense do The Venetian, de Las Vegas, que tem um canal indoor por onde navegam gôndolas. A diferença é que Las Vegas está a 6.000 km de Veneza, e o Essenza está em frente ao habitat natural das jangadas.)

As amendoeiras da frente cresceram bastante e hoje já não deixam as aqua-varandas tão evidentes para quem olha da praia. Mas essa cerca verde nem seria necessária. Hoje o Essenza não é mais um elemento estranho na paisagem de Jeri.

Essenza Dune

O Essenza Dune é uma réplica mais discreta do Essenza, fora da muvuca da beira-mar. Oferece os mesmos apartamentos com piscina na sacada, só que com vista para as dunas do parque nacional.

Ao contrário do hotel principal, aqui não há piscina grande no térreo. Os apartamentos do térreo também têm suas piscinas privativas.

No entanto, é possível usar a piscina, o restaurante e o spa do Essenza – um carrinho de golf faz o vaivém entre os dois hotéis.

As duas principais reclamações dos hóspedes são a falta de água quente na banheira de hidromassagem e a rota de passagem dos carros de passeio em frente ao hotel.

My Blue

Aberto em 2003, originalmente como uma filial do Mosquito Blue de Playa del Carmen, no México, o My Blue foi o primeiro hotel a trazer conforto urbano a Jericoacoara. O projeto é interessante porque não interfere na paisagem da vila ou da praia.

A piscina fica nos fundos. Os apartamentos ocupam bangalôs branquinhos de dois andares, dispostos em torno do jardim interno. A propósito, os apartamentos térreos têm pouca privacidade, pois sua janela é a própria porta – se puder, escolha um no segundo andar.

O sucesso do My Blue levou à expansão do grupo, que culminou com a abertura do Essenza. Ultimamente, porém, o hotel tem recebido resenhas bastante divididas dos hóspedes, que reclamam de antiguidade dos equipamentos e da falta de manutenção.

Blue Residence

O Blue Residence ocupa um terreno em “L” invertido. A frente de praia é estreita, e a maioria dos apartamentos – assim como a piscina – fica nos fundos.

O layout segue o estilo branquinho, vagamente grego, de outro hotel do grupo, o MyBlue. Aqui, porém, os apartamentos têm cozinha compacta, funcionando também como flat.

Os quartos dos fundos estão a salvo do ruído das festas noturnas na praia.

Ponta da Pedra

A Ponta da Pedra é a opção low-cost de frente para a praia.

Não espere nenhum luxo nos quartos, que são básicos. A área do café da manhã, porém, é muito simpática, com chão de areia. Ali é servido um chá todas as tardes para acompanhar o pôr do sol.

Pousadas fora do miolo

A vila de Jericoacoara cresceu em direção às dunas (a oeste do povoado) e ao interior (nos fundos da vila).

Nessas duas áreas você vai encontrar sossego noturno e pousadas bem construídas, sem as limitações dos terrenos do miolinho da vila.

Villa Mango Jeri

Aberta no verão de 2020 como Sable, a Villa Mango Jeri ostenta seu nome atual desde maio de 2023, quando foi comprada pelo grupo da Villa Mango de Icaraizinho.

Você nunca pensou que a rusticidade pudesse ser tão elegante.

A decoração extrai o máximo de charme do conceito ‘areia’ (o significado de Sable em francês). O piso e as paredes dos quartos são de cimento queimado. As áreas sociais têm chão de areia. Árvores frondosas foram conservadas no terreno para dar sombra à área da piscina.

Está num beco que não é passagem para carros, lá para os lados da Rua da Duna.

Villa Jericoacoara

Com vista desimpedida para a dunas, a Villa Jericoacoara é um oásis de bom-gosto em Jericoacoara.

Os quartos branquinhos, com detalhes de madeira e sisal, são a um só tempo praianos e chics.

A pousada é a maior das sete villas vizinhas do mesmo grupo. É possível usar a piscina de qualquer uma delas.

Caminho da Praia

O sobrado branco com portas e janelas azul-carinho dá ares de ilhas gregas à Caminho da Praia.

O quarto ‘standard’ é um pouco apertado, mas os ‘deluxe’ são espaçosos.

A pousada cuida de muitos gatos da vila – se você curte gatos, vai adorar (se tiver alergia, evite).

Cabana

Uma das pousadas clássicas de Jeri, a Cabana continua charmosa.

A área interna é toda ajardinada; sua marca registrada é a sauna a vapor, que se comunica com a piscina por uma portinha tipo iglu.

Pousada da Renata

A Pousada da Renata é do tempo em que ficar em Jeri não custava uma fortuna.

E mantém a tradição: suas diárias continuam em conta, com quartos transadinhos e um amplo jardim. É muito recomendada por leitores.

Com o crescimento da vila, já há até bons restaurantes por perto.

Hotéis e pousadas no Preá

Em meados da primeira década dos anos 2000, a chegada do kitesurf a Jericoacoara provocou uma cisão territorial no mundo dos esportes a vela. O windsurf continuou usando a Praia da Vila, enquanto os kitesurfistas foram aproveitar os ventos da Praia do Preá, já no município de Cruz.

Anos mais tarde, o asfaltamento da estrada até a vila e, finalmente, a construção do aeroporto (que também fica em Cruz), deram o impulso que levou o Preá a se tornar praticamente um destino à parte de Jeri.

A região já está auto-suficiente em comércio e restaurantes. E já se consolidou como um polo de ótimos hotéis – alguns deles, luxuosos de verdade (e não só no insta).

Hoje já é perfeitamente possível hospedar-se no Preá e não dar um pulinho sequer em Jeri durante toda a estada.

Rancho do Peixe (Preá)

Dos mesmos donos da Vila Kalango, o Rancho do Peixe foi um dos primeiros hotéis a se instalar na Praia do Preá, mirando o público do kitesurf.

Mas você não precisa andar em prancha a vela para ficar aqui. O Rancho do Peixe tem simplesmente o design mais incrível da hotelaria de praia no Brasil (que já começou a ser copiado em outros pontos do Ceará).

Seus bangalôs de madeira e palha sobre palafitas, com ventilação natural, são a mais perfeita resposta que a arquitetura poderia dar ao ambiente ao redor.

Preabeach (Preá)

De frente para a praia no limite oeste da vila do Preá, o Preabreach Boutique Hotel & Spa disputa a clientela de luxo com villas completas de dois quartos e bangalôs com piscinas privativas.

O serviço é elogiadíssimo. Tem escola de kite com instrutores à disposição dos hóspedes (pagamento à parte).

Kabana Hotel

Localizado linha de frente da praia, junto à parte mais movimentada da beira-mar, o Kabana Hotel tem amplos bangalôs de madeira, projetados para não precisar de ar-condicionado.

‘Rústico’, porém, é um adjetivo que não combina com o hotel. Os móveis e materiais usados na decoração dos bangalôs são de primeira, e há alguns acessórios nada naturebas, como máquina de café e televisão de tela grande.

A piscina é das mais bonitas do Preá.

Villa Aracoara (Preá)

A pousada Villa Aracoara pode não estar à mar, mas em compensação deixa os hóspedes perto da praça e do comércio do povoado do Preá. A praia e os melhores restaurantes também estão a poucos minutos de caminhada.

Os quartos são arejados, e a piscina, bem gostosa.

Kite Lodge Brazil (Preá)

Fora do povoado, num trecho tranquilo da praia, o Kite Lodge Brazil é a um só tempo rústico e confortável.

O hotel mantém uma escola de kite no local. A piscina tem vista para o mar.

Pousadas na Lagoa do Paraíso (Jijoca)

A Lagoa do Paraíso pode servir como uma zona de descompressão ao chegar ou ao sair de Jericoacoara. Uma, duas ou três noites por aqui podem ser as mais relaxadas da sua viagem.

Pousada do Paulo

A Pousada do Paulo tem chalés pé na areia da Lagoa do Paraíso.

As instalações são simples, evocando a Jijoca antes dos beach clubs. Mas há pequenos luxos, como os gazebos com decks à sombra de cajueiros.

Como a pousada não recebe grandes grupos de passeio, continua tranquila mesmo durante o dia.

Chez Loran

A Chez Loran é a opção na Lagoa do Paraíso para quem quer mais conforto. Os quartos são bem-equipados e há uma piscina privativa para os hóspedes, fora da área do bar de praia.

Os jardins são muito bem cuidados.

O restaurante da pousada funciona apenas até as 18h, mas é possível jantar em outros restaurantes da lagoa indo a pé pela praia (leve lanterna).

Paraíso Natural

A Paraíso Natural é a pousada anexa a um dos beach clubs mais concorridos da Lagoa do Paraíso.

Se você curte esse tipo de ambiente para passar o dia, é muito prático.

Há também uma área com piscina, privativa para hóspedes. Vindo com criança, aproveite o parquinho infantil.

Pousada em Guriú

O vilarejo de Guriú fica à beira-rio e, mesmo com a chegada do kitesurf, mantém suas características mais rústicas. O acesso é por estrada de chão desde a CE 085.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Casa Uca (Guriú)

    Na beira-rio em Guriú, a Casa Uca é um hotel design que combina rusticidade e minimalismo.

    Madeira, palha, vidro e cimento queimado criam um ambiente singular, totalmente fora do padrão da região.

    O hotel recebe não-hóspedes para almoço e uso da piscina.

    119 comentários

    Primeiramente, muito obrigada pelas dicas e pelos conteúdos sempre impecáveis e atualizados!

    Meu marido e eu iremos a Jeri na primeira semana de Janeiro e ficaremos 6 dias inteiros. Estamos pensando em dividir nossa estadia em duas partes, ficando uns dias na Vila de Jeri e outros dias ou na Lagoa do Paraíso ou na Praia do Preá, para ficar num local mais sossegado e na beira mar. Em seis dias essa divisão é factível? Para curtir uma pousada pé na areia com sossego, seria melhor o Preá ou Lagoa dó Paraíso? Muito obrigada!

      Olá, Francine! Preá é interessante na temporada de ventos, para quem veleja. Não é o caso de janeiro.

    Nos hospedarmos no Villa náutica Boutique hotel em abril de 2024, para comemorarmos o aniversário de 9 anos da minha filha Maria Clara, foi uma experiência incrível!!! Um lugar inesquecível que transpira carinho e amor.
    Cada detalhe é pensado exclusivamente em cada hóspede.. nosso quarto familiar foi simplesmente incrível. Levamos minha mãe e a amiga dela, ambas com 80 anos, e as duas foram super bem tratadas, em cada detalhe …. Um verdadeiro paraíso!!!
    Eu e minha família sentimos saudades todos os dias de estarmos lá… aquele café da manhã…. Aaaaaa aquele café da manhã, incomparável…. Não existe nada parecido….
    E olha só…. Quando voltamos dos passeios…. Ainda somos abraçados com um chá da tarde… simplesmente delicioso
    Eu e minha família somos eternamente gratos a equipe do Villa náutica Boutique hotel, pela experiência incrível que nos foi proporcionada ♥️♥️♥️♥️

      Que legal, Luana! Em outubro desse ano irei me hospedar no Villa Náutica, a pontuação no Booking que me fez escolher o local. Fiquei feliz em ler o seu comentário 🙂

    Gostaria de saber, em qual lugar seria melhor para hospedar com amigas.

      Olá, Maria Cecilia! Mostre esse post para suas amigas e vocês vão conseguir eleger uma pousada juntas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito